Tópico dos carros eléctricos

Arrisco ser chato por tanta repetição.

Retirar o que não é essencial para reduzir custos de fabrico, reduzir a gama/opções/personalizações, deixar de investir nos substitutos, receber créditos do co2 em vez de os pagar.

Tudo isto justifica o baixo preço de um Tesla M3 ou MY face a um VW por exemplo.

E, ainda assim, fazem carros top, com apenas 2 modelos... são de facto uns génios!

Próxima fase, integração total com starlink, velocidade máxima, em qualquer lado!

E, depois, o telemóvel! estou curioso para ver o que as operadoras/marcas legacy vão dizer, nesse momento.

Arrisco ser chato por tanta repetição.

Retirar o que não é essencial para reduzir custos de fabrico, reduzir a gama/opções/personalizações, deixar de investir nos substitutos, receber créditos do co2 em vez de os pagar.

Tudo isto justifica o baixo preço de um Tesla M3 ou MY face a um VW por exemplo.

Os construtores europeus também cortam em muita coisa e no entanto continuam a ter preços exorbitantes para aquilo que oferecem e muitas vezes com menos qualidade do que um Tesla.

Um Vw corta em muita coisa a começar pelo exagero em materiais tipo tupperware do interior.

Os construtores europeus também cortam em muita coisa e no entanto continuam a ter preços exorbitantes para aquilo que oferecem e muitas vezes com menos qualidade do que um Tesla.

Um Vw corta em muita coisa a começar pelo exagero em materiais tipo tupperware do interior.
São opiniões.

Encontrei 236 mil europeus que em 2025 concordam com o que dizes.

Encontrei 1,4 milhões de europeus que discordam e acham a VW melhor. (usei a VW porque foi o tema inicial da conversa).

Puxadores de portas, sensores chuva/luz, quadrante, botões fisicos para as coisas básicas do dia a dia como um seletor de marcha (num sitio em condiçoes), coisas simples como bloqueio infantil, temos de andar por menus e submenus para ajustar e rebater os espelhos, abrir o porta luvas, ajustar a saida de ar, selecionar luzes automaticas, escolher a intensidade das luzes interiores...

A Tesla tem equipamento de topo, mas depois falha nesses basicos.

Já sei o que vais dizer, que esse material não faz falta etc (faz falta a outras pessoas). O que estamos a discutir aqui é o motivo de um MY ser feito na Alemanha e mesmo assim ter baixo custo.
Puxadores de portas? Mas as pessoas entram pelas janelas? Ou um puxador à antiga é referência para se entrar num carro? 🤔

Sensores de chuva sempre teve, apesar de se saber dos problemas que ainda existem.

O que é um sensor de luz?

Seletor de marcha? E se o carro vier com seletor automático que nem sequer tens que tocar em nada para arrancar/fazer manobras?

Bloqueio infantil não percebi...

Rebater espelhos não percebi porque qualquer carro no mercado os rebate automaticamente, o ajuste de facto é muito mau porque cada vez se que pega no carro, a primeira coisa que se faz é ajustar os espelhos 🤔

Abrir o porta luvas é clicares num botão do volante e falar para abrir o porta luvas. E já agora, o porta luvas dá para bloquear com um PIN 😅

Ajustar a saída de ar concordo! Não há ajustes físicos das condutas de ar.

Selecionar luzes automáticas é no volante não é em menus e sub menus.

Escolher cor e intensidade das luzes é num menu sim, mas por acaso fiquei curioso se há algum carro com botão físico para o fazer enquanto conduzimos.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

São opiniões.

Encontrei 1,4 milhões de europeus que discordam e acham a VW melhor. (usei a VW porque foi o tema inicial da conversa).

Então pela tua ordem de ideias a Dacia é melhor do que a Lexus. Boa lógica. Esta gente vota.:sh)

Em 2025 a Tesla foi perseguida por razões políticas pelos lunáticos de esquerda. Muita gente não comprou um Tesla apenas por causa das posições do Elon Musk, nada teve a ver com o valor do produto.

Comparar as vendas totais de uma marca com dezenas de modelos (Vw) com uma marca que tem apenas 2 mdoelos e retirar conclusões como retiras, é digno de alguém que apoia criminooss de guerra. É uma falta de noção total.

Para além disso a Europa é o mercado nacional da Vw, e não da Tesla. Vai agora ver as vendas da Vw nos EUA.

São opiniões.

Então pronto, está tudo bem. Se os europeus são melhores, se vendem mais, qual é a preocupação com a Tesla e os Chineses? Deixemos os europeus inteligentes e com posses comprar carros das marcas europeias tradicionais e os europeus que não têm as mesmas possibilidades comprar os carros mais baratos vindos da Ásia. Seguramente que estes últimos se vão arrepender e ter sérios problemas e assim aprendem.

