Invasão Russa - Aviso post #35351

Estás a repetir o que o Major-General Agostinho Costa estava a dizer na CNN, o que não deixa de ser curioso.

Não vi nada disso.

Se dicordas do exposto: podes sempre negar o que foi escrito.

É para isso que servem os fóruns.

Se não queres perder muito tempo: pede a uma qualquer IA para fazer a análise e comparação dos acordos.

Last edited:
Não vi nada disso.

Se dicordas do exposto: podes sempre negar o que foi escrito.

É para isso que servem os fóruns.

Se não queres perder muito tempo: pede a uma qualquer IA para fazer a análise e comparação dos acordos.

Eu não preciso da IA para te responder.
A Ucrânia foi bastante assertiva nessa altura, como agora. Queria cessar fogo e evacuação das tropas Russas em território Ucraniano. Simples.

Alguns users deste fórum fazem-me lembrar o Azeredo lopes, o tal de Tancos… Ontem, na CNN, disse que a Ucrânia decidiu continuar com a guerra (sim, a Ucrânia decidiu continuar com a guerra) quando ainda em 2022 teve oportunidade de fazer um acordo de paz.​..:sh)

A política não é preto/branco, não é uma ciência exacta por isso é que existe a chamada realpolitik, por exemplo Olivença até pode ser portuguesa no papel mas não é por isso que alguém no seu perfeito juízo achará boa ideia declarar guerra à Espanha.

Em política não há certo ou errado, o certo depende das circunstâncias, o que hoje é certo amanhã pode ser errado, isto não é matemática.

Eu não preciso da IA para te responder.
A Ucrânia foi bastante assertiva nessa altura, como agora. Queria cessar fogo e evacuação das tropas Russas em território Ucraniano. Simples.

Ouve a Clara Ferreira Alves, ela que é tudo menos comunista tem uma visão realista sobre a guerra da Ucrânia e diz as coisas como elas são sem rodeios.

Se quiseres coloco aqui algumas declarações dela no Eixo do Mal sobre o assunto.

A política não é preto/branco, não é uma ciência exacta por isso é que existe a chamada realpolitik, por exemplo Olivença até pode ser portuguesa no papel mas não é por isso que alguém no seu perfeito juízo achará boa ideia declarar guerra à Espanha.

Em política não há certo ou errado, o certo depende das circunstâncias, o que hoje é certo amanhã pode ser errado, isto não é matemática.

Queres mesmo comparar a questão de Olivença com o que a Rússia está a fazer à Ucrânia? Só mesmo para ver se percebo... :confused:

Queres mesmo comparar a questão de Olivença com o que a Rússia está a fazer à Ucrânia? Só mesmo para ver se percebo... :confused:

Não, é só um caso para demonstrar que em política a teoria é completamente diferente da prática, o mais correcto e justo na teoria não é o que faz mais sentido na realidade.

Se fosse assim então todos os países europeus e os EUA teriam obrigação de declarar guerra ou cortar todas as relações diplomáticas e económicas com os regimes ditatoriais. Claro que isso não faz sentido.

Os países europeus num dia estão a condenar a Rússia mas no dia a seguir estão a apertar a mão a líderes de países que fazem tão ou pior do que a Rússia.

É o que é, é assim que o Mundo funciona.

Quando para alguns o ponto de partida para um acordo são os 28pontos de Trump, ou seja a cartilha ipsis verbis de Putin acho que ficam todos esclarecidos sobre o nível de anormalidade em que alguns vivem.
Volto a repetir, alguns vendiam a mulher e os filhos por tuta e meia e não demoravam mais que 5 segundos para o decidir... Lixo humano no grau zero e felizmente fazem questão de o mostrar todos os dias, só para que não restem dúvidas.

Mais, passados estes 4 anos, alguns ainda acreditam em acordos com a Rússia... Ou que a Rússia ia cumprir algum tipo de acordo. A Rússia só conhece um tipo de acordo, é. Alei da força que a tem humilhado nestes 4 anos, nada mais. De Istambul sobra uma mão cheia de nada, mas passados 4 anos ainda há orcs a sonhar com isso.
Vai dando para rir!

Last edited:
O que disse Azeredo Lopes é verdade. Ainda que a afirmação seja demasiado pragmática para pessoas mais sensíveis em relação a esta questão.

A Ucrânia recusou o acordo de Istambul em abril de 2022. É um facto histórico que aconteceu.

Recusou o acordo no seu pleno direito de o fazer. Sendo uma das consequências a continuação da guerra.

Esse acordo de 2022 oferecia mais garantias à Ucrânia e era mais favorável do que a última proposta dos 28 pontos de Trump. Por exemplo não previa anexação do Donbass como actual.

