[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votes: 15 68.2%
  • Não, deito fora

Votes: 7 31.8%

• Total voters
    22
E agora começaram a avariar...

Já apanhei duas avariadas está semana e uma na semana passada. ( Sou cliente habitual [s)]) Alguém já notou?

Para já, aqui ao lado de casa o resultado é os agarrados a espalhar o lixo que esta no contentor pelo chão à procura de garrafas. Não é um, é o dia todo nisto.

Maravilha.. [;)]

Com uma amostra bem pequena e que pouco representa, na urbanização onde vivo noto o lixo pior separado do que há uns meses atrás, muito mais cartão e embalagens no lixo indiferenciado... com os ecopontos literalmente encostados aos recipientes do lixo indiferenciado. Raio de mentalidades...

Para já, aqui ao lado de casa o resultado é os agarrados a espalhar o lixo que esta no contentor pelo chão à procura de garrafas. Não é um, é o dia todo nisto.

Maravilha.. [;)]

Sim sim, em Lisboa andam com sacalhões transparentes enormes. É capaz de ser bom negócio.
É claro, em zonas turísticas fazem isso mesmo: despejam lixo à procura das garrafas [8b]

Já vi.

Screenshot-20260710-004839-Firefox-2.jpg
.

Vim cá deixar algo semelhante:

image.png

Capa de "O Público" de hoje (https://jornaisdia.eu/Publico.pt.aspx?n=1).

Tinha um amigo que dizia sabiamente: "é pior ser pobre de espírito do que pobre de finanças".

E aqui está um bom exemplo disso: a gula por conseguir ganhar umas dezenas de cêntimos é um espectáculo triste de ser ver.

Pois aqui vai uma também muito curiosa: conheço uma pessoa que no local de trabalho dela tem sempre uma garrafa de água em cima da mesa. Antes, nunca uma senhora da limpeza pôs uma garrafa no lixo. Pois na semana passada, "desapareceu" uma garrafa​ de cima da mesa de um dia para o outro. Quem adivinha se tinha o "símbolo dos 10 cêntimos" ou não...?

:sh):sh):sh)

Ai mas eu tou tão baralhado.....

Então mas isto não era copiar a europa central e fingir que ao sermos macacos de imitação ficamos mais primeiro mundistas?

Agora vêm vocês dizer que afinal há mais lixo espalhado, atão mas não era pa ser tipo cada cidadão = cantoneiro a 10 centimos?

Ele há coisas....

Com uma amostra bem pequena e que pouco representa, na urbanização onde vivo noto o lixo pior separado do que há uns meses atrás, muito mais cartão e embalagens no lixo indiferenciado... com os ecopontos literalmente encostados aos recipientes do lixo indiferenciado. Raio de mentalidades...

Quem reciclava, leva agora com o rótulo " pelos vistos tens de receber dinheiro para reciclar " .

No mínimo é fazer pouco de quem ia ao ecoponto. E depois o problema é mentalidades...

Queres o quê? Que as pessoas continuem a ser tidas como parvas? Revoltam-se e deixam de alinhar nas parvoíces, já não chega pagarem altas taxas ainda têm agora que pagar mais isto como se nunca tivessem reciclado.

Eu é que sou dos poucos parvalhões que se esforça para ir ao ecoponto e mesmo que estejam cheios ( todos aqui na zona ) , guardo em casa durante vários dias até vir o camião mágico.

O que me dá vontade é de fazer como os outros. Não os vou imitar mas também não os critico.

Quem reciclava, leva agora com o rótulo " pelos vistos tens de receber dinheiro para reciclar " .

No mínimo é fazer pouco de quem ia ao ecoponto. E depois o problema é mentalidades...

Queres o quê? Que as pessoas continuem a ser tidas como parvas? Revoltam-se e deixam de alinhar nas parvoíces, já não chega pagarem altas taxas ainda têm agora que pagar mais isto como se nunca tivessem reciclado.

Eu é que sou dos poucos parvalhões que se esforça para ir ao ecoponto e mesmo que estejam cheios ( todos aqui na zona ) , guardo em casa durante vários dias até vir o camião mágico.

O que me dá vontade é de fazer como os outros. Não os vou imitar mas também não os critico.

Mas isso da revolta para mim é tranquilo, a revolta para mim é comprar o mínimo de embalagens com volta possível.

