Tópico da Apple

Interessante o lançamento do MB Neo. Já haviam rumores e finalmente está aí.

A questão é que neste momento o preço é de ~700 EUR.

600 euros com desconto educação na Apple Store. Não pede comprovativo, segundo os feedbacks que leio

Interessante o lançamento do MB Neo. Já haviam rumores e finalmente está aí.

A questão é que neste momento o preço é de ~700 EUR. Por ~900 EUR dá-se o salto para o MBA M4 13" com GPU de 8 cores. IMHO é uma máquina que está noutro patamar. Mas cada um é que sabe se - para o seu tipo de utilização - os 200 euros de diferença justificam-se ... ou não.

Comprei ontem para a minha miúda que está na faculdade. Anda com o meu primeiro LG Gram que já se arrasta um bocado e praticamente não tem bateria (já vai na segunda).
746,49€ na Castro Electrónica Online pelo 512 Gb com touch id, para quem quiser aproveitar.

As reviews impressionaram-me. Não há nenhum laptop windows que chegue perto nesta gama de preço. Podem ter benchmarks mais bonitos, mas a qualidade do ecrã, do chassis, do teclado, do touchpad, nem chegam perto.

Como ela tem iPhone e iPad, fica com o ecossistema completo.

Claramente. Mas vou-te dizer que o macOS é muito mais streamlined e mais rapido e com menos bloatware (não totalmente sem, no entanto) que o Windows. Eu que fui sempre cético quanto à real utilidade do macOS, estou profundamente convertido, já que tudo aparenta ser mais rapido e mais intuitivo. Coisas simples que, muitas vezes, tinha que fazer download de mais uma aplicação no windows, no mac já está integrado...

Claro que nem tudo são rosas e existe um periodo de habituação ao novo SO, mas, de um modo geral, já não me vejo a usar um windows para o meu dia a dia, pelo menos windows 11 (que, em muitas coisas, até é pior que o 10). Nunca pensei em defender que escolher apple seria racional, mas vejo-me a defender que o NEO deve ser mesmo o melhor PC barato que podes comprar atualmente e que serve uma grande fatia da população de forma muito mais satisfatória que qualquer pc windows da mesma gama. Isto por todos os testes que fiz a PCs até acabar por admitir que a escolha mais racional seria um mac.

Cá eu, depois de muitos anos a usar MacOS não noto nada de diferente em relação ao Windows que o faça ser melhor. São sistemas diferentes, apenas isso. Neste momento trabalho com uma plataforma que só existe em Windows, tentei o Parallels no Mac e é horrível. Pedi o dinheiro de volta.

Resultado: tenho de trabalhar diariamente com 2 pcs, que é uma experiência péssima. Tenho um MacBook Air M4 16gb RAM 512GB e se me aparecesse uma oportunidade de o trocar por um Windows 16gb RAM e 512GB relativamente recente e com uma bateria minimamente jeitosa, nem pensava duas vezes.

Já fui obcecado por ter um ecossistema e ter tudo a trabalhar "certinho". Tudo muito TOC. [:D] Agora só utilizo os aparelhos para trabalhar e pouco mais. Não quero smartwatches, não quero estar contactável. Agora quando saio do trabalho ponho o telemóvel em não incomodar e só o tiro desse estado quando saio de casa às 8h. Acordo de manhã e digo "quero ouvir esta playlist" e apenas oiço música. Nem mexo no telemóvel. Em qualquer pc acedo facilmente aos meus mails, calendário, ficheiros, etc, com o chrome. Aprendi a descomplicar e a não estar preso a nada.

E em última instância, e continuo a dizer, hoje em dia os sistemas operativos estão mais próximos do que nunca. No Mac tenho o One Drive e o Google Drive e nenhum deles está melhor integrado do que no Windows. O mesmo em relação ao Office. Em relação ao Chrome, igual. A minha mulher tem um "mísero" HP que comprou numa promoção qualquer a 600 e tal euros, e que, e muito honestamente, e a nível diário, não se mexe pior do que o meu. Claro que o meu é melhor. Mal se não fosse. Mas também custou 800€ a mais...

Resumindo: não digo que estás errado, porque na realidade não estás. Cada pessoa tem as suas necessidades e gostos pessoais que se vão moldando com as nossas experiências. Eu simplesmente perdi o gosto por andar a perder tempo com ecossistemas e p*ntelhices e sistemas perfeitinhos e tornei-me totalmente cínico e distante. Agora só quero apenas algo que me facilite o trabalho ao máximo e a seguir desligo. [;)]

Velhos sem paciência..[:D]

M4 16/512 aqui para uso esporádico familiar.

Pontos positivos: muito rápido e extremamente silencioso (motivo da compra ) Também corre bem os jogos do pacote Amazon Prime, descobri há duas semanas que tinha jogos (nem fazia ideia que dava para jogar[:D]). O GarageBand também é um excelente produto para quem sabe explorar.

O hardware é excelente e muito fiável mas o sistema operativo não parece superior ao Windows 11. É apenas diferente.

O facto de não ler discos encriptados Windows antigamente é ridículo quando qualquer linux o faz...

Alguém me explica como é que no Mac posso encontrar as definições quando mando imprimir para colocar a preto e branco? Quando mando imprimir no Mac não me aparece essa opção, como no iPhone. Isto para a mesma impressora.

Continuo a ser fã do ecossistema Apple, mas não consegui resolver totalmente o problema do meu Air (último pré M) descarregar a bateria mesmo desligado.
Não o uso diariamente (uso um Windows do trabalho, não gosto, mas é o que é), mas vou ter que dar uma volta ao assunto. Eventualmente considerar que passa a computador fixo... Ou trocar para um Mac Mini. Está prevista alguma versão mais entrada de gama para esse modelo?
Volto rapidamente ao Windows:
Odeio actualizações que surgem do nada. Levanto-me da secretária e quando volto está a actualizar, se não actuar a tempo. É o pior, mas fora isso, confesso que tem melhorado.

