Máquina de cafe: manual ou automática? O que comprar?

O problema da máquina da Ninja e dessa DeLonghi (que deve ter sido a que vi inicialmente, ou muito semelhante) é que são de manípulo. O café até pode ser melhor, mas eu queria totalmente automática, como essas da Hamilton Beach, e sem cápsulas ou aquelas “almofadas” que nem sei como traduzir para português. Café moído ou em grão, possibilidade de ter balão ou directamente um expresso/café individual. Se não houver nada que consiga comprar, essa DeLonghi deve ser razoável e o preço não é mau!

A delonghi é boa, a expresso de 15 bar deve ser a mesma coisa que as maquinas unicamente de expresso, é boa. O café de cafeteira, honestamente nunca tomo, imagino que não faça muita diferença de que máquina sai.

Mas é preciso comprar um moinho à parte. Se não fores um purista do café, não precisas gastar muito dinheiro nisso.

O problema da máquina da Ninja e dessa DeLonghi (que deve ter sido a que vi inicialmente, ou muito semelhante) é que são de manípulo. O café até pode ser melhor, mas eu queria totalmente automática, como essas da Hamilton Beach, e sem cápsulas ou aquelas “almofadas” que nem sei como traduzir para português. Café moído ou em grão, possibilidade de ter balão ou directamente um expresso/café individual. Se não houver nada que consiga comprar, essa DeLonghi deve ser razoável e o preço não é mau!

Queres que tenha as duas coisas, balão e expresso, não é?

Queres que tenha as duas coisas, balão e expresso, não é?

Expresso automático. A opção da DeLonghi não permite isso, ao ser de manípulo, mas pode ser o plano B. As outras são para balão e cápsulas, algo que também não quero. Nunca gostei muito de café de cápsulas.
Se tiver moedor, muito bem, se não tiver, continuo a comprar café já moído.
É engraçado como isto só tem aparecido no mercado americano, não deve mesmo haver procura na Europa.

Expresso automático. A opção da DeLonghi não permite isso, ao ser de manípulo, mas pode ser o plano B. As outras são para balão e cápsulas, algo que também não quero. Nunca gostei muito de café de cápsulas.
É engraçado como isto só tem aparecido no mercado americano, não deve mesmo haver procura na Europa.
Pois... Se for só expresso automatico, mas sem balão, há muita coisa, agora com ambas as duas, nunca me apercebi de haver...

Pois... Se for só expresso automatico, mas sem balão, há muita coisa, agora com ambas as duas, nunca me apercebi de haver...

Na DeLonghi também não tenho a certeza que haja assim.
Existe do género na Ninja e na Hamilton Beach, mas não me aparecem à venda na Europa… E não creio que compense o “risco” de importar.

Aqui na Europa não há grande tradição no café coado. Por cá é mais expresso.
Mas também tens outra opção. 2 Máquinas pequenas, uma expresso e outra de café coado.

image.pngimage.png
Ali uma ao lado da outra.​​

A ideia era mesmo evitar ter 2 máquinas, mas sim, essa é uma solução viável, claro.
Continuo só a manifestar a minha estranheza por nos dias de hoje, com tudo tão globalizado, não estar a conseguir nem encomendar esse tipo de máquina de forma razoável…
E entre máquinas de expresso automáticas, compactas e a valores decentes, o que aconselham?

A ideia era mesmo evitar ter 2 máquinas, mas sim, essa é uma solução viável, claro.
Continuo só a manifestar a minha estranheza por nos dias de hoje, com tudo tão globalizado, não estar a conseguir nem encomendar esse tipo de máquina de forma razoável…
E entre máquinas de expresso automáticas, compactas e a valores decentes, o que aconselham?

Tenho esta, há cerca de 2 anos e pico. No geral estou satisfeito com ela, mas até tenho medo de aconselhar aqui, ainda vão dizer que é um cangalho que não vale nenhum e não tira café de jeito! 🤣 Dá para tirar café normal com o moinho, e tem um recipiente próprio para colocar café moido, que pode ser descafeinado, por exemplo. Gosto do café que tira.

Veio substituir uma SAECO superautomatica com cerca de 18 anos.

image.png
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07MMSHC4R?ref_=ppx_hzod_title_dt_b_fed_asin_title_0_0

Boas.

Alguém consegue dizer algo da Delonghi Magnifica Start?
Vale a pena?

Não queria gastar muito além dos 300eur, e será praticamente apenas para tomar café expresso em casa (a questão do vapor e do leite não será para usar...)

Entretanto tb me apercebi que o preço do café (por enquanto) fica muito mais barato que as cápsulas nespresso, pelo que estou tentado a apostar numa máquina destas.

Exemplos do que vi hoje:

Magnifica Start ECAM222.60.BG | De'Longhi PT

Máquina de Café Automática Magnifica Start ECAM220.22.GB 1450W - DELONGHI | Castro Electrónica

EDIT: será para "abandonar" as cápsulas Nespresso ao fim de uns 14 anos, e também porque a esposa sugeriu em fevereiro passado a Delonghi Rivelia (que acho que ela não quer aquele modelo específico, apenas quer café expresso acabado de moer...)
O Consumo de Cápsulas deve rondar os 80~100 eur mensais aqui em casa, por volta disso...​

Last edited:
Boas.

Vale a pena?

Não queria gastar muito além dos 300eur, e será praticamente apenas para tomar café expresso em casa (a questão do vapor e do leite não será para usar...)

Entretanto tb me apercebi que o preço do café (por enquanto) fica muito mais barato que as cápsulas nespresso, pelo que estou tentado a apostar numa máquina destas.

