Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Sem qualquer margem de dúvidas. Mas o pior acho que é maturidade para o mercado de trabalho.
São bebés adultos autênticos sem noção de hierarquias e organização.

É muito difícil gerir novos licenciados sem fazer papel de pai ou de mãe... Chega a ser surreal.

É surreal, ha uns meses estava a falar com um amigo que dá cursos na GNR e ele estava-me a dizer que um puto nuns exercicios caiu e esfarrapou-se, e que foi lá a mãe reclamar...há 20 anos seria gozado (e bem), até ao final da vida.

a sério ?
em alguma perfil especial ou qualquer "tipo" ?
falta de maturidade social ? de responsabilidade ? de respeito ?
seja cargos mais técnicos/qualificados ou qualquer um ?

Licenciados em engenharia, gestão, direito.
Primeiros empregos.

Não lidam bem com os sistemas organizados, regras e incerteza.

Por exemplo a minha mulher teve um de gestão que entrou em maio e esta semana diz assim em jeito de desabafar que quer ir embora (!) porque não tem prespectiva de futuro na empresa.

Mas que prespectiva ao fim de 3 meses um recém licenciado quer ter? Quer saber se vai ser promovido ou aumentado daqui a x tempo? É que nem aqueceu no lugar.
Mas tbm não se despede. Está a pensar o menino. Precisa de apoio moral🤷

É deste tipo de imaturidade que repete um pouco por todo o lado. Eu diria que até aos 28 anos ( mais ou menos) não vale a pena perder muito tempo nem investir muito.

São praticamente todos muito instáveis.

Geração Tiktok, swipe. Não se conseguem concentrar em nada.

Primeiros empregos.

Por exemplo a minha mulher teve um de gestão que entrou em maio e esta semana diz assim em jeito de desabafar que quer ir embora (!) porque não tem prespectiva de futuro na empresa.

Mas que prespectiva ao fim de 3 meses um recém licenciado quer ter? Quer saber se vai ser promovido ou aumentado daqui a x tempo? É que nem aqueceu no lugar.

É deste tipo de imaturidade que repete um pouco por todo o lado. Eu diria que até aos 28 anos ( mais ou menos) não vale a pena perder muito tempo nem investir muito.

Isso também é um bocado de boomer mindset, nem tudo é mau. Antigamente diziam amém, sim senhor, porque estavam muito gratos por lhes ter sido dada uma oportunidade mesmo que depois fossem tratados abaixo de cão. Os miúdos hoje sabem que se não dá num lado dá noutro. Não há cá gratidão, fazem o trabalho deles e são pagos por isso, se ao fim de uns tempos não estão satisfeitos estão mais do que no seu direito de começar a pensar saltar do barco, para melhor ou pior depois logo se vê.

Última edição:
Isso também é um bocado de boomer mindset, nem tudo é mau. Antigamente diziam amém, sim senhor, porque estavam muito gratos por lhes ter sido dada uma oportunidade mesmo que depois fossem tratados abaixo de cão. Os miúdos hoje sabem que se não dá num lado dá noutro. Não há cá gratidão, fazem o trabalho deles e são pagos por isso, se ao fim de uns tempos não estão satisfeitos estão mais do que no seu direito de começar a pensar saltar do barco, para melhor ou pior depois logo se vê.

Há uma diferença muito grande que foi cavada nos ultimos 5 anos, o antigamente é isso 5/6 anos, os boomers já eram boomers.

É muitas vezes referido o pleno emprego em Portugal, o desemprego jovem em Portugal está nos 20% enquanto que a média europeia está nos 15%.

E isso de não dar num lado dar noutro, a maior parte das vezes é dar em casa dos pais a serem sustentados..

Rui Rocha esteve bem👍

Vou deixar aqui uma nota negativa ao canal de TV SIC + Expresso que andam a tenter branquear e levar ao colo o Neves.

O sistema. Existe.

"Há e tal não sou da maçonaria". O crlinho é que não é 🤷

Primeiros empregos.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Há de facto muita imaturidade, ou outra coisa - "sinais dos tempos", mas também há uma expectativa individual de cada um, se esse recém licenciado não está satisfeito e se de facto se sair parece-me de uma maturidade imensa, tomou uma posição sabendo das consequências.
Ele está nessa posição porque de facto, conhece ou ou conhece quem conhece empresas onde de facto existem programas de progressão, onde os recém licenciados ao fim de 3 meses e até antes, têm uma noção de como se pode desenrolar a sua progressão na empresa.

