Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

nunca meteu qualquer carro nas despesas em cerca de 15 anos, é trabalhadora independente (e sozinha, embora já tenha tido 1 ou 2 funcionárias há anos).
a faturação é menos de 10 mil euros anuais (trabalha com valores relativamente pequenos e quase ninguem quer fatura). vá, depois apago isto... [:p]

Malta eu quero comprar um carro , mas tive a ideia da possibilidade de carregar no continente perto do meu trabalho , compensará dar entre 3k a 5k a mais por um híbrido , para poupar no combustível ? Faço cerca de 17000km ano , sendo maioria em cidade , com pouco para-arranca

Malta eu quero comprar um carro , mas tive a ideia da possibilidade de carregar no continente perto do meu trabalho , compensará dar entre 3k a 5k a mais por um híbrido , para poupar no combustível ? Faço cerca de 17000km ano , sendo maioria em cidade , com pouco para-arranca

Carregar em casa não é possibilidade?

Bem, a experiencia por aqui não tem sido grande espingarda, não pelo carro em si, mas pela minha inexperiência, e todas as complexidades associadas a conseguir carregar o carro na rua.

Primeiro: No final de dezembro tirámos uns dias de férias, e fomos até a zona de bragança. Até a data tinha utilizado apenas a app da via verde, não por necessidade mas para experimentar carregar o carro. Tentei carregar o carro umas 5 vezes, tive de instalar a correr app's diferentes conforme o posto. (my atlante, edp charge, charge map, depois vi que esta dava para vários fornecedores e continente plug and charge). A mais caricata foi tentar carregar o carro em Bragança, com a edp charge, aquilo dar erro, desistir, mas com a ficha ligada. Passado umas horas, experimentei tentar novamente com a aplicação, e voilá! Já deu. Carregou durante meia hora ou nem isso! [8b] Ao mesmo tempo mandei vir um cartão da charge map e outro da edp charge, porque com o cartão, deverá ser mais rápido, certo? Errado! A seguir bati de frente com a panóplia de tomadas diferentes que existem. Ontem tentei carregar o carro, perto do Braga Parque e nem uma das fichas dava no meu carro! Procuro de um lado, do outro, nenhuma delas dava. Vou ao minho Center, nicles batatoides! Era tudo conector CCS-2, e um outro tipo qualquer, não me recordo agora. (O meu carro é conector Type 2). Resumindo e baralhando, safou-me novamente a gasolina para chegar a casa. Hoje, almocei no BK, por acaso tinha um posto de carregamento. Dei uma vista de olhos, e novamente CCS e outro diferente, que não o type 2. Mais uma vez, a gasolina a deixar-me chegar a casa.

Pelo positivo, acho que já consegui afinar a aplicação chargemap para o meu carro. (type 2 e carregamento até 7.2kwh)

Qual é o teu carro?

Olha, no meu nem sequer me dei ao trabalho de mandar vir cartões porque nem penso dar-me ao trabalho de carregar o carro em postos públicos porque acho que a grande vantagem dos Plug-in é mesmo essa. Não me preocupar com carregamentos.

Por exemplo no próximo fim de semana vai ser a mais de 200km de casa. Se der para carregar no hotel ótimo se não anda a gasolina + a energia que regenera.

Carregar um plugin com pouca autonomia elétrica em termos de custos tem 0 benefícios porque vai ficar tão ou mais caro que andares a gasolina+ energia regenerada

Certo, mas a ideia seria aproveitar melhor a parte elétrica, uma vez que chegando ao destino fiz poucos KMS, e tb para experimentar os carregadores públicos.

Qual é o teu carro?
É um MG EHS, de finais de 2022

Isto aguenta estar ao sol e chuva muito tempo?
160565f5b1091f6d275689da3e9dd4c0.jpg

Certo, mas a ideia seria aproveitar melhor a parte elétrica, uma vez que chegando ao destino fiz poucos KMS, e tb para experimentar os carregadores públicos.

conheço quem tenha adquirido um há poucas semanas, antes do natal, matrícula já CA. acho que aquilo tem 280cv, pelo menos só descobri essa motorização híbrida. penso que com 3 ou 4 anos. o teu também foi importado?

O meu Passat dá para os carregadores CCS 2 e para os outros que julgo serem os mais vulgares.
Mas mesmo assim ainda só o carreguei 3 ou 4 vezes fora e com o mesmo objetivo que referes, ir experimentando

No dia-a-dia, fazendo-se o percurso habitual anda quase sempre em elétrico, Nalguma viagem mais longa, isso passa a ser secundário e simplesmente ando a gasolina. Se encontrar algum local para carregar, carrego, muito ou pouco .... se conseguir ... porque por vezes ando às aranhas com os cartões... se não encontrar, paciência, sigo a gasolina.

conheço quem tenha adquirido um há poucas semanas, antes do natal, matrícula já CA. acho que aquilo tem 280cv, pelo menos só descobri essa motorização híbrida. penso que com 3 ou 4 anos. o teu também foi importado?
Tem 256, mas a junção dos 2 motores. Onde notas mais é nas recuperações. Vais a 90, carregas, e colas ao banco.
O meu Passat dá para os carregadores CCS 2 e para os outros que julgo serem os mais vulgares.
Mas mesmo assim ainda só o carreguei 3 ou 4 vezes fora e com o mesmo objetivo que referes, ir experimentando

No dia-a-dia, fazendo-se o percurso habitual anda quase sempre em elétrico, Nalguma viagem mais longa, isso passa a ser secundário e simplesmente ando a gasolina. Se encontrar algum local para carregar, carrego, muito ou pouco .... se conseguir ... porque por vezes ando às aranhas com os cartões... se não encontrar, paciência, sigo a gasolina.
Sim, já vi que não vale a pena stressar muito. A minha ideia é mesmo essa. No dia a dia, sempre que posso ando em modo elétrico, e quando preciso vai a gasolina.

