Tópico dos carros eléctricos

Queria ver alguém usar a bicicleta para levar os filhos à escola e depois ir trabalhar, para no final do dia fazer o inverso!

Tens que ir visitar a Escandinávia, ou o Norte da Europa, de bicicleta, mas se fores a ao Algarve ou mesmo Alentejo vês os bifes residentes a fazerem isso mesmo, começam cedo a pedalar, [:p]

Onde é fabricado o model 3 vendido na europa? [s)]

Eu estou-me a referir a todos os produtos da Tesla, não especificamente ao Model 3.

Entendes?

O Model Y é fabricado no país do Mundo mais caro para fabricar automóveis e tem um preço excelente.

Onde é que o Model Y vendido na Europa é produzido?

O que prova que é possível produzir na Europa em países muito caros e ainda vender produtos a um excelente preço e com excelente qualidade.​

Portanto e os sensores de estacionamento apagam todo o produto excelente que são os Teslas? É por causa dos sensores de estacionamento que os Teslas têm preços excelentes?

Que "equipamento básico" é esse que os Tesla não têm?

Puxadores de portas, sensores chuva/luz, quadrante, botões fisicos para as coisas básicas do dia a dia como um seletor de marcha (num sitio em condiçoes), coisas simples como bloqueio infantil, temos de andar por menus e submenus para ajustar e rebater os espelhos, abrir o porta luvas, ajustar a saida de ar, selecionar luzes automaticas, escolher a intensidade das luzes interiores...

A Tesla tem equipamento de topo, mas depois falha nesses basicos.

Já sei o que vais dizer, que esse material não faz falta etc (faz falta a outras pessoas). O que estamos a discutir aqui é o motivo de um MY ser feito na Alemanha e mesmo assim ter baixo custo.

Tens que ir visitar a Escandinávia, ou o Norte da Europa, de bicicleta, mas se fores a ao Algarve ou mesmo Alentejo vês os bifes residentes a fazerem isso mesmo, começam cedo a pedalar, [:p]

estive uns quantos dias pela Bélgica no inicio do mês e vê-se muita coisa deste gênero:

Screenshot 2026-06-29 175807.jpg

no entanto, não se pode ignorar a diferença da nossa topografia para a deles!!

São holandeses, no Algarve há imensos holandeses a viver.

Ai agora é que estão preocupados? Deviam ter pensado nisso nos anos 90 e 2000 quando deslocalizaram as fábricas de cá para lá e para outros países emergentes. Nessa altura não era um problema deixar os europeus sem emprego. Agora adaptem-se ou morrem. o UK já não tem praticamente industria automóvel própria e sobreviveu. Os outros também vão sobreviver.

Puxadores de portas, sensores chuva/luz, quadrante, botões fisicos para as coisas básicas do dia a dia como um seletor de marcha (num sitio em condiçoes), coisas simples como bloqueio infantil, temos de andar por menus e submenus para ajustar e rebater os espelhos, abrir o porta luvas, ajustar a saida de ar, selecionar luzes automaticas, escolher a intensidade das luzes interiores...

A Tesla tem equipamento de topo, mas depois falha nesses basicos.

Já sei o que vais dizer, que esse material não faz falta etc (faz falta a outras pessoas). O que estamos a discutir aqui é o motivo de um MY ser feito na Alemanha e mesmo assim ter baixo custo.

Tudo o que está a bold é assim também em muitos carros europeus. Os Teslas têm sensores de luz e de chuva, os puxadoes das portas são iguais nos carros alemães, etc.. Não é por isso que os Tesças são mais baratos do que os outros. Tens noção do custo que é meter uns botões fisícos no interior de um carro? Não é isso justifica os milhares de Euros que um Tesla custa a menos.

Falta mais um ecrã nos Teslas atrás do volante mas mais uma vez, isso é relativamente barato, não é por aí que os Teslas são baratos.

E tu falas nisso que para ti são defeitos mas não falas naquilo que os Teslas são superiores aos carros europeus generalistas, nomeadamente em eficiência, tecnologia, fiabilidade, qualidade de materiaias, segurança, etc., que são coisas MUITO mais importantes e caras do que aquilo que referes.

evidentemente, tal como sucede nos Países Baixos...

Hoje em dia com as bicicletas elétricas tão baratas a topografia já não é desculpa.​

Eu sou a favor dos VE, mas acho que não devemos ser "fan boys" cegos.

Algumas coisas ali são verdade: em viagens longas é preciso planear bem a viagem, preparando sempre soluções alternativas caso algum posto de carregamento esteja inativo.

A necessidade de ter "n" cartões diferentes também é ridícula, porque não usar apenas um cartão de débito/crédito como nos combustíveis?

Há ainda muitas coisas a melhorar na rede de carregamentos.
Eu normalmente planeio mais por carolice ou porque quero fazer algo nas imediações do carregador, mas se eu meter um destino no GPS do meu carro ele planeia tudo por mim sem espinhas... aliás ando a "namorar" a ideia de fazer uma viagem de 3400km totais algures para o ano e já simulei o destino e comparei com o ABRP e bate ela por ela.

Quanto ao cartão, já o disse tens cartoes que um único funciona na Europa toda.

Last edited:
Hoje em dia com as bicicletas elétricas tão baratas a topografia já não é desculpa.​

O argumento do relevo é clássico, haja mina a céu aberto em África, queremos é elétricos com maior autonomia, e de preferência em batelões vindos da Ásia, baratuchos, [:D]

Eu estou-me a referir a todos os produtos da Tesla, não especificamente ao Model 3.

Entendes?

O Model Y é fabricado no país do Mundo mais caro para fabricar automóveis e tem um preço excelente.

eu não tenho que entender nada, não há nada para entender, só fiz uma pergunta: onde é fabricado o model 3 vendido na europa?

Last edited:
estive uns quantos dias pela Bélgica no inicio do mês e vê-se muita coisa deste gênero:

no entanto, não se pode ignorar a diferença da nossa topografia para a deles!!

É isso é mais confortável e mais cómodo que um VE?
Então podem bem andar de bicicleta para haver menos trânsito. Mas andem pela berma, sff.

O argumento do relevo é clássico, haja mina a céu aberto em África, queremos é elétricos com maior autonomia, e de preferência em batelões vindos da Ásia, baratuchos, [:D]
Podes andar tu de bicicleta!
Quando pensava que este fórum não podia ter mais pessoas “peculiares”, eis que surge sempre uma surpresa!

Tudo o que está a bold é assim também em muitos carros europeus. Os Teslas têm sensores de luz e de chuva, os puxadoes das portas são iguais nos carros alemães, etc.. Não é por isso que os Tesças são mais baratos do que os outros. Tens noção do custo que é meter uns botões fisícos no interior de um carro? Não é isso justifica os milhares de Euros que um Tesla custa a menos.

Falta mais um ecrã nos Teslas atrás do volante mas mais uma vez, isso é relativamente barato, não é por aí que os Teslas são baratos.

E tu falas nisso que para ti são defeitos mas não falas naquilo que os Teslas são superiores aos carros europeus generalistas, nomeadamente em eficiência, tecnologia, fiabilidade, qualidade de materiaias, segurança, etc., que são coisas MUITO mais importantes e caras do que aquilo que referes.

Arrisco ser chato por tanta repetição.

Retirar o que não é essencial para reduzir custos de fabrico, reduzir a gama/opções/personalizações, deixar de investir nos substitutos, receber créditos do co2 em vez de os pagar.

Tudo isto justifica o baixo preço de um Tesla M3 ou MY face a um VW por exemplo.

Back