Alguém me explica como é que no Mac posso encontrar as definições quando mando imprimir para colocar a preto e branco? Quando mando imprimir no Mac não me aparece essa opção, como no iPhone. Isto para a mesma impressora.

No meu quando selecciono "ficheiro", depois "imprimir" na janela que abre aparece a opção de desligar "imprimir a cores", independentemente da impressora que use.

Só me aparece isto, e em todos os menus “escondidos” não há nenhuma opção para colocar só a preto e branco, pelo menos que eu veja.
24b63621f56946e4b4245c21c50755cb.jpg

Odeio actualizações que surgem do nada. Levanto-me da secretária e quando volto está a actualizar, se não actuar a tempo. É o pior, mas fora isso, confesso que tem melhorado.
Podes definir um horário para impedir isso, nas definições do Windows Update.

Edd :)

https://www.macrumors.com/2026/04/07/macbook-neo-massive-dilemma/

"In the iPhone 16 Pro models, the A18 Pro chip has a 6-core GPU. During the chip manufacturing process, however, sometimes a CPU or GPU core can turn out to be faulty. Rather than discarding the leftover A18 Pro chips with only a 5-core GPU, Apple opted to use them in the MacBook Neo, as a way of optimizing its supply chain and costs.

These so-called "binned" chips with a 5-core GPU are effectively "free" to Apple, given that they otherwise would have been discarded.

Herein lies the dilemma.

In the latest edition of his Culpium newsletter today, Culpan said the MacBook Neo is selling so well that Apple's supply of the binned A18 Pro chips with a 5-core GPU will "run out" before the company is able to fully satisfy demand for the laptop.

Apple's initial plan was to have suppliers build around five to six million MacBook Neo units before ceasing production of the model with the A18 Pro chip, he said, but it sounds like demand is so strong that Apple might run out of A18 Pro chips to put in the MacBook Neo before the second-generation MacBook Neo with an A19 Pro chip is ready next year.

Apple is unlikely to mark the MacBook Neo as temporarily sold out, so it may be forced to take action, but profit margins might be affected.

A18 Pro chips are manufactured with TSMC's second-generation 3nm process, known as N3E, and Culpan said TSMC's N3E production lines are currently operating at maximum capacity. As a result, he said that Apple may have to pay a premium to restart A18 Pro chip production for the MacBook Neo, which would lower its profit margins.

Apple would have to disable a GPU core on these chips to ensure that they have only a 5-core GPU, like all other MacBook Neo units sold to date.

Alternatively, Culpan said that Apple could reallocate some of its chip production that was originally planned for other devices, but he said the cost would still be higher than what it paid for its initial batch of A18 Pro chips.

Culpan speculated that Apple could also opt to discontinue the $599 model with 256GB of storage, leaving the $699 model with 512GB of storage and a Touch ID button as the only configuration available. This is unlikely to happen any time soon, in our view, given how heavily Apple has been promoting the MacBook Neo's affordability.

Apple might also be able to move up the release of a MacBook Neo with the iPhone 17 Pro's A19 Pro chip, but that too would be a costlier option, at least until the company achieves a sufficient stockpile of binned A19 Pro chips with a 5-core GPU.

In any case, Apple could opt to keep the starting price of current and future MacBook Neo models at $599 and simply accept lower profit margins on the laptop, especially given that it attracts customers to the macOS and broader Apple ecosystem."

Há mercados em que o Mac Studio e o Mac Mini estão com prazos de entrega na ordem de meses, devido à alta procura por memórias RAM. Algumas configurações estão com prazos piores que outras, mas pelo que li até o Mac Mini M4 de 16GB está com entrega atrasada (presumo que o artigo referia-se aos EUA).

Bate certo com algo que reparei no mercado nacional: até há pouco tempo pesquisava-se o Mac mini base na Fnac e Worten e era logo um dos primeiros a aparecer. Mas ultimamente não aparece logo no início da pesquisa, provavelmente pela referida situação de alta demanda por RAM (especulação da minha parte).

Precisava da vossa opinião.

Tenho um iPhone 15 256gb, dos quais tenho apenas 30gb livres.

Muito por culpa das 25.000 fotos (and counting) e vídeos que totalizam 120GB.

Tenho iCloud 200GB. A questão é: faz mais sentido otimizar o armazenamento das fotos em iCloud (opção que mantém apenas as cópias no iPhone) e comprar o 17/17 Pro 256gb ou devo optar pelo de 512gb?

Confesso que não sei se adoro ter de descarregar as fotos individualmente quando as quero ver. Se estiver de férias no estrangeiro com um eSIM de dados limitados, isto é um tema real.

Ainda vale a pena comprar iPad? Tive um dos primeiros Air, faz mais de 10 anos, depois nada mais.
Objetivo: usar em vez do iPhone em casa com Youtube, Email, Safari, etc. Nao seria uso puxado.

PS: O meu iPhone é um 13 Pro Max, o ecra nao é pequeno, mas para estar muito tempo daria mais jeito algo maior.

Eu ainda uso iPads.
Na minha pasta vai sempre um mini e em casa tenho um maior com teclado. Em casa uso mais o iPad que o PC portátil. Inclusivamente permite-me atender chamadas, responder a mensagens , emails etc. porque uso iphone com a mesma conta icloud. No entanto conheço casos que apenas usam o ipad para jogos 😀

Back