Tópico dos carros eléctricos

O que se conclui da tabela de vendas é que quem quer um sedan ou SUV segmento D se está literalmente a borrifar (com C) para o teto em lata, manetes, AA, quadrante e outros que tal!

O que se conclui da tabela de vendas é que quem quer um sedan ou SUV segmento D se está literalmente a borrifar (com C) para o teto em lata, manetes, AA, quadrante e outros que tal!

Deixa haver concorrência ao mesmo preço, no mesmo segmento, bom ou mau, que vais ver onde a tesla vai parar [:D]

A tesla só vende muito porque é mais barato, mentalizem-se disso.

Continuas a não perceber, isto são argumentos que podem levar alguém a não querer um Model 3, só isso, é dificil?
E sim, haverá muita gente que se está a c@gar para estes argumentos.

Dez motivos que alguém podia deixar de escolher um TM3 por um 208: preço, AA, teto em lata, camara 360, estofos em tecido, abertura mala, tamanho, oficinas, botões de comando, quadrante,.... Assim de repente.

preço? sem mexer muito nos extras (e ficando com os tais 150cv) , sem o mesmo nivel de equipamento, tens:

Modelo
208 - GTElétrico - Automática
33 885,00 €
Cor
Amarelo Águeda
Incluído
Interior
Alcantara Executive
+ 1 200,00 €
Opção
Teto panorâmico com cortina em tecido e comando manual

1 000,00 €
Pack Safety Plus : Pack Safety + Travagem de emergência automática por câmara & radar.

500,00 €
Modificar a configuração
PREÇO TOTAL DO VEÍCULO C/ IVA
36 585,00 €C/ IVA​

câmara 360 também acho que tens com o novo TM3, pelo menos tem camara frontal, lateral e traseira em HD
Mala? em termos de tamanho nao se comparada, mas tens uma excelente abertura no frunk também! :D

Eu pensei que nos carros, a percentagem maior da decisão de escolha é o design. É que vejo tanta discursão da parte técnica, quando um carro tem muita parte emocional. O Model 3 é um bom produto, mas esteticamente não agrada a muita gente.
Também vejo o Toyota Corolla como um excelente carro e as vendas em Portugal foram inferiores a um Classe A ou Serie 1 (por exemplo).

Já que se fala em argumentos deixem-me dar aqui um que para mim é mais importante que qualquer CarPlay ou android auto.
O Sentry, não me vejo a comprar outro carro sem isto.

Tinha-me poupado as chatices e tempo perdido que tive nos últimos 2 anos em 2 acidentes do meu sogro.

O exemplo que dei não é de catenárias, é de bobines no chão, já existem vários troços em em teste, esse que dei é um novo em Paris.

usei catenária como força de expressão parece uma ideia interessante para pesados.
de x em x kms poderia ser implementado por/para grandes empresas de distribuição.
deve é sair mais caro do que instalar carregadores

usei catenária como força de expressão parece uma ideia interessante para pesados.
de x em x kms poderia ser implementado por/para grandes empresas de distribuição.
deve é sair mais caro do que instalar carregadores

Sim, mas para carros não deve ser muito facil usar catenárias, já os corredores com carregamento por indução resolvem o problema da autonomia, aliás, até ficam com mais do que os ICE.

Enumera aí os 10 motivos. Agora fiquei curioso.

E nota que ainda recentemente num 2008 fiquei sem ecrã e portanto sem navegação, sem acesso Às definições, sem música e sem acesso ao controlo do sistema de AC exceto ligar no MAX ou desligar...

Portanto fiquei super agrado com esta experiência... E até acho que no geral não são maus carros. Até têm alguma qualidade e boa insonorização e o motor é bom de usar (embora com fiabilidade desastrosa).

Haver muitos 208s prova que estou enganado como assim? A larga maioria dos 208 que há estrada custaram provavelmente uma média de 21/22k. O Model 3 custa tb em média o dobro... E mesmo assim vende-se imenso.

Os GT Line não custam muito menos que o Model 3? Só se for o e208 GT Line, e mesmo assim isso deve custar 30k ou pouco mais.

Dizer que há muitos 208 na estrada não prova nada pq mais de 90% são 208s a combustão.

