Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Por esta hora temos o Brent a 109usd. Parece-ne que pelas noticias que vão saindo da região do médio oriente, a situação está "um pouco" descontrolada, Se estes preços da energia vierem para ficar ou até piorar o cenário não vai ser bom.
Percebo que os estados europeus estejam confortáveis (por ora) com a situação porque arrecadam mais receita sem que tenhm directamente responsabilidades.
Mas acho que está na altura de tomarem decisões reforçadas sobre os preços energéticos o quanto antes, nomedamente sobre a carga fiscal, sob pena se não o fizerem começarem a recolher os cacos da economia mais à frente.
O sector dos transportes não ia fazer uma greve ou algo do género?

O sector dos transportes não ia fazer uma greve ou algo do género?
Sinceramente, eu estou ligado ao ramo mas não sei. A dimensão da empresa é pequena, a força é igual.
O que sei é que se esta situação se mantiver acho que vai haver uma hecatombe no sector no próximo ano.
Estamos em setembro e ainda estamos à espera da ajuda que o Estado disse que ia dar às empresas.
Para terem uma ideia, as empresas de transporte vão receber cerca de 450€ por camião de peso bruto » 40 toneladas. 450€ é +/- o valor que gastamos a mais em combustivel desde abril em cada viagem à Alemanha ou a Itália (por exemplo).
É só fazer as contas para perceber o que aí vem.
Porque esta coisa de o cliente final é que paga não é bem assim. Não se conseguem fazer refletir os preços dessa forma às empresas e familias, à velocidade com que recebemos o impacto nas bombas.

Sinceramente, eu estou ligado ao ramo mas não sei. A dimensão da empresa é pequena, a força é igual.
O que sei é que se esta situação se mantiver acho que vai haver uma hecatombe no sector no próximo ano.
Estamos em setembro e ainda estamos à espera da ajuda que o Estado disse que ia dar às empresas.
Para terem uma ideia, as empresas de transporte vão receber cerca de 450€ por camião de peso bruto » 40 toneladas. 450€ é +/- o valor que gastamos a mais em combustivel desde abril em cada viagem à Alemanha ou a Itália (por exemplo
).
Porque esta coisa de o cliente final é que paga não é bem assim. Não se conseguem fazer refletir os preços dessa forma às empresas e familias, à velocidade com que recebemos o impacto nas bombas.
Uma vergonha.

Obrigado pelo feedback!

lool boa sorte... eu tenho mas não é muito util, ainda para mais tendo em conta que tens que esperar mais de 3 meses por uma consulta LOL

pessoalmente não tenho grandes problemas felizmente, até dei 0€ custo na maior parte dos anos, mas com o meu filho agora é privado logo a não ser que seja urgência de noite. não há muito a fazer, o atendimento nos centros de saúde é horrivel, se fores à urgencia nem te atendem, e para marcar para a urgencia entao... para nao falar de quando te mandam para o sitio errado ou quando estas horas à espera de ser atendido...

e o objetivo é mesmo esse, é que vas ao privado
Felizmente também não, mas o meio-século já foi passado, pelo que, o natural é começaram a aparecer as maleitas.

Tenho hospital privado do ''outro lado da rua'', e tenho, felizmente, a possibilidade de ter seguro de saúde, e só pago 10 € por consulta de medicina familiar.

Maior número de despedimentos coletivos desde 2020​

De acordo com os últimos dados divulgados pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) entre janeiro e julho deste ano, as empresas comunicaram a realização de 375 despedimentos coletivos. Considerando o mesmo período do ano passado, verifica-se uma subida de 13%. Para além disso, desde 2020 que não se verificava, nestes 7 meses, um número tão elevado, o qual, na altura, devido à Covid-19, chegou aos 420 despedimentos coletivos no período em análise.

