Sim, não me parece nada justo ou coerente ignorar os problemas de umas marcas e inflacionar de outras.
Nisto dos EVs não me parece haver um padrão tão evidente como no passado distante dos ICEs, sobretudo se falarmos de EVs modernos (leia-se última década, últimos 7/8 anos vá). No geral parecem-me todos fiáveis qb.
Se calhar dos casos mais evidentes de falta de fiabilidade de EVs modernos é o Porsche Taycan (unidades dos primeiros anos leia-se). Claro que não é carro para todas as carteiras e talvez por isso passe mais despercebido.
Agora o detalhe concreto dos coreanos que obrigam a trocar o liq de refrigeração a cada 60k km para não perderes garantia sendo que isso custa, salvo erro, €700 parece-me um bocado agridoce. Ainda para mais qdo nisto dos EVs há quem gaste num horizonte de 5/6 anos €200/250 (ou nem isso) em manutenção total.
Para quem anda muito 60k km podem ser apenas dois anos, ou nem isso.
A questão da manutenção de 15 em 15k ou a cada ano, pelo menos nos modelos mais antigos, é de facto, um dos problemas da Hyundai/Kia. Como já referi noutra resposta, não estou certo que essa periodicidade se mantenha para os novos modelos. Tinha ideia que não, mas
sem certeza.
A questão da substituição do liquido de refrigeração da bateria é outra. Em Portugal, dizem ser aos 60k ou 4 anos, mas o meu, de acordo com o livro da manutenção que o acompanha, é aos 210k ou 10 anos. E agora?

De qualquer forma, no meu caso já foi substituído através de recall da marca, ou seja, paguei zero e agora, fora da garantia, não vou pagar de todo esses valores.
Depois há a questão da enorme discrepância de preços entre os diferentes concessionários, conforme se pode ver nesta tabela elaborada e atualizada pelo administrador do grupo dos Kauai, com base nas faturas pagas pelos utilizadores.
EDIT: Já agora, em 4 anos e meio de utilização, e 100k kms, gastei 792,31€ em revisões. Agora que já está a acabar a garantia, vai ser mantido á minha maneira, e em oficina independente e competente.