Renault Twingo Mk4

Tanto o R5 base como o twingo/spring têm gestão térmica mas creio que não é ativa.

É estranho porque o Twingo mk3 tem o pack refrigerado por líquido Líquido esse que deve ser trocado a cada 5 anos.
Tenho um que faz agora em Dezembro 5 anos e teria de o mudar. Felizmente quem o tinha anteriormente já o mudou. Não sei qual a razão mas foi trocado em 2022. Agora só em 2027.
Desta forma tenho um orçamento de 104 euros para a revisão.

Claro, não vão querer mostrar que a versão base não tem écran google, nem carga rápida... É uma estratégia típica da Renault. Fizeram o mesmo com o 5. Aliás duvido que disponibilizem a versão mais barata numa primeira fase de vendas.

Eu diria que todas as marcas o fazem. O primeiro carro a aparecer é sempre um full (ou quase) specs.

O que é uma gestão termica que não é ativa?

Daquilo que me apercebi tem a ver com um circuito líquido de refrigeração. Algumas têm apenas refrigeração passiva a ar. Mas repito que não tenho a certeza absoluta porque as informações não são claras em relação aos Renault. Sei que por exemplo no Dolphin Surf é assim. A bateria de 30kw/h não tem refrigeração líquida logo sofre muito com as temperaturas altas e isso vai aumentar a degradação.

É estranho porque o Twingo mk3 tem o pack refrigerado por líquido Líquido esse que deve ser trocado a cada 5 anos.
Tenho um que faz agora em Dezembro 5 anos e teria de o mudar. Felizmente quem o tinha anteriormente já o mudou. Não sei qual a razão mas foi trocado em 2022. Agora só em 2027.
Desta forma tenho um orçamento de 104 euros para a revisão.

Paradoxalmente algumas baterias antigas tinham mais coisas que as modernas. Eram mais completas porque os construtores estavam em fase de aprendizagem além de que os preços eram mais elevados. Para baixar preços tiveram que abdicar de algumas coisas, tipo refrigeração líquida e bomba de calor.

Daquilo que me apercebi tem a ver com um circuito líquido de refrigeração. Algumas têm apenas refrigeração passiva a ar. Mas repito que não tenho a certeza absoluta porque as informações não são claras em relação aos Renault. Sei que por exemplo no Dolphin Surf é assim. A bateria de 30kw/h não tem refrigeração líquida logo sofre muito com as temperaturas altas e isso vai aumentar a degradação.

Ok, nestas coisa o que conheço é não tem refrigeração de todo, tipo o LEAF ou o E-GOLF, ou tem refrigaração a ar ou liquida, estas ultimas têm gestão termica, obviamente, pois a velocidade do ventilador é determinada pela temperatura do pack ou a utilização de compressor ou funciona como o circuito de arrefecimento de um ICE, nunca ouvi falar de terem TMS passiva, nem faz sentido, para mim.

Paradoxalmente algumas baterias antigas tinham mais coisas que as modernas. Eram mais completas porque os construtores estavam em fase de aprendizagem além de que os preços eram mais elevados. Para baixar preços tiveram que abdicar de algumas coisas, tipo refrigeração líquida e bomba de calor.

O Twingo MK3 até teve a versão EV tardiamente face ao "irmão" ForFour da Smart. Só meados de 2020 é que foi lançado.

É estranho estes retrocessos.

Eu acho que todas as marcas deviam ter versões com o minimo de equipamento, cada um é livre de comprar o que quiser, se quero uma versão lowcost, siga, ninguém me obriga, o haver alternativas de vários preços é positivo, na minha opinião.

2028 foi há 7 anos. Acho que no caso dos elétricos se exige que tenham pelo menos carregamento rápido. Mas o mercado o dirá. É que por exemplo os Megane base de 40kw/h sem carregamento rápido não saem dos stands de usados e já rondam os 20 mil euros com dois ou 3 anos e poucos Km. Ninguém lhes pega.

Edit: Já agora que não tem nada a ver, não acham que o tablier deste Twingo é muito alto?

Last edited:
2028 foi há 7 anos. Acho que no caso dos elétricos se exige que tenham pelo menos carregamento rápido. Mas o mercado o dirá. É que por exemplo os Megane base de 40kw/h sem carregamento rápido não saem dos stands de usados e já rondam os 20 mil euros com dois ou 3 anos e poucos Km. Ninguém lhes pega.

Edit: Já agora que não tem nada a ver, não acham que o tablier deste Twingo é muito alto?

O mercado é feito de muita gente e muita carteira, por isso acho que não existe nada a perder em existirem muitas alternativas.
Conheço quem tenha comprado o Spring sem carregamento rápido, e tinha a possibilidade de ir para o que tinha, mas preferiu poupar uns 1000€, se tanto.
O mercado de usados é outra conversa.

Também. Mas dá para perceber que a visibilidade não será a melhor, comparativamente a concorrentes como o Honda Super-One.

Configurações de carros completamente diferentes o Twingo tem um parabrisas enorme e muito inclinado (monovolume) mais para Jazz do que Honda super-one.

O CLA novo tb parece tê-lo elevado mas depois ao conduzir não se nota isso.

Acredito que o Twingo seja igual.

Back