Troca de carro serviço

Não é mas é… os faróis (e os farolins) dos carros novos tendem a ter condensação durante os primeiros tempos até haver uma troca térmica mais acentuada com o exterior. Normalmente passa na primeira semana. Antigamente não acontecia. Agora parece banal.:sh)

Há pelo menos 2 versões do GLC em 2025, um de Março - o meu - e outro de Outubro que imagino que seja o MY26, não sei as alterações entre ambos, mas devem ser menores.

algo que me está a dar um nó é que tinha a certeza que tinha eixo traseiro direcional na configuração, e afinal não tem. Achei que era de série, andei bastante tempo no configurador e sempre me apareceu como equipamento de série. Não é um problema mas é algo que fui apanhado de surpresa.

O travão ainda requer habituação mas parece-me bom, com potência e tato certo. Os pneus são uns EcoContact 6, devem ser bons no rolamento mas sofríveis em aderência.
O carro é maior do que parece, tanto no interior - ainda que a largura da consola central seja exagerada, provocando ligeira "claustrofobia" nos lugares da frente em especial no pendura; como no exterior. Ajuda os sistemas de estacionamento, ainda que as cameras 360 sejam muito melhores em espaço aberto que em lugares apertados de estacionamento, não fiquei deslumbrado, cumpre.
O volante é um mimo em termos de tato, pega e dimensão, dos melhores que já tive, ainda que o sistema touch atrofie ainda um pouco, a direção é precisa qb mas não é ponto forte neste tipo de carros.
O nível de configuração do ambiente interior é enorme, tal como a amplitude dos bancos. Tem bancos electricos com memória, tal como a coluna de direção eletrica, acaba por ser bastante prático e cómodo.

O consumo ainda prematuro ter uma ideia, pois fiz cerca de 75k em voltas e sem carregar, mas está a ronda os 8l em cidade de Lisboa.
Está a carregar na empresa, e apesar de não ter a opção de carregamento rápido, aponta para 4h45 dos 0% a 100% com uma estimativa de autonomia de 126km (!!). Está a carregar a 5,9 kW

Já usei em sport e tem um intensificador sonoro (?!), até parece fazer raters em desacelaração [:D] não notei nada de especial na suspensão e direção

é claramente um carro para ser conduzido tranquilamente, e não com a faca nos dentes, mas já a V60 era assim.

Last edited:
Há pelo menos 2 versões do GLC em 2025, um de Março - o meu - e outro de Outubro que imagino que seja o MY26, não sei as alterações entre ambos, mas devem ser menores.

algo que me está a dar um nó é que tinha a certeza que tinha eixo traseiro direcional na configuração, e afinal não tem. Achei que era de série, andei bastante tempo no configurador e sempre me apareceu como equipamento de série. Não é um problema mas é algo que fui apanhado de surpresa.

Como assim não tem? Eu também andei a ver a configuração tal como tu, quando fazia parte do teu top de escolhas, e tenho a certeza que sempre foi de série e nunca deixou de ser.

Atualmente, no configurador, mantém-se como sendo de série. Tenta explorar no manual de instruções (será que precisa de ser ativo?), vê um descodificador de VIN online para confirmar o equipamento e se necessário questiona a Mercedes. A única hipótese que justifica a ausência seria alguma quebra dos fornecedores que obrigasse a Mercedes a retirar o equipamento temporariamente para não impactar a linha de produção, mas o mínimo era informar o cliente.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	213.5 KB ID:	14658084

Last edited:
Como assim não tem? Eu também andei a ver a configuração tal como tu, quando fazia parte do teu top de escolhas, e tenho a certeza que sempre foi de série e nunca deixou de ser.

