Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Esse tipo de argumento é compreensível mas um cirurgião só pode operar corações quando é qualificado para cardiologia.

Não interessa se é bom em ortopedia...

Neste caso, tudo o que o ministro fez de bom no ministério não é argumento de justificação para a condução errática num processo crítico que falhou.

A vida de milhares de jovens e famílias foi afetada por falta de planeamento e mitigação de risco. Simplesmente não foi uma fatalidade que aconteceu no caminho do progresso.

Foi amadorismo.

breve saberemos
não eram instalações da Marinha, sendo que o bem apreendido estava à guarda da PJ e o Juiz de Instrução não deu qualquer ordem para movimentos?

os Advogados no processo-crime vão ter a vida facilitada, diria.

Em breve saberemos (quase) tudo!

Já ouvi dizer há vários dias que o material não foi destruído porque a PJ (ou o Estado) não tinha dinheiro para o fazer! Portanto isso implica que houve uma ordem de destruição da prova por já não ser necessária ao processo!

Daí não haver consequência para a custódia da prova! A ver se alguém se entende em alguma coisa neste país que ainda não deveria das bananas!

Claro que os senhores advogados de defesa agora pretendem chegar a brasa aos seus grandes interesses! Espero mesmo que já houvesse guia de marcha para a destruição das provas...

Senão já batemos mesmo no fundo do mar... 🌊

Esse tipo de argumento é compreensível mas um cirurgião só pode operar corações quando é qualificado para cardiologia.

Não interessa se é bom em ortopedia...

Neste caso, tudo o que o ministro fez de bom no ministério não é argumento de justificação para a condução errática num processo crítico que falhou.

A vida de milhares de jovens e famílias foi afetada por falta de planeamento e mitigação de risco. Simplesmente não foi uma fatalidade que aconteceu no caminho do progresso.

Foi amadorismo.

O post do Ccorreia sem dúvida tem um texto muito interessante e sobretudo fora da paranóia que a oposição tem de dizer mal só porque sim.

No entanto também percebo os teus posts. Mas acho que não devias ignorar o facto de que ainda não sabemos a 100% o que realmente aconteceu, que partes é que falharam etc e sim se nao havia segurança no piloto tambem não devia haver progresso para o "produção ".

Talvez a auditoria externa ajude a perceber o que aconteceu.

Porque volto a dizer, 300 mil scans? manuais? erros? vao existir. O software devia rejeitar esses erros de imediato? Pois.
Alunos a receber exames errados com letra que nao é a sua?

bem eu diria que ele só podia avançar com isto após relatórios certíssimos de que o piloto correu bem.

O post do Ccorreia sem dúvida tem um texto muito interessante e sobretudo fora da paranóia que a oposição tem de dizer mal só porque sim.

No entanto também percebo os teus posts. Mas acho que não devias ignorar o facto de que ainda não sabemos a 100% o que realmente aconteceu, que partes é que falharam etc e sim se nao havia segurança no piloto tambem não devia haver progresso para o "produção ".

Talvez a auditoria externa ajude a perceber o que aconteceu.

Porque volto a dizer, 300 mil scans? manuais? erros? vao existir. O software devia rejeitar esses erros de imediato? Pois.
Alunos a receber exames errados com letra que nao é a sua?

bem eu diria que ele só podia avançar com isto após relatórios certíssimos de que o piloto correu bem.

mas como é que o piloto pode pensar numa tal aluna Eduarda que está no Funchal a querer fazer os 3 exames lá, mesmo que a sua escola e o seu ano lectivo tenham sido feito sempre nos Olivais !
as notas devem ser afixadas no Funchal ou nos Olivais ? os exames, ficam associados a qual escola ? etc ...

é provável que 1 caso destes não possa estar 100% parametrizado e demore mais tempo que o normal ! .. e por isso , aparece suspenso !
se calhar, da proxima vez, esse caso já estará contemplado na programação/logistica !

ou o tal aluno cego - atleta paralímpico - que ninguém sabe do seu teste fisicamente (como teria sido feito e corrigido no processo antigo ?)

Last edited:
E o ministro da educação já se demitiu?
E a catarina a grande, já voltou ao passatempo com os cavalos?
E o ministro da economia já foi acusado?
O ministro das finanças já apresentou a lei que prometeu em campanha eleitoral?

Em Agosto faz seis meses que elegemos um novo Presidente da República.

Meio Presidente! [:D]

Relevante é também saber que, afinal, o TC não controlada nada.

A lei diz que um dirigente de cargos publicos ou membro do Governo tem de apresentar declarações.

Contudo, há vários anos que o Neves nada apresentada. sem consequência aparente. sem perguntas.

Isto é mesmo assim? então temos de rever o modelo de fiscalização, já se percebeu que não funciona.

Qual fiscalização? [:D]

Eu comento em função linguagem e argumentos de defesa do próprio ministro.

As explicações são sempre muito genéricas, politiqueiras e nunca assume nenhuma responsabilidade.

O tal "azar" e alinhamento de circunstâncias imprevisíveis...

É claro que os imprevistos existem sempre mas aqui nem sequer havia planos de contingência para o caso de falhar. As decisões foram tomadas na hora, o que significa que nem sequer tinham pensado que algo poderia ter corrido mal.

Eu resumo a uma coisa, para ser menos agressivo: amadorismo. Pronto.