Mas tu queres um PHEV ou um hibrido (que não carrega na tomada)?

É que se não tens onde carregar em casa, se calhar o PHEV não te compensa?
A ideia seria PHEV para carregar no continente , tenho hipótese de carregar de segunda a sexta e até nem acho caro , 0,35€/kwh e acumula também 10 cêntimos em cartão continente . Mas isto sou eu a fazer as contas , por isso que vim aqui pedir ajuda para tentar perceber se realmente compensa ou não

A ideia seria PHEV para carregar no continente , tenho hipótese de carregar de segunda a sexta e até nem acho caro , 0,35€/kwh e acumula também 10 cêntimos em cartão continente . Mas isto sou eu a fazer as contas , por isso que vim aqui pedir ajuda para tentar perceber se realmente compensa ou não

Se estás confortável com os valores, pacifico!

Em casa pago 0.156€

São 0,10€ a mais , óbvio que não é o que queria , se tivesse em casa iria sem dúvida para elétrico

Ainda assim, se tens possibilidade de carregar diariamente no continente é só fazer bem as contas.

Entretanto vou colocar no meu DB a viagem que fiz hoje ao Porto, ida em modo hybrid, regresso em modo e-save

Ora hoje, numa viagem ao Porto, fiz mais um teste com os modos Hybrid e e-Save

As características do sistema hibrido Plug-in deste carro penso que sejam distintas da maioria, uma vez que o carro trabalha com o sistema hibrido para ter sempre 4x4 ativo e então o carro nunca fica sem bateria, quando chega a valores abaixo de 10% o motor térmico vai alimentando continuamente as baterias.
Isto leva-me à seguinte conclusão:

No meu carro, não compensa o modo e-Save pelos seguintes motivos:

- Peso do bruto do carro não é meigo, 2400kg. Logo não há milagres para conseguir consumos baixos a funcionar 100% a combustão

- Como explicado anteriormente no modo Hybrid, mesmo com as baterias baixas as médias de gasolina nunca vão fugir aos dos 4.5l aos 100km porque a bateria nunca ficará a 0% pelo que mesmo com baterias baixas o modo de funcionamento do carro passa a ser semelhante a um Mildhybrid

Ora hoje, numa viagem ao Porto, fiz mais um teste com os modos Hybrid e e-Save

As características do sistema hibrido Plug-in deste carro penso que sejam distintas da maioria, uma vez que o carro trabalha com o sistema hibrido para ter sempre 4x4 ativo e então o carro nunca fica sem bateria, quando chega a valores abaixo de 10% o motor térmico vai alimentando continuamente as baterias.
Isto leva-me à seguinte conclusão:

No meu carro, não compensa o modo e-Save pelos seguintes motivos:

- Peso do bruto do carro não é meigo, 2400kg. Logo não há milagres para conseguir consumos baixos a funcionar 100% a combustão

- Como explicado anteriormente no modo Hybrid, mesmo com as baterias baixas as médias de gasolina nunca vão fugir aos dos 4.5l aos 100km porque a bateria nunca ficará a 0% pelo que mesmo com baterias baixas o modo de funcionamento do carro passa a ser semelhante a um Mildhybrid

O e-save serve para carregar a bateria do carro, não é? O meu faz algo semelhante, mas os consumos disparam bastante. Pode dar jeito se tiveres de andares em zonas de emissões zero, de resto, não tenho grande vantagem. Se consegues fazer consumos de 4.5l aos 100 sem nunca carregar a bateria, faz um consumo excelente. O meu tem estado nos 3.5, 3.6, mas com carregamento da bateria. Nas férias, andou muito perto dos 7l/100. Praticamente nunca carreguei, e a bateria esteve sempre com pouca carga. Experimentei carregar com o motor, até aos 50%, e os consumos mandaram-se para perto dos 9l/100.

O e-save serve para carregar a bateria do carro, não é? O meu faz algo semelhante, mas os consumos disparam bastante. Pode dar jeito se tiveres de andares em zonas de emissões zero, de resto, não tenho grande vantagem. Se consegues fazer consumos de 4.5l aos 100 sem nunca carregar a bateria, faz um consumo excelente. O meu tem estado nos 3.5, 3.6, mas com carregamento da bateria. Nas férias, andou muito perto dos 7l/100. Praticamente nunca carreguei, e a bateria esteve sempre com pouca carga. Experimentei carregar com o motor, até aos 50%, e os consumos mandaram-se para perto dos 9l/100.

Sim, o e-save tem a função de poupar a energia e ao mesmo tempo ir recarregando.

Sim, se andar nos minimos de bateria (como referi nunca fica a 0) o carro funciona como um mildhybrid e pela experiência que vou tendo os consumos andam nos 4.5l em utilização normal.

Por exemplo em utilização offroad, que também faço bastante aí fica com uma média a rondar os 6.5l

Voltar
Superior