Usado para papar km

eu vi este tópico de manhã, mas tinha que me ligar e acabei por não dizer nada. para fazeres 50/60/70 mil kms anuais, seja um ano ou mais, eu apostaria sempre num 2.0. a diferença para o IUC é de cerca de 100€, isso nem 20€ por mês dá. tens outro pulmão, carros com 320nm, 350nm, por aí, às vezes e com sorte até mais, mas já não deves chegar lá pelo valor que pretendes despender. menos esforço no carro a médio/longo prazo, não necessitas de grande aceleração, tens "poder de fogo" para uma ultrapassagem sem pensares duas vezes.

eu procuraria um bom 1.9/2.0 - já apanhas muitos 2.0 - e de marcas europeias convencionais. uma viatura com 150 mil kms seria o ideal, se possível menos, nem que fosse com mais 1 ano em cima. procuraria carros até 12 anos, ou seja, de 2014/2015/2016 ou a tal viatura de 2013 ou 2012 com poucos kms COMPROVADOS.

faria uma boa manutenção preventiva - além do óleo e filtros - verificando quando fores ver o carro se precisará de pneus a curto prazo, como estão os discos e calços dos travões, a suspensão em empedrado, se os botões funcionam quase todos, se há registo da última mudança da bateria, como está a funcionar o ar condicionado, quando foi mudada a correia...

diria mesmo aos vendedores que é um carro para fazer 300kms por dia, pelo que vais tentar escolher bem e na conversa já vês a reação deles, se tentam fugir com alguma coisa, se são do tipo "isto é uma máquina, aguenta esses kms e mais, pois nunca precisou de nada!" e aí já percebes se precisará de peças daqui a pouco ou se, por outro lado, já mudou algumas coisas nos últimos tempos. depois fazes um choradinho a dizeres que vais ganhar ao km, que até gostaste do carro, mas só podes oferecer menos 1000 ou 1500€ porque há SEMPRE coisas para mudar nos primeiros tempos, coiso e tal.

eu seguiria estas linhas, mas isto sou eu. [;)]

já agora, quanto a carros, tentaria, como disse e resumindo, apostar num segmento C/D 2.0 generalista até cerca de 12 anos, não dando o valor total - tentaria gastar até 8500/9000, por exemplo - e fazer a tal revisão mais profunda, nem que fosse dividida em duas partes, sendo a mais importante óleo e filtros e porventura uma correia nova para ficar descansado.

sem caixas automáticas, para não dar chatices, tudo o que fosse VW, ford, porventura algum italiano com menos kms, embora de suspensão sejam algo chatos, mas são bons de motores, um francês que dá algumas chatices de eletrónica, mas cujos motores 1.6 são também fiáveis, embora contes com o adblue, não sei se algum toyota, tudo nalgum modelo menos apetecível pelo design ou que não se venda assim tanto seriam possíveis candidatos. esqueceria um pouco a beleza das linhas e iria mais pela construção que não fosse toda em plástico por dentro...​

Golf 6 ou Golf 7 1.6 TDI Bluemotion (idealmente o 7 porque nos inícios do motor 1.6 os injetores eram problemáticos)
Golf 5 1.9TDI Bluemotion
Leon 1.6TDI Ecomotive

já agora, quanto a carros, tentaria, como disse e resumindo, apostar num segmento C/D 2.0 generalista até cerca de 12 anos, não dando o valor total - tentaria gastar até 8500/9000, por exemplo - e fazer a tal revisão mais profunda, nem que fosse dividida em duas partes, sendo a mais importante óleo e filtros e porventura uma correia nova para ficar descansado.

sem caixas automáticas, para não dar chatices, tudo o que fosse VW, ford, porventura algum italiano com menos kms, embora de suspensão sejam algo chatos, mas são bons de motores, um francês que dá algumas chatices de eletrónica, mas cujos motores 1.6 são também fiáveis, embora contes com o adblue, não sei se algum toyota, tudo nalgum modelo menos apetecível pelo design ou que não se venda assim tanto seriam possíveis candidatos. esqueceria um pouco a beleza das linhas e iria mais pela construção que não fosse toda em plástico por dentro...​

Primeiro dizes que é melhor um 2.0 (e concordo) mas depois falas num francês 1.6, querias dizer francês 2.0/2.2?

