Formula 1 2026

Eu não acredito que isso se vá passar na realidade, acredito que quando os carros estiverem em pista esse pormenor deve estar ultrapassado. Não estou a imaginar um F1 por 8a e começar a morrer, não faz sentido.

Se ficares sem energia é obvio que faz sentido, se nao tem power pode ter de reduzir.
O Toto já falou nisto algumas vezes.

O que eu quero dizer é que devem arranjar alguma forma de não esgotar a energia para não acontecer isso.

Na F1 tens alguns dos melhores engenheiros do mundo, mas ng neste mundo consegue criar energia "do nada". Por isso neste momento tudo aponta para que nas power tracks como Monza e Spa vais ter essa situação caricata na parte final das maiores retas.

E a esta altura do campeonato a FIA já não pode alterar as regras para 26, quanto muito podem pensar nas regras para 27.

Mas nem tudo é mau para 26, do que já ouvi por aí o motor Honda (Aston Martin para 26) soa parecido ao atual dos RedB/RacingB (não é um V10 mas pelo menos não parece ser pior do que temos agora...) e os carros vão ser um pouco mais leves, mais curtos e, para mim o mais relevante, vão ser mais estreitos. Espero que dê para melhores corridas por exemplo no Mónaco. Bem pior não fica...

Seja como for para quem quiser aprofundar este tema recomendo este canal: https://www.youtube.com/@KYLEENGINEERS/videos

É de um ex engenheiro da Mercedes (esteva lá nalguns dos anos do domínio dos 8 campeonatos seguidos).

EDIT: Entretanto apareceu-me este vídeo, que acabei de ver agora: https://www.youtube.com/watch?v=eYPk2HbZG5c

Já ia engolir as palavras pq parece que há alterações de última hora [:D]

Mas pelo menos no que toca a esta possibilidade do motor perder potência no fim de algumas retas nada foi referido e deve mesmo vir a acontecer.

Last edited:
Na F1 tens alguns dos melhores engenheiros do mundo, mas ng neste mundo consegue criar energia "do nada". Por isso neste momento tudo aponta para que nas power tracks como Monza e Spa vais ter essa situação caricata na parte final das maiores retas.

E a esta altura do campeonato a FIA já não pode alterar as regras para 26, quanto muito podem pensar nas regras para 27.

Mas nem tudo é mau para 26, do que já ouvi por aí o motor Honda (Aston Martin para 26) soa parecido ao atual dos RedB/RacingB (não é um V10 mas pelo menos não parece ser pior do que temos agora...) e os carros vão ser um pouco mais leves, mais curtos e, para mim o mais relevante, vão ser mais estreitos. Espero que dê para melhores corridas por exemplo no Mónaco. Bem pior não fica...

Seja como for para quem quiser aprofundar este tema recomendo este canal: https://www.youtube.com/@KYLEENGINEERS/videos

É de um ex engenheiro da Mercedes (esteva lá nalguns dos anos do domínio dos 8 campeonatos seguidos).

EDIT: Entretanto apareceu-me este vídeo, que acabei de ver agora: https://www.youtube.com/watch?v=eYPk2HbZG5c

Já ia engolir as palavras pq parece que há alterações de última hora [:D]

Mas pelo menos no que toca a esta possibilidade do motor perder potência no fim de algumas retas nada foi referido e deve mesmo vir a acontecer.

Amigo, já vi que ainda acreditas no Pai Natal... 😬

Se nem nos anos 90 havia ultrapassagens, se o da frente não fosse muito condescendente, quanto mais agora.

Mónaco é Mónaco, ponto final, é outro tipo de corrida.

Têm que melhorar os acessos ao AIA, caso contrário será o mesmo circo de 2020.
A pista é boa, mas depois tudo em volta é deserto!
Deviam criar restaurantes, bares, etc ali na zona para dinamizar mais aquilo.
A única alternativa para comer é no restaurante no interior do autódromo (com acesso restrito ao pessoal que está a utilizar a pista) que apenas tem comida fraca a preço de gourmet!
Posto isto, conto estar lá em 2027, se possível com acesso ao Padock.

Amigo, já vi que ainda acreditas no Pai Natal... 😬

Se nem nos anos 90 havia ultrapassagens, se o da frente não fosse muito condescendente, quanto mais agora.

Mónaco é Mónaco, ponto final, é outro tipo de corrida.

Sim, provavelmente não vai ser muito melhor [:D]

Mas deixa-me sonhar com melhores corridas, ainda é de borla (sonhar).

