Hoje, o meu carro de aluguer é...

eu iria mais pela tal situação de 75kw, os tais 100cv. eu não achei grande espingarda, para ser sincero. em cidade tudo bem, fora dela e não andando a esgalhar na AE, achei que ficava um pouco curto.

o mesmo com o 1.6hdi de 100cv, por exemplo. guiei um com 4 adultos a bordo e em subida tive que andar a reduzir para ter mais força. PARA MIM são carros que não servem.

Tenho ideia que o 1.2 de 75Cv foi descontinuado em 2024, e só tinha caixa de 5v, sendo o mais ''fraco'' actualmente o 1.2 Turbo de 100 cv.

Sendo o carro de Junho de 2025 e com caixa de 6v, não pode ser o de 75 cv.

Tenho ideia que o 1.2 de 75Cv foi descontinuado em 2024, e só tinha caixa de 5v, sendo o mais ''fraco'' actualmente o 1.2 Turbo de 100 cv.

Sendo o carro de Junho de 2025 e com caixa de 6v, não pode ser o de 75 cv.

é isso mesmo !

Com 100 cv e 205 nm num carro de 1.100 kg já não é nada mau.

Eu continuo a gostar muito de carros atmosféricos, mas quando se fala de carros actuais (peso) e motores pequeninos temos mesmo que os conduzir com o mind-set correcto, para sermos fluidos.

Muitos anos de carros predominantemente a diesel levam a que muitos tenham dificuldades em conduzir estes carros de forma adequada

Até o meu S(ch)ax(ç)o com 58 equídeos com uma velocidade máxima a rondar os 160, rolava à vontade nos 140, aos 150 é que....

Como já disse atrás, até acreditava nisso se não tivesse andado com um i20 atmosférico por Lisboa e arredores.

Falando de carros alugados, o último mais fraquinho que aluguei foi um 500 1.0 mild-hybrid com 70 cv e até era porreiro de conduzir em cidade e percursos suburbanos, mas em AE transmitia pouca estabilidade e muito pouco músculo.

O carro é para o alto e pouco aerodinâmico!? além da pequena distância entre eixos.

Não é grande estradista. Ainda o consegui levar aos 170 km/h, mas aquilo com 3 pessoas em estrada aberta é fraquinho para os padrões actuais. E eu não poupava rpms.

A combinação de um binário máximo modesto, 92 nm com praticamente 1.000 kg de peso e a típica distribuição de potência de carro atmosférico (ligeiramente atenuada pelo sistema mild hybrid) é o que dava.

Ainda assim gostei bastante do carro

Last edited:
Ah, sim, com 70cv e com 3 pessoas é para ter andamento limitado.

Mesmo com 90cv e turbo, nota-se uma boa diferença em performance e consumo quando vai com 3 a 4 pessoas, quanto mais com 70.

Quando conduzi o Punto Evo 1.2 69cv aquilo tb era um mestre do sil|encio, suavidade, e condução fantástica mas o motor era mesmo muito fraco, os 70cv dos tempos modernos nada tem a ver com os antigos e nem é só pelo peso.

Até o meu S(ch)ax(ç)o com 58 equídeos com uma velocidade máxima a rondar os 160, rolava à vontade nos 140, aos 150 é que....

Sim, caixa curta, potencia maxima as 5000 RPM, faz com que se desenrasque em "altas" RPM face ao motor fraquinho.

O 106 chegou a ter uma versão 1.5D de caixa longa que tinha performances mais fracas.

é isso mesmo !

Com 100 cv e 205 nm num carro de 1.100 kg já não é nada mau.

Eu continuo a gostar muito de carros atmosféricos, mas quando se fala de carros actuais (peso) e motores pequeninos temos mesmo que os conduzir com o mind-set correcto, para sermos fluidos.

Muitos anos de carros predominantemente a diesel levam a que muitos tenham dificuldades em conduzir estes carros de forma adequada

Sem dúvida, é a tal história de termos de nos adaptar ao que estamos a conduzir e não o contrário.

