A ser o de 100cv já aceito a conversa de rolar na boa a 130/140.
Tenho ideia que o 1.2 de 75Cv foi descontinuado em 2024, e só tinha caixa de 5v, sendo o mais ''fraco'' actualmente o 1.2 Turbo de 100 cv.
Sendo o carro de Junho de 2025 e com caixa de 6v, não pode ser o de 75 cv.
O carro declara 174 km/h (versão de 75 cv), mal seria se não rodasse com facilidade a 130/140
Como já disse atrás, até acreditava nisso se não tivesse andado com um i20 atmosférico por Lisboa e arredores.
Até o meu S(ch)ax(ç)o com 58 equídeos com uma velocidade máxima a rondar os 160, rolava à vontade nos 140, aos 150 é que....
é isso mesmo !
Com 100 cv e 205 nm num carro de 1.100 kg já não é nada mau.
Eu continuo a gostar muito de carros atmosféricos, mas quando se fala de carros actuais (peso) e motores pequeninos temos mesmo que os conduzir com o mind-set correcto, para sermos fluidos.
Muitos anos de carros predominantemente a diesel levam a que muitos tenham dificuldades em conduzir estes carros de forma adequada
Um Panda ou 500 1.0 com 70cv é muito mais agradável de conduzir do que um 208/Corsa 1.2 com 75cv.
Assim de repente, tão mau como o 208/Corsa só o i20 que o nmyguel referiu e o Ibiza ou Polo com o motor MPI de 70cv ou 80cv (não me recordo ao certo).
Falando de carros alugados, o último mais fraquinho que aluguei foi um 500 1.0 mild-hybrid com 70 cv e até era porreiro de conduzir em cidade e percursos suburbanos, mas em AE transmitia pouca estabilidade e muito pouco músculo.
O carro é para o alto e pouco aerodinâmico!? além da pequena distância entre eixos.
Não é grande estradista. Ainda o consegui levar aos 170 km/h, mas aquilo com 3 pessoas em estrada aberta é fraquinho para os padrões actuais. E eu não poupava rpms.
A combinação de um binário máximo modesto, 92 nm com praticamente 1.000 kg de peso e a típica distribuição de potência de carro atmosférico (ligeiramente atenuada pelo sistema mild hybrid) é o que dava.
Ainda assim gostei bastante do carro

Sem dúvida, é a tal história de termos de nos adaptar ao que estamos a conduzir e não o contrário.
O S(ch)ax(ç)o foi muito bom para aprender a embalar.[]
os 1.2? uns anos antes chegou a haver um 1300cc com 55cv, acho.
Esse é bue antigo,1.3 55cv do tempo do Golf II.
o 1.2 64cv é que depois passou pa 2 versoes, uma de 60 e outra de 70cv.
Agora existe uma 1.0 MPI de 80 por ex, eles vao andando assim nestes valores para as entradas de gama.
Pesava era menos uns 400kg que o Corsa que se falava.