Seja como for carros 5% mais leves, mais curtos, mais estreitos e (ainda) menos lineares em termos de entrega de potência podem resultar em melhores corridas.

E btw, lembro-me perfeitamente de haver boas corridas no Mónaco há 15/20/25 anos atrás. Boas corridas vá, dentro do contexto de corridas no Mónaco.

O principal problema é a dimensão dos carros atuais. Aliás não fosse por razões históricas e nem haveria GP do Mónaco, não só porque é uma seca como é até perigoso. Só não é mais perigoso pq os carros modernos são muito seguros, mas sabemos bem como é bater no Mónaco por exemplo na T1 e na zona da chicane depois do túnel.

Têm que melhorar os acessos ao AIA, caso contrário será o mesmo circo de 2020.
A pista é boa, mas depois tudo em volta é deserto!
Deviam criar restaurantes, bares, etc ali na zona para dinamizar mais aquilo.
A única alternativa para comer é no restaurante no interior do autódromo (com acesso restrito ao pessoal que está a utilizar a pista) que apenas tem comida fraca a preço de gourmet!
Posto isto, conto estar lá em 2027, se possível com acesso ao Padock.

E quem investe nisso quando só há certeza de 2 eventos em 2 anos e se depois a F1 pode não voltar outra vez?

Seja como for há soluções para isso, roulotes ou até restaurantes com estruturas temporárias. Mais que isso não faz muito sentido numa ótica de ROI.

Também conto lá estar em 2027. É melhor começar já a poupar [:D]

Sim, provavelmente não vai ser muito melhor [:D]

Mas deixa-me sonhar com melhores corridas, ainda é de borla (sonhar).

Seja como for carros 5% mais leves, mais curtos, mais estreitos e (ainda) menos lineares em termos de entrega de potência podem resultar em melhores corridas.

E btw, lembro-me perfeitamente de haver boas corridas no Mónaco há 15/20/25 anos atrás. Boas corridas vá, dentro do contexto de corridas no Mónaco.

O principal problema é a dimensão dos carros atuais. Aliás não fosse por razões históricas e nem haveria GP do Mónaco, não só porque é uma seca como é até perigoso. Só não é mais perigoso pq os carros modernos são muito seguros, mas sabemos bem como é bater no Mónaco por exemplo na T1 e na zona da chicane depois do túnel.

E quem investe nisso quando só há certeza de 2 eventos em 2 anos e se depois a F1 pode não voltar outra vez?

Seja como for há soluções para isso, roulotes ou até restaurantes com estruturas temporárias. Mais que isso não faz muito sentido numa ótica de ROI.

Também conto lá estar em 2027. É melhor começar já a poupar [:D]

O autodromo tem eventos quase todos os dias do ano!
Depois tens o Kartodromo ao lado que chama também muita gente durante todo o ano, mesmo com chuva.
Aquilo é uma desgraça para se conseguir comer.
Se criassem infraestruturas perto, acredita que dava dinheiro.

Depois tens o Kartodromo ao lado que chama também muita gente durante todo o ano, mesmo com chuva.

Pensei que tivesse alguma coisa mas de menor dimensão.

Assim sendo poderia fazer sentido, mas repara, nunca na escala da F1.

Portanto ng vai investir em restaurantes e bares em quantidade e dimensão para uma prova de F1, logo as tuas queixas vão sempre existir parece-me.

Depois, mesmo que haja eventos mais pequenos durante todo o ano o local do circuito é um problema grande pq num raio considerável não há nada em termos de localidades. O que há assim mais perto não é um bem uma vila com serviços e afins mas sim um aglomerado de vivendas de uma patamar médio alto / alto.

Portimão são mais de 20km, ou seja, 45km ir e vir. O que não ajuda a levares pessoas para trabalhar lá, aliás muitas nem carro têm e não devem haver propriamente muitos autocarros para o AIA. Se houver sequer.

É o problema de ter uma pista longe de tudo no meio da serra. É giro a envolvente e a "montanha russa", mas tem este tipo de problemas e parece-me que não é por acaso que há falta de infrastruturas.

A CM de Portimão é que devia investir ali, mas tenho ideia que é ou era das CMs mais endividadas do país pelo que pode ser tb esse um dos problemas.

Tens vários restaurantes logo ali ao lado em Monchique.

