Novo carro! Desta vez elétrico! - Primeiro Carregamento no Megane E Tech

Da existência dessas questões, à "malta começar a fugir" vai um bocadinho, mas ok.

À parte a questão da periodicidade da manutenção (que, sem certeza, creio ser 2 anos ou 30k para os modelos novos), pelo que vou vendo, praticamente nenhuma marca está imune a problemas.

No caso dos coreanos, existem efetivamente alguns problemas ao nível dos rolamentos do motor e caixa, em alguns modelos, e veículos fabricados entre 2018 e ~2022.

Tirando isso, não tenho ouvido relatos de problemas nos modelos recentes...
Os modelos de 800V estão a dar alguns problemas.

Da existência dessas questões, à "malta começar a fugir" vai um bocadinho, mas ok.

À parte a questão da periodicidade da manutenção (que, sem certeza, creio ser 2 anos ou 30k para os modelos novos), pelo que vou vendo, praticamente nenhuma marca está imune a problemas.

No caso dos coreanos, existem efetivamente alguns problemas ao nível dos rolamentos do motor e caixa, em alguns modelos, e veículos fabricados entre 2018 e ~2022.

Tirando isso, não tenho ouvido relatos de problemas nos modelos recentes...
Tens a certeza que passou para 2 anos?

Eu proprio faço parte dessa malta, fazer 2 revisões por ano fizeram-me logo afastar deles.

Em termos de fiabilidade temos os problemas cronicos no que diz respeito a rolamentos e unidade de controlo ICCU, que levou até as marcas a aumentar a garantia para este orgão em alguns países, sinceramente não estou alguma coisa sequer parecida noutras marcas, existem sempre problemas, mas o arrastar destes 2 já começa a ser demais, começa a parecer que a marca não tem solução para eles.

E sim, malta informada foge deles, tal como eu já vi muitos, alguns até por aqui, a fugirem dessas questões.

É eu que pensava que o tópico era de escolha mas afinal já estava escolhido 🤷🤣

Bons km com o carro os Renault EV tem tido boa fama pelo que certamente se revelará uma boa escolha a médio prazo.

Já agora foi em que condições financeiras?

Uma vez que debatemos tanto essa parte,eu teria curiosidade em saber mas se não quiseres entrar muito por aí, tudo bem 👍

eu não tenho problema. foi a crédito, o mais baixo que consegui tirando num lado, que me obrigavam a abrir conta par me fazerem simulação com a taxa mais baixa ou só faziam à taxa típica normal de todos os bancos. completamente ridículo!

Eu sei que sim. Mas estivemos aqui a debater taxas e custo TCO versus TM3. Fizeste bem as contas ou compraste mais por impulso/oportunidade do momento ?

sim, foi mais por aí, que aqui em casa todas gostaram do tesla, até a miúda grande que depois já dizia que se fosse tesla que tinha que ser em preto. a pequena ainda ontem disse: "compraste um megane. que carro feio. o tesla é que era bonito" e "não gosto do megane!". já a minha esposa gostava dos dois e acabou por dizer depois que se calhar o tesla ia ser muito grande, mas por outro lado também disse já que o próximo podia ser um tesla.

o problema nem foi o preço. sei que é novo, que a diferença de preços é grande ainda, mas em termos de recuperação de valor, ao vender o tesla a buscar uma parte ainda do valor dele ao vendê-lo aos 5 ou 6 anos. no caso do megane isso pura e simplesmente não vai acontecer, deverá ser tudo ou praticamente tudo o que conseguir com a venda para liquidar o restante crédito.

sei que novo é novo e demora a ser feito. não somos os únicos clientes, nem em Portugal, nem na pen~insula ibérica. esperar também 3 meses que iriam ser uns 4. falei precisamente disso com a senhora da tesla e que iria para o megane como já lhe tinha explicado anteriormente que haveria essa hipótese. ela agradeceu por ter sido sincero.

teria que andar a pedir carro emprestado ou comprar um chaço que poderia (e quase de certeza iria) pedir intervenções durante o uso iria também ser complicado. assim tenho tempo de juntar algum para uma entrada e provavelmente comprarei algum chaçozito mais clássico para poder andar enquanto espero pelo tesla. a altura em relação aos combustíveis também não é boa. esperemos que entretanto o trump morra e baixem os combustíveis até pelo menos ao 1.90€ ou algo assim do que andar a comprar agora e pagar a 2.20€ o litro, mesmo fazendo poucos kms semanais, 200 ou 250.

Tens a certeza que passou para 2 anos?

Eu proprio faço parte dessa malta, fazer 2 revisões por ano fizeram-me logo afastar deles.

Em termos de fiabilidade temos os problemas cronicos no que diz respeito a rolamentos e unidade de controlo ICCU, que levou até as marcas a aumentar a garantia para este orgão em alguns países, sinceramente não estou alguma coisa sequer parecida noutras marcas, existem sempre problemas, mas o arrastar destes 2 já começa a ser demais, começa a parecer que a marca não tem solução para eles.

E sim, malta informada foge deles, tal como eu já vi muitos, alguns até por aqui, a fugirem dessas questões.

Se eu tivesse a certeza, não tinha escrito; "que, sem certeza, creio ser 2 anos ou 30k para os modelos novos".

Em relação à unidade de controlo, desconhecia.

Em relação aos rolamentos, os problemas têm sido resolvidos em garantia, e fora de garantia podem ser resolvidos por uma fração do custo na marca.

Mas não deixa de ser curioso teres um Leaf e afirmares; "sinceramente não estou alguma coisa sequer parecida noutras marcas".

