Road Trip pela Europa fora... Tópico das ROAD TRIP

Vais levar uma das tuas máquinas? Ou é avião + carro de aluguer?

O Alpine 😉

Ainda não tenho o road book fechado, mas a ideia é colocá-lo no Ferry entre Barcelona e Génova, e começar a road-trip pelos Dolomitas, (Italia-Austria) e voltar pelos Alpes (Alemanha-Suiça-França)

E eu já tenho a minha roadtrip definida, do Porto até ao sul de França com regresso por Espanha

Roadtrip-2026-v-13-final.png

Estou agora nos pormenores

Vou ficar em Montpellier 3 noites, ou seja 2 dias para ver a região, estou a apontar para um dia fazer Avignon e Senanque e voltar e outro dia para Nimes e Arles e voltar.
É capaz de dar para mais, talvez dê para Orange
Já agora, em Toulouse quero ir ver a Cité de l'espace, se já visitaste podes dar ideia do tempo necessário para a visita?

Andei lá, cerca de 2h 30m, no Aeroscopia, mas depois ao lado, tens o Ailes Ancienees, que é outro ''museu'', com grande parte de aviões por restaurar.

Last edited:
Boas noites.

Acabei de chegar no dia 25.Marco ao UK, depois de ter ido a Portugal de carro e deixo aqui algumas dicas em termos de combustível que penso serem úteis para quem desejar fazer alguma road trip nestes tempos conturbados:
- Em Espanha, ao contrário do que se diz em alguma imprensa, nomeadamente o polígrafo da SIC (noticia com a data de ontem, no website da SAPO) que afirma que a informacao sobre a gasolina em Espanha ter baixado é falsa, eles estao errados. A gasolina BAIXOU sim. Eu próprio meti gasolina 98 a 1,882 (Repsol) a seguir a Salamanca no dia 13.Marco, e no regresso (23 Marco), meti gasolina Galp 98 a 1,689 (se a memória nao me falha) já perto de Valladolid (54,20 € para 32,09 litros de gasolina).
- Em Franca, cheguei a ver gasolina a 2,36 (Shell), mas a Total tem o seu combustível (gasolina) toda a 1,990. É um preco que eles garantem, e que já se encontra assim á alguns anos. Mesmo nas auto-estradas, gasolina 95 e 98 esta a 1,990. Foi a gasolina que usei para atravessar Franca.

Espero que estas dicas ajudem alguns de voces a gastar menos alguns euros.

Cumprimentos e boas viagens.

ps - teclado Uk, sem acentos.

Last edited:
Viva,

Vou fazer uma mini RT até Salamanca. Será a primeira com carro a pilhas.
Aconselham alguma coisa a visitar nas proximidades?
Obrigado.

- Em Franca, cheguei a ver gasolina a 2,36 (Shell), mas a Total tem o seu combustível (gasolina) toda a 1,990. É um preco que eles garantem, e que já se encontra assim á alguns anos. Mesmo nas auto-estradas, gasolina 95 e 98 esta a 1,990. Foi a gasolina que usei para atravessar Franca.

A TOTAL tinha a gasolina toda a quanto? €1,999 era o preço do gasóleo nessa semana, a SP95 andava um "bocadinho" mais barata.

Sans titre 1.jpg

Este fui eu que o fiz, a caminho da Suíça.

Viva,

Vou fazer uma mini RT até Salamanca. Será a primeira com carro a pilhas.
Aconselham alguma coisa a visitar nas proximidades?
Obrigado.

Não sei qual o te roteiro, mas num raio de 100 km, mais ou menos, tens Plasencia, Bejar, Zamora, mas sem dúvida, La Alberca.

Entretanto, este ano finalmente pude fazer uma RT transfronteiriça ali para os lados de França e Suíça.

Saí de Portugal de autocarro até Paris, onde visitei uns familiares, dali segui para a Alsácia no TGV OuiGo onde acabei por alugar um carro na Europcar (junto à gare no centro da vila). E foi aqui que a condução começou verdadeiramente e durante 8 dias.

