REVISÕES - Preços, atendimento, etc...

Quando o AC começa a fraquejar (deixa de esfriar), faz sentido andar a carregá-lo? Não acaba sempre por ser o compressor a ir à vida?

Muito raro ser o compressor, por norma é o gás que sai devido a pequenas ou grandes fugas no sistema, ou problemas noutros componentes como a válvula expansora.

Nada como fazer um diagnóstico, porque raramente a reparação atinge valores muito elevados..

Quando o AC começa a fraquejar (deixa de esfriar), faz sentido andar a carregá-lo? Não acaba sempre por ser o compressor a ir à vida?
O mais comum é estar a ficar sem gás.

Com isso, indica uma possível fuga que depois leva a quebra de outras peças.

O que eu quis dizer é mais ou menos isso. Que há sempre uma avaria inerente, que carregar por si só não vai resolver. Enquanto não se identificar é andar a torrar nota em carregamentos.

Também troquei os discos, calços e sensor de desgaste da frente do Club.

Não que me apetecesse muito, mas a diferença para o orçamento que me apresentaram era demasiado para eu justificar o serviço na marca.
Eu entendo que haja muita coisa para pagar, salários, rendas, seguros, impostos, etc. Mas como consumidor não faz sentido uma diferença tão grande.

Acendeu-me a luz de motor na Carens e aproveitei uma oficina multimarca aqui ao pé de casa para me correrem o diagnóstico que deu um erro que ficou na memória referente às borboletas de admissão. Zero impacto no rendimento, consumos, resposta do motor até agora. Limparam o erro, ontem andou bem, parei, voltei a ligar o carro e a luz voltou a acender. Diagnóstico: tirar a admissão para ver se alguma borbolea está presa ou suja.

Duvidas:

1)não notando nada, poderá ser apenas erro em memória e assim valerá a pena investir num leitor OBD2 para correr e apagar o erro? Algo assim:
image.png

2) se vale a pena tirar as borboletas para evitar stresses futuros, pois há imensos relatos na net a dizer que fizeram e teve zero impacto no motor, erros, etc?

image.png

Acendeu-me a luz de motor na Carens e aproveitei uma oficina multimarca aqui ao pé de casa para me correrem o diagnóstico que deu um erro que ficou na memória referente às borboletas de admissão. Zero impacto no rendimento, consumos, resposta do motor até agora. Limparam o erro, ontem andou bem, parei, voltei a ligar o carro e a luz voltou a acender. Diagnóstico: tirar a admissão para ver se alguma borbolea está presa ou suja.

Duvidas:

1)não notando nada, poderá ser apenas erro em memória e assim valerá a pena investir num leitor OBD2 para correr e apagar o erro? Algo assim:

2) se vale a pena tirar as borboletas para evitar stresses futuros, pois há imensos relatos na net a dizer que fizeram e teve zero impacto no motor, erros, etc?

Se quiseres poço ao acelerar, mais fumo e uma reprogramação forçada, é uma óptima sugestão.

Duvidas:

filedata/fetch?filedataid=193442
Esses leitores OBD não são grande coisa.

Ainda recentemente comprei um aparelho de diagnóstico novo por aplicação. Apanhei uma boa promoção do Xtool A30M. Estive indeciso entre esse e o Mucar BT200 Max.

O Xtool AD20Pro para um utilizador casual, acho que já começa a ser interessante.

Como é enviado da França, acho que não tem os problemas alfandegários de produtos enviados da China do AliExpress.

https://a.aliexpress.com/_EIRYt2S

Eu concordo plenamente com a opinião do eblase.

As borboletas existem no coletor por algum motivo, ( coletor de admissão variável ) as borboletas em baixa rotação estão fechadas para acelerar o fluxo de ar e quando o.motor atinge uma determinada rotação as borboletas abrem para um maior fluxo de ar para os cilindros.

Anular as borboletas todo este sistema fica desafinado e maior lag será sentido na resposta do motor e provavelmente maior consumo de combustível e maior quantidade de emissões de gases quem irá sofrer será a egr e filtros de partículas .

Falo isto com uma experiência que fiz no meu carro desligando as borboletas provisoriamente a ver os resultados.

Mas cada um é que sabe o melhor para si .

Mas concordo também que há sistemas de borboletas mal projetados de fábrica como os motores 1.9 CDTI e alguns motores BMW .

