O que é uma boa poupança?

Resumo das principais diferenças entre os vários tipos de produto com capital garantido.

A tabela indica as características habituais. Pode haver algumas exceções no mercado.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	43.9 KB ID:	14690270
A coluna Levantamento refere-se a levantamentos durante a vida do produto. Qualquer um, quando termina, devolve o valor aplicado + rendimento ainda não pago.

A coluna IRS indica a taxa de retenção para residentes no continente. Nas ilhas será menos 30% (multiplicar por 0,7), exceto nas taxas dos PPR que são nacionais.

Last edited:
Contas remuneradas

Produtos com capital garantido (até 100k por titular), que permitem reforços e levantamentos sem penalização.

As TANB sem prazo podem sempre ser ajustadas.

Tipo de cada produto
  • Ordem: Conta bancária principal, de onde são feitos pagamentos e transferências
  • Poupança com IBAN: Conta bancária adicional, com reforços/levantamentos diretos
  • Poupança sem IBAN: Conta bancária adicional, com reforços/levantamentos via uma conta principal
  • Seguro: Seguro financeiro
A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	90.3 KB ID:	14691197
* Bankinter oferece 25€ a 75€, com permanência do saldo inicial por 6 meses, na adesão por convite [detalhes]​, forneço o meu em privado [mensagem]. Balcões oferecem 100€ na adesão durante a semana de aniversário do balcão [detalhes]. Ofertas não acumuláveis.

** bunq oferece 50€, com permanência de 1000€ por um ano, na adesão por convite, forneço o meu em privado (preciso do vosso número móvel)​ [mensagem]

*** Trade Republic oferece 10€ na adesão por convite​​

Last edited:
Novamente faço a questão: sou só eu que acho que prazos tão curtos nem valem a pena a trabalheira de abrir conta / transferências de fundos / burocracias acessórias, etc ?

Escolhi os C.A. em muito também por esta razão.

Não és só tu. Mas nem todos pensam assim.

Por um depósito de 60 dias, provavelmente não me dava ao trabalho. Por um de 6 meses ou mais, se a remuneração for bastante superior e o valor a aplicar considerável, porque não? A abertura de conta online é, na maioria dos casos, bastante simples.

É um bocado como a questão de mudar de comercializador de eletricidade 1 ou 2 vezes por ano, para poupar nas faturas. Ou utilizar um cartão com cashback nas compras. Trabalheiras para alguns, lógico para outros. Em qualquer caso, a inércia é inimiga da otimização.

Para capital que possa ser necessário subitamente (não sei se é o caso), os CA têm a desvantagem de dar a perder os juros do trimestre em curso. Ao resgatar uma subscrição com 5 meses, fica-se apenas com os juros dos primeiros 3. Uma TANB de 2% torna-se assim (2% x 3 / 5) 1,20%. É preferível utilizar uma conta remunerada, que contabilize juros ao dia, mesmo que só os pague mais tarde.

Last edited:
Certificados de aforro: 2,138% em abril

A taxa base para abril 2026 utiliza a média da Euribor 3 meses entre 13/03 e 26/03.

Taxas finais para novas subscrições (série F) e novos trimestres de subscrições existentes
  • série F < 1 ano: 2,138%
  • série F > 1 ano: 2,388%
  • série E < 5 anos: 3,638%
  • série E > 5 anos e série D: 4,138%

Last edited:
Novamente faço a questão: sou só eu que acho que prazos tão curtos nem valem a pena a trabalheira de abrir conta / transferências de fundos / burocracias acessórias, etc ?

Escolhi os C.A. em muito também por esta razão.

Para 99% das pessoas não faz sentido nenhum, vão perder mais tempo que o lucro que vão ter com a mudança.
Os certificados para quem tem aversão ao risco foram e ainda são a melhor opção. Para quem tem série E e há alguns anos o investimento consegue uma rentabilidade interessante sem chatice nenhuma.

Para 99% das pessoas não faz sentido nenhum, vão perder mais tempo que o lucro que vão ter com a mudança.
Os certificados para quem tem aversão ao risco foram e ainda são a melhor opção. Para quem tem série E e há alguns anos o investimento consegue uma rentabilidade interessante sem chatice nenhuma.

Como comparas lucro com chatice. É um preço à hora? [;)]

Os certificados série F são a melhor opção para quem tem aversão ao risco e a mexer-se. Desde que foram lançados (junho 2023), não deixou de haver alternativas com capital garantido mais rentáveis.

É uma questão de quanto tempo se pode imobilizar o capital, sem esquecer que nos CA se perde os juros do trimestre em curso, portanto só resgatando na conclusão de cada trimestre se evita penalização.

Alguns exemplos

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	27.8 KB ID:	14695314

Os série E têm sido porreiros desde final de 2022, tenho bastante. Mas os F rendem menos 1,25% a 2,00%.

Com esta guerra do Irão, os meus ETFs e ações têm levado forte e feio ;(

É altura de aguentar...

Last edited:
Com esta guerra do Irão, os meus ETFs e ações têm levado forte e feito ;(

É altura de aguentar...

Muitos dirão que é época de saldos, como nas lojas.

A diferença é que, quando há saldos nas lojas, o que comprámos em visitas anteriores não passa a valer menos [;)]

• Like
Reactions: eu
Certificados de aforro

A taxa base para abril 2026 utiliza a média da Euribor 3 meses entre 13/03 e 26/03.

Taxas finais para novas subscrições (série F) e novos trimestres de subscrições existentes
  • série F < 1 ano: 2,138%
  • série F > 1 ano: 2,388%
  • série E < 5 anos: 3,638%
  • série E > 5 anos e série D: 4,138%

A série D é a que mais capitaliza?

A série D é a que mais capitaliza?

As séries D e E têm a mesma fórmula de remuneração: (taxa base + 1%) + prémio de permanência

Mas todas as subscrições da série D já têm mais de 5 anos, por isso têm o prémio de permanência máximo: 1%.

Pagam assim (taxa base + 1%) + 1%.

Muitos dirão que é época de saldos, como nas lojas.

A diferença é que, quando há saldos nas lojas, o que comprámos em visitas anteriores não passa a valer menos [;)]

E aqui para a maioria das pessoas tambem não vale menos, quer dizer hoje vale menos que valia na semana passada, mas vale mais do que valia há um ano, num periodo de um ano o sp500 está +13%.

Então para quem está a investir para o médio/longo prazo isto só é bom.. sai prejudicado quem está nesta fase a viver dos rendimentos.

E aqui para a maioria das pessoas tambem não vale menos, quer dizer hoje vale menos que valia na semana passada, mas vale mais do que valia há um ano, num periodo de um ano o sp500 está +13%.

Então para quem está a investir para o médio/longo prazo isto só é bom.. sai prejudicado quem está nesta fase a viver dos rendimentos.

Já falamos disto no outro tópico. As percentagens de ganho do SP500 são válidas para os Americanos.

Para cá para os Europeus, um ETF que replica o SP&500 de Jan/fev de 2025 para agora está a dar zero ou até negativo.

Back