Após consultar familiares na Suíça e a previsão do boletim meteorológico, tive de fazer um esforço financeiro considerável para ter um veículo devidamente equipado para os rigores climáticos que me esperariam. E até mais para evitar problemas com as autoridades e evitar ter chatices de qualquer espécie. Ou seja, tive de solicitar um veículo equipado com pneus de inverno, já que não são totalmente obrigatórios em França.

E os únicos carros com pneus de inverno estavam reservados a categorias superiores, o que implica ter de gastar mais dinheiro na diária e em seguros. Para além do custo já de si superior da viatura.

Um Clio ou Polo ou qualquer outro similar chegaria para o que queria mas a única opção seria um Captur ou similar. Havia uma RAC com o Clio mas acabava por ficar mais caro. Na reserva aparecia um C3 Aircross e acabou por calhar um Symbioz. Se quiserem saber mais sobre o carrito, é ir aqui: https://forum.motorguia.net/forum/m...eu-carro-de-aluguer-é?p=14697167#post14697167

Locais visitados ao longo dos dias em França: Strasbourg e arredores; castelo Haut-Kœnigsbourg, Mont Sainte-Odile, Colmar e Mulhouse (museu automóvel). Pelo meio, passagem em várias aldeias da Alsácia e com direito a atravessar ou acompanhar o Rihn até à Alemanha (comprar gomas e bolachas que o Lidl tem e já não há cá... :sh) [:D]).

Já na Suíça, andei por várias localidades no cantão do Jura. Visitei Montreaux, Neuchâtel, espreitei Lausanne, passagem por Freibourg e Gruyères, Lucern e ainda visitei a zona de Interlaken.

Ao todo foram 1.563 quilómetros feitos com o Symbioz.

Um dos "problemas" com que me deparei em França e na Suíça é que o estacionamento é pago em (quase) todo o lado. E nem sempre é barato para as nossas bolsas. E à superfície chega-se ao cúmulo de pagar muito mais...

Em Strasbourg, a mobilidade dentro da cidade é uma coisa fabulosa graças ao sistema de transporte público que funciona lindamente e não é caro. Porém, se o objectivo é levar o carro até ao centro ou zona histórica, acabei por optar pelo parque Parcus + Parking Centre historique Petite France, a escassos passos da zona histórica e dali é fazer uma caminhada que se formos poupados na sola dos sapatos, tem no máximo uns 6 quilómetros (ida e volta). Tudo plano e bom piso, é favor dar corda aos sapatos. [:D] O preço nem foi caro a comparar com outros na zona (fracções de 15 minutos e salvo erro, ainda tive 30 minutos grátis iniciais).

Até Colmar usei a A35 que é gratuita em quase toda a sua extensão, apenas a Norte da cidade de Strasbourg se paga. Nesta localidade, mais uma vez optei por um parque relativamente perto da zona histórica e paguei €3 (tarifa única e diária). Fiquei no parque de estacionamento de Saint-Josse e mais uma vez, é dar corda aos sapatos e circular a pé que se faz, mais uma vez, bastante bem. Zona plana e com bom piso, logo, é aproveitar.

Continuando a descer a gratuita A35, fui até Mulhouse, visitar o museu nacional do automóvel, onde o estacionamento do próprio museu que terá sido o mais caro de todos em França, €4, mas dá para o dia todo. Ou seja, podemos visitar a exposição à vontade e durante o tempo que acharmos necessário. Havia lugares de borla no exterior mas com o carro alugado, não quis arriscar.

Vantagem de todos os parques de estacionamento Franceses que utilizei, dá para pagar com cartão bancário.

Já na Suíça, a coisa pia de outra forma... A maior parte dos parques à superfície, mesmo aqueles junto às aldeias e locais históricos ou turísticos, nem sempre aceitam cartão bancário e por vezes requerem o uso de uma aplicação.