Mas isso também depende um pouco da educação em casa, não é só apontar para a sociedade woke ou isto ou aquilo.

Alguns imaturos que tive como recrutas, nossa senhora, pelas conversas que tinham num simples quarto de hora de pausa, dava para perceber que eram eles que mandavam lá em casa...

Mas há de tudo. Tive um assim, curso profissional facilitado, a mãe nem ia às reuniões, mas era altamente atinado e profissional.

Acredito que seja muito dificil nos dias de hoje conseguir educar um adolescente para ter maturidade num mundo cheio de facilidades.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Há de facto muita imaturidade, ou outra coisa - "sinais dos tempos", mas também há uma expectativa individual de cada um, se esse recém licenciado não está satisfeito e se de facto se sair parece-me de uma maturidade imensa, tomou uma posição sabendo das consequências.
Ele está nessa posição porque de facto, conhece ou ou conhece quem conhece empresas onde de facto existem programas de progressão, onde os recém licenciados ao fim de 3 meses e até antes, têm uma noção de como se pode desenrolar a sua progressão na empresa.
Desculpa mas isso não é os casos que o Pastis fala.

Nem ao fim de 1 ano dá pa ter 1 ideia por vezes, quanto mais ao fim de 3 meses.

Há é mt licenciado ( e nao só ) que acha que é entrar, passar o experimental e ficar agarrado a uma secretária com aumentos automáticos como acontecia nas gerações dos pais deles.

Desculpa mas isso não é os casos que o Pastis fala.

Nem ao fim de 1 ano dá pa ter 1 ideia por vezes, quanto mais ao fim de 3 meses.

Há é mt licenciado ( e nao só ) que acha que é entrar, passar o experimental e ficar agarrado a uma secretária com aumentos automáticos como acontecia nas gerações dos pais deles.
O que estou a referir não são aumentos automáticos, diuturnidades ou qualquer outro mecanismo de atualização salarial obrigatória. Existem muitas empresas que têm planos de progressão de carreira previamente definidos, nos quais a evolução salarial está associada ao cumprimento de objetivos, avaliações de desempenho, aquisição de competências e outros critérios estabelecidos pela própria empresa. São progressões normais dentro de uma estrutura de carreira, em função de critérios previamente definidos, e não aumentos automáticos decorrentes apenas da passagem do tempo.
Isto é o normal dia a dia de uma empresa minimante em condições, e os jovens licenciados sabem que isto existe (se nao sabem deviam saber) e quando chegam a uma empresa que quer fazer de tudo para os manter o maior tempo possível pelo menor salario possível, há quem de facto tome a opção mais difícil e madura, sair.

Ainda me lembro de uma colega que tive que o pai lhe dizia " se encontrares algum emprego de SMN, recusa, mais vale ficares em casa sem trabalhar ".

É da vida deles, cada um saberá de si, mas de referir que ela não era propriamente qualificada ( 12 ano normal ) e estávamos ainda no final da crise economica...não havia emprego à toa.

Nada disto é certo ou errado, eu é que fiquei a sentir-me "parvo" porque quando estava na univ ( que nao acabei ) decidi trabalhar à noite para ajudar os meus pais nas despesas e propinas, e nos primeiros 2 anos de trabalho ( curso CET ) fiquei 2 anos a ganhar o SMN, e não me queixei...afinal nunca tive a paranoia de que só por ter um ( mini ) canudo tinha logo que ter uma progressão ao meu gosto.

O que estou a referir não são aumentos automáticos, diuturnidades ou qualquer outro mecanismo de atualização salarial obrigatória. Existem muitas empresas que têm planos de progressão de carreira previamente definidos, nos quais a evolução salarial está associada ao cumprimento de objetivos, avaliações de desempenho, aquisição de competências e outros critérios estabelecidos pela própria empresa. São progressões normais dentro de uma estrutura de carreira, em função de critérios previamente definidos, e não aumentos automáticos decorrentes apenas da passagem do tempo.
Isto é o normal dia a dia de uma empresa minimante em condições, e os jovens licenciados sabem que isto existe (se nao sabem deviam saber) e quando chegam a uma empresa que quer fazer de tudo para os manter o maior tempo possível pelo menor salario possível, há quem de facto tome a opção mais difícil e madura, sair.
Ah ok agora entendi o que referes.
Inteiramente de acordo.