Pois, exatamente por me lembrar dos BMW que partiam as borboletas e geravam um arranjo valente é que me lembrei de colocar a questão, até porque não sou nada apologista de tirar peças que existem, porque se existem, é derivado a fazerem falta...
Por agora vou andar assim, até porque preciso mesmo do carro todos os dias até o miudo entrar de férias, e como não sinto qualquer diferença no comportamento do motor, assumo que é um erro de memória. Depois, eventualmente o caminho será limpeza / descarbonização - 9 anos de vida já justificam o investimento.
Os gajos na Norauto anunciam descarbonização por 60€, não acredito que seja desmontar peça, limpar e voltar a montar - deve ser mais aquela intervenção de abrir a admissão, jogar lá para dentro Liqui Moly ou parecido e deixar atuar, mas neste caso, se alguma das borboletas já estiver parcialmente obstruída, já não irá lá assim.

Correto , não acredito que limpar admissão com.sprays ou parecido limpe alguma coisa ,já o fiz uma altura e poucas semanas depois desmontei a admissão toda do meu carro e não notei nada limpo bem pelo contrário estava bem sujo .

Na minha opinião,ou se desmonta a admissão e se limpa toda a carbonização ou mais vale não gastar € em sprays e entre outros .

As borboletas anuladas por pouco tempo penso não haver problemas mas se for definitivo não faria se fosse comigo.

Por sorte , o sistema de borboletas do meu carro é todo em metal e não há risco de partir e serem engolidas como acontece com alguns BMW [;)]

Já agora, um pequeno update que queria a vossa opinião para ver se estou perante 2 situações distintas ou se é tudo derivado do mesmo: após acender a luz, já senti umas 2/3x o carro dar uns solavancos em aceleração/retoma e, sobretudo em subida. A sensação é do género como se tivesse os discos empenados e ao travar sentimos aquela vibraçao, mas neste caso ao acelerar. Hoje foi no inicio da subida do tunel do Grilo, a pontos de achar que o carro não ia fazer a subida...isto por volta dos 90/100, tive que desacelerar, depois entrei no tunel a 70 e nada mais aconteceu. Será tudo derivado do mesmo ou sou um gajo mesmo azarado e agora são os sinoblocos ou a transmissão?....
Se começar a dar muitas chatices, leva guia de marcha em 3 tempos.

Já agora, um pequeno update que queria a vossa opinião para ver se estou perante 2 situações distintas ou se é tudo derivado do mesmo: após acender a luz, já senti umas 2/3x o carro dar uns solavancos em aceleração/retoma e, sobretudo em subida. A sensação é do género como se tivesse os discos empenados e ao travar sentimos aquela vibraçao, mas neste caso ao acelerar. Hoje foi no inicio da subida do tunel do Grilo, a pontos de achar que o carro não ia fazer a subida...isto por volta dos 90/100, tive que desacelerar, depois entrei no tunel a 70 e nada mais aconteceu. Será tudo derivado do mesmo ou sou um gajo mesmo azarado e agora são os sinoblocos ou a transmissão?....
Se começar a dar muitas chatices, leva guia de marcha em 3 tempos.

Olha que não me admiraria que estivesse relacionado.

Há uns dois meses andava com um problema idêntico,embora isso acontecia seja a descer em reta ou subida , andei com o carro dois a três dias com solavancos e tremideira quase constante e sem força , até que descobri que era a ficha de um injector com mau contacto .

Desliguei as quatro fichas dos 4 injetores, apliquei limpa contactos , dei um toque nas palhetas de contactos nos 4 injetores de maneira a que ao colocar as fichas os contactos ficassem com pressão nos contactos e até hoje nunca mais aconteceu mais as falhas .

O injector que estava a falhar tinha os contactos pretos de tanto chispar .

Coisa super simples mas que na altura para perceber onde estava o problema foi uma dor de cabeça mas acabei por descobrir .

Ando ali com uma situação estranha no carro.

Quando ligo o carro com o AC já ON no interruptor, passados uns 5 segundos o ralenti sofre ali uma “quebra” momentânea, parece que vai abaixo, mas normaliza logo de seguida.

Isto acontece a frio e a quente, com o carro parado.

Se ligar o carro com o AC em off e o ligar posteriormente, nada se passa.

O que será? Bateria?

Ando ali com uma situação estranha no carro.

Quando ligo o carro com o AC já ON no interruptor, passados uns 5 segundos o ralenti sofre ali uma “quebra” momentânea, parece que vai abaixo, mas normaliza logo de seguida.

Isto acontece a frio e a quente, com o carro parado.

Se ligar o carro com o AC em off e o ligar posteriormente, nada se passa.

O que será? Bateria?

Não te sei responder, mas coisa que eu não faço é ligar o carro com o ac ligado, manias.

Também durante bastante tempo não o fiz.

Mas como ando de AC ligado todo o ano, mantenho o interruptor sempre em on.

Já há cerca de 1 ano que noto isto, mas confesso que nunca liguei muito, pois só se manifesta quando ligo o carro e o deixo a trabalhar um pouco ao ralenti.

Back