REVISÕES - Preços, atendimento, etc...

Ando ali com uma situação estranha no carro.

Quando ligo o carro com o AC já ON no interruptor, passados uns 5 segundos o ralenti sofre ali uma “quebra” momentânea, parece que vai abaixo, mas normaliza logo de seguida.

Isto acontece a frio e a quente, com o carro parado.

Se ligar o carro com o AC em off e o ligar posteriormente, nada se passa.

O que será? Bateria?

O ideal é dae ao arranque sempre com tudo o que é acessório desligado e sempre com a embraiagem desligada do volante motor (pedal a fundo). Tudo para minimizar o esforço do motor de arranque e até desgaste da própria bateria.

O compressor não funciona durante o arranque.

Obrigado.

Híbridos e elétricos é outro assunto.

Como assim?

Nao entendi. É o acionamento do compressor?

É que aquilo manda-me uma bujarda enorme no carro. Ontem até o meu pai que estava fora do carro percebeu e perguntou “epa, o que foi isto?”

Parece que o carro se desliga, quase.

Nunca ligo o motor com AC ligado nem consumíveis eléctricos ligados nem mesmo as luzes se for de noite excepto o radio que liga automaticamente ao ligar o quadrante.

Nunca desligo o carro com consumíveis eletrônicos ligados excepto o radio que desliga automaticamente ao tirar a chave do canhão

Quando uso o AC , desligo a poucos metros de chegar ao destino e mantenho apenas a ventilação ligado no máximo e assim aproveito o resto do fresco e seca a humidade o radiador ou condensador do tablier.

Antes de ligar o motor , calco o pedal da embraiagem .

Não sei se há benefícios com tudo isto mas como alguém falou em cima , são manias .

Last edited:
Nunca ligo o motor com AC ligado nem consumíveis eléctricos ligados nem mesmo as luzes se for de noite excepto o radio que liga automaticamente ao ligar o quadrante.

Nunca desligo o carro com consumíveis eletrônicos ligados excepto o radio que desliga automaticamente ao tirar a chave do canhão

Quando uso o AC , desligo a poucos metros de chegar ao destino e mantenho apenas a ventilação ligado no máximo e assim aproveito o resto do fresco e seca a humidade o radiador ou condensador do tablier.

Antes de ligar o motor , calco o pedal da embraiagem .

Não sei se há benefícios com tudo isto mas como alguém falou em cima , são manias .

Há, então no pisar da embraiagem aligeira o "esforça" que motor de arranque tem de fazer (e isto sem entrar em conta os carros mais recentes que se não fizeres isso, nem permite pegar).

No caso, algo que o meu falecido pai ensinou e que já o faço, há mais de 30 anos.

E quando ao resto, também tenho os mesmos procedimentos, inclusive o AC

No caso da embraiagem , eu creio que ajuda a aliviar o esforço do motor de arranque e bateria porque como a embraiagem ao ser pressionada liberta o veio principal da caixa de velocidades e é menos peso e esforço para o motor de arranque puxar , isto é a minha convicção e penso estar correto mas ....

O mercedes se não pisar a embraiagem não liga.

Mas em vários carros se os ligar com o AC já ligado não acontece nada.

Era disso que estava a falar, pois não parece algo assim tão normal quanto isso.

Pode ter um sistema já pré programado de fábrica que impede o compressor ligar junto com o motor para não subcarregar o arranque desde motor de arranque ,bateria , e para suavizar o arranque digo eu.

Por acaso uma coisa boa que a Toyota tinha (presumo que ainda tenha), é que online tem o preço da revisão, e pode-se ver por concessionário e marcar no que fizer mais barato.

Esta transparência podia ser seguida por mais marcas.

A Kia também tinha e agora parece que andaram para trás e manda contactar o concessionário....enfim.

Ja agora, fala-se das revisões Toyota serem mais em conta e afinal...
image.png

Last edited:
A Kia também tinha e agora parece que andaram para trás e manda contactar o concessionário....enfim.

