MotoGP

Não existem incidentes de corrida? Ou o Marc escolheu abalroar o Miguel de propósito?
Eu não tenho memória curta, mas muito menos iria ameaçar um piloto como muitos fizeram em Portimão.
Como é óbvio custou-me aceitar porque foi com o Miguel, mas sei reconhecer o Alien que o Marc é.
Dos favoritos este ano a ganhar, é de longe o que eu mais aprecio.
Não é por um incidente de corrida que vou passar a odiar.
Estás esquecido mas eu relembro.

A season de 23, que teve como a primeira corrida o gp de portimao, começou exactamente como tinha acabado a de 22, com o marquez sem mota e na roda dos pilotos mais rápidos para conseguir qualificar bem, causando muitas vezes constrangimento e caos nas qualificações.

Tal como em 2022, arranca na frente e rapidamente começa a perder posições (em 2022 andava a estorvar e a fazer de rolha nos lugares da frente), e em Portugal, tal como em 2022, volta a estragar mais uma corrida a alguém, desta vez a um piloto só (por vezes eram vários), da forma que mais exemplifica o seu carácter. Do alto da sua jactância, completamente desenquadrado com a travagem e apex, em vez de assumir e alargar, ainda tenta fazer a curva enquanto atira pilotos para fora da pista sem qualquer preocupação com a sua segurança, como fez muitas vezes em 2022, mas desta vez a diferença de velocidade era maior.

Com isto, enterra oliveira na sua primeira corrida com aprilia, impedindo-o de conseguir um com resultado naquela que seria a melhor chance do campeonato, possivelmente adquirindo algum momentum para o resto da season.

A malta a atirar-se às grades e a apanhar brita para arremessar, e a confusão no final junto dos camiões e à casota do marquez não aconteceu só por ser o oliveira, mas pelo comportamento anti desportivo que tinha vindo a fazer anteriormente, forçado pela frustração de se ter apercebido que afinal não era nenhum super homem e que sem mota não ia a lado nenhum.

Estás esquecido mas eu relembro.

A season de 23, que teve como a primeira corrida o gp de portimao, começou exactamente como tinha acabado a de 22, com o marquez sem mota e na roda dos pilotos mais rápidos para conseguir qualificar bem, causando muitas vezes constrangimento e caos nas qualificações.

Tal como em 2022, arranca na frente e rapidamente começa a perder posições (em 2022 andava a estorvar e a fazer de rolha nos lugares da frente), e em Portugal, tal como em 2022, volta a estragar mais uma corrida a alguém, desta vez a um piloto só (por vezes eram vários), da forma que mais exemplifica o seu carácter. Do alto da sua jactância, completamente desenquadrado com a travagem e apex, em vez de assumir e alargar, ainda tenta fazer a curva enquanto atira pilotos para fora da pista sem qualquer preocupação com a sua segurança, como fez muitas vezes em 2022, mas desta vez a diferença de velocidade era maior.

Com isto, enterra oliveira na sua primeira corrida com aprilia, impedindo-o de conseguir um com resultado naquela que seria a melhor chance do campeonato, possivelmente adquirindo algum momentum para o resto da season.

A malta a atirar-se às grades e a apanhar brita para arremessar, e a confusão no final junto dos camiões e à casota do marquez não aconteceu só por ser o oliveira, mas pelo comportamento anti desportivo que tinha vindo a fazer anteriormente, forçado pela frustração de se ter apercebido que afinal não era nenhum super homem e que sem mota não ia a lado nenhum.
Comportamento anti desportivo tem o Morbideli em todas as qualificações a estorvar.
Quanto ao "momentum", isso cabe a cada piloto lutar para voltar a consegui-lo, não se pode culpar apenas um evento. Não foi o Marc que acabou com a carreira do Miguel no MotoGP, se calhar foi mais culpa de gestão de carreira que lesões/falta de alguns resultados.
Eu não condeno minimamente a garra que o Marc tem, comete erros? Claro que sim, é um ser humano e pagou bem caro a ambição que tinha/tem.
Agora não me digas que a revolta que houve em Portimão não foi pelo incidente ter sido com o Miguel, nisso eu não acredito. Se o incidente fosse com outro qualquer jamais havia a confusão que houve, ninguém queria saber.

