Uma experiência um pouco diferente, mais ao estilo deste tópico.. [

]
O meu pai recebeu recentemente um 320e G20, 2022, bateria de 12kwh, com 28000kms.. E eu ainda nao tinha privado com o carro como deve ser! Como eles foram para fora passar uns dias, eu fiquei com o carro e depois tive de os ir buscar ao aeroporto, portanto é uma viagem tipica Évora - Lisboa.
Como ia com tempo, toca a sair de casa cedo, bateria ao máximo (autonomia de 48kms qdo o saquei da carga em casa) e depósito de gasolina também ele ao máximo, ia já na expectativa que o carro assim que acabasse a bateria, começasse a desmontar gasolina q nem um animal, afinal, é um 2 litros a gasolina com 1840kg de peso.. pensei "Vamos lá ver se isto é inteligente o suficiente".
Meto o destino da navegaçao para um restaurante algures em Lisboa (zona avenidas novas, nada de baixa ou principe real, mas tampouco Expo), já que supostamente o carro com a navegaçao nativa, faz a gestao dos motores melhor, modo Hybrid EcoPro e vamos embora, mas antes ainda tive de fazer 15kms em cidade para tratar de uns assuntos.
O carro é do caraças, nao se nota praticamente nada a transiçao para gasolina e os kms começam-se a somar pelo tipico percurso da N114 e N4 via Montemor, Vendas Novas e Pegoes, levava o painel de instrumentos no indicador de consumo instantaneo para perceber quando é que ligava o motor a combustao, e efetivamente ligou umas 3 ou 4 vezes, 2 delas para ultrapassagens a camioes mais contundentes (mas evitando pedais a fundo para nao acordar o motor a gasolina e começar logo a "berrar rotaçao" com o oleo frio), ligou também nas subidas das 2 faixas depois de Montemor em direçao a Vendas Novas. Chego a VN e o carro já marcava mais de 40kms feitos em modo 100% EV e ainda a bateria acima dos 50%...
Continuo até ao Montijo, na expectativa da bateria ir ao ar, mas nada disso, nao sei como, nao me perguntem como, o gajo la continuou a fazer a gestao dele e cheguei à rotunda de Passil assim:
O gajo entre regeneraçoes de travagem, sailing/coasting nas descidas, etc etc conseguiu gerar energia para fazer 76kms em EV e gastar pouquissima gasolina.
Entretanto entro na VDG e o gajo aqui ligou o B48, fiz a ponte praticamente toda em ICE e chego ao fim da mesma com prai 20% de bateria e uma autonomia de 11kms, que assim que entrei na 2ª circular começou o modo EV, que deu para ir às Avenidas Novas, e ir para o Aeroporto.
Fim da noite, recolho os meus pais e os meus tios no aeroporto, com 2L/100km, 1km de autonomia electrica e o depósito de gasolina praticamente no máximo, ora aqui é que a coisa começou a torcer, 5 adultos no carro (55-80kg), AE à noite, percurso a subir e AC ligado. Nao fiz reset à saída, mas meti o destino de casa na navegaçao, aqui, fui em Hybrid e sempre a conversar dentro do carro, fiz a VDG a 120 por causa dos radares, assim que terminei, fixei o CC nos 150km/h e só tirei para as portagens e um gás até aos 170 para despachar uns carros na direita, já no percurso curto de EN, fiz 2 ultrapassagens mais agressivas (motor a combustao quente) para perceber a resposta do carro com prai 2200kg às costas, cumpriu bastante bem.
Dado curioso: Com o regresso SEMPRE por auto-estrada e SEMPRE a 150km/h, cheguei à entrada da cidade com 11kms de autonomia electrica, que deram para fazer o percurso desde a entrada da cidade até casa e ainda sobrou.
Pelas minhas contas, assim por alto, no regresso a casa consumiu 8.4L/100km, nao é pouco, mas também nao é o horror que eu esperava, é um Série 3 a gasolina com 5 adultos e 2200kg, pela minha experiencia com os 20d, um 20d ia fazer uns 6.5/7 nestas condiçoes...
Menos bom: O depósito de gota tem apenas 40 litros, o que uma viagem curta em AE nestes ritmos, faz com que o depósito fique ligeiramente abaixo dos 3/4...
Total ida e volta:
Aprovadíssimo! Para os próximos 3 anos e com o use-case do meu pai, está excelente! [:blush:] Satisfaçao a 200%...