Dacia Spring II 2026

A minha mãe tb tinha um carrito e andava em cidade/escola, quando tirei a carta comecei a leva-lo para todo o lado. Do nada o que era para uma coisa, deixou de ser, felizmente era a gasolina se não lá tínhamos de trocar, o que digo é que um R5 ou um Dacia, ou o carro que for se só tiver carga AC para mim tem uma limitação forte como VE! Bem mais forte que ter uma bateria de 40 em vez de uma de 50,…

Não quer dizer que esses carros não possam ter o seu lugar, mas eu até acho que deviam oferecer nem que por opção futura a possibilidade do retrofit do carregador DC.
Isso é uma completa não questão na minha opinião.
O problema não é o carro não ter carregamento rápido, o problema será a "pessoa" que o compre para o usar de uma forma para a qual ele não foi concebido.

A minha mãe tb tinha um carrito e andava em cidade/escola, quando tirei a carta comecei a leva-lo para todo o lado. Do nada o que era para uma coisa, deixou de ser, felizmente era a gasolina se não lá tínhamos de trocar, o que digo é que um R5 ou um Dacia, ou o carro que for se só tiver carga AC para mim tem uma limitação forte como VE! Bem mais forte que ter uma bateria de 40 em vez de uma de 50,…

Não quer dizer que esses carros não possam ter o seu lugar, mas eu até acho que deviam oferecer nem que por opção futura a possibilidade do retrofit do carregador DC.
Tabem mas repara, aquilo é um segundo carro apenas.
Hoje dá. Se amanhã por alguma razão não der, troca-se que há-de servir para outra pessoa certamente.

Concordo que a opção de ter carregador DC é algo que torna o carro mais versátil.
Se comprasse um Spring destes era uma opção que colocava.
Um dia mais tarde, numa eventual venda, até poderia facilitar a mesma.

Quando comprei o Twingo sabia que não tinha carregamento DC, mas como a bateria só tem 21 kWh e em AC carrega a 22 kW, não foi um deal breaker.
Mas como assim DC? É que esteé o unico electrico que conheço, aquilo ou carrega via posto, ou, em casa com a wallbox.
Há carros que têm aquela maquineta que dispensa wallbox, é isso que referem?

Carro sem arrefecimento líquido de bateria devia ser proibido. Uma pena e estraga um modelo que tinha tudo para ser um sucesso.
Este carro vai arruinar a reputação dos EVs daqui a uns anos. Fazer isto é malicioso, e a Renault/Nissan parece que fazem de propósito para sabotar a reputação de EVs.
Se não for para carregamentos rápidos, tem algum problema?

Claro que não, quanto mais alternativa houver no mercado melhor, e sim, acho que citadinos com baterias sem arrefecimento não têm nada de mais, o problema é como o pessoal comprar carros rebaixados para fazer todo terreno, limitações vão existir sempre que se compre e use um equipamento para o qual não foi projetado.

Claro que não, quanto mais alternativa houver no mercado melhor, e sim, acho que citadinos com baterias sem arrefecimento não têm nada de mais, o problema é como o pessoal comprar carros rebaixados para fazer todo terreno, limitações vão existir sempre que se compre e use um equipamento para o qual não foi projetado.
Pronto era essa a minha questão, se estão para um publico alvo que não faz carregamentos rápidos.
Aliás o spring pelo menos o primeiro nem carrega a mais de 6....portanto...

Mas andei num Uber nissan leaf e aquilo tava smp no vermelho e o homem uber disse que ou trocava de carro ou deixava de usar os carregamentos rapidos.

Pronto era essa a minha questão, se estão para um publico alvo que não faz carregamentos rápidos.
Aliás o spring pelo menos o primeiro nem carrega a mais de 6....portanto...

Mas andei num Uber nissan leaf e aquilo tava smp no vermelho e o homem uber disse que ou trocava de carro ou deixava de usar os carregamentos rapidos.
Pois, um LEAF é um pouco mais do que um citadino. Vai trocar e quem o comprar usado vai ficar com esse menino nas mãos, por isso digo que comprar um LEAF usado... Nunca.

Vai ser sempre mais frágil em relação a ondas de calor porque a gestão da temperatura não é tão bem feita. Imagina o cenário mais do que típico de estacionar ao sol várias horas naquelas vagas de calor de 35-40 graus ou mais. A temperatura sobe muito na bateria o que stressa as células. Num carro com arrefecimento ativo o sistema refrigera, neste não. Mesmo sendo uma bateria LFP sem carregamentos rápidos que é muito resistente, para condições iguais não ter refrigeração líquida vai acelerar a degradação da bateria e é, em zonas em que o clima é tendencialmente quente, uma desvantagem considerável.