Atualmente, no configurador, mantém-se como sendo de série. Tenta explorar no manual de instruções (será que precisa de ser ativo?), vê um descodificador de VIN online para confirmar o equipamento e se necessário questiona a Mercedes. A única hipótese que justifica a ausência seria alguma quebra dos fornecedores que obrigasse a Mercedes a retirar o equipamento temporariamente para não impactar a linha de produção, mas o mínimo era informar o cliente.

pois fui apanhado de surpresa, tanto o rapaz da Mercedes que estava a fazer a entrgea como o gestor de frotas da minha empresa, referiram que era extra e não tinha esse equipamento

JDEM, os EcoContact 6 não são pneus "eco". A certa altura a Continental alterou as designações dos seus modelos e os actuais Ecocontact são os antigos PremiumContact, ou seja, a gama intermédia. Acima destes, tens os PremiumContact que vieram substituir os antigos ContiSportContact. Os UltraContact é que são os actuais Eco.

Eu já tive os EcoContact 6 no meu carro e foram excelentes, tanto em chuva como em seco. Obviamente que os PremiumContact são melhores em aderância, só assim é que tinha que ser, mas como vai ter tempo para testar (e gastar) estes EcoContact 6 deverás ter a tua opinião bem fundamentada daqui por uns tempos.

pois fui apanhado de surpresa, tanto o rapaz da Mercedes que estava a fazer a entrgea como o gestor de frotas da minha empresa, referiram que era extra e não tinha esse equipamento

Cada um sabe de si, mas eu não me conformava com essa resposta tão "básica". Tem de haver uma justificação para o modelo não trazer esse equipamento, seja por via do importador ou da própria Mercedes.

Em toda a imprensa, portuguesa e estrangeira, tens "provas" de que, à data da tua encomenda, esse equipamento era de série com o Pack Engineering.
Se ainda se tratasse de alguma versão fiscal com menos equipamento de série, como acontece na VW ou Bmw, mas não acho que seja essa a política da Mercedes.

Sei que o carro é de empresa e provavelmente não há muito que possas fazer a título individual, mas considerando o PVP de 85k, não é desprezível defraudar expectativas do cliente dessa forma.

Exemplo do teste na Razão Automóvel de Fevereiro 2025:

https://www.razaoautomovel.com/testes/ensaio-mercedes-benz-glc-300-e-4matic/feed/preco/

Seja em asfalto ou fora dele, o GLC mostrou-se até divertido de conduzir num ritmo mais elevado, com a ajuda acrescida do sistema de quatro rodas direcionais e da suspensão pneumática — fazem parte do Pack Engineering, que é fornecido de série.

Todos os GLC novos que vejo na rua têm as 4 rodas direcionais. E em manobras nota-se bem.

Quanto a este exemplar, não adoro a cor (prata para mim nunca é cor), mas é um produto porreiro.

Não sei porque, mas fiquei com a ideia que seria o Coupe - que pessoalmente prefiro!

Cada um sabe de si, mas eu não me conformava com essa resposta tão "básica". Tem de haver uma justificação para o modelo não trazer esse equipamento, seja por via do importador ou da própria Mercedes.

Em toda a imprensa, portuguesa e estrangeira, tens "provas" de que, à data da tua encomenda, esse equipamento era de série com o Pack Engineering.
Se ainda se tratasse de alguma versão fiscal com menos equipamento de série, como acontece na VW ou Bmw, mas não acho que seja essa a política da Mercedes.

Sei que o carro é de empresa e provavelmente não há muito que possas fazer a título individual, mas considerando o PVP de 85k, não é desprezível defraudar expectativas do cliente dessa forma.

Exemplo do teste na Razão Automóvel de Fevereiro 2025:

https://www.razaoautomovel.com/testes/ensaio-mercedes-benz-glc-300-e-4matic/feed/preco/

Estive a ver melhor, o tipo da Mercedes é nabo
As rodas traseiras só viram em D ou R , e testamos no stand em N e não viram, algum mecanismos de proteção do sistema
Portanto , sim tem eixo traseiro direcional 😂

Todos os GLC novos que vejo na rua têm as 4 rodas direcionais. E em manobras nota-se bem.

Quanto a este exemplar, não adoro a cor (prata para mim nunca é cor), mas é um produto porreiro.

Não sei porque, mas fiquei com a ideia que seria o Coupe - que pessoalmente prefiro!

