[Desporto] Tópico da Selecção Nacional de Futebol

No golo anulado à Croácia fiquei na dúvida, pois se é evidente que o croata estava claramente em fora de jogo, a verdade é que antes de a bola lhe chegar ela tocou nas costas de um defesa nosso. Ainda receei que isso pudesse "anular" o fora de jogo.
O toque do jogador croata precede esse toque q falas, e como se verifica q o jogador em fora de jogo, no momento do toque na bola do jogador croata, viria a beneficiar dessa posição, esse primeiro toque invalida a jogada.

o bom da substituição do ronaldo é que lhe pouparam 40min de jogo ontem, que vai ser bom para ele aguentar 3/4 da partida de 2ª feira, ainda por cima com o menor tempo de descanso entre jogos deste mundial. sem querer e a poupá-lo 25min, acabou por descansar mais 15. já deviam ter poupado mais algum noutro jogo, como no jogo do azerbaijão. mas já é alguma coisa.

quanto à lateral, se por um lado o cancelo não tem jogado nada, por outro lado é contra a espanha e contra alguns jogadores do barcelona. nem sei se deveria jogar ele ou o dalot.

O golo anula
do ao Ronaldo foi espetacular, desde a desmarcação (ok, estava ligeiramente em fora de jogo), recepção da bola e o remate à baliza.
O homem não se esqueceu como se joga e o talento continua lá.
Como seria a prestação do Ronaldo neste mundial se em vez de se andar a poupar para aguentar os 90min todos os jogos, desse tudo em 30-40 min por jogo?
O medo de se lesionar também é visivel nos lances com disputa de bola, mas aqui também não posso criticar muito, porque não é o único que o faz.​

Realmente foi um bom golo, foi pena ter sido fora de jogo por uma unha negra. Enfim, esta lei é muitas vezes parva e anti-futebol e deveria por isso ser profundamente revista/aligeirada, mas não vejo forma de isso acontecer.

Agora o próprio selecionador também vai ter um dilema para si próprio porque sendo espanhol, nascido e criado no seu país natal...claro que ele vai ser profissional e tentar por tudo que a seleção que ele representa (e lhe paga!) passe para a fase seguinte, mas interiormente... por isso, é que eu pessoalmente, a nível de seleções, sou contra haver selecionadores de outras nacionalidades porque humanamente todo o ser humano estará sempre pelo país da sua nacionalidade, mesmo que não o demonstre exteriormente. Mas isso já são outros "500"..

Eu acho o contrário, ele vai querer provar aos espanhóis que é competente, eliminando a seleção do próprio país.
Em um certo nível de profissionalismo, não acredito muito que haja estes patrotismos. Se até nós que não somos profissionais do futebol, por vezes não ligamos muito, acho que estas pessoas não devem ter vontade nenhuma de perder para ver o país Natal campeão. Não deve nem passar pela cabeça..

Realmente foi um bom golo, foi pena ter sido fora de jogo por uma unha negra. Enfim, esta lei é muitas vezes parva e anti-futebol e deveria por isso ser profundamente revista/aligeirada, mas não vejo forma de isso acontecer.

Nem critico o fora de jogo porque, ao contrário do que já vem sendo hábito, o Ronaldo estava bem posicionado.
A questão é que o Ronaldo continua a ser um jogador capaz de fazer magia em campo, mas está condicionado pelo facto de ter (ou querer) de jogar os 90 min.
Durante o tempo que jogou, foi dos poucos lances em que fez algo de útil. A maior parte do tempo nem os defesas da Croácia queriam saber dele!!!
É uma pena isto estar a acontecer e podia dar muitos mais frutos para ele e principalmente para a seleção.

• Like
Reactions: eu
Foi um jogo memorável, com um final dramático, cheio de emoções. E é isto que o futebol deve provocar nos adeptos.

Contente com a vitória, mas muito preocupado com o que aconteceu na segunda-parte, já há muito tempo que não via a equipa a defender tão mal. A equipa ficou totalmente partida, e os coitados dos defesas ficaram sozinhos a enfrentar vagas e vagas de ataques dos croatas, sem qualquer pressão na linha à frente deles.