Qaunto ao útlimo paragrafo concordo, um S2000 ou um e208 são carros igualmente válidos, mas muito diferentes. Onde um é bom ou outro é péssimo e vice versa.

Na estrada certa, sem trânsito, bom tempo e num bom mood até um simples MX-5 manual oferece uma experiência que até um EV de 1000cv não oferece. Nada a dizer sobre isso, verdade que qlq petrolhead percebe.

No entanto no dia a dia nas grandes cidades no trânsito não é menos verdade que um EV (mesmo um modesto) oferece uma experiência mais agradável. Logo para começar porque é automático, além da suavidade geral.

Essas pessoas que pagaram pelo FSD e nunca usufruiram do que foi prometido (ou pq demorou muitos anos*) têm certamente razões de queixa. Mas isso são "meia dúzia" de pessoas com um problema apenas e só delas.

Já o dieselgate envolve milhões de pessoas lesadas diretamente ao terem comprado gato por lebre, além de lesar-nos a todos pois o planeta é só um e o ar das cidades é de todos.

Adicionalmente quem teve esses carros teve de perder tempo a levar o carro à marca para ficar com um carro a gastar mais e andar menos. Achas isso uma solução justa? Eu não acho. Quanto muito se houvesse compensação financeira, assim não.

*neste momento o FSD nos EUA está num nível incrível e se tiveres interesse podes confirmar isso no Youtube

Para que conste, não disse em lado nenhum que o 208 é melhor que o TM3, só argumentei quando dizem que o TM3 é o carro que mais oferece pelo preço e eu dei exemplos de coisas que um 208 oferece que um TM3 não oferece e são coisas básicas que qualquer chasso tem.

Mas vamos lá, 10 coisas (não vou dizer melhor) que levem alguem a comprar um e208 em vez de um TM3.

1º Preço (quem compra um TM3 tem dinheiro para um 208, mas ao contrário o valor de aquisição pode ser limitativo)
2º Tamanho (posso ter uma garagem pequenina)
3º Agilidade (melhor para conduzir em cidade)
4º Assistencia/Stands por todo o país
5º Quadrante (pode parecer insignificante, mas foi esse o motivo que me levou a excluir o TM3)
6º Botões dedicados (pessoas menos ligadas às tecnologias preferem o botão tradicional do que menus e submenus)
7º Manete dos piscas
8º Sensores (chuva, estacionamento etc que sabemos que na Tesla não funcionam bem).
9º Personalização
10º Design tradicional (não é estética, muitas pessoas preferem o tradicional, semelhante ao que conduziram anteriormente)

preço? sem mexer muito nos extras (e ficando com os tais 150cv) , sem o mesmo nivel de equipamento, tens:

Modelo
208 - GTElétrico - Automática
33 885,00 €
Cor
Amarelo Águeda
Incluído
Interior
Alcantara Executive
+ 1 200,00 €
Opção
Teto panorâmico com cortina em tecido e comando manual

1 000,00 €
Pack Safety Plus : Pack Safety + Travagem de emergência automática por câmara & radar.

500,00 €
Modificar a configuração
PREÇO TOTAL DO VEÍCULO C/ IVA
36 585,00 €C/ IVA​

câmara 360 também acho que tens com o novo TM3, pelo menos tem camara frontal, lateral e traseira em HD
Mala? em termos de tamanho nao se comparada, mas tens uma excelente abertura no frunk também! :D

É como nos Teslas, o preço base é branco, ponto. Num outro carro qualquer será parecido, o base é base.
Nunca disse que o Tesla tem menos equipamento do que um Tesla, pode é quem compra não querer saber desse equipamento todo se o carro não cabe na garagem, por exemplo, ou se não quer o teto em vidro, ou se não quer uma portilhola para a bagageira,.... Será dificil de entender um conceito tão basico?

Deixa haver concorrência ao mesmo preço, no mesmo segmento, bom ou mau, que vais ver onde a tesla vai parar [:D]

A tesla só vende muito porque é mais barato, mentalizem-se disso.

Já há concorrência mais barata e não vende tanto:
O id4 sai bem mais barato que um Model Y.

