Percebo o que dizes, mas já viste bem como anda Lx?
Há áreas da cidade que os moradores têm medo de sair à rua após as 20h....moradores e comerciantes, e quem o diz não sou eu, são eles !
Eu pelo menos já não vejo Lx como o resto do país. Aí sim eu iria de encontro ao que dizes.
Só foi mais notícia porque uma actriz foi alvo de e passaram a dar constantemente casos de carjacking.
Podiam ser mais casos por mimetismo na altura, mas não vou inventar sem dados, mas não deve ter havido grande alteração de casos anuais, digo eu.
Eu não sou assim tão velho, mas nos anos 00 e 10 não andavas confortável no casal ventoso, no intendente, na mouraria já agora, porque volta e meia parece que a zona foi alguma vez muito agradável.
E já agora não se andava tão confortável em várias zonas que agora são turísticas.
Em Monsanto por exemplo. Já há muitos anos que os problemas praticamente desapareceram e é sempre bem frequentado ao fim de semana e em conversas de circunstância ainda é muito conhecido por prostituição, porque não vão lá há anos.
Atualmente não andas confortável em variadíssimas zonas mais ligadas a bairros sociais, como sempre aconteceu.
Mais recentemente não se anda confortável, porque em várias zonas é 95% de estrangeiros não turistas a que se junta problemas de droga noutros casos.
Em 98-99% dos locais, pode-se andar à vontade, mas não é uma terrinha de 2000 habitantes onde só existem 3 habitantes a fazer disparates e que toda a gente conhece e evita, nem é uma vila com 6000 habitantes com um acampamento cigano e 5 ou 6 prédios sociais.
É também a principal porta de imigração onde a minoria faz disparates e/ou crimes e também a maior concentração de sem abrigos com problemas e com vários com propensão à pequena criminalidade de oportunidade.
Pode estar a aumentar a criminalidade, especialmente se não conseguirem controlar a pequena criminalidade que depois evolui.
Mas com a ampliação dos casos, até parece que nunca foi vivido nada parecido na história de Lisboa e Portugal já agora.