Tópico dos carros eléctricos

A versão de 53 kW do urban vs a de 56 do B05... Acaba por ficar um comparativo bem interessante.

Vão acabar por ter preços e autonomias semelhantes. Muda é o conceito.

Estou a apontar para 27 mil para quem não quer todos os extras e só quer alguma mobilidade eléctrica decente.

Se houvesse um incentivo ao abate certo de 4 mil euros (e não aleatório ) tornavam se um caso sério

Tesla no top 2
2x phev da byd no top 7
E carros pequenos a/b abaixo dos 10k tambem no top 7

Até pensei que num mercado tao grande como a china, as marcas locaia vendessem lá mais carros mensalmente

A mim o que me impressiona são os quatro segmento E chineses nos primeiros doze. E as vendas devem ser esmagadoramente na China ...

O Toyota bZ4X em #15 também é inesperado, visto cá da paróquia. Bom sinal para o CHR+, uma espécie de irmão.

A manter-se esta tendência, digo eu, que os elétricos entre os 25.000 e os 30.000€ já com bateria "decente", tamanho e equipamento razoáveis vão mesmo generalizar-se, até porque o preço dos combustíveis fósseis não ajuda...

Preocupante mesmo é ver que as marcas europeias não têm praticamente nada que se enquadre neste perfil e os consumidores vão olhar cada vez mais para outras latitudes! Vai piorar ainda mais se várias marchas chinesas começaram a produzir cá, mas ao menos sempre se gera algum emprego e know-how na Europa

Cá por casa não há pressa, mas desconfio que o próximo carro que vier também será a pilhas. Palpito que ocorra ainda em 2026 ou, o mais tardar, em 2027...

Ainda pensei que esse MG4 Urban fosse um segmento B que apenas usa o nome do irmão mais velho por questões de marketing. Até porque usa uma plataforma diferente, tração dianteira, baterias mais pequenas, etc.

Mas na verdade o MG4 Urban é mais comprido, mais largo, mais alto, e com uma distância de eixos superior ao MG4. Não há dúvida que é um verdadeiro segmento C.

Os Chineses e os Teslas têm os preços que os carros europeus generalistas deveriam ter. E não me venham com a conversa dos custos de produção porque os Chineses vão ser fabricados na Europa e além disso carros de marcas europeias fabricados na China têm preços ridículos como o Dacia Spring ou os Smart. Não há qualquer desculpa para os carros das marcas europeias serem tão caros que não seja por puras questões de ganância.

os carros vão ser fabricados ou apenas montados na europa?

A manter-se esta tendência, digo eu, que os elétricos entre os 25.000 e os 30.000€ já com bateria "decente", tamanho e equipamento razoáveis vão mesmo generalizar-se, até porque o preço dos combustíveis fósseis não ajuda...

Preocupante mesmo é ver que as marcas europeias não têm praticamente nada que se enquadre neste perfil e os consumidores vão olhar cada vez mais para outras latitudes! Vai piorar ainda mais se várias marchas chinesas começaram a produzir cá, mas ao menos sempre se gera algum emprego e know-how na Europa

Cá por casa não há pressa, mas desconfio que o próximo carro que vier também será a pilhas. Palpito que ocorra ainda em 2026 ou, o mais tardar, em 2027...

Pode parecer que não, mas mesmo nos EUA eles têm o Leaf e o Bolt por 30.000$, que convertido dá 25.500€. Isto sem impostos que variam consoante o Estado.

A Autoeuropa monta ou fabrica veículos ?

eu perguntei, porque não sei mesmo que tipo de fabricas vão ser.
as fabricas de marcas chinesas que vão ser instaladas na europa vão fabricar os componentes na europa, ou vão continuar a construir tudo na china sendo que cá seria apenas a montagem final.
A autoeuropa monta automóveis em que grande parte dos componentes são feitos na Europa.

Atlante atualiza preçario, coloca apenas um valor para carregamento DC em que dá para acumular bonus.

Novo preço único e transparente

A partir de 1 de Janeiro 2026, todas as recargas efetuadas na rede rápida e ultra-rápida da Atlante terão um valor total de 0,49€/kWh, já com energia, taxa de utilização e impostos.

Com este novo modelo, garantimos total simplicidade e transparência: o valor apresentado é o preço final que o cliente paga, sem custos adicionais ou surpresas.

A Atlante reafirma assim o seu compromisso em oferecer uma experiência de carregamento clara, acessível e 100% alimentada por energia renovável.

https://atlante.energy/pt-pt/tarifas-de-energia/

https://atlante.energy/pt-pt/myatlante-app/

eu perguntei, porque não sei mesmo que tipo de fabricas vão ser.
as fabricas de marcas chinesas que vão ser instaladas na europa vão fabricar os componentes na europa, ou vão continuar a construir tudo na china sendo que cá seria apenas a montagem final.
A autoeuropa monta automóveis em que grande parte dos componentes são feitos na Europa.

As fábricas, como tu dizes montam carros usando componentes feitos noutros lados. Um carro de uma marca tem componentes feitos por múltiplas outras empresas diferentes.
Os carros serão fabricados na Europa, mas muito provávelmente no início muitos componentes virão da China. Mas por exemplo, a Xpeng está a fabricar modelos europeus na Magna Steyr na Austria. Tal como outras marcas fabricaram os seus modelos por lá.

é isso que queria saber, porque se fosse só trazer componentes da China e montar na Europa era na mesma contornar o sistema e conseguir preços muito mais baixos.
É muito melhor para a nossa economia (europeia) fabricar cá grande parte dos componentes, como a VW faz.

Problem nos motores APP310 do grupo VW.

