Tópico dos carros eléctricos

Ontem foi dia de test-drive a um SUV ligeiramente acima do que queríamos gastar: o Zeekr 7X. Faz o meu BMW iX3 atual parecer um Fiat Uno.
Está com uma promoção em que a versão de 100kWh está práticamente ao preço da de 75kWh. Em termos de equipamento a diferença é mínima (o Core tem estofos em tecido a versão business tem um HUD, estofos em pele e um sistema de som de 21 altifalantes).

Se não me dissessem o preço diria que isto era SUV para custar 80 a 90.000€.
- A qualidade dos materiais e acabamentos no interior é qualquer coisa de impressionante. Os assentos são os mais confortáveis até agora, o infotainment é bastante bem conseguido, o volante está perfeito, o painel de instrumentos também está muito bem conseguido.
- Enquanto o Xpeng G6 parece um gadget com rodas este parece um carro primeiro. O infotainment é comparável entre os dois mas o do Zeekr está mais intuitivo. E o Zeekr tem os botões a mais para interagir com o carro que o Xpeng G6 necessitava.
E que botões... O sentimento háptico daqueles botões é qualquer coisa. A qualidade dos botões está num nível acima.
- O SUV tem imenso espaço mas a bagageira é mais acanhada do que esperava... Os assentos traseiros têm imenso espaço, e a ventilação está integrada nos pilares das portas em vez do túnel central.
- Tem porta-luvas (e desperdiçam um dos botões debaixo do infotainment para abrir o porta luvas) ao mesmo tempo que tem um espaço enorme no túnel central como o G6. Materiais agradáveis ao toque vão quase até aos pés.

É simplesmente fantástico, fiquei apaixonado pelo carro. Se não houvesse o G6 a um preço acessível, era este o escolhido. Com a promoção está práticamente ao preço de um VW Id4 ou Skoda Enyaq ou pouco mais caro que o modelo que vou fazer test-drive hoje. Isto quando mete SUVs D das marcas premium no bolso! Com uma bateria NMC de 100kWh e carregamento 5C!!!
E depois tem um verde "british racing green"... Era mesmo isto.

Hoje é dia de test drive ao KIA EV5. Já fiz uma análise estática ao modelo e gostei mas já só vou lá porque tenho o test-drive marcado. Do que vi na análise estática é um SUV bonito (mais bonito ao vivo do que em fotos até) com um interior porreiro.

A bateria de 100kWh é gira. Mas seria mais interessante se fosse mai$ pequena e mais eficiente.
Olha o que o Bjorn diz dos chineses https://youtu.be/XZQKwBKLJ7E?si=9cQR4pXaHj3A0zT8

Não conhecia o Zeekr. Depois do teu post tão positivo, fiz uma pesquisa rápida no google e li a review da razão automóvel.

https://www.razaoautomovel.com/testes/primeiro-contacto-zeekr-7x/introducao/

Em termos estéticos, que é algo subjetivo, acho um pouco hediondo e com um design muito mal arranjado, principalmente na secção frontal e perfil. Também já não sou apreciador do XPENG G6, sendo que de traseira tem inspirações idênticas. Mas isto é o menos.

Da review que li, tem características que iriam demasiado contra a aspectos que valorizo:
1. Botões dos vidros elétricos invertidos (wtf?). Puxam-se para cima e os vidros descem. Enfim, chinesices!
2. Pouca eficiência. Média anunciada de 20kwh (que já não é nada de especial) e no teste de 83km fizeram 28kwh.
3. Pelo que percebi não tem "one pedal". Junta-se assim ao grupo VW nesta característica. Pessoalmente, num elétrico, vejo como vantagem o one pedal. Acho que a vantagem de não ter é mesmo para aqueles consumidores que vem habituados aos motores a combustão e são avessos aos elétricos.
4. O WLTP são de 543km para a média dos 19,9kwh. Se o carro não os conseguir cumprir efetivamente em termos de "média global", a autonomia acaba por ficar muito limitada.
5. De acordo com a review o isolamento é bom, mas referem não existirem vidros acústicos/duplos. No segmento em que se insere é algo que surge com alguma regularidade já. Leva-me a questionar como será em comparação com rivais.
6. Ao nível dos materiais dizem que são bons, mas referem que nas zonas inferiores pioram. Pela forma como a review está escrita parece-me estar em linha com a concorrência e não vejo nenhum fator "wow" que se destaque.

