Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

Ecoflex
Eu diria que, se avançares para um PHEV e andares todos os dias em modo elétrico, será boa prática pelo menos 1 vez por mês forçares o motor a combustão a trabalhar.

Se acontecer essa compra, muito provavelmente pelo menos uma vez por semana vai acontecer mesmo que eu não queira. Os kms são mais do que a autonomia eléctrica declarada. Provavelmente até posso usar esse dia praticamente todo em modo híbrido, assim que saia do ambiente urbano.

o do meu irmão é o 1.5tsi e ele faz sempre mais de 100 em modo elétrico, penso que o que conseguiu mais foi 128 ou algo assim. sei que fez mais de 120kms.

Se acontecer essa compra, muito provavelmente pelo menos uma vez por semana vai acontecer mesmo que eu não queira. Os kms são mais do que a autonomia eléctrica declarada. Provavelmente até posso usar esse dia praticamente todo em modo híbrido, assim que saia do ambiente urbano.
Julgo ter lido algures no manual do meu Prius Phev para ligar o motor a combustão uma vez por mês ou fazer uma viagem de mais de 10kms em modo HEV uma vez por mês. De resto para quem pretende manter o carro por bastante tempo, a Toyota dá 10 anos de garantia ou 200 mil kms. 1 milhão ou 10 anos no caso da bateria de tracção fazendo sempre lá as revisões.

O meu não tem essa questão de ficar muito tempo sem ligar o motor a combustão, por questões óbvias e facilmente perceptíveis para quem acompanha o que faço com ele.

No meu, noto perfeitamente quando aciona o motor a combustão. O barulho do motor não engana 😅
Quanto a aquecer o motor, o motor realmente aquece muito rápido.

Eu tenho um PHEV e acho que há vários problemas associados a este tipo de automóveis:
  • Com a bateria descarregada, o carro gasta muito combustível porque estamos a transportar +200kgs (?) que um automóvel normal "inutilmente".
  • Dificilmente o modo de carregar bateria com o motor a combustão (não me refiro a desacelerações ou travagens) compensa: o consumo médio por 100kms aumenta substancialmente ao ponto de se superiorizar às vantagens de com essa energia não gastarmos combustível em cidade.
  • Na utilização, há muitos PHEVs cuja articulação entre motor combustão, motor elétrico, caixa de velocidades, regeneração e travões resulta em condução pouco suave, com momentos de brusquidão e de hesitação.
  • Se há quem diga que um PHEV tem sempre a mesma potência disponível com ou sem bateria carregada, eu digo mais que depende. Na verdade, quando um PHEV tem a bateria descarregada a mesma não está totalmente vazia, ou seja, vai gerindo uma reserva e esta pode ter momentos em que praticamente ou totalmente se esgota e aí penso que há diferenças (pelo menos sentia isso claramente quando tive o Mégane PHEV, no Volvo ainda o tenho há pouco tempo para perceber este fenómeno).

Ressuscitando isto um bocado...

Nestas mini-férias notei isto precisamente. Arrancámos das grutas de mira d'aire, com a bateria a cerca de 30%, fomos sempre em modo hibrido. Passados poucos kms, a bateria estava a zero, e chegámos a casa, com cerca de 240kms feitos, e com um consumo de combustível digamos que pouco simpático. Fomos completamente a vontade, velocidades entre os 120 e 140km/h, sem preocupações com os consumos. Ainda está longe dos 12 que gastava a minha antiga alfa 156 selespeed, mas... [:D]

image.png

Em viagens grandes, a coisa gasta um bocado. Em contra-partida, no dia a dia, e conseguindo carregar em casa, torna-se bastante económica.​

A minha Octavia Phev gastava bem menos que isso, nesses registos de AE.

Mas como tudo, depende do trajecto, estilo de condução, carro em concreto, pressão de pneus...etc etc
Aqui acho que o carro em si pesa bastante. Uma besta com quase 1800kg, cheio, mala cheia, e aerodinâmica de um tijolo não fazem milagres 😂... Se baixasse a velocidade um pouco, aí para 100/110 acredito que fizesse diferença, mas a mulher tem o pé pesado, e depois quando fui eu para o volante continuei com o mesmo ritmo.