Um Panda ou 500 1.0 com 70cv é muito mais agradável de conduzir do que um 208/Corsa 1.2 com 75cv.

Assim de repente, tão mau como o 208/Corsa só o i20 que o nmyguel referiu e o Ibiza ou Polo com o motor MPI de 70cv ou 80cv (não me recordo ao certo).

Confesso que desde 2007 tinha deixado de conduzir atmosféricos ( tirando o hibrido que tive mas isso não é bem a mesma coisa), e aquele i20 foi muito mau.

Fiz Caxias-Cascais-Caxias pela A5 e foi péssimo ir a 120 e assim que chegasse uma inclinação ele perder velocidade, mas pode ser um problema daquele motor e outros do mesmo genero serem melhores.

Um Panda ou 500 1.0 com 70cv é muito mais agradável de conduzir do que um 208/Corsa 1.2 com 75cv.

Assim de repente, tão mau como o 208/Corsa só o i20 que o nmyguel referiu e o Ibiza ou Polo com o motor MPI de 70cv ou 80cv (não me recordo ao certo).

os 1.2? uns anos antes chegou a haver um 1300cc com 55cv, acho.

Falando de carros alugados, o último mais fraquinho que aluguei foi um 500 1.0 mild-hybrid com 70 cv e até era porreiro de conduzir em cidade e percursos suburbanos, mas em AE transmitia pouca estabilidade e muito pouco músculo.

O carro é para o alto e pouco aerodinâmico!? além da pequena distância entre eixos.

Não é grande estradista. Ainda o consegui levar aos 170 km/h, mas aquilo com 3 pessoas em estrada aberta é fraquinho para os padrões actuais. E eu não poupava rpms.

A combinação de um binário máximo modesto, 92 nm com praticamente 1.000 kg de peso e a típica distribuição de potência de carro atmosférico (ligeiramente atenuada pelo sistema mild hybrid) é o que dava.

Ainda assim gostei bastante do carro

Também andei com este na Germânia.

​Para andar na cidade, tudo bem, mas na Auto-Bahn...

E Tetris para arrumar duas malas pequenas.

os 1.2? uns anos antes chegou a haver um 1300cc com 55cv, acho.

Esse é bue antigo,1.3 55cv do tempo do Golf II.

o 1.2 64cv é que depois passou pa 2 versoes, uma de 60 e outra de 70cv.

Agora existe uma 1.0 MPI de 80 por ex, eles vao andando assim nestes valores para as entradas de gama.

Esse é bue antigo,1.3 55cv do tempo do Golf II.

o 1.2 64cv é que depois passou pa 2 versoes, uma de 60 e outra de 70cv.

Agora existe uma 1.0 MPI de 80 por ex, eles vao andando assim nestes valores para as entradas de gama.

Tenho uma sobrinha com um Skoda Fabia (carro) base, que julgo tem um motor 1.0 na e é surpreendentemente disponível e despachado, mérito de uma cx curtinha nas primeiras relações.

Isto em voltas, claro, em estrada aberta não experimentei, mas aí ou há motor ou não há, não se pode esperar milagres.

Outro carro que gostei muito quando aluguei, já em 2016 nos EUA, foi um Hyundai Santa Fé da altura, uma versão que cá não se vendeu que era 2.4 a gasolina com 185 cv. Muito porreiro, andava razoavelmente e também não era excessivamente ruidoso ou gastador, cx auto suave, cumpria bem. Andava um bocado menos que as versões turbo diesel de 200 cv e motor 2.2 que se vendiam cá, também não tinha toda aquela disponibilidade típica em baixas/médias dos turbo diesel, mas cumpria bem.

Depois era um carro muito bom em termos de espaço interior e bagageira e com uns interiores bastante sólidos, o que para umas férias a 5 de 2 semanas com respectivas malas, foi óptimo.

Back