Aqui a cena é que tens empresas estruturadas mas que a malta só por ver um abanão num departamento ou ter mais alguma exigência em cima, fica logo em pânico.

Alguns deles aprendem assim e ganham maturidade, outros nem por isso.

Rui Rocha esteve bem👍

Vou deixar aqui uma nota negativa ao canal de TV SIC + Expresso que andam a tenter branquear e levar ao colo o Neves.

O sistema. Existe.

Uma coisa que eu ouvi ontem, o falso que o Rui Rocha afirma acerca da destruição dos "químicos" custarem 150 000€, afinal é verdade, portanto...

Isso ele tem. As carreiras estão definidas até porque é obrigatório por lei. A questão é que demora tempo e envolve a tal incerteza.
É esse tempo que eles não conseguem ou não querem suportar.

Se fosse maturidade, poderia despedir-se e ir para outro lado. Mas eu dei esse exemplo porque é fresco. Tenho muitos outros.

A situação actual é particularmente complicada e desgastante para quem trabalha em operações que envolvem contratação de jovens.

Rui Rocha esteve bem👍

O sistema. Existe.

Mediu bem as palavras.

Não é...mas já foi?

é como os empréstimos, o só ter um carro para uso pessoal, os orçamentos para destruir droga, o tanque que é piscina...

Nada neste homem é limpinho, sai sempre alguma sujidade... alguns dizem que são "informalidade".

Eu acho uma vergonha esta maneira de estar na vida e entendo que um Ministro não se pode dar a este "luxo".

Mas ninguém o demite, ele é que manda, temos de continuar a gramar o senhor.

Ah ok agora entendi o que referes.
Inteiramente de acordo.

Aqui a cena é que tens empresas estruturadas mas que a malta só por ver um abanão num departamento ou ter mais alguma exigência em cima, fica logo em pânico.

Alguns deles aprendem assim e ganham maturidade, outros nem por isso.
Haverá quem não esteja talhado para trabalhar numa empresa a sério, mas maior parte dos casos, os recém licenciados que lá começam aprendem rapidamente e adaptam-se facilmente, até porque é imensamente melhor ver o esforço reconhecido do que não fazer nenhum porque lhe pagam mal.

Uma coisa que eu ouvi ontem, o falso que o Rui Rocha afirma acerca da destruição dos "químicos" custarem 150 000€, afinal é verdade, portanto...
falso o quê?

Ele continua a não esclarecer... disse que eram os barris, agora já é toda a droga apreendida.

Contudo, uma vez mais, o Senhor é habilidoso: nesse orçamento, para além da operação Pacoba, havia mais material de outras apreensões? o M . da Justiça parece apontar nesse sentido.

E contentaram-se com apenas um orçamento? se sim, porquê? porque não pediram mais, entretanto?

Ia tudo ficar com o construtor, até quando? desrespeitando uma ordem de destruição,....

Isso ele tem. As carreiras estão definidas até porque é obrigatório por lei. A questão é que demora tempo e envolve a tal incerteza.
É esse tempo que eles não conseguem ou não querem suportar.

Se fosse maturidade, poderia despedir-se e ir para outro lado. Mas eu dei esse exemplo porque é fresco. Tenho muitos outros.

A situação actual é particularmente complicada e desgastante para quem trabalha em operações que envolvem contratação de jovens.
É no público? É que no privado isso não existe e o que existe nas contratos coletivos de trabalho não é propriamente progressão de carreira! É como digo, nem tanto ao mar nem tanto à terra, quem se vai de facto embora porque não concorda com a (falta) de progressão está a ser maduro. Há empresas com largas centenas de colaboradores em PT onde a média de idade não deve passar dos 35 anos. Há dissabores, há, mas quando a empresa está bem organizada (onde se inclui os planos de carreira) há uma tendencia a que as coisas sejam levadas a bom porto.

Haverá quem não esteja talhado para trabalhar numa empresa a sério, mas maior parte dos casos, os recém licenciados que lá começam aprendem rapidamente e adaptam-se facilmente, até porque é imensamente melhor ver o esforço reconhecido do que não fazer nenhum porque lhe pagam mal.
Há casos para todos os gostos.
O importante é que quando são imaturos, que atinem.

Voltar
Superior