Tópico dos carros eléctricos

O teu super conservadorismo é legítimo, mas estás sujeito a estas pequenas desilusões inclusive na bmw que ainda tenta trabalhar dessa forma mais tradicional!

Eu também não estou dentro de nenhuma secção de peças de um stand mas acredito perfeitamente que face à quantidade de modelos e coisas que há prai, já pouca coisa há-de haver em stock… talvez ainda haja muita coisa algures em Portugal mas tendencialmente a diminuir. Os stocks pagam-se e a pouca rotatividade não se pretende.

O meu trabalho já me dá dores de cabeça suficiente e só eu é que os consigo resolver. Se aparecer um problema no carro não sou eu que o vou resolver, eu pago a alguem que o resolva. No dia que a BMW deixar de resolver os problemas eu troco para outra marca.

Simplesmente ridículo não ter arrefecimento líquido da bateria, têm que cortar custos em qualquer lado está visto.
Daqui a uns anos vais ver milhentas pessoas ainda a dizer que degradação de baterias é um problema grave em EVs á conta deste carro, como o Leaf ia arruinando a reputação de todos os EVs pelo mesmo problema.
A falta de arrefecimento é um problema, no processo de carregamento, ou também no processo de descarga. Se um utilizador carregar em casa na garagem vai ter esse problema também? Desculpem a questão, eu sou um leigo nestes assuntos.

A falta de arrefecimento é um problema, no processo de carregamento, ou também no processo de descarga. Se um utilizador carregar em casa na garagem vai ter esse problema também? Desculpem a questão, eu sou um leigo nestes assuntos.
Carregar em casa nenhum problema. O problema do aquecimento da bateria é em carregamentos mega rápidos. Em descarga, pode ser mais problemático em viagens longas e a grande velocidade.
Mas o carro de que se falava não é nem para uma coisa nem para outra.

Carregar em casa nenhum problema. O problema do aquecimento da bateria é em carregamentos mega rápidos. Em descarga, pode ser mais problemático em viagens longas e a grande velocidade.
Mas o carro de que se falava não é nem para uma coisa nem para outra.
Então um carro destes para o uso que eu dou 95% das vezes, chegava.

O que são velocidades de VE em AE? Para mim são 120km/h, pelo que andar a essa velocidade em nacionais é assim um bocado para o irresponsável, não?
Onde leste que andei a 120 em nacionais?
Eu disse que andei a velocidades bem baixas em AE, tipo 105km/h desde a Mealhada até Coimbra!
Para mim velocidades de AE é entre 130-150km/h.
Nas nacionais e IC andei à velocidade limite, ou muito ligeiramente acima, daí ter demorado mais tempo.

Eu disse que andei a velocidades bem baixas em AE, tipo 105km/h desde a Mealhada até Coimbra!
Nas nacionais e IC andei à velocidade limite, ou muito ligeiramente acima, daí ter demorado mais tempo.
Lamento informar, mas velocidade de AE, é 110-120.
130-150, é excesso de velocidade, é ilegal, dá multa, é põe em risco os outros.

isso parece-me incompetência do gestor de frota.. para não usar termos mais fortes

No caso das ULS aconteceu que o concurso foi lançado e adjudicado pelas ARS. Pelo meio houve transferência de competências para os municípios e a entrega já foi nestes (que tiveram de contratar seguro e tudo o resto "à pressa").

No final do dia, é só mais um exemplo da falta de articulação entre instituições públicas.
Todos sabiam, mas ninguém se mexeu.

PS: o mais caricato ainda foi o facto de muitas das carrinhas terem de ser "redecoradas" porque isto apanhou aquela fase de mudança do logótipo do Governo.

Lamento informar mas quem paga as eventuais multas sou eu, por isso para mim essas são as velocidades normais de AE.

Vejo muito gente a cumprir os limites de velocidade mas fazem tantas asneiras na estrada que até mete medo, do tipo andar a 120km/h quando tens fila parada na via da direita para sair da AE!
Até parece que para um carro moderno andar a 150km/h é perigoso!

Faz algum sentido nesses contextos mas convem adequar as coisas com algum tino.

Eu não sou da ramo da saúde mas estou casado com uma esposa desse ramo.

Na ULS onde trabalha receberam carros eléctricos para substituir Partners, Berlingos e afins a gasolina (sim, a gasolina!) com algures entre 400 e 600 mil kms de rodagem. Bastava fazer as contas à idade delas para ver a quilometragem diária e ver que tinha de ser bem planeado. Não eram propriamente carros velhos... Com esses kms...

A entrega dos carros foi muito bonita, tipo inauguração, mas não havia capacidade de carga dos carros. Ou seja entregaram os carros e planearam o carregamento depois

Durante meses ( meses longos !) foi um festival de carros a chegar em reboque. No fundo foi um dinamizar da enconomia local à custa de utentes que ficaram sem serem atendidos.

Muita atenção que há carros destes a fazer largas centenas de quilómetros diários, repartidos por diversos utilizadores em concelhos com alguma dimensão geográfica.

Eu sou um apoiante declarado da causa EV. Acho que é totalmente o futuro. Mas cuidado ao adaptar e assumir as coisas. Convém planificar as coisas com cabeça e adaptar.

Ainda hoje foi apresentado o novo Dacia que eu considero que até faz sentido para milhões de pessoas que vivem no nosso país em aldeias, vilas e pequenas cidades e que no global talvez até sejam a maioria da população do pais.