Unidade de tração traseira APP310 — O desastre dos rolamentos da plataforma MEB da VW
Já analisámos a APP310 nos modelos ID.3, ID.4 e Enyaq várias vezes. Os utilizadores do fórum reclamaram quando chegámos à nossa conclusão após a primeira desmontagem — e, mais uma vez, todas as unidades subsequentes confirmam o mesmo padrão. Não estamos a mudar de opinião.
O caso mais recente: motor completamente bloqueado aos 214 000 km. O proprietário tinha claramente conduzido com um zumbido audível durante muito tempo e ignorado o som.
A nossa conclusão foi que se tratava de um problema de conceção, não de um problema de qualidade. Todos os números de referência dos rolamentos estão indisponíveis na cadeia de abastecimento. Destes, 4 rolamentos nem sequer existem como peças de substituição. O motor tinha apenas 200 ml de óleo restantes, que se esgotaram aos 180 000 km, e estamos agora a ver o mesmo padrão a repetir-se: o motor funciona com óleo insuficiente, o que é a principal causa de avaria, e é possível ver resíduos pretos de «carbono» a revestir as partes internas. O motor não tem bujão de drenagem de óleo e nunca foi concebido para uma mudança de óleo.
Resumindo:
o óleo não pode ser trocado — ele queima — problema
os rolamentos não estão disponíveis na cadeia de abastecimento — problema
o motor é reparável se não for tarde demais — problema
desenvolvemos o nosso próprio kit de reparação — excelente
o motor é bem construído, mas tem fugas — problema
não existe um intervalo de manutenção oficial — problema
A nossa recomendação: não ignore ruídos de zumbido ou chiado e troque o óleo em ambos os diferenciais a cada 100 000 km.

Afetados — Unidade de Tração Traseira APP310
Volkswagen ID.3 (2020 – presente, as versões Pro / Pro S ainda utilizam a APP310)
Volkswagen ID.4 (2021 – 4.º trimestre de 2023; versão base Pure em produção)
Volkswagen ID.5 (2022 – 4.º trimestre de 2023)
Volkswagen ID. Buzz (2022 – 2024, versões base)
Škoda Enyaq iV / Coupé iV (2021 – presente, as versões 50 / 60 ainda utilizam o APP310)
Škoda Elroq (2024 – presente, versões 50 / 60)
Audi Q4 e-tron / Q4 Sportback e-tron (2021 – 2024, versões RWD)
Cupra Born (2022 – presente, versões básicas ainda utilizam o APP310)
Números de peça OEM — APP310
1EA900100
1EA900100A
1EA900100B
1EA900100C
1EA900100E
1EA900100G
0CW301103
0CW301103A

Não afetado — Unidade de tração traseira APP550 (redesenhada)
Volkswagen ID.3 GTX (2024 – presente)
Volkswagen ID.4 Pro / Pro 4Motion / GTX (4.º trimestre de 2023 – presente)
Volkswagen ID.5 Pro / GTX (4.º trimestre de 2023 – presente)
Volkswagen ID.7 / ID.7 Tourer (todas as variantes, 2023 – presente)
Volkswagen ID. Buzz variantes de 77 kWh (2024 – presente)
Škoda Enyaq 85 / RS (2024 – presente)
Škoda Elroq 85 / RS (2024 – presente)
Audi Q4 e-tron AWD / Q4 Sportback e-tron AWD (2024 – presente)
Cupra Born VZ (2024 – presente)
Cupra Tavascan (todas as variantes, 2024 – presente)

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com​

https://x.com/evclinic/status/2053446999207268676

Comparativo muito incompleto.

Basicamente, tudo o que é tecnologia de EV não é testado (autonomia, velocidade de carregamento, consumos etc)

Vou ter de ver com atenção o vídeo.

Entretanto saiu o Teste do Bjorn ao iX3 50 xDrive 50
Battery Capacity: 108.6kWh
WLTP Range: 778km
Temperature: 17°C
Tyres: Summer 255/40 R21
Range @ 90km/h: 724km (150Wh/km)
Range @ 120km/h: 511km (213Wh/km)

A mim parece me que este carro tornou o Q6/Macan obsoletos.

vejo espaço para uma alternativa que saia relativamente mais barata que o iX3, como é o Y.
Mas com preços aproximados (q6) ou mais altos (Macan) para mim não justifica dar mais ~12k pelo Macan ou ir para o q6 e ter um EV pior.

Mas o desenho do iX3 não é consensual. Gostei mais do interior ao vivo do Macan, no entanto (e acho o carro mais bonito que o ix3 também).

Também fico a aguardar pelos comparativos com o EX60/GLC.

Repescando estes comentários em resposta ao comparativo do Carwow, coloco aqui um teste que saiu hoje na "What Car", entre o Model Y e iX3, que está mais orientado para a componente elétrica e da experiência de viagem longa (realizados quase 1000km numa ida e volta), nomeadamente autonomia, eficiência, custos e quilómetros que se conseguem fazer sem precisar de abastecer, bem como o tempo que se vai perder a mais num carro com menos autonomia e menor velocidade de carregamento. Existe ainda um foco interessante na rede supercharger vs terceiros, integração dos mesmos com o carro, no software que cada carro tem e na precisão do mesmo, bem como gestão da energia e fiabilidade da mesma na informação dada ao condutor.

Uma das conclusões interessantes recai no facto de, apesar de terem um carro com arquitetura 800v e utilizarem postos de 300KW/h, na prática não conseguiram alcançar essas velocidades, o que torna a velocidade de carregamento uma vantagem relativa e sempre dependente da infraestrutura de cada país, localidade e condições do posto em concreto. Não é algo no qual se possa confiar totalmente, apesar de ser sempre uma mais-valia, naturalmente.

Back