Acho que há uma boa parte da população que não sabe (e não quer saber) que ao não separar o lixo isso também lhes vai sair do bolso, porque vai ter que ir mais lixo para aterro e isso custa bom dinheiro (pelo que consegui perceber, prai 100 euros/ton), que obrigatoriamente se vai refletir na taxa de resíduos que a malta paga na fatura da água.

Eu critico quem não separa, acho que é daquelas coisas relativamente simples de fazer (mesmo que não seja feita de forma perfeita). Não separar é lixar com f o ambiente e a carteira (a carteira de quem não separa e de quem separa).

Se falarmos nas embalagens volta, não separar também é parvo de duas (ou até três) formas: mais resíduos não separados, os 10 cêntimos da SDR estão sempre garantidos (para pagar os empréstimos feitos pelas cadeias de distribuição e grandes colocadores desses tipos de embalagens no mercado, para pagar uns quantos salários bem simpáticos que se pagam na SDR e para manter o sistema volta a funcionar) e, também porque agora começa a haver mais trabalho para a higiene urbana, porque têm que andar a voltar a colocar o lixo no recipiente que foi despejado por alguém para o chão à procura de embalagens com o símbolo que dá 10 cêntimos.

Vejo a tua primeira frase um bocado ao contrário... "Agora tens que pagar para garantir que reciclas", é um bocado assim que eu vejo a coisa.

E agora começaram a avariar...

Já apanhei duas avariadas está semana e uma na semana passada. ( Sou cliente habitual [s)]) Alguém já notou?

Vai ser cada vez mais frequente.
O "sistema" é que gere as maquinas. O sistema recebe dinheiro adiantado dos consunidores. Só devolve se os consunidores meterem garrafas nas maquinas.
Qual o incentivo para o "sistema"? Ter maquinas funcionais ou fora de serviço?
[;)][;)]

Hoje fui ao Auchan, e tive de voltar com as garrafas para o carro, porque a máquina estava bloqueada.

Ontem entrei num pequeno P.Doce de rua, e quando ia a sair com a meia dúzia de coisas que queria, ouvi vozearia na zona da máquina. Estava uma funcionária a tentar manter ordem, metendo ela as embalagens no colector, com uma fila de algumas pessoas com grandes sacos de material, nítidamente mais do que consumo doméstico.

Num pequeno restaurante perto tinham-me dito que em estabelecimentos maiores havia recolha organizada, mas eles com menos de 50 m2 tinham de se servir de um supermercado.

Não está a correr bem ...

Hoje fiquei fudidu!
Fui ao Leclerc as compras e no momento em que ia comprar umas bebidas francesas reparei que colaram códigos barras com o símbolo volta nas garrafas antigas e estrangeiras! Os euros que aquela gente deve fazer com bebidas que não tinham tara para pagar.
Resultado: dei meia volta e aumentei a lista de compras para fazer em Espanha.
Uma coisa é reciclar, outra é fazer dinheiro a custa do povo!

Hoje fiquei fudidu!
Fui ao Leclerc as compras e no momento em que ia comprar umas bebidas francesas reparei que colaram códigos barras com o símbolo volta nas garrafas antigas e estrangeiras! Os euros que aquela gente deve fazer com bebidas que não tinham tara para pagar.
Resultado: dei meia volta e aumentei a lista de compras para fazer em Espanha.
Uma coisa é reciclar, outra é fazer dinheiro a custa do povo!

Isso é um grande esquema e até já me tinha lembrado disso, qualquer pessoa pode meter um autocolante imprimido com o símbolo do Volta e meter lá garrafas/latas de fora do sistema.

Mas não acredito que uma empresa enorme como o E.Lecerc (é 15º maior retalhista do Mundo para quem não sabe) tenha feito isso sem autorização a empresa do Volta.

Isso é um grande esquema e até já me tinha lembrado disso, qualquer pessoa pode meter um autocolante imprimido com o símbolo do Volta e meter lá garrafas/latas de fora do sistema.

Mas não acredito que uma empresa enorme como o E.Lecerc (é 15º maior retalhista do Mundo para quem não sabe) tenha feito isso sem autorização a empresa do Volta.
Sim deve haver uma alínea qualquer para fazerem isso, mas achei reles da parte deles em apressar a cobrança dos 0€10! Faziam como os outros: substituíam a medida que o stock velho fosse escoando.
Em todo caso as etiquetas parecem fáceis de remover.

Back