Creio que mais de metade do país vive nestas circunstâncias e muitos deles usam carros a gasóleo com FAP para fazer menos de 20 kms por dia, apenas porque foi o que na altura a indústria lhes impingiu ( lembro me sempre de uma senhora numa pequena vila do inteiror onde trabalhei e que usava uma carrinha Kia com FAP que tinha mais de 10 anos e nunca tinha feito mais de 20 kms seguidos ).

De facto há um enorme mercado para esses carros EV que aqui neste forum achamos básicos, mas para as ULS desta vida cuidado que os há a fazer largas centenas de kms por dia.
Não digo que não. Só relatei que já vi alguns.

este Dacia com apoios dos governos tipo espanha/frança/alemanha torna-se numa opção bastante viável a quem puder carregar em casa e fizer 20/30/40kms por dia

Tu disseste algo do género que vieste a velocidade de VE em AE... Foi essa a pergunta o que é velocidade de AE para um VE? Para mim é como disse, são os 120(limite legal em Portugal).
E pareceu-me quando li que era referente ao troclço fora de AE. Ainda que como disse para mim velocidade de VE em AE são iguais aos ICE.

Tu disseste algo do género que vieste a velocidade de VE em AE... Foi essa a pergunta o que é velocidade de AE para um VE? Para mim é como disse, são os 120(limite legal em Portugal).
E pareceu-me quando li que era referente ao troclço fora de AE. Ainda que como disse para mim velocidade de VE em AE são iguais aos ICE.
Já respondi acima que é entre 130-150km/h, seja em que carro for.
Grande parte dos VE e principalmente híbridos plug in andam extremamente devagar nas AE, tipo 90-100km/h.
Quando ia ficando sem bateria em Espanha (por acreditar na rede pública!), tive que andar a 80km/h na AE e ia com os 4 piscas ligados por ir tão devagar!!

Moralismos de velocidade num fórum automóvel.

120 não põe em risco os outros, mas 130 sim.

Mas não deixa de ser engraçado, porque normalmente até são os "moralistas elétricos" a criticar as velocidades.:cool:

O teu super conservadorismo é legítimo, mas estás sujeito a estas pequenas desilusões inclusive na bmw que ainda tenta trabalhar dessa forma mais tradicional!

Eu também não estou dentro de nenhuma secção de peças de um stand mas acredito perfeitamente que face à quantidade de modelos e coisas que há prai, já pouca coisa há-de haver em stock… talvez ainda haja muita coisa algures em Portugal mas tendencialmente a diminuir. Os stocks pagam-se e a pouca rotatividade não se pretende.
Bem, tirando a facilidade de "elogio" encapotado habitual, é bem verdade, é cada vez mais tendência a redução de stocks, especialmente notório pós-covid, mas já vinha de trás.

No entanto ao longo da cadeia, alguém tem de ter o stock, nem que seja a fábrica, que se calhar também passa a produzir mais just in time.

Mas as tendências também se alteram com o tempo e devido a exageros.

afinal nem fazem tudo mal

Se tiveres garagem e carregares sempre lá o problema esbate-se. No entanto se morares numa zona quente por natureza basta que o carro passe horas na rua em tempo de canícula (mais de 35 graus) e isso vai causar stress na bateria que não tem um sistema avançado de gestão térmica, ou seja danifica as células como o AfCivic já explicou. E ter o carro na rua é fácil, basta que a pessoa o leve para o trabalho, que vá à praia, que passe o FDS noutra casa etc. Claro que não é com 10 ou 20 ocasiões dessas que vai fazer uma diferença grande, mas ao longo dos meses e anos acaba por fazer mossa na degradação. E eu já nem falo em fazer viagens de mais de 100km por tempo quente com carregamento rápido que isso é muito pouco viável.

Mas é assim, se o comprador tiver essa info e viver bem com isso, siga.

Última edição:
Se tiveres garagem e carregares sempre lá o problema esbate-se. No entanto se morares numa zona quente por natureza basta que o carro passe horas na rua em tempo de canícula (mais de 35 graus) e isso vai causar stress na bateria que não tem um sistema avançado de gestão térmica, ou seja danifica as células como o AfCivic já explicou. E ter o carro na rua é fácil, basta que a pessoa o leve para o trabalho, que vá à praia, que passe o FDS noutra casa etc. Claro que não é com 10 ou 20 ocasiões dessas que vai fazer uma diferença grande, mas ao longo dos meses e anos acaba por fazer mossa na degradação. E eu já nem falo em fazer viagens de mais de 100km por tempo quente com carregamento rápido que isso é muito pouco viável.

Mas é assim, se o comprador tiver essa info e viver bem com isso, siga.
Não é bem assim, o problema do aquecimento numa bateria não tem muito a ver com a temperatura exterior, ou melhor, pode ter mas de forma indireta, ter 35ºC numa bateria por temperatura exterior não tem nada a ver com ter os mesmo 35ºC por temperatura gerada a partir do interior da bateria, a diferença será de alguns graus, podes considerar uns 10ºC no interior acima da temperatura exterior, ou seja, num carregamento em que vês a bateria a 40ºC na realidade ela está nuns 50ºC no seu interior, já no outro caso será ao contrário. ;)

Sim, claro, seja como for bom para a bateria não é. Eu nunca compraria um carro que não tivesse um bom sistema de gestão de temperatura.

Voltar
Superior