O caso do Neves é muito pior do que o do ministro da educação. Pode configurar vários crimes e possibilitar que um traficante saia em liberdade. O ministro da educação tem pernas para continuar. Foi um processo de alteração que correu de forma deficiente, como vem sendo habitual, mas que deve ter vários causas de falha distribuidas por todas as hierarquias e mesmo por alguns professores. Obviamente o ministro é responsável máximo, mas está a haver muito aproveitamente dos sindicatos dos professores, dos partidos da oposição, e dos habituais comentadores esquerdalhas em busca de protagonismo, tipo a comuna caviar da Raquel Varela. Os mesmos que não piam em relação ao Neves. Estou certo que este ministro aprendeu com os erros e dificilmente se arranjará um melhor para o substituir.

As explicações são sempre muito genéricas, politiqueiras e nunca assume nenhuma responsabilidade.

É claro que os imprevistos existem sempre mas aqui nem sequer havia planos de contingência para o caso de falhar. As decisões foram tomadas na hora, o que significa que nem sequer tinham pensado que algo poderia ter corrido mal.

Mas o amadorismo reina em todo o sector estado. Qual é a novidade?

mas como é que o piloto pode pensar numa tal aluna Eduarda que está no Funchal a querer fazer os 3 exames lá, mesmo que a sua escola e o seu ano lectivo tenham sido feito sempre nos Olivais !
as notas devem ser afixadas no Funchal ou nos Olivais ? os exames, ficam associados a qual escola ? etc ...

é provável que 1 caso destes não possa estar 100% parametrizado e demore mais tempo que o normal ! .. e por isso , aparece suspenso !
se calhar, da proxima vez, esse caso já estará contemplado na programação/logistica !

ou o tal aluno cego - atleta paralímpico - que ninguém sabe do seu teste fisicamente (como teria sido feito e corrigido no processo antigo ?)

As notas devem é ser afixadas num portal online.
Ainda assim o que mencionas são, ou deveriam ser, casos ultra pontuais e não falhas generalizadas.

Claro, amadorismo foi certamente, embora careça ainda de auditoria mas eu apontaria para isso que mencionas, pelo menos pra já.

Também há outra hipotese, eu não lhe chamaria de sabotagem mas de excesso de confiança em todas as entidades, confiando que desde o scan até ao software tudo funcionaria conforme lhe deram ( supostamente ) a entender.

O caso do Neves é muito pior do que o do ministro da educação. Pode configurar vários crimes e possibilitar que um traficante saia em liberdade. O ministro da educação tem pernas para continuar. Foi um processo de alteração que correu de forma deficiente, como vem sendo habitual, mas que deve ter vários causas de falha distribuidas por todas as hierarquias e mesmo por alguns professores. Obviamente o ministro é responsável máximo, mas está a haver muito aproveitamente dos sindicatos dos professores, dos partidos da oposição, e dos habituais comentadores esquerdalhas em busca de protagonismo, tipo a comuna caviar da Raquel Varela. Os mesmos que não piam em relação ao Neves. Estou certo que este ministro aprendeu com os erros e dificilmente se arranjará um melhor para o substituir.

Concordo, embora a segunda fase vá também ser mais uma prova ao mesmo.

o que eu acho delicioso é o silêncio do PS em relação a este assunto [:D]

nem piam [:D]

dizem as más línguas que quando descobriram 78 mil euros lá na estante do governo, alguém deu uma ajudinha para garantir que o Costa saía limpinho para ir para a Europa.

o que eu acho delicioso é o silêncio do PS em relação a este assunto [:D]

nem piam [:D]

dizem as más línguas que quando descobriram 78 mil euros lá na estante do governo, alguém deu uma ajudinha para garantir que o Costa saía limpinho para ir para a Europa.

Já não é silencio. O PS já defende um ministro do PSD! [:p]

Há muita caca debaixo do tapete.

impressionante há falta de fogos em Portugal a comunicação social portuguesa vai a França comentar os fogos em França é demais imundo a procura de sangue[:vm)][:vm)][:vm)][:vm)]
Depois vais procurar nos midias francesas e não se vê todo este drama ????

PS afirma que Chega quer fragilizar a PJ e aponta investigações à extrema-direita armada

Lisboa, 24 jul 2026 (Lusa) – O PS acusou hoje o Chega de pretender fragilizar a PJ com uma comissão parlamentar de inquérito sobre os mandatos do ministro Luís Neves na direção nacional desta polícia e aponta as investigações feitas à extrema-direita armada.

https://www.lusa.pt/article/47512992​​​

ora aí está o PS em força a defender o ministro do PSD ! [:D]

e eu a pensar que já tinha visto tudo !! [:D]

O que de inicio aparentava ser só um tanque e uma modesta casa, afinal...coise.

Mas pronto deixemos ver o que o ministro tem a dizer, visto que ele indicou que esta a reunir tudo para esclarecer tudo.....

Agora, quem é que o neves calcou pra não o largarem ? [:D]. Ou se calhar é mais logico dizer que se meteu demasiado a jeito,

Faz lembrar as broncas constantes do PS maioria absoluta de Costa, em 2023 era um fartote, era casos e casinhos quase diários e não era nada mal resolvido com ng, apenas.......a realidade....
Isto ainda tem muito para investigar.

Houve várias buscas com imensas fugas de informação, basicamente, os visados sabiam das buscas da PJ antes de acontecer.

Influencer, e-toupeira, furto de Tancos, é pesquisar as notícias.

Back