Hoje, o meu carro de aluguer é...

Em relação ao Corsa, alguns pontos a esclarecer:

- na indicação que tinha na chave no carro, vinha que era um Opel Corsa Business 1.2 75 cv (julgo que era essa a versão) daí, ter referido que tinha essa potência. Porém, entretanto fui confirmar através da matrícula e, peço desculpa, mas é uma versão com 101 cv e caixa de 6 velocidades (que irei corrigir no post inicial para ficar a informação correta);

- o percurso foi bastante variado com urbano, estradas rurais, nacionais e auto estrada, daí essa velocidade média. Mas em auto estrada, na Alemanha, rodou bastantes quilómetros entre os 140 e os 170. No restante, Países Baixos, Bélgica, França, Espanha e Portugal em AE rodou na velocidade máxima legalmente permitida com picos pontuais até aos 135/140 km/h. De notar que foi uma viagem sem portagens (exceto a A4). A 140 km/h, assim de cabeça em 6.ª, andava a roçar as 3.000 rpm, um bocadinho abaixo disso.

se calhar eram mesmo 75kw (não fiz a conversão, mas dará perto desses valores de 100cv).

mas se andaste por esses países todos, realmente fizeste milhares de kms!

SUZUKI SWIFT 1.2l 81cv

Aluguei este carrito e gostei bastante!
Não se vêm nas estradas portuguesas, e é uma pena!

Positivo:
  • Interior surpreendentemente espaçoso e visibilidade exterior excelente.
  • Chassis e comportamento super equilibrados e até ligeiramente desportivos. Merecia MUITO mais motor e um volante com uma pega mais grossa.
  • Ecrã de boas dimensões e boa câmara de estacionamento.
  • Design muito giro.
  • Confortável qb.
  • Tinha bancos aquecidos, keyless, Blind spot assist e outras mordomias.
  • Construção robusta.
  • Boa caixa de velocidades, bem precisa.
  • Consumos BRUTAIS! O motor 1.2l 81cv mild-hybrid nem me esforçando ultrapassou a fasquia dos 5l/100km. 4,2l/4,5l confortavelmente.
Negativo:
  • Ufff....motor bastante lento nas recuperações! Acelerações não tanto, mas fogo, numa AE para recuperar de 100 a 120 preciso ir a uma 3ª para conseguir entrar na via da esquerda sem atrapalhar os outros.
  • O tablier é desnecessariamente complexo no design, como os plásticos são todos rijos, se o fizessem com menos componentes aumentaria a resistência a ruídos parasitas (a unidade com 25000kms que conduzi, ainda assim tinha zero destes ruídos...mas antecipo problemas no futuro).

Fonte: Suzuki.pt​

Durante uns dias calhou-me este:

PXL-20260510-111749421.jpg

Kia Stonic 1.2 79cv (?)

Mecânica/Consumos:

Caixa de 5 extremamente curta (a 105 km/h já vai a 3300 rpm). Ajuda a ter algum fôlego em cidade, mas fora dela já não consegue fazer muito para disfarçar a falta de potência.

Já não me lembrava de ter de subir o Marão em terceira, sendo que o carro não ia pesado.

Os consumos são pouco simpáticos em ritmos de AE (130-150km/h), a rondar os 8.5l/100. A ritmos calmos em EN/IC consegue valores abaixo dos 6l/100. Foi entregue com 6.7l/100 de média, e o acumulado de 10k kms era de 6.5.

Condução:

Gostei do feeling da direção e caixa. No entanto o peso nota-se, seja na falta de potência ou em curva.

Tanto o sistema de detecção de colisões como o assistente manutenção na via são exageradamente sensíveis. Dá para configurar a sensibilidade, mas optei por andar com eles desligados.

Interior:

A única superfície agradável ao toque são os bancos, tudo o resto desde as quartelas ao tablier é plástico duro, em que só muda a textura ou côr. Apesar dos materiais a montagem parece ser sólida.

O infotainment cumpre, mas praticamente andei sempre com Android Auto. A qualidade do som, não sendo extraordinária, ficou acima das expectativas. A qualidade da câmara de MA é fraca.

Conclusão:

Não deslumbra em nada. Talvez com um motor melhor e numa versão com mais equipamento cubra parte dos pontos negativos.