O que se verifica acima de tudo neste modelo é alguma opulência típica dos carros chineses (é um carro grande, espaçoso, portas automáticas etc.) e a utilização de combinações e materiais que invocam o luxo, como os botões ou tweeter. Mas na prática, não acho que se distancie muito do que se vê no XPENG, Tesla, novos bmw ou mercedes ao nível dos materiais.

Os botões por baixo do ecrã não me parece que sejam uma mais valia face a um que não tenha, resumindo-se a bagageira, volume audio, porta-luvas e modos de condução. Um pouco como os do Skoda Elroq, é interessante ter, mas não servem de muito. Felizmente que a VW resolveu isso no novo Polo.

Considerando o que li, a tradição da marca (que no teu caso pouco releva que já percebi ser leasing), fraca eficiência, a questão dos vidros (é um detalhe, mas é como a questão dos piscas ou da ausência de porta-luvas) etc. é um produto que está longe de me entusiasmar.

O novo iX3 ou Volvo não cabem no plafond? Considerando que a compra é só para outubro..

Sim, tinha que ir pesquisar mais do modelo em termos de eficiência. Isto foram primeiras impressões de um test drive e focam-se mais numa análise qualidade percebida. O interior tem as particularidades, sem dúvida. O meu objectivo nem era este test drive: era a carrinha 7GT. O que eu queria mesmo era uma carrinha eléctrica com arquitectura de 800V! Mas vou ter que ir para SUV porque temos um rebento a caminho e com os nossos pais velhotes a minha companheira tem preferência por SUV.
A Zeekr só ia ter o 7GT disponível para test-drive em Julho. Quanto aos botões das janelas invertidos, também reparei mas isso é das coisas mínimas: é como fazer scroll num touchpad (eu prefiro invertido).
Quanto aos botões resolvem algumas dos problemas de interacção com o veículo que senti no Xpeng. E tem um botão customízável. o 7GT troca o botão de abrir o porta-luvas por uma funcionalidade mais importante: desembaciamento de vidros).
Quanto ao XC60 aqui começa nos 62000€. Já está fora porque vamos comprar directo. Em leasing pela minha companhia posso escolher BMW iX1 ou o Mini equivalente e em termos de autonomia são retrocesso para o nosso iX3. Não quero retroceder em autonomia. Dentro do nosso orçamento o XPeng G6 é o qque oferece mais. Pequeno problema: o concessionário exige revisões anuais ou 20,000km a 250€ por revisão. :/
Os outros que fomos ver eram revisões a cada dois anos ou 30,000km. Enfim.

Um excelente carro tinha de ser estragado pela ganância do importador europeu com essa burla dos 250€ por revisão anual num EV. Como é possível[:vm)]

Pobre Europa, só ladrões e chicos espertos...

Um excelente carro tinha de ser estragado pela ganância do importador europeu com essa burla dos 250€ por revisão anual num EV. Como é possível[:vm)]

Ridiculo não é? Para mim é uma forma encapotada de ir buscar dinheiro e diminuir o preço no momento da compra. Enfim.

Last edited:

O teu odio pela europa ou endeusamento da china já é cegueira.

Na china o tempo de revisão é exatamente o mesmo:
https://xpeng.com.hk/tc/xpeng-repair-maintenance-services

Pobre europa, cheia e europeus que te odeiam....

Viram o video do ES90 da RA?
Gosto muito do carro, parece um Polestar 2 crescido; mas aquilo de abrir a porta com um cartão parece a gozar; aquilo é um carro de produção final?

image.png

Viram o video do ES90 da RA?
Gosto muito do carro, parece um Polestar 2 crescido; mas aquilo de abrir a porta com um cartão parece a gozar; aquilo é um carro de produção final?