O que estás a querer transmitir, como muitos pseudo-comentadores que por acaso, mas apenas por acaso, são todos pró-russia, é que a Ucrânia recusou um acordo melhor em 2022 para agora ter um pior… Realmente o Zelensky devia ter uma bola de cristal na altura...
Já agora, que acordo é esse? Eu só me lembro de um rascunho de proposta e em negociação por parte da russia e Ucrânia... e isso são coisas bem diferentes de um acordo...​

Poucos perceberam que os ucranianos se querem libertar por completo, nomeadamente de um passado que nada lhes trouxe de bom, e de ter a possibilidade de escolher o seu caminho futuro de forma independente.
Acho que muita gente ainda não percebeu o básico da questão e aponta tudo e mais alguma coisa para tentar justificar o que não tem justificação.
A guerra de uma forma ou de outra vai continuar.
Ou realmente livres ou vassálos para sempre.

Então porque raio é a Europa aliada de inumeros regimes ditatoriais e sanguinários por esse mundo fora? Se fosse assim a Europa e os EUA não fariam negócios com ditaduras!

Claro que a realidade não é bem assim.

Há uma coisa chamada realpolitik, criada pelos alemães no século XIX, que é uma doutrina que resumidamente diz que em política internacional o bom senso deve prevalecer sobre a ideologia!

É basicamente o que estou a defender. Eu não poderia estar mais afastado dos russos a nível de ideologia e mentalidade mas devemos colocar as nossas diferenças ideológicas de lado e tentar conversar e negociar com eles porque valores mais altos se levantam.

É simples. O Donald John Trump é um génio em realpolitik por exemplo, ou não tivesse ele ascendencia alemã.

I rest may case! Não vale a pena!

O que estás a querer transmitir, como muitos pseudo-comentadores que por acaso, mas apenas por acaso, são todos pró-russia, é que a Ucrânia recusou um acordo melhor em 2022 para agora ter um pior… Realmente o Zelensky devia ter uma bola de cristal na altura...
Já agora, que acordo é esse? Eu só me lembro de um rascunho de proposta e em negociação por parte da russia e Ucrânia... e isso são coisas bem diferentes de um acordo...​

Mas a Ucrania nunca em momento algum vai ter agora um acordo pior, nem nada lá perto. Em 20222 a proposta era uma rendição total e incondicional da Ucrânia. O que estes orcs querem fazer crer é que havia uma possibilidade de acordo em 2022, (que nunca houve, tanto que o que foi feito foi pouco mais que troca de prisioneiros e a saída de cereais dos portos) e que a proposta (que nunca sequer o foi) agora é pior que o que estava em 2022, a proposta a que se referem são aqueles 28 pontos do Trump que em momento algum chegou sequer a ser proposta como é mais que sabido. Aquilo era apenas a narrativa russa, escrita pelos russos e metida nas mão de Trump. Aquilo nem sequer ponto de partida era para nada.
O que está em cima da mesa é a proposta da UE, mais ponto menos ponto. Enquanto aquilo não for acordado a guerra irá continuar. è a única proposta minimamente aceitável para os ucranianos a curto, médio e longo prazo. Enquanto não for aceite pelos russos a guerra irá continuar.

Mais, passados estes 4 anos, alguns ainda acreditam em acordos com a Rússia... Ou que a Rússia ia cumprir algum tipo de acordo. A Rússia só conhece um tipo de acordo, é. a lei da força que a tem humilhado nestes 4 anos, nada mais!

Esta é a verdade nua e crua. Nunca é de fiar totalmente na Rússia, isso sempre foi e será assim - está-lhes profundamente enraizado na cultura. Eles são assim. Ponto.

Hó Lino, manda lá p.f. esse telegrama ao ilustríssimo galego pregador da moral informando-o que não paga mais se fizer citações a quem quer responder.[:cool:]

Usar pombos correios para debater é um bocado a roçar o ridículo.[:D]

E se continua com ideias de me bater pode marcar um duelo no largo da xunta [:cool:]

É falso o que estás a dizer.

Tu estás a dizer que quem não concorda com uma determinada narrativa (do Zelensky) é automaticamente pró-Russo. Isso é totalmente falso e são este tipo de comentários que estragam as discussões!

A política não é uma ciência exacta!

Quando tiver tempo vou colocar aqui as declarações da Clara Ferreira Alves sobre este assunto, ou ela também é pró-Russa??

I rest may case! Não vale a pena!

​Sim não vale a pena falar com que não entende que a política não é uma ciência exacta.

Uma pessoa pode perfeitamente não concordar com a narrativa do Zelensky e não ser pró-Russo. Isto não é preto/branco, a política não é matemática. Quem pensa que é tem uma mentalidade ditatorial, "quem não está comigo está contra mim".

Last edited:
Uma pessoa pode perfeitamente não concordar com a narrativa do Zelensky e não ser pró-Russo. Isto não é preto/branco, a política não é matemática. Quem pensa que é tem uma mentalidade ditatorial, "quem não está comigo está contra mim".

