Tópico dos carros eléctricos

Pela primeira vez na Alemanha os elétricos venderam mais que os convencionais.

78% de subida!

https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-eletricos-alemanha-junho-2026/

venderam 296 378 automoveis em Junho
e 84 057 eram automóveis elétricos

212 321 eram gasolina, mild hibrid, phev e diesel

Os novos incentivos à compra de automóveis elétricos, em vigor desde o início do ano e com uma dotação de três mil milhões de euros, ajudam a explicar, pelo menos em parte, este crescimento - apoio de 1.500 a 6.000€ por cada viatura
Vale a pena recordar que, quando a Alemanha acabou com os anteriores incentivos, as vendas de automóveis elétricos caíram a pique.​

Se alguém descobrir o tópico deste carro, queira fazer o favor de dizer. Eu desisto de procurar. [:D]

O ex-futuro Velar.

​​​​​

O nosso país tem boas condições para acelerar a implementação de eléctricos, onde poderiam ser dados apoios/compensações à instalação de painéis fotovoltaicos em moradias e espaços cobertos (estacionamentos de espaços comerciais, por exemplo, onde já se vêm alguns a aproveitar o sol) para ajudar a promover os carregamentos tanto domésticos como na rua. Continuamos a ter dos carros mais caros da europa e quando há apoios os mesmos são feitos com condições ridículas e em método de corrida sprint. Eu não me pude candidatar ao apoio à compra de veículo porque não dei carro para abate nem à compra de wallbox porque não moro num condomínio. Realmente enquanto as regras continuarem a ser feitas por pessoas que não vivem como "o povo", não saímos da cepa torta [:D]

Interior interessante (aparte as tonalidades...), mas dá a sensação que não se pode poisar nada que à primeira curva vai tudo parar ao chão [:D]

O nosso país tem boas condições para acelerar a implementação de eléctricos, onde poderiam ser dados apoios/compensações à instalação de painéis fotovoltaicos em moradias e espaços cobertos (estacionamentos de espaços comerciais, por exemplo,

Os preços da tecnologia fotovoltaica baixaram tanto que não precisam de incentivos. Muita gente anda é a dormir.

Os preços da tecnologia fotovoltaica baixaram tanto que não precisam de incentivos. Muita gente anda é a dormir.

pena é muita gente viver em prédios !

e quem vive no interior ... não arrisca dar as suas voltas e sair de casa com 100% carga e depois andar no interior a subir e descer as serras e não ter onde carregar

Para governos que dão apoios e compensações por tudo e mais alguma coisa, ao menos que fosse para algo de utilização efectiva em prol do nosso futuro e sustentação como comunidade. Se e quando o fazem, é sempre com asteriscos e letras pequeninas. Os preços da tecnologia baixaram, sim, mas não deixam de constituir investimentos avultados. Mas isto é rant para outro tópico, eu é que acordei do lado errado da cama [:cool:]

e quem vive no interior ... não arrisca dar as suas voltas e sair de casa com 100% carga e depois andar no interior a subir e descer as serras e não ter onde carregar

Essa é outra, a infraestrutura quando é montada pura e simplesmente é desdenhada. Ainda não carreguei o meu carro no exterior, vou fazê-lo hoje pela primeira vez. Na semana passada quando ia para experimentar, todos os postos da EDP (que são os mais rápidos da cidade) estavam offline por motivos técnicos. Em duas localizações diferentes, e sem previsão de arranjo...

• Like
Reactions: eu

Sim, infelizmente é mais complicado em prédios, mas é possível.

300 Km de autonomia dão para muitas voltas...

De qualquer forma, a maior parte das pequenas cidades do interior já têm carregadores. Nas cidades médias, existem bastantes, não há qualquer problema. Eu conheço uma cidade do interior que até uma Suc Tesla tem !

Essa é outra, a infraestrutura quando é montada pura e simplesmente é desdenhada. Ainda não carreguei o meu carro no exterior, vou fazê-lo hoje pela primeira vez. Na semana passada quando ia para experimentar, todos os postos da EDP (que são os mais rápidos da cidade) estavam offline por motivos técnicos. Em duas localizações diferentes, e sem previsão de arranjo...

De facto, ainda há muitas coisas a melhorar no que respeita ao bom funcionamento dos postos. Nunca podemos ficar dependentes de um único posto ou marca.

Sim, infelizmente é mais complicado em prédios, mas é possível.

300 Km de autonomia dão para muitas voltas...

De qualquer forma, a maior parte das pequenas cidades do interior já têm carregadores. Nas cidades médias, existem bastantes, não há qualquer problema. Eu conheço uma cidade do interior que até uma Suc Tesla tem !

se estiver 1 avariado ou ocupado ... pode obrigar a uns kms extra

A xpeng lançou na europa o novo software com uma série de melhorias:

https://xpeng.guru/releasenote/xos595/

E fala-se que o L03 deve chegar cá no final do ano, primeiro na versão com extensor de autonomia(motor 1.5 a fazer de gerador apenas) e mais tarde(inicio 2027) com 2 tamanhos de bateria LFP na versão BEV. A versão Ultra virá com os processadores Turing da própria marca que totalizam 2200 TOPS, para comparação o principal rival usa cerca de 500 TOPS no seu modo de condução autónoma. Isto permite ao L03 ser Level 4 na condução autónoma quando for aprovada na europa a mesma, o que quer dizer que este modelo(e os irmãos mais caros eventualmente) pode ir de porta a porta totalmente sem intervenção do condutor(já o faz na china).

Back