Comportamento anti desportivo tem o Morbideli em todas as qualificações a estorvar.
Quanto ao "momentum", isso cabe a cada piloto lutar para voltar a consegui-lo, não se pode culpar apenas um evento. Não foi o Marc que acabou com a carreira do Miguel no MotoGP, se calhar foi mais culpa de gestão de carreira que lesões/falta de alguns resultados.
Eu não condeno minimamente a garra que o Marc tem, comete erros? Claro que sim, é um ser humano e pagou bem caro a ambição que tinha/tem.
Agora não me digas que a revolta que houve em Portimão não foi pelo incidente ter sido com o Miguel, nisso eu não acredito. Se o incidente fosse com outro qualquer jamais havia a confusão que houve, ninguém queria saber.
O melhor que podia ter acontecido recentemente para o motogp foi a queda dele e lesão em 2020, resultou na season mais interessante dos últimos anos e o despertar de interesse de uma grande quantidade de pessoas na modalidade, após vários anos de estagnação de audiência, pela absoluta saturação em torno de 1 ou 2 nomes, tanto na transmissão, como outros meios indirectos (notícias, etc)

Percebo o teor, e fiquei com uma raiva imensa ao MM com o que fez com o Rossi e depois com o MO.
E se é verdade que acho exagerada por vezes a ambição do MM que, quando não tinha mota, até era perigoso em pista, para ele e para os outros, também é preciso ver que é essa garra que o fez quem hoje ele é, e o desporto ter evoluído como evoluiu.

Uma coisa não se pode dissociar da outra. É um package deal. É tipo as mulheres quererem um homem forte, que providencie, que as proteja, que pegue nas tarefas domésticas pesadas que se exijam a um homem, mas depois ao mesmo tempo querem que seja sensível, que ceda, que não espere nada em troca...não se podem ter as duas coisas.

O MM é provavelmente o melhor piloto de sempre e temos de estar agradecidos por termos a oportunidade de testemunhar isto em live. E foi pela sua raça que chegou onde chegou, e que puxou tudo o resto para cima para que pudessem acompanhar. Hoje a Aprilia está onde está, porque teve de fazer das tripas coração para desenvolver a mota de forma a fechar o gap para o binómio MM + Ducati. A Honda e principalmente a Yamaha, gigantes históricos na competição, não conseguiram acompanhar e ficaram para trás...quem diria. Tudo contribuiu para que o desenvolvimento continuasse, em muito potenciado pelo que o MM deu ao desporto, com o preço a pagar de que de quando em vez o domínio era absoluto e por isso enfadonho. Faz parte.

São opiniões.

Quando se comparam desportistas, comparam-se apenas os picos de forma, a carreira como um todo, os títulos, os anos/gerações...? O critério ficará com cada um.

Comparar o palmarés do Stoner com o do MM, será só anedótico. No pico de forma de ambos, já poderá ser mais discutível, naturalmente.
MM foi campeão de MotoGP no seu ano de rookie, poucos terão este argumento do seu lado.
Igualou os títulos mundiais do Rossi, que claro, é uma das principais figuras incontornáveis do desporto.
E é o único piloto que ainda pode apontar ao número de vitórias do Agostini...já que títulos será quase impossível.

E depois...há a velha máxima. Pelé foi genial no seu tempo, será que o seria hoje? Com a evolução do futebol, dos defesas, que na altura muitos nem profissionais eram...? Na minha opinião, compará-lo com um Messi, jogo por jogo, é outra heresia, mas na análise de quem foi o melhor, os critérios, cada um terá o seu. Voltando às motas, era tudo mais purista na altura, mais cru, mas hoje tudo é muito mais rápido e fisicamente agressivo (uma mota não é um F1)...e por isso digo, creio que estaremos presente um dos, se não o melhor piloto de sempre, no seu pico, daria um bigode a quase todos os grandes nomes do motociclismo.

Mas mais do que quem é o melhor...a discussão era...se por tudo o que atingiu, merece tanta raiva contra por alguns disparates que fez.
Quando dizes que ele é bom a bater em mortos...desde que chegou, nunca mais o Rossi foi campeão. A maior hegemonia do MM foi com o Rossi ainda no ativo (ok, mais velho). Dizer que é bom a bater em mortos...quando ganhou a outros campeões do mundo, como Rossi, Lorenzo, Quartararo, Bagnaia, Jorge Martin...

São opiniões.

Quando se comparam desportistas, comparam-se apenas os picos de forma, a carreira como um todo, os títulos, os anos/gerações...? O critério ficará com cada um.

Comparar o palmarés do Stoner com o do MM, será só anedótico. No pico de forma de ambos, já poderá ser mais discutível, naturalmente.
MM foi campeão de MotoGP no seu ano de rookie, poucos terão este argumento do seu lado.
Igualou os títulos mundiais do Rossi, que claro, é uma das principais figuras incontornáveis do desporto.
E é o único piloto que ainda pode apontar ao número de vitórias do Agostini...já que títulos será quase impossível.