Last edited:
Então pela tua ordem de ideias a Dacia é melhor do que a Lexus. Boa lógica. Esta gente vota.:sh)

Em 2025 a Tesla foi perseguida por razões políticas pelos lunáticos de esquerda. Muita gente não comprou um Tesla apenas por causa das posições do Elon Musk, nada teve a ver com o valor do produto.

Comparar as vendas totais de uma marca com dezenas de modelos (Vw) com uma marca que tem apenas 2 mdoelos e retirar conclusões como retiras, é digno de alguém que apoia criminooss de guerra. É uma falta de noção total.

Para além disso a Europa é o mercado nacional da Vw, e não da Tesla. Vai agora ver as vendas da Vw nos EUA.

"continuam a ter preços exorbitantes para aquilo que oferecem" - Não, pela minha lógica a VW oferece mais pelo que custa do que a Tesla, o que define o preço das coisas é aquilo que as pessoas estão dispostas a dar por elas, e claramente há mais pessoas a preferir VW à Tesla, se a estratégia da VW é diversificar a gama e a estratégia da Tesla é o oposto, quem culpa tem a VW? Alem disso VW e Tesla são carros de gamas e preços semelhantes, Dacia não é comparável.

"Esta gente vota" - A chamar-me burro
"retirar conclusões como retiras, é digno de alguém que apoia criminooss de guerra." - mais um insulto.

Educação e respeito é bonito e eu gosto. Já avisei várias vezes, se não te sabes comportar e partes para o insulto quem discorda de ti, vens debater para um forum para que?

"continuam a ter preços exorbitantes para aquilo que oferecem" - Não, pela minha lógica a VW oferece mais pelo que custa do que a Tesla, o que define o preço das coisas é aquilo que as pessoas estão dispostas a dar por elas, e claramente há mais pessoas a preferir VW à Tesla, se a estratégia da VW é diversificar a gama e a estratégia da Tesla é o oposto, quem culpa tem a VW? Alem disso VW e Tesla são carros de gamas e preços semelhantes, Dacia não é comparável.

"Esta gente vota" - A chamar-me burro
"retirar conclusões como retiras, é digno de alguém que apoia criminooss de guerra." - mais um insulto.

Educação e respeito é bonito e eu gosto. Já avisei várias vezes, se não te sabes comportar e partes para o insulto quem discorda de ti, vens debater para um forum para que?

"Não, pela minha lógica a VW oferece mais pelo que custa do que a Tesla,"

Lamento, mas perdeste toda a credibilidade aqui.

E dou apenas este exemplo:

image.png

onde é que a tesla produz o model 3 vendido na europa?

Sensores de chuva sempre teve, apesar de se saber dos problemas que ainda existem.
Errado

Não tem sensores de chuva, para poupar. Usa as camaras para detectar a chuva, que funciona tão bem quanto servem para sensores de estacionamento, muito fraco.

Não entendi bem.

A VW oferece soluções de motores a combustão, é isso?

Cito novamente, para o caso de não te recordares do que escreveste: "Não, pela minha lógica a VW oferece mais pelo que custa do que a Tesla, o que define o preço das coisas é aquilo que as pessoas estão dispostas a dar por elas, e claramente há mais pessoas a preferir VW à Tesla"

Onde é que a VW, mesmo no modelo de entrada que custa+ de 25K com 95 cv, pode ser considerado que se oferece mais "pelo preço que custa"?

Já nem vou para modelos mais caros.

Errado

Não tem sensores de chuva, para poupar. Usa as camaras para detectar a chuva, que funciona tão bem quanto servem para sensores de estacionamento, muito fraco.

Concordo, funcionam muito mal.

Solução: deixar em modo off. o que num País como o nosso, nem é grande tema.

Um GRANDE defeito, resolvido com o press of a button. ufa!

Ai agora é que estão preocupados? Deviam ter pensado nisso nos anos 90 e 2000 quando deslocalizaram as fábricas de cá para lá e para outros países emergentes. Nessa altura não era um problema deixar os europeus sem emprego. Agora adaptem-se ou morrem. o UK já não tem praticamente industria automóvel própria e sobreviveu. Os outros também vão sobreviver.

Julgo que até foi o Top gear que num programa contrariaram essa narrativa da industria automovel no UK, já ter dado as ultimas, mostrando um exemplar de cada um das cerca de 20 marcas britanicas de veiculos (sejam carros ou tratores). E segundo o google ainda existem 30 fabricas do sector no UK... MAS o número de carros produzidos anualmente tem descido constantemente. Para 2026 esperam pela primeira vez em anos, uma subida no numero de carros construídos.