Exemplos do que vi hoje:

Máquina de Café Automática Magnifica Start ECAM220.22.GB 1450W - DELONGHI | Castro Electrónica

EDIT: será para "abandonar" as cápsulas Nespresso ao fim de uns 14 anos, e também porque a esposa sugeriu em fevereiro passado a Delonghi Rivelia (que acho que ela não quer aquele modelo específico, apenas quer café expresso acabado de moer...)
O Consumo de Cápsulas deve rondar os 80~100 eur mensais aqui em casa, por volta disso...​

Os meus pais têm uma e, dependendo da qualidade do café, tira um bom expresso. Da última vez que estive nos Açores, casa deles, usavam delta gold, se não me engano…

Em relação á máquina, não te posso ajudar, pois a minha é Philips, mas creio que seja uma máquina boa.

Em relação ao custo, estou neste momento a terminar a "contabilidade" de um pacote de café em grão com 1kg, e já cheguei aos 100 cafés, sendo que ainda deve tirar mais uns 20 a 30 com o café que tem na cuba.

Mesmo considerando o café a 20€/kg (há mais barato), sai no máximo a 0,20€ por café.

Creio que neste momento nem as cápsulas do Continente conseguem sair a esse preço, pelo que a poupança é elevada!

Tenho a minha há 2 anos e 4 meses, pelo que, a ~120 cafés por mês, já está mais do que paga. [;)]

Boas.

Vale a pena?

Exemplos do que vi hoje:

Entre 80 e 100 € por mês para capsulas? Podes comprar uma automatica até de um valor mais elevado, em poucos meses fica amortecida.
Já deveria ter sido ontem [;)]

Apesar de quando comprei a máquina o objetivo ter sido essencialmente económico, e também de melhor café (moído na hora), há outra questão para a qual só fui alertado há pouco tempo, mas que faz todo o sentido.

O meu sobrinho, que é engenheiro agrónomo e um gajo extremamente assertivo, comprou uma máquina automática á sua conta, para casa dos pais (onde vive).

Perguntei-lhe porquê, e a resposta dele foi que tem a ver com os microplásticos que ingerimos ao beber café obtido de cápsulas.

Vindo de quem vem, confio plenamente, e faz todo o sentido.

E falamos de um Alentejano a sério (ok, é um bocado agro-beto [:D]), e não de uma florzinha da cidade.

Agro-beto... lol

Mas faz sentido, isso dos plásticos (mas não me tira o sono).

Pois, economicamente acho que é vantajoso passar para uma máquina automática. Aqui em casa praticamente deixámos de "ir ao café" beber café, fruto de alteração de rotinas diárias, pelo que logo pela manhã são consumidos 3 ou 4 cafés (diariamente), 6x por semana, e durante o dia tanto pode ser 1, ou nenhum, ou 2 ou 3...
se considerarmos um nº real de 5un / dia x 30dias x 0.48€/un = 72.00€/mês (no mínimo, usualmente deve ser mais)

Quanto às máquinas, estou farto de ver, e chego à conclusão que as delonghi de início não me parecem más, e depois as evoluções são definidas pelas opções do leite/espuma, do touchscreen ou do acabamento (inox, etc).

Só depois nas gamas superiores é que parece haver diferenças "verdadeiras".

Estou tentado na START que mostrei ali em cima...

A Phlips 2200 tb me parece uma boa máquina, mas como é para oferecer à esposa (dia da mãe...) talvez vá para a delonghi, pois não me parecem ser assim tão diferentes / superiores entre elas...

Opiniões?

EDIT: em contas rápidas, se gastar 500eur numa máquina, pago-a em 1 ano de utilização (considerando 1 espresso 0.20€/un)! Estou parvo! Nunca tinha feito as contas!!

Quanto a máquinas não posso opinar, tenho mas é manual.
Conhecço na família quem tenha Delonghi já com anos largos e sempre a funcionar, o único defeito é que quando o recipiente do grão está cheio e alguém quer um descafeinado para despejar é complicado… mas aparentemente isso já foi resolvido, há modelos da Delonghi que trazem dois copos.
Quanto ao resto o café moído antes da extração é completamente diferente, basta um café de qualidade.
Boa compra.

Compra que não te vais arrepender, há imensos videos no YT a explicar como ajustar o grão (para quem for mais picuinhas) e como fazer a manutenção ao grupo, nada de especial ou complicado.

Apesar de quando comprei a máquina o objetivo ter sido essencialmente económico, e também de melhor café (moído na hora), há outra questão para a qual só fui alertado há pouco tempo, mas que faz todo o sentido.

O meu sobrinho, que é engenheiro agrónomo e um gajo extremamente assertivo, comprou uma máquina automática á sua conta, para casa dos pais (onde vive).

Perguntei-lhe porquê, e a resposta dele foi que tem a ver com os microplásticos que ingerimos ao beber café obtido de cápsulas.

Vindo de quem vem, confio plenamente, e faz todo o sentido.

E falamos de um Alentejano a sério (ok, é um bocado agro-beto [:D]), e não de uma florzinha da cidade.

Essa é uma das razões pela qual nunca embarquei na moda das cápsulas.
Não apenas o plástico que acabamos por ingerir, porque infelizmente está em todo o lado, mas o próprio desperdício (ambiental).

Posto isto, e na demanda que tenho descrito aqui, acho que vou acabar a comprar uma máquina de expresso automática, de preferência com moedor, mas não é obrigatório.
Vou sempre ter em conta o preço…

Back