Antes da descida de preços do Tesla 3 de finais de 2024, não contando com equipamento, a diferença deste para um i4 com >20% de desconto era quase negligenciável.

Na China o Seal, ao contrário da Europa, é mais barato que o Model 3 e em 2024 vendia menos

Resta ver se os novos modelos que a VW quer lançar especificamente na China os vão ajudar a ganhar margem nesse mercado. Neste momento, excluindo a Tesla, os outros grupos estão muito restringidos/dependentes de apenas um mercado geográfico. Os chineses estão a avançar mais rápido numa internacionalização baseada em exportação e dumping. Mas pode ser que a VW consiga ganhar quota na China também. As marcas premium alemãs também me parece que têm produtos para manter o seu nicho. Já os grupos franceses parece-me que terão a vida complicada fora da Europa.

Enquanto a china jogar o jogo com outro baralho, as marcas ocidentais nunca terão hipóteses de competir de igual para igual. Podem vender o luxo e pouco mais lá pela china.
Por isso é que acho importante um europeu comprar preferencialmente carros europeus e um americano comprar carros americanos.

Já que se fala em argumentos deixem-me dar aqui um que para mim é mais importante que qualquer CarPlay ou android auto.
O Sentry, não me vejo a comprar outro carro sem isto.

Tinha-me poupado as chatices e tempo perdido que tive nos últimos 2 anos em 2 acidentes do meu sogro.

isto, também.

Ainda agora um amigo meu teve de recorrer a isto, a seguradora estava a dificultar e ele lá enviou o video.

Eu pensei que nos carros, a percentagem maior da decisão de escolha é o design. É que vejo tanta discursão da parte técnica, quando um carro tem muita parte emocional. O Model 3 é um bom produto, mas esteticamente não agrada a muita gente.
Também vejo o Toyota Corolla como um excelente carro e as vendas em Portugal foram inferiores a um Classe A ou Serie 1 (por exemplo).

Qual o motor diesel do corolla que posso comprar neste momento?
Aí tens a tua resposta e não tem nada a ver com estética.

Antes da descida de preços do Tesla 3 de finais de 2024, não contando com equipamento, a diferença deste para um i4 com >20% de desconto era quase negligenciável.

Na China o Seal, ao contrário da Europa, é mais barato que o Model 3 e em 2024 vendia menos

E quem é que tem 20% de desconto num i4?

Só se for o 52kWh

O de 77kWh começa em 47.574€, fora eventuais extras e despesas...

(em portugal)

Qual o motor diesel do corolla que posso comprar neste momento?
Aí tens a tua resposta e não tem nada a ver com estética.

os diesel já não contam para as vendas na Europa !
Já ninguém os quer (e deixaram de ter benefícios fiscais para eni/empresas) e as marcas quase todas deixaram de ter carros a diesel na europa

Continuas a não perceber, isto são argumentos que podem levar alguém a não querer um Model 3, só isso, é dificil?
E sim, haverá muita gente que se está a c@gar para estes argumentos.

Entender que há gente que não compre um carro por não ter algumas características?
Entendo perfeitamente.
O que não entendo, nem aceito é a justificação sem sentido das pessoas acerca dessas características.
A tesla está errada em tudo e os outros são sempre melhores, mas a BMW está a mudar os carros para ser mais parecidos com a Tesla (com as devidas diferenças).
O comando rotativo do idrive, que era a coisa mais espetacular do mundo já não está presente no ix3, os puxadores das portas também são diferentes do habitual, o menu segue a mesma logica da tesla, têm jogos, não tem um quadrante (tem um head up display diferente e que acho espetacular e o que falta na tesla) e o tablier é mais baixo!
Vamos ver se estas caracteristicas vão afastar ou vão atrair mais clientes.

Só se for o 52kWh

O de 77kWh começa em 47.574€, fora eventuais extras e despesas...

(em portugal)

este ?
compete de igual para igual com TM3 no preço
e como 90% das vendas são empresas o preço é parecido !

e até mesmo na Tesla tambem é assim (vendas residuais a particulares), segundo colocaram aí atras
já nos TM3 importados o caso PODE mudar de figura, nao faço ideia

image.png

Back