Basta haver 2 despedimentos numa microempresa para ser coletivo

Quando se fala em despedimento coletivo, pensa-se imediatamente num grande número de trabalhadores dispensados, por ex., de uma fábrica. Contudo, na maioria dos casos, nomeadamente 105 dos referidos 375 despedimentos coletivos foram de microempresas (empresas com menos de 10 trabalhadores). Ora, neste tipo de empresas, dada a sua dimensão, basta que haja a extinção do posto de trabalho de 2 trabalhadores num período de 3 meses para que se considere que há um despedimento coletivo. No caso das pequenas empresas, basta que sejam 5 trabalhadores.

@Topolino e outros users que nao me lembro, acerca daquele assunto de PT ter regredido 20anos no PISA, acerca da leitura e matempática:
Não sei se viram num telejornal mas entrevistaram o Nuno Crato e o João Costa.

Nuno Crato a dizer que os resultados tão também culpa destes 10 anos de desleixo na educação, e João Costa que foi min de Costa, a dizer que seguimos a tendência europeia, mas não foge a responsabilidades.

Ora, mais um presente deixado pelo Reinado de Antonio Costa.
Mais 1 menos 1, né...

Maior número de despedimentos coletivos desde 2020​

De acordo com os últimos dados divulgados pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) entre janeiro e julho deste ano, as empresas comunicaram a realização de 375 despedimentos coletivos. Considerando o mesmo período do ano passado, verifica-se uma subida de 13%. Para além disso, desde 2020 que não se verificava, nestes 7 meses, um número tão elevado, o qual, na altura, devido à Covid-19, chegou aos 420 despedimentos coletivos no período em análise.

Basta haver 2 despedimentos numa microempresa para ser coletivo

Quando se fala em despedimento coletivo, pensa-se imediatamente num grande número de trabalhadores dispensados, por ex., de uma fábrica. Contudo, na maioria dos casos, nomeadamente 105 dos referidos 375 despedimentos coletivos foram de microempresas (empresas com menos de 10 trabalhadores). Ora, neste tipo de empresas, dada a sua dimensão, basta que haja a extinção do posto de trabalho de 2 trabalhadores num período de 3 meses para que se considere que há um despedimento coletivo. No caso das pequenas empresas, basta que sejam 5 trabalhadores.
Neste momento em PT não há problema nenhum com o emprego. Não me lembro de existir tanta necessidade de colaboradores como agora, transversal a todas as áreas, com excepções pontuais como é lógico.
Está toda a gente com dificuldades em contratar.

Neste momento em PT não há problema nenhum com o emprego. Não me lembro de existir tanta necessidade de colaboradores como agora, transversal a todas as áreas, com excepções pontuais como é lógico.
Eu sei e todos sabemos disso.
Só coloquei esta informação pela estranheza do conteúdo...

Felizmente também não, mas o meio-século já foi passado, pelo que, o natural é começaram a aparecer as maleitas.

Tenho hospital privado do ''outro lado da rua'', e tenho, felizmente, a possibilidade de ter seguro de saúde, e só pago 10 € por consulta de medicina familiar.
a mim ainda me fica longe, experimentei ir aqui a um mais perto mas deixei 90 paus e não gostei, nunca mais

mas estou a falar de urgencias, isso nao tens aqui e entao para crianças ainda pior

encaminharam-me para um, disse ao gajo que o hospital nao tinha pediatria, o gajo insistiu, isto depois de me demorar pra ai 1h a atender, estive la à espera horas vazio, crianca sempre a vomitar e a sentir-se mal, isto ai umas 5 horas ou mais, fui reclamar mas de nada valeu, entra e sai passado 2 minutos, reencaminhado para o outro que aqui "nao ha pediatria" LOL

nem a da triagem nem da rececao foram capazes de reencaminhas logo, onde está tamanha incompetencia, é que nem contado

Para terem uma ideia, as empresas de transporte vão receber cerca de 450€ por camião de peso bruto » 40 toneladas. 450€ é +/- o valor que gastamos a mais em combustivel desde abril em cada viagem à Alemanha ou a Itália (por exemplo).
Apoios?
Já diz o Camilo Lourenço, eu como contribuinte não vos quero subsidiar.
Dificuldades? Aumentem preços.
Se houver gente aflita o estado tem de acorrer aos casos especificos e não a toda a gente.

