Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Sim 2.8seg numa montanha russa há já mts anos, nao foi num carro, nao [:p]

Já agora o jay leno ( ?? ) que tem um monte de clássicos e superdesportivos diz que abençoadas caixas de dupla embraiagem que permitem arranques de 0-100 em 4 ou 5 seg sem dar cabo da embraiagem, como acontecia com as manuais ao fim de 4 ou 5 arranques desses.

Foi na altura da PDK do Porsche Carrera GT.

Voltando aos consumos e vida real, o meu Sandero em commute a gasolina anda pelos 4.8 L/100, quase n me compensa GPL-
Mas é justo dizer que é um commute de várias dezenas de KM em vias rapidas, EN, e urbano sem transito, tudo fora de horas, condiçoes ideais para economia e andamento fluido sem pastar.

O Porsche Carrera GT era manual, não houve outra cx de velocidades [:D]

Quanto a esses consumos, muito baixos, se forem percursos com mais do que 4 ou 5 km, para diluir os primeiros momentos em que os carros ainda frios são menos eficientes, planos e a velocidades moderadas e com condução suave são possíveis.

O Porsche Carrera GT era manual, não houve outra cx de velocidades [:D]

Quanto a esses consumos, muito baixos, se forem percursos com mais do que 4 ou 5 km, para diluir os primeiros momentos em que os carros ainda frios são menos eficientes, planos e a velocidades moderadas e com condução suave são possíveis.

Já foi há mts anos. Ou tou a baralhar o carro, ou entao é a questao daquela caixa manual PCCC com embraiagem em ceramica.
De uma forma ou outra, foge à tradicional caixa manual que segundo ele se estraga mt facilmente em modo racing.

792 quilómetros e 53,02 litros de gasóleo gastos, média de 6,69.

Média geral de 6,39 em 23.040 quilómetros feitos até ao momento.

VW Sharan 2.0 TDI 140 2013

Gmigas, mas se fizesses esse mesmo percurso com esse Audi TT-RS com inúmeras recuperações a "top" (logo após ultrapassares alguns automóveis) e mais algumas "brincadeiras" acredito que esse consumo médio iria aproximar-se dos 15/16 litros (ou mais).

Que tal é a confiança que é transmitida numa condução mais afoita (acredito que elevada) ?

Que tal o sistema de Launch Control (quase uma catapulta, passe o exagero) ?
Sim, Sandro, essa viagem não teve esse tipo de acelerações, acho que o carro não passou das 4000 rpm em todo o percurso, além disso, foi um domingo à noite de inverno, não havia trânsito nenhum, na Autobahn 13 passei apenas 2 carros em toda a sua extensão. [:D]

Eu tendo tido algum FWD mais afoito (como o MINI JCW) e um ou outro RWD também ele mais contundente (135i, Z4 M40i, etc), este carro era tudo o que eu desejava, devo estar a ficar velho, mas para um carro único, em que saio nele para ir às compras, à praia, ao ginásio, jantar fora, a viver num sitio em que muito alcatrao é extremamente polido (Costa del Sol), transito, muita gente desorientada a conduzir (turistas), muitos dias de sol por ano (estradas cheias de porcarias pq nao chove), uma coisa que me chateava BASTANTE no Z4 era querer "sair rápido" de certas situaçoes e o carro feito parvo com o DSC a piscar e a não conseguir por a potência no chao, uma avenida à frente da minha casa até em 4ª o carro ligava o DSC :confused: e isto nada de modos Sport ou aceleraçoes bruscas, era só ser mais contundente com o input do acelerador ou direcçao e o carro reagia como reagem muitos Bmw e RWD e isso desagradava-me.
Exemplo prático: Os espanhóis fazem as rotundas TODAS por fora, é assim que os ensinam na escola, já eu faço as rotundas como se ensina em Portugal, então muitas vezes acabo por me meter em situações mais complicadas, no Z4 queria sair rápido e o carro queria era dançar ou ligar o DSC.
Com este... nem te conto, é pisar, apontar e seguir, nem sabem de onde saiu aquela bala azul.

Launch Control fiz 2, é giro, como diz o Salvador, o carro anuncia 3.9s dos 0 aos 100 (É o Roadster, o Coupé anuncia 3.7), portanto é uma experiencia gira, mas já nao é o LC violento que outros Audi mais antigos têm.
O meu carro já é de 2020, motor DWNA com OPF e nota-se que a electronica do carro foi "amansada", tanto por questoes de emissoes, como também para nao estragar material, já experimentei outros LCs e este é mais soft, tanto que já nem se sente aquela "pancada seca" no diferencial/caixa quando soltas o travao, mas sim, é emocionante de se fazer.

Um dia destes qdo tiver mais kms, crio um tópico sobre ambos os carros.

Essas acelerações, a serem exactas, são perfeitamente alucinantes, ao nível de muitos super-desportivos. Pelo menos até aos 100 km/h fugias a um Ferrari F40! [:D][:D]

Test Drive 1 de 2 feito: com Ibiza 1.0 TSI 115cv DSG-7 :

4.8 L/100

Porta a Porta de condições boas, pouco transito, zonas planas, EN, vias rapidas e um pouco de AE.

Agora só me falta testar o Arona que também lá está, e ver por qual deles me decido, pa depois provavelmente trocar o Sandero.