Muito provavelmente isso da porta é para quem não tenha a APP no telemóvel, há mais modelos a fazer isso(NFC), uns na porta, outros nos espelhos, etc.

Muito provavelmente isso da porta é para quem não tenha a APP no telemóvel, há mais modelos a fazer isso(NFC), uns na porta, outros nos espelhos, etc.

Pois, deve ser isso; estranho ele não ter referido isso, sendo que ele especificou que aquilo funciona mesmo mal (conforme o video demonstra).

Pois, deve ser isso; estranho ele não ter referido isso, sendo que ele especificou que aquilo funciona mesmo mal (conforme o video demonstra).
Estou a supor pois não vi o video, mas normalmente é para isso que serve esses cartões

O teu odio pela europa ou endeusamento da china já é cegueira.

Na china o tempo de revisão é exatamente o mesmo:
https://xpeng.com.hk/tc/xpeng-repair-maintenance-services

Pobre europa, cheia e europeus que te odeiam....

Diria que é mais ódio por concessionários manhosos? Mas obrigado por teres partilhado isso comigo. Assim vejo que é mesmo da marca e não do concessionário. O meu primeiro reflexo foi também pensar que era manha do concessionário.
Se eu fizer um seguro contra todos os riscos e for detectado um problema durante uma manutenção programada o seguro cobre os arranjos? É que o stress com estes carros é que com tanta câmara e electrónica alguma coisa dê o berro...

Edit. Acabámos por não ir fazer o test drive ao KIA EV5. Tanto eu como a minha companheira achámos que não valia a pena. Não percebo como a KIA lança um SUV tão fixe destes em 400V quando o EV6 é 800V. Cai mal pagar tanto por um SUV acabado de lançar este ano que carrega tão mais lento que um modelo lançado há 4 ou 5 anos.
Tanto as marcas europeias como coreanas parecem querer usar a velocidade de carregamento como um factor de diferenciação pelos quais se querem fazer pagar bem.

O problema é que as marcas chinesas não fazem o mesmo. Porque é que vou pagar 63,000€ a 70,000€ por um SUV C/D europeu com carregamento a 800V quando posso pagar menos 13,000 a 20,000€ por um equivalente chinês e com maior percepção de qualidade no interior (palavra chave é percepção pois pode ser errada)?
Francamente não vou para o EV5 só porque têm o EV6 com carregamento a 800V. Fico um pouco lixado comprar um produto novo práticamente do mesmo tamanho com esse retrocesso. De resto era bem porreiro!

Last edited:
Diria que é mais ódio por concessionários manhosos? Mas obrigado por teres partilhado isso comigo. Assim vejo que é mesmo da marca e não do concessionário. O meu primeiro reflexo foi também pensar que era manha do concessionário. Se eu fizer um seguro contra todos os riscos e for detectado um problema durante uma manutenção programada o seguro cobre os arranjos? É que o stress com estes carros é que com tanta câmara e electrónica alguma coisa dê o berro...

O problema aí é o preço de 250€ por revisão, como é que mudar o filtro de habitáculo pode custar 250€, é um roubo, uma burla o que lhe queiram, chamar.

O problema aí é o preço de 250€ por revisão, como é que mudar o filtro de habitáculo pode custar 250€, é um roubo, uma burla o que lhe queiram, chamar.

Calma.

certamente fazem também uma inspecção visual, limpam e aspiram.

E ainda (com sorte), tens o privilégio de experimentar um modelo novo (quiçá, para e esposa).

image.png

Diria que é mais ódio por concessionários manhosos? Mas obrigado por teres partilhado isso comigo. Assim vejo que é mesmo da marca e não do concessionário. O meu primeiro reflexo foi também pensar que era manha do concessionário.
Se eu fizer um seguro contra todos os riscos e for detectado um problema durante uma manutenção programada o seguro cobre os arranjos? É que o stress com estes carros é que com tanta câmara e electrónica alguma coisa dê o berro...