De facto os 2.0 dCi, 2.0 e 2.2 HDi são motores excelentes e os carros super confortáveis e também têm alguma tendência para desvalorizar.

Também há as Insignias 2.0 que desvalorizam muito, mas unidades a partir de 2014 porque antes disso são de fugir.

Acho que o 1.9 será ainda mais resistente... Pode ser mito, mas é o que se fala.

A nivel de fiabilidade e simplicidade dentro do jtd a minha cartada seria sempre os mais velhinhos 1.9 jtd 8v de 115cv.
deixou soudades num 156, pena já não se arranjarem moroes destes no auge da "virilidade"

E digo isto apesar de actualmente ter cá por casa um 2.0 jtdm 170cv na freemont que em mais de 10 anos nunca teve problemas relacionados com motor ou perifericos diretos.

Obrigado a todos pelos comentários, sugestões e ajudas.

De facto, a ideia inicial era sim um segmento B ou C, hatchback (isto é, sem ser SW), e cilindradas a rondar os 1.9/2.0. Bom binário, fiabilidade e economia acima de tudo.

Têm aparecido aqui muito boas sugestões, mesmo do segmento D. Baixando de cilindrada para os 1.5/1.6, deverá ser mesmo um segmento B, ou C dos levezinhos :)

Mas as dicas relativamente aos problemas conhecidos, são muito úteis.

Antes de abrir o tópico, tinha visto estes:

Usado Opel Astra 2010 - 6 800 EUR, 198 000 km - Standvirtual.com
Usado Opel Astra GTC 2008 - 5 000 EUR, 150 000 km - Standvirtual.com

Usado SEAT Leon 2008 - 7 450 EUR, 164 489 km - Standvirtual.com

https://www.olx.pt/d/anuncio/opel-astra-1-7-cdti-ecoflex-IDIl7dm.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/72-000-km-reais-honda-accord-i-cdti-diesel-impecvel-IDJc6Ua.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/seat-leon-ecomotive-1-9-tdi-105cv-IDJcI8P.html

Last edited:
Primeiro dizes que é melhor um 2.0 (e concordo) mas depois falas num francês 1.6, querias dizer francês 2.0/2.2?

De facto os 2.0 dCi, 2.0 e 2.2 HDi são motores excelentes e os carros super confortáveis e também têm alguma tendência para desvalorizar.

Também há as Insignias 2.0 que desvalorizam muito, mas unidades a partir de 2014 porque antes disso são de fugir.

por acaso era mesmo em relação aos 1.6, mas tens razão, os 2.0hdi foram motores muito bons e procuraria primeiro um desses, mas num 308, por exemplo, são mais raros. possivelmente um 5, embora se calhar seja já muito grande. num C4 se calhar serão residuais também. de qualquer forma, conforto é com eles.

estás a procurar carros velhos sem necessidade. borrachas, plásticos que poderão ceder, etc, são situações mais prováveis de acontecer. eu focar-me-ia num carro de 2013/2014 para cima, que se arranjam muitos em modelos mais feios e com relativamente poucos kms. já deram aí em cima bons exemplos.

cuidado com esses últimos motores 1.9 de 105cv do grupo VW. eles deram problemas de injetores. conheci até um que tinha pouquíssimos kms, que dormia sem o travão de mao acionado, só saía quando o rei fazia anos e deu problemas na mesma. era de 2008 ou 2009, precisamente. mais casos havia por aí também. os 2.0 até finais de 2007 não compraria, insignias, como recomendaram acima, também descartaria, pelo menos da primeira geração, que foi até 2017. just in case...
mas de qualquer forma, tal como o C5, deverá ser um carro muito grande para ti.

eu procuraria motores 2.0, mas não deixaria de deitar o olho a algum 1.6 que possa aparecer. um até porreiro, pelo menos nas minhas mãos e já com 220 mil, até a andar em cidade, é o 1.5d. o problema é ter pouco binário. talvez só mesmo num série 1. mas já serão preços proibitivos, de certeza. de qualquer forma, para esses motores 1.5/1.6, provavelmente só iria para um desses com pelo menos 300nm de binário.