O Arona parece um pouco maior mas acredito que consuma 1 pouco mais.

Last edited:
Test Drive 1 de 2 feito: com Ibiza 1.0 TSI 115cv DSG-7 :

4.8 L/100

Porta a Porta de condições boas, pouco transito, zonas planas, EN, vias rapidas e um pouco de AE.

Agora só me falta testar o Arona que também lá está, e ver por qual deles me decido, pa depois provavelmente trocar o Sandero.

O Arona parece um pouco maior mas acredito que consuma 1 pouco mais.

Sim, o Arona a velocidade até 90kmh é muito económico, depois disso começa a consumir mais...
De Estremoz ao Montijo a 90kmh CC fez-me 4.7L/100km.

Na viagem ao Porto e com tiradas mais rápidas em autoestrada fez-me 6L/100km.

A minha mulher faz 5.5-5.8L/100km em percursos mistos.

O Ibiza 1.0TSI da minha irmã ia e vinha de Évora com consumos de 4 a 4.2L/100km.

Em termos de tamanho não há comparação, mais espaço interior tanto na frente, como para os passageiros atrás e na mala.
O Ibiza da minha imrã era mesmo muito apertado nas pernas atrás.

Sim, o Arona a velocidade até 90kmh é muito económico, depois disso começa a consumir mais...

O Ibiza 1.0TSI da minha irmã ia e vinha de Évora com consumos de 4 a 4.2L/100km.

Em termos de tamanho não há comparação, mais espaço interior tanto na frente, como para os passageiros atrás e na mala.

Fiz Lisboa até Abrantes por nacional pela N118 a partir de Vila Franca de Xira e chegou lá com 4.5 no CB. Foi a 1ª vez por isso não sei se foi bom ou mau.

Fiz Lisboa até Abrantes por nacional pela N118 a partir de Vila Franca de Xira e chegou lá com 4.5 no CB. Foi a 1ª vez por isso não sei se foi bom ou mau.

Quê, foste pela EN ali de almeirim, alpiarça etc?

Coráge....em alguns dias aquilo é pior que o IC2 em alguns troços complicados :sh)

O minimo que consegui até agora no sandero em EN foi 4.8 a gota ou 6 a gás.
Mas em AE é um disparate, fazer em torno dos 120 na A1 pa norte mama 8 a 9 L de GPL :sh)

Pois, é que, ainda vou testar o Arona, amanhã creio, mas, nao preciso de mais espaço que o Ibiza e mt menos atrás já que sou só eu e a maria mais ng.
E a rasteireza do ibiza seduz-me.

O peso é só uns 50 KG mais pesado no Arona, neste ponto em cidade nao deve fazer diferença.

Quê, foste pela EN ali de almeirim, alpiarça etc?

Coráge....em alguns dias aquilo é pior que o IC2 em alguns troços complicados :sh)

O minimo que consegui até agora no sandero em EN foi 4.8 a gota ou 6 a gás.
Mas em AE é um disparate, fazer em torno dos 120 na A1 pa norte mama 8 a 9 L de GPL :sh)

Fui, recordar os velhos tempos de ir para as bandas da Sertã.

Entrei na 118 depois de Benavente que vim pela estrada do campo desde a reta do cabo e tirando ter estado parado uns 15min antes do cruzamento para a ponte da Chamusca foi sempre a andar, como fui logo a seguir ao almoço ajuda, que se for mais tarde fica impossível a 118 tens razão.

Fui, recordar os velhos tempos de ir para as bandas da Sertã.

Entrei na 118 depois de Benavente que vim pela estrada do campo desde a reta do cabo e tirando ter estado parado uns 15min antes do cruzamento para a ponte da Chamusca foi sempre a andar, como fui logo a seguir ao almoço ajuda, que se for mais tarde fica impossível a 118 tens razão.

Aí só de Terrano, conheço alguns casos de pneus rebentados e jantes danificadas nas bermas...

Quanto ao resto do percurso, paciência deve ser uma das tuas maiores virtudes [:)]

Aí só de Terrano, conheço alguns casos de pneus rebentados e jantes danificadas nas bermas...

Quanto ao resto do percurso, paciência deve ser uma das tuas maiores virtudes [:)]

Já há 1 ano que não fazia a estrada do campo e aquilo realmente está péssimo mas apanhei pouco transito por isso poucas bermas.

Para cima como fui com tempo e cedo até faço a 118 que gosto, para baixo já foi A13/A23 e A1.

Já há 1 ano que não fazia a estrada do campo e aquilo realmente está péssimo mas apanhei pouco transito por isso poucas bermas.

Para cima como fui com tempo e cedo até faço a 118 que gosto, para baixo já foi A13/A23 e A1.

A última vez que lá passei foi em Agosto, é sempre um risco, mas com o Terrano é muito menor.

A última vez que lá passei foi em Agosto, é sempre um risco, mas com o Terrano é muito menor.

Apanhei um camião que eu é que tive que me mandar para a berma que ele não se desviou.

Eu não gosto muito de lá passar, mas é uma poupança em relação a Samora e Benavente.

Apanhei um camião que eu é que tive que me mandar para a berma que ele não se desviou.

Eu não gosto muito de lá passar, mas é uma poupança em relação a Samora e Benavente.

Do que me lembro, desde VFX até Abrantes, não há um único bocadinho dessa estrada que me agrade [:D]

Back