Tópico do Tempo/Meteorologia

Falta um pouco de cultura de emergência.

Uma tempestade desta natureza teria de implicar um recolher obrigatório.

Se fosse durante o dia teríamos inúmeras fatalidades. E provavelmente muitas seriam crianças em escolas.

Importante que sirva de lição e que se mude algo neste aspecto.

Tb verifiquei isso.

É surreal que não haja uma frequência de rádio para emergências e as emissões generalistas quando precisei foram totalmente irrelevantes.

Na Europa as transmissões de emergência são normalmente em DAB. Que não já não é usado em Portugal.

Falta um pouco de cultura de emergência.

Uma tempestade desta natureza teria de implicar um recolher obrigatório.

Se fosse durante o dia teríamos inúmeras fatalidades. E provavelmente muitas seriam crianças em escolas.

Importante que sirva de lição e que se mude algo neste aspecto.

Vocsa, tu sabes bem em Portugal não há a mentalidade de prevenção. E quando falas nisso dizem que é dinheiro ao lixo.

Devia ter sido decretado o recolher obrigatório antes da chegada da tempestade. Tal como fazem nos países de primeiro mundo.

Tenho um familiar que é camionista e ligou a família a despedir-se porque pensava que ia morrer. Felizmente não lhe aconteceu nada.

Radio de emergência / comunicação ao povo não há.

Mas as pessoas podiam-se precaver um bocadinho mais porque o tempo está cada vez mais radical em Portugal. Nesta altura devia-se pensar em ter enlatados em casa, alimentos que duram bastante tempo guardados e um gerador para emergências.

Depois deviam preparar fontes de água públicas já para estas situações.

Mas em Portugal desde que haja reality shows e futebol a malta anda satisfeita.

Na Europa as transmissões de emergência são normalmente em DAB. Que não já não é usado em Portugal.
Tenho ideia que o DAB nunca foi implementado em PT.
As empresas de telecomunicações negaram-se aos investimentos e nunca saímos do FM.

Edd :)

Acho que chegou a ser implementado, mas como não era utilizado (na altura quase não havia carros com autorádio com DAB em pt), foi descontinuado...

Acho que chegou a ser implementado, mas como não era utilizado (na altura quase não havia carros com autorádio com DAB em pt), foi descontinuado...

Acho que apenas fizeram testes e pouco mais, o DAB+ é que não entrou, sequer.

Então e andares de manhã por meio de um cenário de guerra, com dezenas ou mesmo centenas de locais com a passagem cortada e não vês um único agente da PSP ou GNR, nem respectivas viaturas na rua, nem sinalização a indicar rigorosamente nada?? Por causa disso demorei 2 horas a chegar a casa dos meus pais para saber se eles estavam bem (a cerca de 23 km de mim, algo que faço em 20-25 minutos) porque tinha de estar sempre a voltar para trás para procurar caminhos alternativos!

Mas depois para multar alguém a 62 km/h num local longe de qualquer localidade porque alguém lhe apeteceu meter uma limitação de 50 km/h ao longo de 200 metros, nem um mês demoram para te mandar a cartinha para casa!! [8b][8b][:vm)][:vm)][:vm)]

E BTW, não recebi qualquer aviso da PROCIV, só recebes quando vai cair uma chuva normal para a época. [8b]

Oh Lino, dando o desconto por teres vivido a situação na 1ª pessoa, e a revolta ser natural, achas que o que aconteceu, e aqui, na 1ª pessoa, sabe-lo como ninguém, achas sensato o que dizes?

Achas que existe efetivo e viaturas suficientes para abarcar todas as ocorrências da região rapidamente? Mesmo que houvesse, se calhar até existem coisas mais urgentes, como por exemplo percorrer locais mais remotos e aferir se os habitantes estão bem. Querias que ficasse um agente em cada inicio de estrada?

Lembro-me que em tempos trabalhaste em tradução; se te dessem um trabalho com 1000 páginas para traduzir tu conseguias fazê-lo até ao final do dia? Não me parece.

Outra, com postes de média e alta tensão derrubados, para além de centenas de postes de BT, achas sensato haver criticas por no final do dia ainda haver pessoas sem eletricidade?

Por muita vontade que haja, e mesmo que se ponha toda a carne no assador, achas que existem equipas, maquinaria e material suficiente para resolver tudo num dia?

O que se passou foi perfeitamente anómalo e inevitável a nível de consequências, e de resolução complexa e em muitos casos demorada, por muito que se queira tudo para ontem.

Last edited:
Desta vez aconteceram coisa inéditas, essa dos postes de alta tensão nunca tinha visto, carros virados do nada, casas modulares a voar, arvores a voar, epá,...

Oh Lino, dando o desconto por teres vivido a situação na 1ª pessoa, e a revolta ser natural, achas que o que aconteceu, e aqui, na 1ª pessoa, sabe-lo como ninguém, achas sensato o que dizes?

