Poucos perceberam que os ucranianos se querem libertar por completo, nomeadamente de um passado que nada lhes trouxe de bom, e de ter a possibilidade de escolher o seu caminho futuro de forma independente.
Acho que muita gente ainda não percebeu o básico da questão e aponta tudo e mais alguma coisa para tentar justificar o que não tem justificação.
A guerra de uma forma ou de outra vai continuar.
Ou realmente livres ou vassálos para sempre.
Como prometi vou colocar as declarações da Clara Ferreira Alves (essa fanática pró-russa[

]) sobre este conflito em Dezembro de 2025:
"Eu tenho uma posiçao altamente crítica na Europa sobre este conflito, desde o início e antes do conflito porque se houve três potências europeias que sempre aceitaram o dinheiro e a energia russos foram a França, Alemanha e UK. Estes países, agora tomados por um ataque de consciência moral tomaram a posição oposta sobretudo o senhor Boris Johnson visto que o seu partido escondeu o relatório do Novochok, toda a gente sabia que putin era o responsável por aquilo, tinha mandado aqueles agentes cometer aquele crime contra cidadãos russos a viver no UK mantando também uns Ingleses por acidente. A Europa continua fazer um jogo de hipocrisia e de cinismo diplomático intolerável sobretudo Macron. Macron sendo um mediador inicial, a França foi humilhada e expulsa da África subsariana pelos mercenários russos, sofrendo ali uma gravíssima humilhação (isto tem também a ver com o Sarkozy, Líbia, etc.), esses mercenários russos pelos negros locais, os africanos e os franceses foram expulsos, a partir daí a atitude de Macron mudou e tornou-se o mais belicista dos europeus contra a Rússia. Ao fechar todo e qualquer canal de comunicação com a Rússia, que deveria ter mantido aberto desde o princípio até para proteger a Ucrânia em futuras negociações, a Europa fez o contrário e declarou guerra á Rússia, e é isso que está a acontecer, é neste momento uma guerra entre as grandes potências europeias e a Rússia, e putin que é um jogador malévolo percebe isso e percebe que se ele continuar esta guerra (e vai continuar) a Europa vai enfraquecendo porque os EUA estão a ficar cada vez mais desinteressados pela Ucrânia. Se os EUA abandonarem a Ucrânia, a Ucrânia está perdida. De qualquer maneira o inverno para a Ucrânia vai ser trágico, a Ucrânia tem de escolher entre a capitulação e a destruição, esta frase é da The Economist, não é minha, não há uma boa escolha no fim disto. Na verdade em 2022 a guerra começou e eu 2023 os termos da cessação da guerra eram mais ou menos aceitáveis mas Zelensky foi instado pela Europa a não aceitar aqueles termos e a continuar a guerra, e estamos agora nesta terrível situação. A Europa vai ficar com a conta do esforço de guerra e vai ter de pagar porque a Europa comprometeu-se, na Alemamnha já há reacções adversas aos refugiados ucranianos, já há quem os queira expulsar, isto só pode piorar para a Ucrânia e para a Europa. Estes regimes enfraquedidos (Alemanha/França/US), são os regimesm liberais mais enfraquecidos do momento estão só à espera para usar a Ucrânia como uma desculpa moral para a extrema-direita não ocupar o poder, que é provavelmente o que irá acontecer, aí o desfecho será muito pior. Ou seja, a Europa não protegeu a Ucrânia, nao se protegeu a si mesma, fez o outsourcing ao Trump e ao Vance."
Isto é um discurso que é totalmente pragmático e que relata a situação actual sem se colocar do lado de quem quer que seja, é a verdade nua e crua.