Ou não carregar.☝️ Que são a maioria deles ..🤣
Seu incrédulo, :ROFLMAO:
Carros híbridos plug-in emitem até cinco vezes mais CO2 em condições reais do que os cálculos usados pela União Europeia, segundo um estudo publicado na quinta-feira. O estudo realizado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), uma ONG ambiental, destaca "uma diferença significativa e acentuadamente crescente entre as emissões de CO2 em condições reais e aquelas medidas durante os testes de homologação" para veículos híbridos plug-in (PHEVs) registrados entre 2021 e 2023.

Em termos concretos, as emissões médias de CO2 em condições reais foram 3,5 vezes maiores do que os valores aprovados em 2021 – e 4,6 vezes maiores em 2023. A principal razão para essa discrepância é que esse tipo de veículo é "carregado com menos frequência e funciona menos frequentemente no modo elétrico do que se supõe" segundo os cálculos iniciais, segundo o ICCT.

Gostava ter a vossa opinião sobre a possível aquisição de um híbrido plug-in para o meu caso.
Faço 65 km casa-trabalho, ie 130 km/dia. Há algum hibrido plug-in que permita uma poupança real face ao diesel que uso actualmente (Clio V 1.5 com média de 4-4,2 l/100km)? Teria de ter uma autonomia de 130 km por dia, pois só teria hipótese de carregar na empresa. Faço um misto de AE e EN, sem transito e para-arranca, que penso não ser a praia dos híbridos. Mesmo que não fizesse 130km em electrico poderia poupar alguma coisa? Eléctrico não queria pois não consigo carregar em casa, se bem que daria para a grande maioria dos meus dias (casa-trabalho-casa), carregando gratuitamente na empresa. Para uso no fim de semana ficaria apeado ou a ter de carregar na rua. Tenho outro ICE na família que poderia usar para esse tipo de viagens, eventualmente. Qual a vossa opinião? Obrigado a todos.

Gostava ter a vossa opinião sobre a possível aquisição de um híbrido plug-in para o meu caso.
Faço 65 km casa-trabalho, ie 130 km/dia. Há algum hibrido plug-in que permita uma poupança real face ao diesel que uso actualmente (Clio V 1.5 com média de 4-4,2 l/100km)? Teria de ter uma autonomia de 130 km por dia, pois só teria hipótese de carregar na empresa. Faço um misto de AE e EN, sem transito e para-arranca, que penso não ser a praia dos híbridos. Mesmo que não fizesse 130km em electrico poderia poupar alguma coisa? Eléctrico não queria pois não consigo carregar em casa, se bem que daria para a grande maioria dos meus dias (casa-trabalho-casa), carregando gratuitamente na empresa. Para uso no fim de semana ficaria apeado ou a ter de carregar na rua. Tenho outro ICE na família que poderia usar para esse tipo de viagens, eventualmente. Qual a vossa opinião? Obrigado a todos.

Se tens carregador no trabalho acho que é preferível EV.

Um híbrido com esta autonomia EV é caro em novo e raro em Usado.

Perante essa quilometragem, a opção mais sólida a meu ver, seria o GPL, esses consumos do Clio estão esmifrados, nenhum hibrido plug-in faria drásticamemente melhor.

Perante essa quilometragem, a opção mais sólida a meu ver, seria o GPL, esses consumos do Clio estão esmifrados, nenhum hibrido plug-in faria drásticamemente melhor.
A fazer 130kms por dia e a carregar de graça?

Há PHEV que fazem essa quilometragem, ou quase, quase, em EV, o que com cargas gratuitas saia quase, quase de graça...

Claro está que a questão coloca-se no custo inicial, e aferir se valerá a pena o "investimento" a médio/longo prazo, pois a curto prazo não compensa de certeza.

Diria que avançar para o eléctrico seria a melhor opção. Com a hipótese de carregar à borla na empresa, provavelmente terias apenas que fazer carregamentos ocasionais em postos públicos (ferias, passeios, etc.)

No caso dos PHEV, os 140 km anunciados do meu Golf, por exemplo, só são atingiveis sem AC e com pezinhos de lã. E se for a carregar a 1,7 kw, demora umas 12h ou 13h a carregar.

Voltar
Superior