Vai ser sempre mais frágil em relação a ondas de calor porque a gestão da temperatura não é tão bem feita. Imagina o cenário mais do que típico de estacionar ao sol várias horas naquelas vagas de calor de 35-40 graus ou mais. A temperatura sobe muito na bateria o que stressa as células. Num carro com arrefecimento ativo o sistema refrigera, neste não. Mesmo sendo uma bateria LFP sem carregamentos rápidos que é muito resistente, para condições iguais não ter refrigeração líquida vai acelerar a degradação da bateria e é, em zonas em que o clima é tendencialmente quente, uma desvantagem considerável.
Acredito que tenha arrefecimento por fluxo de ar, e no inverno umas resistências e aquecimento por fluxo de ar. Se não tiver será de facto muito mau 😢

Acho que estás a sobrevalorizar esse cenário. O Spring foi concebido para utilização citadina, com bateria pequena, pouca potência e carregamentos lentos (onde o calor tem maior relevância). Ficar algumas horas ao sol, mesmo com 35–40 ºC, não significa que a bateria vá atingir temperaturas críticas.
É verdade que a refrigeração líquida é tecnicamente superior, mas para a utilização para que o Spring foi concebido, a refrigeração a ar não é necessariamente uma desvantagem relevante e mantem o preço baixo.

O problema será a "pessoa" que o compre para o que ele não foi concebido.

Principalmente porque quem o vai comprar nem vai pensar nisso porque nem sabe. Mas lá que limita muito a utilização isso limita. Não carregar em carga rápida no verão, deixar à sombra sempre que possível, aceitar uma inevitável maior degradação devido ao calor...
Mas cada um é que sabe. Eu acho uma pena, porque o carrinho podia ser muito polivalente e despreocupado mesmo com a bateria pequenina que tem.

(o caso do twingo que é o mesmo carro)

Principalmente porque quem o vai comprar nem vai pensar nisso porque nem sabe. Mas lá que limita muito a utilização isso limita. Não carregar em carga rápida no verão, deixar à sombra sempre que possível, aceitar uma inevitável maior degradação devido ao calor...
Mas cada um é que sabe. Eu acho uma pena, porque o carrinho podia ser muito polivalente e despreocupado mesmo com a bateria pequenina que tem.

(o caso do twingo que é o mesmo carro)
O spring de polivalente não tem nada. É um carro pequeno, citadino, com pouca autonomia e barato, feito para fazer poucos km de cada vez na cidade.

Pois mas custa 18- 20k. Não é um daqueles ciclomotores de 8 ou 10k. E por 20k-23k há muita oferta mais polivalente. Mas como a Stellantis, a Renault neste caso deve apostar na ignorância.

Pois mas custa 18- 20k. Não é um daqueles ciclomotores de 8 ou 10k. E por 20k-23k há muita oferta mais polivalente. Mas como a Stellantis, a Renault neste caso deve apostar na ignorância.
Não tem quase nenhuma concorrência. Naquela faixa de preços é o mais vendido.

estou super dividido… por um lado apetece-me dizer que deviam impor regras de homologação, tipo baterias de 30kwh mínimo, 45min carregamento 10-80%, … etc etc.
Mas pronto sim, há cliente que nunca vai usar isso, queremos carros baratos,… ok, então pq simplesmente não obrigam as marcas a divulgar as limitações dos seus carros!?!? O twingo como se vê nesse vídeo, em carga dc rápida a 60% já só está a carregar a 10kw. Isso nem é carregar, há carga AC chamada de lenta, bem mais rápida! Vamos colocar carros no mercado que vão fazer cargas lentas em carregadores rápidos?

Foi há conta de não avisarem que os carros estavam limitados a um certo tipo de uso que muitos carros só deram chatices com egr, faps, adblue,… deviam sobretudo evitar erros do passado nos VE!

Sim mas aí já estamos a falar da honestidade das marcas.

Eu nestas coisas gosto de simplificar.

A minha mãe precisava de trocar o carro mamão de gota 98 que nem aquecia no percurso casa-trabalho....diria que isto desgasta muito mais o motor que o spring refrigerado a ar.
Não queria gastar muito dinheiro e para estas voltas e para por vezes ao fim de semana algumas dezenas de KM em urbano/extra urbano tem servido bem.

Se fosse para um serviço TVDE obviamente que ia estar muito mais atento às opções disponíveis e aos prós e contras, não comprar um leaf como o Uber onde andei e depois chorar por sobreaquecimento de carregamentos rápidos.

Voltar
Superior