Edit. Acabámos por não ir fazer o test drive ao KIA EV5. Tanto eu como a minha companheira achámos que não valia a pena. Não percebo como a KIA lança um SUV tão fixe destes em 400V quando o EV6 é 800V. Cai mal pagar tanto por um SUV acabado de lançar este ano que carrega tão mais lento que um modelo lançado há 4 ou 5 anos.
Tanto as marcas europeias como coreanas parecem querer usar a velocidade de carregamento como um factor de diferenciação pelos quais se querem fazer pagar bem.

O problema é que as marcas chinesas não fazem o mesmo. Porque é que vou pagar 63,000€ a 70,000€ por um SUV C/D europeu com carregamento a 800V quando posso pagar menos 13,000 a 20,000€ por um equivalente chinês e com maior percepção de qualidade no interior (palavra chave é percepção pois pode ser errada)?
Francamente não vou para o EV5 só porque têm o EV6 com carregamento a 800V. Fico um pouco lixado comprar um produto novo práticamente do mesmo tamanho com esse retrocesso. De resto era bem porreiro!

Porque o ciclo de vida de um carro não se esgota na compra do mesmo.
Há todo um ciclo de vida, desde a infraestrutura da marca e pós venda ao longo da vida do carro e depois a revenda do mesmo na troca que fechará o ciclo.
Se é mais barato à cabeça, é mais barato na venda em usado, sendo chinês e estando tu num país de centro da Europa, provavelmente a percentagem de desvalorização será maior que um carro europeu.
É tudo uma balança onde se pesam várias variáveis.

Um B-suv chinês PHEV por 34K ! ainda dizem que os carros chineses são baratos ?

até acho a estética/equipamento bem interessante ... mas puxa !

o Omoda 5 SHS de 224cv por 30K parece-me mais interessante

image.png image.png

Porque o ciclo de vida de um carro não se esgota na compra do mesmo.
Há todo um ciclo de vida, desde a infraestrutura da marca e pós venda ao longo da vida do carro e depois a revenda do mesmo na troca que fechará o ciclo.
Se é mais barato à cabeça, é mais barato na venda em usado, sendo chinês e estando tu num país de centro da Europa, provavelmente a percentagem de desvalorização será maior que um carro europeu.
É tudo uma balança onde se pesam várias variáveis.

Estou ciente disso. O pós-venda é garantido por um concessionário sueco com mais de 30 stands na Bélgica e representante de Toyota, Mercedes, Lexus além das marcas chinesas.
Quanto á venda em usado, isso aplica-se a todos os EVs e uma pessoa não sabe qual será a percepção das marcas chinesas daqui a 5 anos? Sabes dizer-me como vão ser avaliadas no mercado? Se os produtos forem consistentemente assim acredito que não serão mal-avaliados. Existe sempre um certo limite mínimo de preço para modelos dependendo de segmento, equipamento, kms e fiabilidade.

Estou ciente disso. O pós-venda é garantido por um concessionário sueco com mais de 30 stands na Bélgica e representante de Toyota, Mercedes, Lexus além das marcas chinesas.
Quanto á venda em usado, isso aplica-se a todos os EVs e uma pessoa não sabe qual será a percepção das marcas chinesas daqui a 5 anos? Sabes dizer-me como vão ser avaliadas no mercado? Se os produtos forem consistentemente assim acredito que não serão mal-avaliados. Existe sempre um certo limite mínimo de preço para modelos dependendo de segmento, equipamento, kms e fiabilidade.

Nesta fase é como disse, meter o que temos nos pratos da balança.
Diria nesta fase que é mais provável esperar-se um endurecer das motivações dos consumidores contra produtos chineses que o contrário.

Nesta fase é como disse, meter o que temos nos pratos da balança.
Diria nesta fase que é mais provável esperar-se um endurecer das motivações dos consumidores contra produtos chineses que o contrário.

Eu como consumidor vou dizer o contrário e aposto que muitos outros também o vão fazer.

Back