óleo validado (3L ?) + filtro óleo original da marca + filtro de ar original da marca + filtro de habitáculo original da marca + mão de obra (c/ inspecção de chassis) + lavagem + taxa / tratamento de resíduos = 200€ + iva

está caro?
quanto foram as duas anteriores?

Aumentaram de há uns anos para cá, mesmo assim está na média para uma revisão com a troca de filtro de ar também.

Antigamente ainda havia a Toitorres que fazia bem mais em conta que Lisboa e merecia a visita, agora comprada pela Caetano é mais do mesmo.

Já agora, um pequeno update que queria a vossa opinião para ver se estou perante 2 situações distintas ou se é tudo derivado do mesmo: após acender a luz, já senti umas 2/3x o carro dar uns solavancos em aceleração/retoma e, sobretudo em subida. A sensação é do género como se tivesse os discos empenados e ao travar sentimos aquela vibraçao, mas neste caso ao acelerar. Hoje foi no inicio da subida do tunel do Grilo, a pontos de achar que o carro não ia fazer a subida...isto por volta dos 90/100, tive que desacelerar, depois entrei no tunel a 70 e nada mais aconteceu. Será tudo derivado do mesmo ou sou um gajo mesmo azarado e agora são os sinoblocos ou a transmissão?....
Se começar a dar muitas chatices, leva guia de marcha em 3 tempos.

e hoje voltaram os sintomas, curiosamente na entrada do Tunel novamente, e mais tarde, na curva do aeroporto sentido final A1>Benfica. Sobretudo neste troço, ia a 80 em 6ª, acelero para retomar, ganha velocidade e desata a trepidar volante e pedais. Desacelero, volto a acelerar e já não voltou a fazer. Ando louco com isto. Já li que pode ser semi-eixo/junta homocinética, e o mecânico tá a rebentar de trabalho e sem disponibilidade para analisar.
O problema é que eu tenho receio que de um momento para o outro, fique apeado na estrada...[s)]

Epah, eu até me considero um gajo que estima as coisas. Tanto faz um carro como um relógio de 10€. Mas a malta abusa, fica refém das coisas que compra.
É lógico que não deve de dar saúde nenhuma ligar a ignição e automaticamente ligar tudo, motor, radio, luzes, ac...
Como mesmo no inverno ando muito com ac, tenho por hábito desligar antes de desligar o carro. Depois, só o ligo depois de ligar o motor. Mas no verão, em que passo semanas com ele ligado de seguida, é muito normal esquecer -me 3 ou 4 vezes de o desligar quando paro, e só dou por isso quando volto a ligar o carro e vejo aquilo tudo a trabalhar. Não é que goste da situação, mas não me tira o sono.
Os sensores de luz: durante o dia, passo 2 vezes no mesmo mini túnel para ir trabalhar, aquilo são 10m, é ridículo os faróis ligarem para dslaigarem logo de seguida, mas não abro mão do conforto de não ter de andar a ligar/desligar luzes á noite.
É o 1o carro que tenho com car play, (o 208 da mulher já tinha). Para quem nunca teve, ter de ligar um cabo ubs para ter AA no carro era excelente. Mas comprei uma pen bluetooth dessas chinocas, só para não ter de andar a ligar fios. É entrar no carro, mesmo o tlm no bolso, tenho AA no ecrã. É bem verdade que come a bateria do tlm, saúde não lhe deve de dar, pah, mas as coisas são para eu me usar delas e ter conforto.
Está na altura da revisão? Ok, se a marca manda 10k não é para fazer 20k. Mas se a marca manda 20k, não é para fazer 10k.
Não precisa de levar óleo da Galp, mas também não precisa de levar o Mobil xopto com pepitas de ouro.
Se tem de levar pastilhas, não precisa de levar linha branca ou chinocas, mas também não precisa de cerâmica, qualquer marca da "praça" cumpre na perfeição.
A malta fica admirada em eu dizer que nunca meti 1l de gasolina 98. Sempre simples 95.
Cai o Carmo e a trindade quando aumenta 2cts, mas depois andam a meter combustível aditivado da BP, isto porque não há mais caro. Juro, não entendo.