Confirma-se o cansaço extremo de muitos jogadores, incluindo bruno, vitinha, cancelo, joão neves, nuno mendes (este um pouco melhor).

Ontem fez falta o palhinha, não percebo como não o convocou.

Last edited:
A questão é que o Ronaldo continua a ser um jogador capaz de fazer magia em campo, mas está condicionado pelo facto de ter (ou querer) de jogar os 90 min.

Parece-me que a melhor forma de maximizar o Ronaldo seria ele entrar apenas na segunda-parte dos jogos, ele fresco a enfrentar os defesas já mais cansados.

Mas o treinador não se atreve a fazer isso. Viram a cara do Ronaldo quando foi substituído?

É verdade que Espanha acaba por ser favorita, nem que seja ligeiramente, mas não serão "favas contadas" para eles, de todo! Vão ter trabalho e não é pouco. E eles também sabem isso. E também é verdade que Portugal contra seleções mais fortes, costuma bater-se bem e até melhor do que com seleções teoricamente mais fracas.

Agora o próprio selecionador também vai ter um dilema para si próprio porque sendo espanhol, nascido e criado no seu país natal...claro que ele vai ser profissional e tentar por tudo que a seleção que ele representa (e lhe paga!) passe para a fase seguinte, mas interiormente... por isso, é que eu pessoalmente, a nível de seleções, sou contra haver selecionadores de outras nacionalidades porque humanamente todo o ser humano estará sempre pelo país da sua nacionalidade, mesmo que não o demonstre exteriormente. Mas isso já são outros "500"..

o ano passado ganhámos a final da liga das nações à Espanha.

Gostava de estar otimista, mas dada a forma medonha com que Portugal defende (e ontem mais uma vez, contra uma seleção envelhecida, isso ficou bem visível), e tendo em conta o ataque que vai estar do outro lado, não consigo não pensar que tudo o que não seja cabazada é lucro.

Vamos ver como corre.

Gostava de estar otimista, mas dada a forma medonha com que Portugal defende (e ontem mais uma vez, contra uma seleção envelhecida, isso ficou bem visível), e tendo em conta o ataque que vai estar do outro lado, não consigo não pensar que tudo o que não seja cabazada é lucro.

Vamos ver como corre.

Que péssimismo... Já eu acho que contra as seleções "grandes" normalmente jogamos melhor...

Foi um jogo memorável, com um final dramático, cheio de emoções. E é isto que o futebol deve provocar nos adeptos.

Contente com a vitória, mas muito preocupado com o que aconteceu na segunda-parte, já há muito tempo que não via a equipa a defender tão mal. A equipa ficou totalmente partida, e os coitados dos defesas ficaram sozinhos a enfrentar vagas e vagas de ataques dos croatas, sem qualquer pressão na linha à frente deles.

Confirma-se o cansaço extremo de muitos jogadores, incluindo bruno, vitinha, cancelo, joão neves, nuno mendes (este um pouco melhor).

Ontem fez falta o palhinha, não percebo como não o convocou.

Em minha opinião, que vale nada, teve que haver alguma coisa extra futebol. Ele fez uma boa época e era um habitué na seleção até à liga das nações. não havia nenhum motivo para não ir agora e até durante o apuramento.
Ontem o Samu podia fazer aquele lugar em determinado momento, embora o Neves até conseguiu segurar alguma bola que acabou por ser importante. Não tanto a recuperar, mas na posse deu uma ajuda.

No resto o jogo foi muito bom na 1ªparte, devíamos ter resolvido o jogo aí, depois na 2ªparte após a 1ªoportunidade da Croácia o jogou mudou 180º, ganharam confiança e nós perdemos muita.
Em todo o caso mesmo nesse caos diria que estranhamente ninguém perdeu a calma e foram mantendo o foco.
Um dos problemas é que alguns jogadores em determinados momentos parece que esquecem o jogo e isso tem prejudicado muito o coletivo. Por exemplo os extremos não acompanharem os laterais tem sido um problema grave para a defesa. (por exemplo coisa que Bernardo embora fora do lugar fazia).
O Leão que é um jogador com grande talento por vezes acho que se esquece que está em campo, para no segundo seguinte mandar um balázio como ontem.

alguns dados sobre o jogo de ontem:

- ronaldo o mais velho em campo por portugal e o mais velho a marcar. primeiro golo dele também em fases finais de mundiais (só o conseguiu ao 6º e de penalti).