No entanto, usei e paguei os parques de estacionamento cobertos de Montreaux (o mais barato e central de todos os que usei, CHF 1 por hora) e de Thun (CHF 2 / hora) com cartão. Mais uma vez, tentei usar sempre os mais baratos que pudesse encontrar, mesmo que implique andar a pé, que é coisa que não me preocupa nada.

Dei por bem empregues os €46,06 que me custou a vinheta para andar nas auto-estradas Suíças. Esqueçam se pensam que podem fazer tudo sem andar nelas. Até é possível mas a hipótese de se enganarem e o tempo que se perde, não compensa o tempo que se perde. Porque como sabem, na Suíça é tudo muito controlado e os limites de velocidade variam imenso e tanto podes andar a 80, como de repente passas para 60, 40 ou mesmo 30 em pouco tempo.

Foi na Suíça que abasteci mais barato, SP95 ficou-me a cerca de €1,80, já com taxas e conversão monetárias feitas.

Na Suíça não há buracos, crateras e outros quejandos que estamos habituados a ver por cá! Há estradas com piso menos bom, outras com um perfil que dão azo a voos mas sempre tudo muito bem cuidado, mantido e sobretudo, sinalizado. O problema mesmo é o marasmo com que às vezes somos obrigados a circular. No entanto, os Suíços até carregam bem no pedale tenho a dizer que nas vezes que apanhei neve, cheguei a encostar e a deixar passar a malta que consegue andar mais depressa que eu naquelas condições.

A Alsácia também não foi muito diferente, embora esteja uns furos abaixo do exemplo dos Helvéticos mas mesmo assim, não me pude queixar. Se bem que em certas lombas, o Renault queixou-se e fez questão de o transmitir a quem ia nele. :sh) Ainda assim, estradas muito boas e mais uma vez, bastante bem sinalizadas e marcadas.

Acessos a Strasbourg em hora de ponta, são o caos, Colmar não é diferente mas dentro das cidades, circula-se muito bem. Sem grandes confusões.

Ambientei-me bem e não senti dificuldades em circular, nem em me inserir no tráfego local, vi poucas coisas absurdas, poucos comportamentos de risco. Há um claro sentimento de maior respeito pelas regras e sobretudo, pelos outros utilizadores das vias.

AH! E se detestam bicicletas, não vão a Strasbourg! [:)] Nesse particular, a Suíça é menos chatinha mas na Alsácia meus caros, as bicicletas por lá são rainhas.

A TOTAL tinha a gasolina toda a quanto? €1,999 era o preço do gasóleo nessa semana, a SP95 andava um "bocadinho" mais barata.

Este fui eu que o fiz, a caminho da Suíça.

Olá Deceli.

As bombas onde parei e as que vi (dentro de cidades - Bordeaux - e Poitiers), e mesmo nas auto-estradas, estavam ao mesmo preco, 1,990 o litro. Portanto, fora de grandes eixos rodoviários, nao admira que a 95 tivesse um pouco mais barata (como comprovaste). Ainda bem, porque pagar os precos da Shell ou de outras em Franca, é um roubo. Até as bombas dos supermercados estavam mais caras do que a Total.

Tinha uns recibos lá para casa, mas penso que ja me desfiz deles. De qualquer forma, meti 98, pelo que o preco que paguei foi o que indiquei, 1,990. Mais, segundo vários orgaos de comunicacao social, 1,99 é o preco máximo, pelo que as estacoes de combustível sao livres de praticarem mais baixo se assim entenderem ( o que é bom para quem abastece.

https://heldermartins.pt/5-29011759...tal-ate-ao-final-de-marco-gasolina-e-gasoleo/

Este artigo acima é de 05 de Abril.

Cumprimentos a todos e boas viagens.

ps - desculpem falta de acentos, teclado UK.

Ainda não recebi o DUA, tenho apenas a declaração do stand e a declaração aduaneira. Posso ter problemas em Espanha?

Back