De facto, a ideia inicial era sim um segmento B ou C, hatchback (isto é, sem ser SW), e cilindradas a rondar os 1.9/2.0. Bom binário, fiabilidade e economia acima de tudo.

Têm aparecido aqui muito boas sugestões, mesmo do segmento D. Baixando de cilindrada para os 1.5/1.6, deverá ser mesmo um segmento B, ou C dos levezinhos :)

Mas as dicas relativamente aos problemas conhecidos, são muito úteis.

https://www.olx.pt/d/anuncio/opel-astra-1-7-cdti-ecoflex-IDIl7dm.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/72-000-km-reais-honda-accord-i-cdti-diesel-impecvel-IDJc6Ua.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/seat-leon-ecomotive-1-9-tdi-105cv-IDJcI8P.html

O Honda Accord 2.2 i-CTDi é um carro excelente. Realmente é um carro que mesmo com muitos km tem procura porque é um Honda. É uma escolha muito boa.

Esse motor não tem uns problemas crónicos e barulhos estranhos? Depois o Astra nunca foi propriamente um carro confortável ao contrário do C4 ou Megane. Não me parece ser o ideal para fazer muitos km. Dentro da Opel faz muito mais sentido o Insignia de primeira geração que é um carro incrivelmente confortável para um Opel e o motor 2.0 tem bom binário e se for a partir de 2014 já não dá problemas.

Esse motor não tem uns problemas crónicos e barulhos estranhos? Depois o Astra nunca foi propriamente um carro confortável ao contrário do C4 ou Megane. Não me parece ser o ideal para fazer muitos km. Dentro da Opel faz muito mais sentido o Insignia de primeira geração que é um carro incrivelmente confortável para um Opel e o motor 2.0 tem bom binário e se for a partir de 2014 já não dá problemas.

O Astra K é um carro confortável, já fiz mais de 800 km num dia com um desses.

O 1.6 tem umas questões com a corrente... Andei com 2, um que não fazia barulho (o dos 800 km) e outro que parecia que ia partir na esquina seguinte.

Na Opel, valerá mais o 1.7 de 125cv, ou o 1.6?

Quanto à Honda, além dos Accord, alguns Civics com o 2.2 de 140 ou 150cv a preços razoáveis. Algo a dizer deste motor/conjunto?

Na Opel, valerá mais o 1.7 de 125cv, ou o 1.6?

Quanto à Honda, além dos Accord, alguns Civics com o 2.2 de 140 ou 150cv a preços razoáveis. Algo a dizer deste motor/conjunto?

O 1.7 não tem a questão da corrente, é mais ruidoso e menos "elástico".

Referir que existe também um 1.6 Honda no Civic, que julgo ser fiável.

Alguém falou aí atrás nos 1.7 de um tema de óleo no combustível...

Ando a olhar também para os 2.0 D-4D.

A ver se coloco aqui alguns que pensarei ir ver.

Os 1.6deram chatices, dão muito trabalho para mudar a corrente e não èé à toa que por vezes se apanham carrinhas de 2018 a menos de 10 mil euros. Já vi e negociei umas quantas assim.

Alguém falou aí atrás nos 1.7 de um tema de óleo no combustível...

Ando a olhar também para os 2.0 D-4D.

A ver se coloco aqui alguns que pensarei ir ver.

Eu, em circuito urbano a coisa é complicada. Conheço um, que andava quase exclusivamente em circuito urbano, e pedia revisões a cada 7 mil km.

O 1.7 do Astra é um excelente motor, motor Isuzu, o resto é o que já se sabe, sendo a Opel uma marca europeia tem os típicos problemas da treta das marcas francesas/alemãs.

Entre um Astra 1.7 e um 1.6, mil vezes o 1.7.[;)]

Back