Achas que existe efetivo e viaturas suficientes para abarcar todas as ocorrências da região rapidamente? Mesmo que houvesse, se calhar até existem coisas mais urgentes, como por exemplo percorrer locais mais remotos e aferir se os habitantes estão bem. Querias que ficasse um agente em cada inicio de estrada?

Lembro-me que em tempos trabalhaste em tradução; se te dessem um trabalho com 1000 páginas para traduzir tu conseguias fazê-lo até ao final do dia? Não me parece.

Outra, com postes de média e alta tensão derrubados, para além de centenas de postes de BT, achas sensato haver criticas por no final do dia ainda haver pessoas sem eletricidade?

Por muita vontade que haja, e mesmo que se ponha toda a carne no assador, achas que existem equipas, maquinaria e material suficiente para resolver tudo num dia?

O que se passou foi perfeitamente anómalo e inevitável a nível de consequências, e de resolução complexa e em muitos casos demorada, por muito que se queira tudo para ontem.

Mas onde é que me viste a falar da falta de electricidade? Deves estar a misturar aí posts de outras pessoas. [;)]

De resto, apenas falei na questão da total falta de polícia nos locais por onde passei, e não foram poucos. Uma vez mais, não me viste em lado nenhum a reclamar de um polícia em cada esquina. Isto às vezes tem que se ter um bocado de cuidado com o que se põe as outras pessoas a dizer, e nem tanto ao mar nem tanto à terra.

E mantenho que as minhas críticas são fundadas, pois falamos de vias principais, logo, estratégicas e importantes e que devem ter prioridade, quanto mais não seja, no que diz respeito ao policiamento e à orientação do trânsito. Até pela questão da circulação dos meios de socorro. Ou achas que é prioritário mandar primeiro a PSP/GNR para caminhos e estradas secundárias e deixar as vias mais importantes ao abandono? Para mim, a resposta é clara e evidente.

...andares de manhã por meio de um cenário de guerra, com dezenas ou mesmo centenas de locais com a passagem cortada...

Tu é que escreveste, não fui eu.

Provavelmente darias mais valor a uma patrulha a caminho da aldeia dos teus pais (se é que é uma aldeia, é só um exemplo) para ver se eles estavam bem.

Tu não andaste por todas as vias do concelho, sabes se os agentes da autoridade estavam na rua ao lado da que passaste?

Mas não, provavelmente estavam todos no quentinho dos postos/esquadras, que aliás algumas ficaram também danificadas.

A questão da energia elétrica foi apenas uma generalização relativa ao constante "descascar" em tudo e em todos, muitas vezes com falta de bom senso.

Entendo que por vezes o coração fala mais alto, mas há coisas com as quais não concordo, e como tal exprimo a minha opinião.

E somos dos países da UE com mais policia por 100 mil habitantes.
E comprova-se isso com os relatos que o Lino presenciou? não.

Mas quando há jogos da bola com aquele aparato todo, ai isso eles estão lá e até fazem escoltas.

Certamente muito mais urgente que Leiria em estado de sítio.

Obvio que a culpa nao é dos policias mas sim da gestão ao nivel político.

Tu é que escreveste, não fui eu.

Provavelmente darias mais valor a uma patrulha a caminho da aldeia dos teus pais (se é que é uma aldeia, é só um exemplo) para ver se eles estavam bem.

Tu não andaste por todas as vias do concelho, sabes se os agentes da autoridade estavam na rua ao lado da que passaste?

Mas não, provavelmente estavam todos no quentinho dos postos/esquadras, que aliás algumas ficaram também danificadas.

A questão da energia elétrica foi apenas uma generalização relativa ao constante "descascar" em tudo e em todos, muitas vezes com falta de bom senso.

Entendo que por vezes o coração fala mais alto, mas há coisas com as quais não concordo, e como tal exprimo a minha opinião.

É claro, mas ninguém está a pôr isso em causa. Também é o que estou a fazer aqui.

E repito que estou apenas e só a falar no policiamento a orientar o trânsito e não de todas as outras questões como a falta de energia, água ou comunicações.

E somos dos países da UE com mais policia por 100 mil habitantes.
E comprova-se isso com os relatos que o Lino presenciou? não.

Mas quando há jogos da bola com aquele aparato todo, ai isso eles estão lá e até fazem escoltas.

Certamente muito mais urgente que Leiria em estado de sítio.

Obvio que a culpa nao é dos policias mas sim da gestão ao nivel político.

Até porque o que se passou foi, tal como num jogo de futebol, limitado no espaço e no tempo...

Tenho dificuldade em perceber o que foi mais ridículo. Se o vídeo do Leitão Amaro se a aparição única da MAI. Se é para dizer aquilo
mais vale de facto meter-se num buraco.

Coordenação política desta crise um desastre.

Ah o Montenegro ontem a dizer que tb tinha dificuldades nas telecomunicações em plena cidade tb foi para além de ridículo.

Eu também estou com 5G muito lento

Screenshot-20260129-164611-Gallery.jpg

Back