Fiquei feliz por entregar a chave no final do aluguer [:D]

Last edited:
Ontem usei um veículo da empresa igual a este para um trajeto de cerca de 100km, BMW 116i auto 122cv:

image.png

Motor e caixa suaves, no modo Efficient o carro parece que "recupera" autonomia​, pois saíu da garagem com 846km de autonomia e chegou com 809km:

image.png
Em condução no modo Efficient, onde está a temperatura, aparece depois um indicador de km, não sei se recupera algo na travagem, tenho ideia que andava sempre por volta dos 65km com o simbolo da bateria.
Média de 6 e pouco, boas performances, alguns ruidos aerodinamicos. Por vezes fazia kickdown sem eu carregar a fundo e o motor desatava a gritar, mas talvez fosse falta de habituação. Mas gostei da experiencia, o GPS é impecavel, nem precisei do waze para nada.

IMG-4324.jpg
Peugeot 208 1.2 Hybrid, penso que de 110cv

Pior carro que conduzi nos últimos tempos. Sempre gostei do 208 e, em particular, da estética interior e exterior desta geração quando saiu.

Agora que tenho o Puma com 2 meses no estaleiro (conforme referi no tópico dos Acidentes), a minha namorada tem andado com este como carro de cortesia.

Não sei bem por onde começar, mas para mim é uma franca desilusão.

Enquanto nota, devo dizer que o meu primeiro carro foi um Peugeot 207 que havia sido comprado novo para a família em 2008, e portanto conheço bem o posicionamento da marca neste segmento. A fiabilidade foi uma desgraça (motor 1.4 vti) mas isso não altera a minha opinião sobre o conjunto.

Pois bem, o 208:

- Tem uma estabilidade péssima em AE, acima dos 130. Com vento, sem vento, de todas as formas e feitios o carro abana e inspira zero confiança. É terrível mesmo. O Clio que os meus pais têm em casa é do mesmo ano (2024) e parece dois segmentos acima, sem exagero. Mesmo a 160/170

- Tem uma caixa horrível. Já conhecia o conjunto num C4 que aluguei o ano passado em Menorca e tinha gostado bastante. Mas aqui não. A caixa é brusca, sobretudo a reduzir, e não se articula bem com o motor elétrico, o que origina imensas hesitações. Mesmo em condução suave, há um ligeiro coice a cada troca de mudança.

- Tem um interior com materiais horríveis. Tudo duro. Tudo! Mas aqui vamos passar a frente, pois isto é transversal a todo o mercado automóvel. Não sei muito bem o que se espera, mas não auguro bom futuro.

- É relativamente confortável , mas não curva assim tão bem. O 207 com jantes 15 (este tem jantes 16) era muito mais plantado a estrada e com feeling muito mais desportivo.

- Gasta pouco. Está com 800km feitos e média de 5,3L/100.

Meu rico Puma 1.0 125cv e a sua caixa 7DCT.

Anseio o momento de entregar isto… Acreditem que é mesmo mau. O Citroen c1 de 2016 que antecedeu o Puma e que eu tantas vezes critiquei aqui no fórum, chega a deixar saudades quando ando com o Peugeot.

Andei quatro dias pelo Norte de Itália, e tinha contratado o mais básico/barato que havia, pois ia andar sozinho e só com uma mala de bagagem, e tinha escolhido um Panda.

Calhou-me um Ford Puma.

Não desgostei do carro, mas os apitos constantes das ''desajudas electrónicas'' tiraram-me do sério.

O Lane Assist, tive de o desligar, porque estava constantemente a levar guinadas no volante, de cada vez que me desviava de um buraco para a berma, e eram bastantes, e numa das vezes, em que o trânsito circulava compacto, desvie-me para deixar passar um ''aspirador'' e por pouco que não acertava na mota.

Como não gosto de agarrar no volante com medo que ele fuja, ao fim de 10 minutos de condução, já estava a levar com o aviso para descansar por fadiga.

A chapeleira, também não me agradou, por ser maleável e não rígida.

O sistema mild-hybryd requer habituação, porque assim que se tira o pé do acelerador, diminui bastante a velocidade, e num 500 que andei, não era assim.

Não puxa mal, mas alguns dos equídeos devem andar a pastar de quando em vez.

Fiz 1099 km com 55,7 litros, o que perfez um consumo de 5,06, numa condução de cerca de 50% estrada nacional, 40% AE e 10 % de urbano.

