Tópico das Casas

Alto dos Moinhos e parque das Nações não têm nada a ver, para além de estarem em casa zonas quase opostas de Lisboa.

O único ponto em comum é que têm boas casas e muitas recentes.

Eu trabalho a 15m de carro do trabalho e faço 15m de carro para ir correr ou lazer.

Se preferia outras coisas, claro que sim, mas não se pode ter tudo.

Centralidade e calmaria são por exemplo antagónicos.
Tens muitas capitais de distrito que são muito calmas e têm todos os serviços e utilidades a minutos de distância a pé, sem a maluqueira de uma grande cidade, e embora não sendo tão calmas como uma aldeia, podem servir de um bom equilibrio para quem não dispensa serviços e sossego.

Tens muitas capitais de distrito que são muito calmas e têm todos os serviços e utilidades a minutos de distância a pé, sem a maluqueira de uma grande cidade, e embora não sendo tão calmas como uma aldeia, podem servir de um bom equilibrio para quem não dispensa serviços e sossego.
Desde que não seja Portalegre.

Só aqui no fórum é que o location, location, location continua no topo da pirâmide em termos de importância.

Mesmo malta que eu conheço com bastante dinheiro, está a comprar na margem sul.

Já “ninguém” quer morar no Saldanha e em prédios velhos só porque está central e perto do trabalho. A nova construção é para estrangeiros e para investimento.

Depois há quem diga que “Lisboa é que é” e afinal explorando a conversa, moram na Damaia, Cacem ou Algueirão… Esqueçam isso. Se quiserem sair de casa para dar uma volta rápida de bicicleta , vão para onde? Para a Av. dos Bons amigos? Para o Ic19? Ou dar uma corrida numa zona completamente congestionada de trânsito?

Cada vez mais é esta qualidade de vida que é valorizada.

Eu se estivesse comprador de casa em Lisboa, olhava para Alto dos Moinhos e Parque das Nações, só. São os únicos locais diferenciados. Vá, o Campo Novo também tem potencial.

De resto, fora do horário laboral, a margem sul continua a oferecer muito mais qualidade de vida. E contra mim falo, pois passei de uma zona central da MS para próximo de Palmela que estava borderline com o que considerei aceitável aquando do caderno de encargos da compra da casa.
Vivo em Lisboa (concelho) e corro, ando de bicla se quiser, respiro ar livre e tenho árvores e natureza, tudo à porta de casa. E seguramente que não moro no PdN nem no Alto dos moínhos (neste já vivi). E estou a 15-20m do trabalho, dependendo do trânsito.

Margem sul, como já disseram, só se trabalhasse desse lado também. E só equacionava Montijo. Mas cada um defende a sua dama, já se sabe.

Conheço mais pessoas como tu, que enquanto moravam deste lado era top, assim que foram forçadas a transitar de margem, de repente aquilo passou a ser a última maravilha e deste lado é uma mer da :D

Desde que não seja Portalegre.
Nunca lá vivi mas há muitos anos que vou lá com alguma frequência, agressivo em termos de subidas e descidas, uma simples caminhada no verão de manhã e um gajo fica KO por causa do calor.

Mas ao que te referias em concreto?
Até tens ali espanha ao lado e tudo :love:

Nunca lá vivi mas há muitos anos que vou lá com alguma frequência, agressivo em termos de subidas e descidas, uma simples caminhada no verão de manhã e um gajo fica KO por causa do calor.

Mas ao que te referias em concreto?
Até tens ali espanha ao lado e tudo :love:
Não tem nada, é um deserto em termos de tudo, claramente ultrapassada pela segunda cidade do Distrito, Elvas e qualquer dia por Ponte de Sor.

Não tem nada, é um deserto em termos de tudo, claramente ultrapassada pela segunda cidade do Distrito, Elvas e qualquer dia por Ponte de Sor.
Mas falta-lhe o quê?

Comercio de rua? Achei fraco mas nao conheço em profundidade.

Mas considero Castelo Branco mais composto.

Mas Portalegre tendo bons acessos, conexão com rodoviária de longo curso, todos os serviços essenciais, por mim siga. Só não gosto mesmo é daquela orografia :mad:

Falta-lhe vida.

A minha experiência é apenas de ir de gozar fins-de semana para aqueles, Arronches, Castelo de Vide, Campo Maior, Alpalhão...

E das vezes que lá fui, não há nada, quer em termos de restauração, tirando 2 que conheço, quer em termos de comércio, é uma cidade ''morta''.

Comparar Castelo Branco com Portalgre, é o mesmo que comparar a Estrada da Beira com a Beira da Estrada.😉

Falta-lhe vida.

A minha experiência é apenas de ir de gozar fins-de semana para aqueles, Arronches, Castelo de Vide, Campo Maior, Alpalhão...

E das vezes que lá fui, não há nada, quer em termos de restauração, tirando 2 que conheço, quer em termos de comércio, é uma cidade ''morta''.