E depois...há a velha máxima. Pelé foi genial no seu tempo, será que o seria hoje? Com a evolução do futebol, dos defesas, que na altura muitos nem profissionais eram...? Na minha opinião, compará-lo com um Messi, jogo por jogo, é outra heresia, mas na análise de quem foi o melhor, os critérios, cada um terá o seu. Voltando às motas, era tudo mais purista na altura, mais cru, mas hoje tudo é muito mais rápido e fisicamente agressivo (uma mota não é um F1)...e por isso digo, creio que estaremos presente um dos, se não o melhor piloto de sempre, no seu pico, daria um bigode a quase todos os grandes nomes do motociclismo.

Mas mais do que quem é o melhor...a discussão era...se por tudo o que atingiu, merece tanta raiva contra por alguns disparates que fez.
Quando dizes que ele é bom a bater em mortos...desde que chegou, nunca mais o Rossi foi campeão. A maior hegemonia do MM foi com o Rossi ainda no ativo (ok, mais velho). Dizer que é bom a bater em mortos...quando ganhou a outros campeões do mundo, como Rossi, Lorenzo, Quartararo, Bagnaia, Jorge Martin...
Quando o marquez entrou para motogp o rossi tinha 34 anos, e já tinha mais vitórias que aquelas que o marquez tem ao dia de hoje

Não compares a disparidade de motas e equipas e qualidade de pilotos que o rossi apanhou com aquilo que o marquez teve. O marquez tem o feito incrível de ser campeão em rookie (por 4 pontos), mas teve a sorte de ter a melhor mota e equipa disponível... Quem mais teve essa regalia?

Quando rossi chega à yamaha em 2004, porque estava farto de ganhar na honda e queria provar que o valor estava no piloto e não na mota, o que aconteceu? A yamaha é campeã logo nesse ano, após 12 anos sem ganhar o título. O que fez o marquez desde que foi para a honda? Espremeu a mota mais dominante até não dar mais, e só voltou a ser campeão depois de conseguir novamente a mota mais dominante de todas. Onde estava o marquez em 2024? A gresini não era mota suficiente?

O exemplo do futebol não se encaixa de maneira nenhuma com o motogp, basta ver os wildcards dos últimos anos, em que reformados aparecem e ficam acima do meio da tabela.

Em relação ao stoner, talento puro, acho que ninguém lá chega, mas aqui já é uma opinião mais pessoal.

Quartararo enquanto teve mota, ganhou e foi campeão, Bagnaia igual (2x), martin também já foi... O Marquez nas últimas 6 épocas, foi 1 vez campeão...

Última edição:
Posso chamar o Mick Doohan para a conversa?

Lembro-me das lutas com o Shwantz e o Rainey.... bom tempo em que se via desporto em canal aberto.

Fez algo que apenas o Valentino Rossi fez: pentacampeonato. 5 anos de reinado seguido

Enquanto piloto puro e duro, acho o MM mais diferenciado do que o Rossi, anda mais no limite do que o Rossi andava (as motos hoje em dia também são mais de metrónomo, ou carril, mais iguais do que eram noutros tempos, em que era mais desenrascanço e inspiração e muito menos de gestão), mas o Rossi foi muito maior do que o desporto em si, o MotoGP não seria o que é hoje sem o Rossi. Nesse aspeto duvido que o MM alguma vez chegue a essa grandiosidade.

Enquanto piloto puro e duro, acho o MM mais diferenciado do que o Rossi, anda mais no limite do que o Rossi andava (as motos hoje em dia também são mais de metrónomo, ou carril, mais iguais do que eram noutros tempos, em que era mais desenrascanço e inspiração e muito menos de gestão), mas o Rossi foi muito maior do que o desporto em si, o MotoGP não seria o que é hoje sem o Rossi. Nesse aspeto duvido que o MM alguma vez chegue a essa grandiosidade.
Para mim o Rossi foi o melhor piloto no mano a mano, geralmente ganhava sempre as batalhas de proximidade, lembro-me que o Marc Marquez nos primeiros anos era fraquinho nesse aspecto.

O Lorenzo por exemplo era rapidíssimo, mas se ninguém o incomodasse, conseguia um pace que quase ninguém conseguia acompanhar, chegou a vencer algumas corridas ao Rossi com bastantes segundos de vantagem, na altura com a mesma moto, e estaticamente penso que é o 5º melhor da história, apesar de eu achar que poderia estar ainda melhor classificado.

c112566bfcaccb1e6daa70f0d4f087ee.jpg

Quantos já se tinham reformado?

Voltar
Superior