- gonçalo ramos a ficar isolado no segundo lugar de melhores marcadores da seleção em fases finais. já leva 4 golos, só superado por deusébio, que marcou 6.

- marcou também o golo mais tardio de portugal em fases finais aos 90+4.

- gonçalo ramos é o 3º tipo que precisa de menos minutos para marcar em fases de eliminação (43 minutos, sendo duperado por wilimowski em 1938 e just fontaine em 1950).

- só gonçalo ramos, zidane e brehme é que marcaram 100% dos golos em fases a eliminar, desde que há grupos+eliminatórias.

- 61% de posse de bola para portugal, 39% para os croatas, mas foram eles que tiveram as oportunidades mais flagrantes, à exceção do golo anulado ao ronaldo.

penso que, de todos os jogadores e excetuando os GR, só gonçalo inácio e guedes é que não se estrearam ainda.

Tiveram as que deram mais nas vistas, mas Bruno Fernandes logo no inicio teve uma gigante (foram até 2 na mesma jogada) e já no jogo anterior com a Colombia podia ter marcado noutra ainda mais evidente. Em jogos deste nível não se pode desperdiçar tanto ali naquela posição.

Em relação ao jogo... eh pá, quase 20 minutos de descontos foi totalmente surreal e injustificado!! :sh):sh)

eram 90+10 minutos e o Gonçalo marca aos 90+3 e festejam ... o que daria pelo menos mais 1 ou 2 minutos
e depois eles marcam 90+12 (naquela que seria a ultima jogada) e depois dá-se mais 4 ou 5 minutos para festejos + Var anular

pior é Portugal com 2-1 nos descontos estar sempre a chutar balões em vez de guardar a bola e queima rtempo

quem não marca sofre e se com a colômbia conseguimos ter sorte, ontemk se não era o VAR saíamos de lá com o jogo perdido por 2-3 ou 2-4.

quanto a defender, portugal foi anjinho. os próprios comentadores a dizerem para guardarem a bola, para fazerem passes curtos, mas não, pareciam putos do colégio a mandarem pontapés na bola a ver o quão longe ela ia ou quão alto ela subia! depois queixaram-se, claro, safando-os o VAR.

eram 90+10 minutos e o Gonçalo marca aos 90+3 e festejam ... o que daria pelo menos mais 1 ou 2 minutos
e depois eles marcam 90+12 (naquela que seria a ultima jogada) e depois dá-se mais 4 ou 5 minutos para festejos + Var anular

pior é Portugal com 2-1 nos descontos estar sempre a chutar balões em vez de guardar a bola e queima rtempo
Não se viu nas imagens, mas li que houve uma invasão de campo e se virem videos na net verão que os adeptos Croatas atiraram dezenas de garrafas de plástico para o campo, depois do VAR cancelar o golo. Tiveram a limpar aquilo tudo. Houve muito tempo perdido.

Parece-me que a melhor forma de maximizar o Ronaldo seria ele entrar apenas na segunda-parte dos jogos, ele fresco a enfrentar os defesas já mais cansados.

Mas o treinador não se atreve a fazer isso. Viram a cara do Ronaldo quando foi substituído?

Vi a cara e o que disse!

Pelas minhas contas, o árbitro devia ter terminado o jogo 8 segundos antes do golo anulado da Croácia 😅

Agora mais a sério: por essa net fora, anda toda a gente a falar de roubo, que a FIFA queria Portugal apurado… Acho que sim, faz todo o sentido… o árbitro esticou o jogo provavelmente para Portugal marcar o 3-1 😒

Back