Epah, eu até me considero um gajo que estima as coisas. Tanto faz um carro como um relógio de 10€. Mas a malta abusa, fica refém das coisas que compra.
É lógico que não deve de dar saúde nenhuma ligar a ignição e automaticamente ligar tudo, motor, radio, luzes, ac...
Como mesmo no inverno ando muito com ac, tenho por hábito desligar antes de desligar o carro. Depois, só o ligo depois de ligar o motor. Mas no verão, em que passo semanas com ele ligado de seguida, é muito normal esquecer -me 3 ou 4 vezes de o desligar quando paro, e só dou por isso quando volto a ligar o carro e vejo aquilo tudo a trabalhar. Não é que goste da situação, mas não me tira o sono.
Os sensores de luz: durante o dia, passo 2 vezes no mesmo mini túnel para ir trabalhar, aquilo são 10m, é ridículo os faróis ligarem para dslaigarem logo de seguida, mas não abro mão do conforto de não ter de andar a ligar/desligar luzes á noite.
É o 1o carro que tenho com car play, (o 208 da mulher já tinha). Para quem nunca teve, ter de ligar um cabo ubs para ter AA no carro era excelente. Mas comprei uma pen bluetooth dessas chinocas, só para não ter de andar a ligar fios. É entrar no carro, mesmo o tlm no bolso, tenho AA no ecrã. É bem verdade que come a bateria do tlm, saúde não lhe deve de dar, pah, mas as coisas são para eu me usar delas e ter conforto.
Está na altura da revisão? Ok, se a marca manda 10k não é para fazer 20k. Mas se a marca manda 20k, não é para fazer 10k.
Não precisa de levar óleo da Galp, mas também não precisa de levar o Mobil xopto com pepitas de ouro.
Se tem de levar pastilhas, não precisa de levar linha branca ou chinocas, mas também não precisa de cerâmica, qualquer marca da "praça" cumpre na perfeição.
A malta fica admirada em eu dizer que nunca meti 1l de gasolina 98. Sempre simples 95.
Cai o Carmo e a trindade quando aumenta 2cts, mas depois andam a meter combustível aditivado da BP, isto porque não há mais caro. Juro, não entendo.

Essa do AC sempre ligado faz mal? No meu deixo aquilo sempre ligado no automático seja verão ou inverno, adoro o conforto do AC.

Essa do AC sempre ligado faz mal? No meu deixo aquilo sempre ligado no automático seja verão ou inverno, adoro o conforto do AC.

Claro que não (é precisamente o oposto), mas pelos vistos há muita gente que acha que sim. É importante perceber que no momento do arranque, qualquer carro "decente", corta a alimentação a à maioria dos componentes elétricos para garantir o melhor arranque possível do motor. Passados alguns segundos, após estabilizar, volta a ligar tudo, inclusive o alternador. Por isso é que uma bateria em bom estado é importante - para evitar picos e quebras de corrente nos arranques. E isto não é tecnologia recente. Os carros já fazem isto isto há mais de 15 anos.

Claro que não (é precisamente o oposto), mas pelos vistos há muita gente que acha que sim. É importante perceber que no momento do arranque, qualquer carro "decente", corta a alimentação a à maioria dos componentes elétricos para garantir o melhor arranque possível do motor. Passados alguns segundos, após estabilizar, volta a ligar tudo, inclusive o alternador. Por isso é que uma bateria em bom estado é importante - para evitar picos e quebras de corrente nos arranques. E isto não é tecnologia recente. Os carros já fazem isto isto há mais de 15 anos.

Pois exato, no meu já reparei que o AC só arranca uns bons segundos depois do carro estar a trabalhar, quase da tempo do cold start terminar.

Back