O prata é uma cor muito Mercedes 😅
Não adoro o Coupe além de ser mais caro e metia menos equipamento.

A autonomia em EV é brutal! Não sei se será o MB PHEV com mais autonomia, acho que faz facilmente 115/120 km

O meu sogro tem um exactamente igual, mas em cinza mais escuro.
Dos cerca de 600kms que já fiz com o carro, concordo com o OP em quase tudo.

Os controlos tácteis do volante são enervantes, tenho por hábito ter as palmas das mãos um pouco por dentro do volante, vou sempre a mexer em alguma coisa sem querer.
O conforto é bastante bom, mas comparando com o antigo X3 30e Pack M que tinha, parece um barco,
O andamento também pode enganar, mas a sensação é de que é muito mais pastelão, a caixa é muito suave nas trocas, mas por vezes deixa as rotações subirem demasiado sem trocar, por exemplo ao recuperar velocidade depois de uma portagem.
Consumos parecem-me melhores, mas poderá também ser devido à bateria maior, o que ajuda bastante nas contas em viagens de até 300kms.

No que diz respeito ao negócio em si, o desconto para particular foi brutal, quase €17.000 e o comercial também fez a diferença na retoma, valorizando em mais €2.000 que outros. Penso que se deve muito a serem veículos em stock e pré LCI.
Vou ainda aproveitar para pedir propostas para C300de que estarão no mesmo momento de vida comercial, pode ser que faça um bom negócio para terminar o ano.

O meu sogro tem um exactamente igual, mas em cinza mais escuro.
Dos cerca de 600kms que já fiz com o carro, concordo com o OP em quase tudo.

Os controlos tácteis do volante são enervantes, tenho por hábito ter as palmas das mãos um pouco por dentro do volante, vou sempre a mexer em alguma coisa sem querer.
O conforto é bastante bom, mas comparando com o antigo X3 30e Pack M que tinha, parece um barco,
O andamento também pode enganar, mas a sensação é de que é muito mais pastelão, a caixa é muito suave nas trocas, mas por vezes deixa as rotações subirem demasiado sem trocar, por exemplo ao recuperar velocidade depois de uma portagem.
Consumos parecem-me melhores, mas poderá também ser devido à bateria maior, o que ajuda bastante nas contas em viagens de até 300kms.

No que diz respeito ao negócio em si, o desconto para particular foi brutal, quase €17.000 e o comercial também fez a diferença na retoma, valorizando em mais €2.000 que outros. Penso que se deve muito a serem veículos em stock e pré LCI.
Vou ainda aproveitar para pedir propostas para C300de que estarão no mesmo momento de vida comercial, pode ser que faça um bom negócio para terminar o ano.

Ainda não experimentei o modo sport (ainda está em rodagem), para perceber a afinação da suspensão, direção e se a resposta do motor é diferente.
Trocar estações no volante é algo impossível, pois a maioria das vezes troco de sub menu
A resposta em EV é interessante.

O prata é uma cor muito Mercedes 😅
Não adoro o Coupe além de ser mais caro e metia menos equipamento.

A autonomia em EV é brutal! Não sei se será o MB PHEV com mais autonomia, acho que faz facilmente 115/120 km

Um amigo meu tem uma E300e 2025 Amg line carregada de extras (parece uma nave espacial, penso que foi perto de 100k) e diz que faz cerca de 100km em modo ev.

Um amigo meu tem uma E300e 2025 Amg line carregada de extras (parece uma nave espacial, penso que foi perto de 100k) e diz que faz cerca de 100km em modo ev.

a bateria do GLC é maior que o E: 31,2kwh vs 25,4 do E

Last edited:
quase 100 mil euros por um classe E. gostaria de saber o valor dele daqui a 4/5/6 anos. :sh)

vai ver o preço base dele nessa versão [:)]

depois acrescentas o segundo ecrã, TA, e mais umas coisitas...o céu é o limite.

está tudo mais caro, nao é só o classe E

As marcas alemãs é como as promoções dos vinhos do continente, inflacionam o PVP de forma artificial para depois fazerem um "grande desconto".[:D]

Back