Cito novamente, para o caso de não te recordares do que escreveste: "Não, pela minha lógica a VW oferece mais pelo que custa do que a Tesla, o que define o preço das coisas é aquilo que as pessoas estão dispostas a dar por elas, e claramente há mais pessoas a preferir VW à Tesla"

Onde é que a VW, mesmo no modelo de entrada que custa+ de 25K com 95 cv, pode ser considerado que se oferece mais "pelo preço que custa"?

Autonomia?

Concordo, funcionam muito mal.

Solução: deixar em modo off. o que num País como o nosso, nem é grande tema.

Um GRANDE defeito, resolvido com o press of a button. ufa!

O que é que esta tua resposta tem a ver com o que era discutido? Funcionam mal, ponto, não é por dar para desligar que passam a funcionar bem, ou é? É um tema como qualquer outro.

Não é para estar sempre a bater no ceguinho, mas estamos a comparar um aglomerado com uns 100 carros diferentes, do generalista ao hiper luxo, centenas de motorizações, milhões de configurações, com uma marca que tem 2 carros, meia dúzia de cores e configurações fechadas.

A VW oferece infinitamente mais no polo de 25k que a tesla, porque a tesla não tem nada por 25k.

Puxadores de portas? Mas as pessoas entram pelas janelas? Ou um puxador à antiga é referência para se entrar num carro? 🤔
Puxadores de porta interiores, houve mortes por pessoas que não encontraram a tempo o puxador mecânico

Tem sensor ou camara? São coisas diferentes e sensores dedicados a cada função funcionam melhor.

O que é um sensor de luz?
Como assim?

Seletor de marcha? E se o carro vier com seletor automático que nem sequer tens que tocar em nada para arrancar/fazer manobras?
O sistema prevê para onde queres ir, mas uma previsão é isso mesmo, quando falha, tens de ir ao ecrâ deslizar para cima ou para baixo. Seja como for, mesmo que o sistema seja muito bom a ausência de um seletor fisico é menos um custo.

Bloqueio infantil não percebi...
Bloquear os vidros e as portas atrás. O meu 407 trancava eletronicamente e tinha botões para trancar as portas e os vidros.

Rebater espelhos não percebi porque qualquer carro no mercado os rebate automaticamente, o ajuste de facto é muito mau porque cada vez se que pega no carro, a primeira coisa que se faz é ajustar os espelhos 🤔
Nunca passaste num espaço apertado que tiveste de ajustar os espelhos? Por exemplo eu não gosto quando estou a estacionar que o espelho do lado direito baixe por isso está desativado, mas se tiver essa necessidade tenho um botão especifico para isso.

Abrir o porta luvas é clicares num botão do volante e falar para abrir o porta luvas. E já agora, o porta luvas dá para bloquear com um PIN 😅
Tudo bonito mas continua sem um sistema de abertura manual. Se mandares alguem ir buscar documentos ao porta luvas como é que a pessoa faz? Se houver um acidente e a policia for procurar os documentos no carro (imagino que esteja espatifado e o sistema não funcione) como é que faz?

Ajustar a saída de ar concordo! Não há ajustes físicos das condutas de ar.

Selecionar luzes automáticas é no volante não é em menus e sub menus.
Não vejo nenhum botão especifico para isso, aqueles botões do volante devem ter 10 funções diferentes. Nos outros carros não sei, no meu tem botão para ligar/desligar luzes automaticas e outro para ligar/desligar máximos automáticos.
Escolher cor e intensidade das luzes é num menu sim, mas por acaso fiquei curioso se há algum carro com botão físico para o fazer enquanto conduzimos.
Tive um Peugeot 205, 206, 307, 407 e uma Expert, todos têm ajuste de luminosidade no interior, parece-me algo banal (pelo menos na Peugeot). O meu carro atual também tem.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Respostas a vermelho.

Não é para estar sempre a bater no ceguinho, mas estamos a comparar um aglomerado com uns 100 carros diferentes, do budget ao hiper luxo, centenas de motorizações, milhões de configurações, com uma marca que tem 2 carros meia dúzia de cores e configurações fechadas.

A VW oferece infinitamente mais no polo de 25k que a tesla, porque a tesla não oferece nada por 25k.

AHAHHAHAHAHHAHAHAHH

Como manipular os factos

"A VW oferece infinitamente mais no polo de 25k que a tesla, porque a tesla não oferece nada por 25k."

Quando ele escreveu ""Não, pela minha lógica a VW oferece mais pelo que custa do que a Tesla, o que define o preço das coisas é aquilo que as pessoas estão dispostas a dar por elas, e claramente há mais pessoas a preferir VW à Tesla​"

Eu dei um exemplo em que como isso é falso, na medida em que a VW é cara e para se equipar decentemente temos de carregar nos extras (como sucede nas marcas legacy).

Na Tesla tens um produto completo, por menos; isto é oferecer MAIS por M€nos.

tem sido universalmente interpretado assim, menos aqui neste Forum.[:p]

Back