Comparar Castelo Branco com Portalgre, é o mesmo que comparar a Estrada da Beira com a Beira da Estrada.😉
É uma cidade aldeia, mas tens alguns restaurantes ainda, sobretudo à volta.

Por mim tá óptimo se fosse pa ter que viver numa cidade, porque nao gosto lá está, de movimento. Só fiquei um pouco com pena do comercio de rua.
Coisas como centros comerciais, vida nocturna etc dispenso ainda mais.

Mas por falar nisto, eu referi capitais de distrito com tudo mas também há capitais de concelho que tudo têm, embora em menor proporção.

Gosto muito de CBranco mas nao vejo grandes vantagens. Excepto na parte de ter muitas empresas da área da tecnologia entre CBranco e Covilha.

Há que fazer uma análise crítica do número de vezes que se recorre a esses serviços/lojas. Já cheguei à conclusão que compro a maioria das coisas pela net, até porque tenho pouca disponibilidade para andar metido em lojas.

Relativamente a restaurantes, Portalegre tem-nos e de qualidade. Pode não ter é um Sushi/Ramen, etc. de boa qualidade...

Dito isto, em tempos tive uma abordagem para trabalhar na zona e, por diversos factores, recusei educadamente.

Há que fazer uma análise crítica do número de vezes que se recorre a esses serviços/lojas. Já cheguei à conclusão que compro a maioria das coisas pela net, até porque tenho pouca disponibilidade para andar metido em lojas.

Relativamente a restaurantes, Portalegre tem-nos e de qualidade. Pode não ter é um Sushi/Ramen, etc. de boa qualidade...

Dito isto, em tempos tive uma abordagem para trabalhar na zona e, por diversos factores, recusei educadamente.
Dispenso esses tipo de restaurantes.

Para mim, há 3 referências em Portalegre, o Solar do Forcado, o Tombalobos e o Sal e Alho.

Numa das vezes, fiquei muito bem alojado num hotel nos arrabaldes de Portalegre, e como não tinha restaurante, fui à cidade.

Quer o Tombalobos, quer o Solar, estavam fechados para férias.

Tive de ir ao Sal e Alho, mas depois como não queria repetir, o restaurante, e não havia mais nada em Portalegre que me agradasse, fui a Arronches, a Castelo de Vide e à Portagem para comer.

Dispenso esses tipo de restaurantes.

Para mim, há 3 referências em Portalegre, o Solar do Forcado, o Tombalobos e o Sal e Alho.

Numa das vezes, fiquei muito bem alojado num hotel nos arrabaldes de Portalegre, e como não tinha restaurante, fui à cidade.

Quer o Tombalobos, quer o Solar, estavam fechados para férias.

Tive de ir ao Sal e Alho, mas depois como não queria repetir, o restaurante, e não havia mais nada em Portalegre que me agradasse, fui a Arronches, a Castelo de Vide e à Portagem para comer.
Tens os Grelhados do Bonfim (??), que dizem ser bom, e já fui a um na Zona Industrial, que desenrascava. A última vez que lá estive foi take away, que estava óptimo, mas não sei de onde veio. De qualquer forma, apenas num pequeno período no ano acontece estarem esses 2 de férias, e morando lá, dificilmente recorrerias a esses restaurantes numa base diária. Há que separar o que é turismo, do que é viver num local.

Bom ponto.
Vistas bem as coisas desde seguros a tudo o resto, faço pela net.

Se precisar por alguma razão de ir a um balcão, não me afecta se tiver de fazer dezenas de Km porque afinal, é raríssimo acontecer.

Mas sei que muita gente dá importância a isso daí a minha referência.

Por ex Beja, se gosto da cidade? sim. Mas por ex ao Domingo, não há nada lá...tudo fechado.

Para quem mora lá pode ser bom, mas para quem vem de fora sente falta de algo.

Tens os Grelhados do Bonfim (??), que dizem ser bom, e já fui a um na Zona Industrial, que desenrascava. A última vez que lá estive foi take away, que estava óptimo, mas não sei de onde veio. De qualquer forma, apenas num pequeno período no ano acontece estarem esses 2 de férias, e morando lá, dificilmente recorrerias a esses restaurantes numa base diária. Há que separar o que é turismo, do que é viver num local.
Vou dar a opinião da minha mulher, do ponto de vista de ''fazer compras no comércio local'', e que gosta sempre de ir visitar o mercado municipal local, e segundo a mesma, apesar das instalações serem boas, é fraco em termos de produtos.

Não me posso pronunciar, porque não entrei.

Vivo em Lisboa (concelho) e corro, ando de bicla se quiser, respiro ar livre e tenho árvores e natureza, tudo à porta de casa. E seguramente que não moro no PdN nem no Alto dos moínhos (neste já vivi). E estou a 15-20m do trabalho, dependendo do trânsito.