Mas vocês são muito queixinhas, então imagina lá eu que trabalhei no projecto de construção do autódromo em 2008, nem rede móvel havia, só quem tinha Vodafone e a custo é que apanhava um pouco de rede, ia-mos almoçar todos os dias a Marmelete, e a entrada do autódromo não era asfaltada como agora, na altura era só terra batida com covas, excelente quando chovia... era o fim do mundo mesmo.

Por isso agora é tudo muito mais fácil, em um saltinho vão e vêm num instante e bem almoçados, e comem comida da região.

Tens vários restaurantes logo ali ao lado em Monchique.

Mas vocês são muito queixinhas, então imagina lá eu que trabalhei no projecto de construção do autódromo em 2008, nem rede móvel havia, só quem tinha Vodafone e a custo é que apanhava um pouco de rede, ia-mos almoçar todos os dias a Marmelete, e a entrada do autódromo não era asfaltada como agora, na altura era só terra batida com covas, excelente quando chovia... era o fim do mundo mesmo.

Por isso agora é tudo muito mais fácil, em um saltinho vão e vêm num instante e bem almoçados, e comem comida da região.

Rede móvel continua uma lástima naquela zona!
Eu vou ao kartódromo no mínimo 4x ao ano (pode ser mais, se houver mais provas por lá) e não há um sitio para comer em tempo útil ( perder por volta de 1h entre viagem e almoço, que é o tempo livre que temos para almoçar).
Se houvesse alguma coisa mais perto, de certeza que teria mesmo muitos clientes, principalmente se os preços forem em conta.
Os acessos continuam muito fracos, principalmente quando há um evento da dimensão da F1.
Em 2020 saí de casa 3h antes de começar a corrida e tive que estacionar o carro na berma da estrada e ir pelo meio da mata para chegar a tempo (eu e mais umas centenas/milhares).
Há que aprender com os erros e melhorar as coisas.

Rede móvel continua uma lástima naquela zona!
Eu vou ao kartódromo no mínimo 4x ao ano (pode ser mais, se houver mais provas por lá) e não há um sitio para comer em tempo útil ( perder por volta de 1h entre viagem e almoço, que é o tempo livre que temos para almoçar).
Se houvesse alguma coisa mais perto, de certeza que teria mesmo muitos clientes, principalmente se os preços forem em conta.
Os acessos continuam muito fracos, principalmente quando há um evento da dimensão da F1.
Em 2020 saí de casa 3h antes de começar a corrida e tive que estacionar o carro na berma da estrada e ir pelo meio da mata para chegar a tempo (eu e mais umas centenas/milhares).
Há que aprender com os erros e melhorar as coisas.

Num evento destes seja onde for (e já fui a vários). Tens de ir muitas horas antes... Não é sair de casa (que não sei onde é) 3h antes.

Olha por exemplo este ano fui a Spa. Tinha transporte as 7h da manhã e estava no circuito um pouco antes das 9h. Sendo que a corrida era as 14h. [;)]

Num evento destes seja onde for (e já fui a vários). Tens de ir muitas horas antes... Não é sair de casa (que não sei onde é) 3h antes.

Olha por exemplo este ano fui a Spa. Tinha transporte as 7h da manhã e estava no circuito um pouco antes das 9h. Sendo que a corrida era as 14h. [;)]

Eu estava num hotel, agora não sei onde ao certo.
Sei que demorei 15min até aquelas estradas mais secundárias (para onde a policia mandava desviar conforme a bancada) e depois foram horas de fila até ao sitio onde estacionei.
Ainda andei uns 30min a pé pelo meio do monte com o meu filho (na altura tinha 6 anos).
Não sei a que horas foi o GP, mas sei que acordei +- na hora de abertura do PA (deve abrir por volta das 8h) e sentei-me na bancada estavam já a começar a colocar os carros na grelha.

Acho que na altura não havia autocarros (por causa do covid, certamente) o que criou ainda mais confusão.

Começam as especulações.
Supostamente o motor mais desenvolvido é o Mercedes.
Mas tanto a Mercedes como a RedBull diz-se terem encontrado uma maneira de aumentar a compressão máxima de 16:1 para 18:1 ganhando mais 15cv, através de materiais que expandem.
A Audi, Honda e Ferrari já terão apresentado uma queixa para esta questão para a FIA investigar.

Last edited:

Supostamente as regras de 2026 levam os carros para uma configuração de Rake mais elevado, precisamente o género de design que o Newey fez no RB super vitorioso da época do Vettel.
Mas ai está, uma mudança tão grande de regras vai levar uns a acertar em cheio e outros a falhar redondamente.

Back