Tópico dos carros eléctricos

Ou seja, em 12h com 16A, fornecendo 3,7KW, carregamos 44,4KWh, é isto?
Na prática isto verifica-se? Em 12h isto é quase o total da bateria de um Leaf 40KWh.
Num Testa 75KWh, é mais de metade, ou seja, o equivalente a uns 300km de autonomia.

Deves colocar uns 10% de perdas, mas sim, em 12 a 16A carrego o meu LEAF 40, claro que nunca começa a 0.[;)]

Alguém aqui usa maioritariamente charging level 1, ou seja, tomada doméstica?
Quanto conseguem carregar, digamos, em 12h nestas condições?

Chegar a casa pelas 19h00, sair pelas 7h00, perfaz 12h a carregar.

Presumo que existam diferenças nos tempos de carregamento entre modelos.

Depende do carro e da potência contratada, o meu pode chegar até 22kW.

Neste momento, carrego a 7kW para ter alguma margem (10.35kva), o que significa que 'encho o tanque' (~10-90%) em cerca de 7h.

Alguém aqui usa maioritariamente charging level 1, ou seja, tomada doméstica?
Quanto conseguem carregar, digamos, em 12h nestas condições?

Chegar a casa pelas 19h00, sair pelas 7h00, perfaz 12h a carregar.

Presumo que existam diferenças nos tempos de carregamento entre modelos.

Numa tomada doméstica não deves carregar a 16A, não é aconselhável. Deves carregar a 10A.

Em 12h vais carregar 27kw.

Dependendo da utilização, pode ser mais do que suficiente. Se chegares a casa com 40% e quiseres carregar a 80% por exemplo, a 10A nem precisas das 12h. (leaf)

Depende do carro e da potência contratada, o meu pode chegar até 22kW.

Neste momento, carrego a 7kW para ter alguma margem (10.35kva), o que significa que 'encho o tanque' (~10-90%) em cerca de 7h.
Não numa tomada doméstica como ele diz, aí o máximo é como diz o Civic, 16A e já é esticar a corda se a instalação não estiver como deve ser.

Mais um para a minha lista dos carros com larguras iguais ou superiores a 1.920m. [:D]
Macan/Q6, Model Y, SeaLion, G6, ... Diria que estes SUV "coupe" de segmento D, estão a sair com estas medidas.

Curiosamente o novo iX3 e EX60, apesar de terem comprimentos similares (até superiores), são mais estreitos (<1.900). Mas também não procuram o estilo "coupe", mas sim uma volumetria mais tradicional.

Diga-se de passagem que quando vi que o atual Nissan Juke, B-SUV, tem 1.800m de largura.. Que é a dimensão da S2 AT F45 e praticamente a largura de um Série 3 E90. :sh)

Polestar 4. Largura Sem espelhos 2008mm. Com espelhos 2139mm.

Numa tomada doméstica não deves carregar a 16A, não é aconselhável. Deves carregar a 10A.

Em 12h vais carregar 27kw.

Dependendo da utilização, pode ser mais do que suficiente. Se chegares a casa com 40% e quiseres carregar a 80% por exemplo, a 10A nem precisas das 12h. (leaf)

Como se estipula que o carregamento é a 16 ou 10A?
Pode-se programar no sistema do carro, ou é por consequência direta da tomada/disjuntor?

Pode-se programar no sistema do carro, ou é por consequência direta da tomada/disjuntor?

a maioria dos carregadores permite alternar entre 10 e 16 A.

apesar de não ser aconselhável, por vezes preciso de mais alguma rapidez de carga e meto nos 16 A. Consigo uns 300 km de noite no verão e 200 km no inverno

Não sei se já foi postado, teste importante:

https://www.geotab.com/blog/ev-battery-health/

Relatório muito interessante.

Vai ao encontro daquilo que me disseram no grupo BMW/MINI na entrega do carro, para uma condução diária, carregamentos lentos em casa durante a noite, não há problema nenhum em carregar até aos 100%. O relatório comprova isso mesmo, assinalando que o factor mais importante de degração neste caso é o tempo que o carro passa em SOC

Está respondido (ou seja, é algo que valorizas e achas que é um fator diferenciador no imediato ou pelo menos no período que irás ter o carro). [;)]​

Eu nunca referi que o G6 era ineficiente. Vi em tempos uma review que comparava o Model Y, Enyaq, G6 e era o pior de todos se a memória não me falha, mas não era critico.

A única "carta" que coloquei em cima da mesa era a ponderação sobre o quanto valorizavas isso face a outras questões. Espero que consigas encontrar as velocidades de carregamento que almejas nas viagens que fazes. :)

Sim, carregadores até 300/350kW são relativamente comuns ( Ex. Fastned, Allego...). E flexibilizará bastante a partida para viagens longas. Por exemplo, o ano passado tive que começar uma viagem para Frankfurt no final do dia de trabalho com o carro a 30% de bateria. Não foi uma forma engraçada de começar a viagem porque tive que perder mais meia hora de carregamento na viagem do que se tivesse começado a 100%.

Os meus EVSE têm regulação entre os 6A e os 16A, no caso do LEAF não tenho qualquer controlo, no i4 posso também limitar abaixo do que der o EVSE.

Nalguns carros consegues selecionar.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Um carregador portátil comum tem opção de escolha dos A.
16A numa ficha normal que tens lá em casa durante 12h é pedir que aquilo incendeie.

Tomada domestica normalmente o máximo é 10A. Mesmo assim devias colocar um diferencial ou usar um Smart cable com diferencial para gerir flutuações de corrente.

Não numa tomada doméstica como ele diz, aí o máximo é como diz o Civic, 16A e já é esticar a corda se a instalação não estiver como deve ser.

A minha é doméstica, mas tenho instalação trifásica, e estou a "puxar" directo de um quadro secundário. 10 amperes dá cerca de 6.9kW

Se for como o meu caso, escolho no carro, com intervalos de 1 ampere. Penso que os carregadores portáteis deixam escolher.

Tomada domestica normalmente o máximo é 10A. Mesmo assim devias colocar um diferencial ou usar um Smart cable com diferencial para gerir flutuações de corrente.

Salvo as devidas medidas de segurança que cada um pense que deverá seguir. De forma geral para carregar a 10A, a instalação doméstica serve. Vá no limite pode colocar uma tomada reforçada, daquelas para VE (30€)
Se for para passar cabos e meter diferenciais, então mais vale fazer logo tudo e colocar uma wallbox.

Salvo as devidas medidas de segurança que cada um pense que deverá seguir. De forma geral para carregar a 10A, a instalação doméstica serve. Vá no limite pode colocar uma tomada reforçada, daquelas para VE (30€)
Se for para passar cabos e meter diferenciais, então mais vale fazer logo tudo e colocar uma wallbox.

Quanto a mim a Wallbox é sempre uma mais valia. Permite regular a quanto carregas, tem App para configuração, etc.
Algumas marcas até oferece a mesma, já com instalação (BMW por exemplo).
O meu funcionário por exemplo, tem 30A monofásicos em casa e se souber que vai usar os AC's em casa, reduz a potencia de carregamento na App.

Quanto a mim a Wallbox é sempre uma mais valia. Permite regular a quanto carregas, tem App para configuração, etc.
O meu funcionário por exemplo, tem 30A monofásicos em casa e se souber que vai usar os AC's em casa, reduz a potencia de carregamento na App.

Fazes isso com a APP da Tesla com o carregador portátil.

Claro que a wallbox é de longe a melhor solução. Mas como em tudo na vida, é a solução mais cara.

Back