Margem sul, como já disseram, só se trabalhasse desse lado também. E só equacionava Montijo. Mas cada um defende a sua dama, já se sabe.

Conheço mais pessoas como tu, que enquanto moravam deste lado era top, assim que foram forçadas a transitar de margem, de repente aquilo passou a ser a última maravilha e deste lado é uma mer da :D
Sempre morei aqui, meu caro.

Portanto a última tirada foi meio ao lado….

Já estive foi para ir para o lado de Lisboa, mas honestamente para o que queria, tinha de ter 1M para dar por uma casa.

Mas moras em que zona, por curiosidade? Linha?

Todos os locais são bons para se viver desde que estejam a menos de 1 hora de carro do nosso emprego, ou a menos de uma hora em transportes públicos não enlatados como as sardinhas ou o atum. E que haja bastante oferta de transportes públicos! Porque de Santo André para Sines, só como exemplo, há um autocarro às 8h05 que chega a Sines por volta das 8h40, são apenas uns 35-40 minutos!

Depois há outro bus às 13h40... outro às 17h40... e o último às 18h40! Se perderem esse... há sempre uma App de Uber/Bolt/etc.

Aos fds é ainda melhor! Há um autocarro às 7h38, depois o próximo é às 14h33 e o último será às 17h18.

Depois disso... sim... táxi/Uber/Bolt/etc.

Portanto as pessoas dependem do transporte particular para ir levar e buscar os filhos à escola, ATL, tempos livres, amas, actividades extra-curriculares, médico, centro de saúde quando funciona... hospital não funciona... pelo menos o público.

Ou seja, qual o melhor local onde se viver, se não podemos mudar o local de trabalho?

Porque quando podemos mudar o local de trabalho... o melhor é aquele que o nosso dinheiro puder pagar!

E, para mim, é no Norte! Esposende, por exemplo! Ou Paredes de Coura! Não vos quero no Entroncamento!!!

Há coisa de 2 anos mudei para uma cidade a cerca de 50min do Porto com 60 mil habtantes. No passado sempre tive a sorte de morar em cidades e estar a 10/15min do centro/serviços.

Se ao início era muito bom (e ainda é!) há coisas que a opção por estar a uma distância de um grande centro urbano fazem falta. Gosto de jantar foram com alguma frequência e apesar de existirem bons restaurantes na zona, a oferta em termos de variedade é muito reduzida - Bacalhau, Posta e polvo. Querer um ramen, um sushi, uma boa pizza... já me obriga a pegar no carro (até porque UBER nem vê-los).

Por outro lado, o atendimento no comercio local é bom, há de tudo e até se vendem parafusos à unidade :D

Um fato curioso é que sempre achei que o Porto era já ali - 50min de carro ou 1hora e pouco de comboio não é nada, mas efetivamente é "longe" e caro.

Curiosamente este "longe" e com comboio direto ao Porto tem levado ao crescimento urbanístico da área, cada vez mais prédios e a estação de comboio de manhã já parece um arredor do Porto.

Há coisa de 2 anos mudei para uma cidade a cerca de 50min do Porto com 60 mil habtantes. No passado sempre tive a sorte de morar em cidades e estar a 10/15min do centro/serviços.

Se ao início era muito bom (e ainda é!) há coisas que a opção por estar a uma distância de um grande centro urbano fazem falta. Gosto de jantar foram com alguma frequência e apesar de existirem bons restaurantes na zona, a oferta em termos de variedade é muito reduzida - Bacalhau, Posta e polvo. Querer um ramen, um sushi, uma boa pizza... já me obriga a pegar no carro (até porque UBER nem vê-los).

Por outro lado, o atendimento no comercio local é bom, há de tudo e até se vendem parafusos à unidade :D

Um fato curioso é que sempre achei que o Porto era já ali - 50min de carro ou 1hora e pouco de comboio não é nada, mas efetivamente é "longe" e caro.

Curiosamente este "longe" e com comboio direto ao Porto tem levado ao crescimento urbanístico da área, cada vez mais prédios e a estação de comboio de manhã já parece um arredor do Porto.
Costumo dizer que só sinto falta da Uber Eats...

Sushi, vou de vez em quando a restaurantes a 25 km ou 50 km, outras vezes aproveito as minhas deslocações e ao regresso trago em take away.

Eu quando morava perto de grandes centros nunca ia aos restaurantes da zona. Sempre ia a outros bem mais longe, naturalmente, em passeios de fim de semana.

Mas estive agora no Porto 1 semana e é fixe ter muita oferta a 5 ou 10 min a pé, mas nao é algo que eu valorize por aí além, e como se tem falado, depende muito do que cada um quer.

É que os suburbios da AML ou perto dela ( que estão mais caóticos que Lx centro ) já me estavam a fazer mal á saúde, a mim e à minha maria.

E pouco importa tudo o resto se já passava o dia em stress.

Mas sempre gostei de zonas rurais, nunca me senti bem em zonas urbanas, cada um como cada qual.

Back