Mas hoje em dia é quase tudo assim, basta passar os olhos por este tópico. A sociedade perdeu toda e qualquer noção de debate aberto de ideias com respeito mútuo pelas diferenças de opinião de cada um. [;)]

Poucos perceberam que os ucranianos se querem libertar por completo, nomeadamente de um passado que nada lhes trouxe de bom, e de ter a possibilidade de escolher o seu caminho futuro de forma independente.
Acho que muita gente ainda não percebeu o básico da questão e aponta tudo e mais alguma coisa para tentar justificar o que não tem justificação.
A guerra de uma forma ou de outra vai continuar.
Ou realmente livres ou vassálos para sempre.

Como prometi vou colocar as declarações da Clara Ferreira Alves (essa fanática pró-russa[:D]) sobre este conflito em Dezembro de 2025:

"Eu tenho uma posiçao altamente crítica na Europa sobre este conflito, desde o início e antes do conflito porque se houve três potências europeias que sempre aceitaram o dinheiro e a energia russos foram a França, Alemanha e UK. Estes países, agora tomados por um ataque de consciência moral tomaram a posição oposta sobretudo o senhor Boris Johnson visto que o seu partido escondeu o relatório do Novochok, toda a gente sabia que putin era o responsável por aquilo, tinha mandado aqueles agentes cometer aquele crime contra cidadãos russos a viver no UK mantando também uns Ingleses por acidente. A Europa continua fazer um jogo de hipocrisia e de cinismo diplomático intolerável sobretudo Macron. Macron sendo um mediador inicial, a França foi humilhada e expulsa da África subsariana pelos mercenários russos, sofrendo ali uma gravíssima humilhação (isto tem também a ver com o Sarkozy, Líbia, etc.), esses mercenários russos pelos negros locais, os africanos e os franceses foram expulsos, a partir daí a atitude de Macron mudou e tornou-se o mais belicista dos europeus contra a Rússia. Ao fechar todo e qualquer canal de comunicação com a Rússia, que deveria ter mantido aberto desde o princípio até para proteger a Ucrânia em futuras negociações, a Europa fez o contrário e declarou guerra á Rússia, e é isso que está a acontecer, é neste momento uma guerra entre as grandes potências europeias e a Rússia, e putin que é um jogador malévolo percebe isso e percebe que se ele continuar esta guerra (e vai continuar) a Europa vai enfraquecendo porque os EUA estão a ficar cada vez mais desinteressados pela Ucrânia. Se os EUA abandonarem a Ucrânia, a Ucrânia está perdida. De qualquer maneira o inverno para a Ucrânia vai ser trágico, a Ucrânia tem de escolher entre a capitulação e a destruição, esta frase é da The Economist, não é minha, não há uma boa escolha no fim disto. Na verdade em 2022 a guerra começou e eu 2023 os termos da cessação da guerra eram mais ou menos aceitáveis mas Zelensky foi instado pela Europa a não aceitar aqueles termos e a continuar a guerra, e estamos agora nesta terrível situação. A Europa vai ficar com a conta do esforço de guerra e vai ter de pagar porque a Europa comprometeu-se, na Alemamnha já há reacções adversas aos refugiados ucranianos, já há quem os queira expulsar, isto só pode piorar para a Ucrânia e para a Europa. Estes regimes enfraquedidos (Alemanha/França/US), são os regimesm liberais mais enfraquecidos do momento estão só à espera para usar a Ucrânia como uma desculpa moral para a extrema-direita não ocupar o poder, que é provavelmente o que irá acontecer, aí o desfecho será muito pior. Ou seja, a Europa não protegeu a Ucrânia, nao se protegeu a si mesma, fez o outsourcing ao Trump e ao Vance."

Isto é um discurso que é totalmente pragmático e que relata a situação actual sem se colocar do lado de quem quer que seja, é a verdade nua e crua.

É precisamente o tema que estava em discussão.

"Na verdade em 2022 a guerra começou e eu 2023 os termos da cessação da guerra eram mais ou menos aceitáveis mas Zelensky foi instado pela Europa a não aceitar aqueles termos e a continuar a guerra, e estamos agora nesta terrível situação"

Está a falar do tal acordo que causou aí alguma indignação mais atrás.

Se calhar é pró-rússia... Cuidado.

É precisamente o tema que estava em discussão.

"Na verdade em 2022 a guerra começou e eu 2023 os termos da cessação da guerra eram mais ou menos aceitáveis mas Zelensky foi instado pela Europa a não aceitar aqueles termos e a continuar a guerra, e estamos agora nesta terrível situação"

Está a falar do tal acordo que causou aí alguma indignação mais atrás.

Se calhar é pró-rússia... Cuidado.

Epá decide, foi o acordo de 2022 ou de 2023?

Back