Mais uma vez, não estou a dizer que a Hyundai/Kia não tem problemas, mas dai a por as coisas nesses termos, não acho justo, mas são opiniões.

Sim, não me parece nada justo ou coerente ignorar os problemas de umas marcas e inflacionar de outras.

Nisto dos EVs não me parece haver um padrão tão evidente como no passado distante dos ICEs, sobretudo se falarmos de EVs modernos (leia-se última década, últimos 7/8 anos vá). No geral parecem-me todos fiáveis qb.

Se calhar dos casos mais evidentes de falta de fiabilidade de EVs modernos é o Porsche Taycan (unidades dos primeiros anos leia-se). Claro que não é carro para todas as carteiras e talvez por isso passe mais despercebido.

Agora o detalhe concreto dos coreanos que obrigam a trocar o liq de refrigeração a cada 60k km para não perderes garantia sendo que isso custa, salvo erro, €700 parece-me um bocado agridoce. Ainda para mais qdo nisto dos EVs há quem gaste num horizonte de 5/6 anos €200/250 (ou nem isso) em manutenção total.

Para quem anda muito 60k km podem ser apenas dois anos, ou nem isso.
A questão da manutenção de 15 em 15k ou a cada ano, pelo menos nos modelos mais antigos, é de facto, um dos problemas da Hyundai/Kia. Como já referi noutra resposta, não estou certo que essa periodicidade se mantenha para os novos modelos. Tinha ideia que não, mas sem certeza.

A questão da substituição do liquido de refrigeração da bateria é outra. Em Portugal, dizem ser aos 60k ou 4 anos, mas o meu, de acordo com o livro da manutenção que o acompanha, é aos 210k ou 10 anos. E agora? 😅 De qualquer forma, no meu caso já foi substituído através de recall da marca, ou seja, paguei zero e agora, fora da garantia, não vou pagar de todo esses valores.

Depois há a questão da enorme discrepância de preços entre os diferentes concessionários, conforme se pode ver nesta tabela elaborada e atualizada pelo administrador do grupo dos Kauai, com base nas faturas pagas pelos utilizadores.

EDIT: Já agora, em 4 anos e meio de utilização, e 100k kms, gastei 792,31€ em revisões. Agora que já está a acabar a garantia, vai ser mantido á minha maneira, e em oficina independente e competente.

Anexos

• 20260904_132426.jpg
    20260904_132426.jpg
    395,3KB · Visualizações: 14
  • 657665103_27104227282512557_1089046887661594390_n.jpg
    657665103_27104227282512557_1089046887661594390_n.jpg
    426,9KB · Visualizações: 14
Última edição:
Se eu tivesse a certeza, não tinha escrito; "que, sem certeza, creio ser 2 anos ou 30k para os modelos novos".

Em relação à unidade de controlo, desconhecia.

Em relação aos rolamentos, os problemas têm sido resolvidos em garantia, e fora de garantia podem ser resolvidos por uma fração do custo na marca.

Mas não deixa de ser curioso teres um Leaf e afirmares; "sinceramente não estou alguma coisa sequer parecida noutras marcas".

Mais uma vez, não estou a dizer que a Hyundai/Kia não tem problemas, mas dai a por as coisas nesses termos, não acho justo, mas são opiniões.
Os problemas têm sido resolvidos me garantia quando estão dentro da garantia, já vi casos que vão na 3ª mudança de rolamentos, é no minimo estranho as marcas não resolverem isso de vez.

O que tem a ver a questão dos rolamentos que a KIA/Hyundai não consegue resolver com o LEAF? A questão do LEAF é uma limitação base que toda a gente sabe quando o compra, o meu nunca deu qualquer problema, sempre soube ao que ía.

São muitas opiniões juntas, conheço muita gente que não foi para essas marcas por causa do que eu disse, não é nada cientifico, mas é a minha perceção, como disse, ando à procura de carro para a minha filha, e já coloquei de parte o Kauai, que era o que estava melhor posicionado.

Qual o problema em concreto dos leafs de 2017 em diante? Eram as baterias que aqueciam? Sei que havia alguns problemas.
Avaria Sistema EV
Isso é mais para quem faz carregamentos rápidos , a bateria não é refrigerada...
O meu de 2019 já lhe fiz 140k e 0 problemas

Qual o problema em concreto dos leafs de 2017 em diante? Eram as baterias que aqueciam? Sei que havia alguns problemas.
O problema é a falta de arrefecimento, que com um uso mais abusado faz com que andem sempre no limite maximo de temperatura, isto acaba por levar ao inchamento e deformação da estrutura que as mantêm no sitio, muitos problemas com carros que vieram da "praça" principalmente.
Hoje que estão aí no mercado de usados, são principalmente limões com problemas por resolver.

Por aqui na cidade via alguns leaf e zoe. Sendo uma cidade turística, embora mais por autocarros, mesmo assim imagino alguns desses leaf... 😗

falaram aí da medida dos pneus e na altura disse-o e agora confirmo: são 215/45R20.
não fica um carro desconfortável com aquela jante grande, mas mesmo assim e fruto dos 45 de perfil sente-se por vezes o piso.
já o meu seat com o mesmo perfil sente-se tudo! 🤣

Parabéns pelo Mégane.

Tb tenho pneus da Goodyear no meu EV e acho-os bastante razoáveis.
Os últimos dois que montei no meu foram os Goodyear EfficientGrip Performance 2. Para já, como estão atrás, não consigo dizer muito, mas quando passarem para a frente logo vejo. Tenho esperança que sejam melhores que os Hankook Ventus Prime 4, que á chuva são apenas bonzinhos.

Voltar
Superior