Apoios?
Já diz o Camilo Lourenço, eu como contribuinte não vos quero subsidiar.
Dificuldades? Aumentem preços.
Se houver gente aflita o estado tem de acorrer aos casos especificos e não a toda a gente.

Eu também não sou a favor de muitos subsidios, mas tu partes de uma premissa que é falsa.
Tu como contribuinte neste caso não subsidias nada do sector dos transportes. Pelo contrário, é o sector dos transportes que financia o Estado. Tu gastas 100 litros por mês e pagas impostos. O sector dos transportes gasta milhões de litros por mês. O que quero dizer é que o tal apoio do Estado não é apoio nenhum.
Como disse, vão dar por camião aquilo que te cobram a mais numa única viagem. Por isso falar em apoios é ridiculo.
Quando as empresas entrarem em insolvência e começarem a enviar o pessoal para casa talvez se mexam um bocadinho. Até lá, a receita que o estado obtém com os combustiveis vai aumentar.

Eu também não sou a favor de muitos subsidios, mas tu partes de uma premissa que é falsa.
Tu como contribuinte neste caso não subsidias nada do sector dos transportes. Pelo contrário, é o sector dos transportes que financia o Estado. Tu gastas 100 litros por mês e pagas impostos. O sector dos transportes gasta milhões de litros por mês. O que quero dizer é que o tal apoio do Estado não é apoio nenhum.
Como disse, vão dar por camião aquilo que te cobram a mais numa única viagem. Por isso falar em apoios é ridiculo.
Quando as empresas entrarem em insolvência e começarem a enviar o pessoal para casa talvez se mexam um bocadinho. Até lá, a receita que o estado obtém com os combustiveis vai aumentar.
é de loucos, eu vivo quase na praia

estive a fazer contas, se trouxer duas botijas de gás e encher o depósito já me deve compensar ir a espanha mesmo que em poucos euros...

A questão é os apoios pretendidos....
Se as empresas falirem, o que se pode fazer? OK, os impostos são muito altos, há que os baixar.
Certo.

Mas sustentar empresas que fiquem subsidio dependentes não tem sentido.

Para particular, o aumento dos impostos dos combustíveis é no IVA de um preço mais caro.

O ISP e a Taxa de carbono carbono são fixados anualmente no orçamento de estado e têm sido reduzidos como apoios.

Nos dados até Junho, o ISP tem o mesmo valor arrecadado que o ano passado.

Como as empresas de transportes deduzem o IVA, sim precisam de mais ajudas se forem à falência como dás a entender.

Pode-se tentar dar a volta à questão com inflação e necessidade de passar custos para os clientes das transportadoras, o que aumenta valores cobrados e consequente mais impostos arrecadados, mas as empresas de transporte têm dificuldades grandes porque o combustível é o seu maior custo, mas não vejo que o seja devido a impostos.

Já deve ter sido regularmente dito, mas fica o gráfico do diesel.

https://www.investing.com/commodities/london-gas-oil

Por acaso pensava que o ISP era uma taxa e não um valor fixo por litro. Não sei se foi sempre assim. É um pormenor que muda o cenário das coisas.
Sempre a aprender.

Não é bem assim. Há muito desemprego jovem. Muito por culpa do nosso desadequado sistema de ensino.

Por acaso pensava que o ISP era uma taxa e não um valor fixo por litro. Não sei se foi sempre assim. É um pormenor que muda o cenário das coisas.
Sempre a aprender.
Desde que se tenha abertura, aprende-se todos os dias.

Mesmo o que escrevi não está correcto.

Estrutura do ISP (Portugal) - EPCOL - Energia em evolução

Só o ISP é que tem descido extraordinariamente no caso do diesel, a taxa de carbono mantém-se.

Aliás as subidas da taxa de carbono anuais até passam despercebidas e até são granditas, no entanto em relação ao ano passado esses impostos (taxa de carbono e ISP não são maiores que 2025). Fonte DGEG

E alteram regularmente o ISP com portarias consoante o governo quer alterá-las consoante o mercado.

Voltar
Superior