Um reparo para a Europcar, que pela primeira vez, me entregou um carro que não foi devidamente limpo.

Já conduzi uma Puma e essa coisa de tirar o pé do acelerador e ele reduzir bastante de velocidade fez-me confusão.

A generalidade dos mild-hybrid faz isso, para aproveitar a energia.

O 208 que eu dei feedback acima também o faz, de modo ainda mais agressivo que o Puma - o 208 acende inclusive as luzes de travão.

Mild Hybrid foi o unico que conduzi do que me lembre, hibrido é que já tinha andado no Toyota que tive e não faz isso.

Já conduzi uma Puma e essa coisa de tirar o pé do acelerador e ele reduzir bastante de velocidade fez-me confusão.

E pergunto eu, no seguimento do meu relato do A3 1.5 tsi mild-hybrid, e faz sempre isso, ou seja regenera e trava o carro sempre que tiras o pé do acelerador? É que o A3 fazia uma gestão (não faço ideia quais os parâmetros do algoritmo que foi criado) e às vezes regenerava, outras vez desligava o motor, tornando a condução uma verdadeira epopeia de adivinhas...pelo menos para mim que foi a primeira vez que tive contacto com estes sistemas.

Sim, sempre que tiras o pé do acelerador, ele trava.

E não é uma travagem suave, é mesmo brusca.

Eu tenho o hábito, de deixar o carro ir a deslizar, no caso de mais à frente o trânsito estar parado ou o semáforo fechado, para não ter que parar e reiniciar a marcha, e neste caso, não dava para isso.

E pergunto eu, no seguimento do meu relato do A3 1.5 tsi mild-hybrid, e faz sempre isso, ou seja regenera e trava o carro sempre que tiras o pé do acelerador? É que o A3 fazia uma gestão (não faço ideia quais os parâmetros do algoritmo que foi criado) e às vezes regenerava, outras vez desligava o motor, tornando a condução uma verdadeira epopeia de adivinhas...pelo menos para mim que foi a primeira vez que tive contacto com estes sistemas.

Eu só o conduzi de Caxias ao Prior Velho, mas o Metal já disse que faz sempre, e sim eu também conduzo muito como o metal e aquilo de tirar o pé e deixar ir o carro a gastar 0 numa descida não dava.

O Focus com o mesmo motor faz sempre isso, até acende no painel uma "pilha". De facto, exige habituação e é uma coisa que não me agrada na condução, às vezes só quero "deixar o carro ir" e aquilo trava em demasia, o que obriga a voltar ao acelerador mais cedo do que o suposto.

O Panda com a mesma tecnologia é mais brando.

Faz sempre isso e nunca cala o motor, é isso?

O 1.5 tsi Mhev tem um algoritmo diferente, já que depende das condições. Também faz esse deslizar.

Faz sempre isso e nunca cala o motor, é isso?

O 1.5 tsi Mhev tem um algoritmo diferente, já que depende das condições. Também faz esse deslizar.

No Focus nunca desliga o motor e sempre que tiras o pé do acelerador faz o efeito "travão". A pessoa acaba naturalmente por se habituar, mas não raras vezes penso preferia não ter isto. No entanto, sei que em certos carros o motor tem capacidade para se desligar a muito baixa velocidade.

Não conseguem desligar o modo "B"?

Andei com isso no Symbioz e não me queixei e até prefiro boa parte das vezes isso a ter de accionar o pedal do travão.

Mas isto sou eu que estou habituado a fazer condução apenas com o acelerador com os pessados de passageiros desde há vários anos.

O Focus com o mesmo motor faz sempre isso, até acende no painel uma "pilha". De facto, exige habituação e é uma coisa que não me agrada na condução, às vezes só quero "deixar o carro ir" e aquilo trava em demasia, o que obriga a voltar ao acelerador mais cedo do que o suposto.

O Panda com a mesma tecnologia é mais brando.

É isso mesmo.

O Lane Assist consegui desligar, mas também não procurei afincadamente sobre o resto.

Andei lá a mexer, para colocar o contador de quilómetros a zero e consegui, dava-me os consumos de km/l e não l/km e inicialmente aparecia os quilómetros percorridos, mas a dada altura deixou de aparecer.

Os consumos foram à mão, com o total de quilómetros percorridos e litros abastecidos.

Last edited:
Back