Escalada da Potência

citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Ricardo Meireles

...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...

--------------------------------------------------------------------------------

nota-se que és novo aqui...

Pelo menos é o que consta num ensaio publicado na ultima edição do AUTO-HOJE...faça favor de se informar...

citação:Originalmente colocada por Ricardo Meireles

citação:
Originalmente colocada por Ricardo Meireles

...ja não anda lonje dos 200 CV pois os tdi tem mais cavalos do que o anunciado...

nota-se que és novo aqui...

Pelo menos é o que consta num ensaio publicado na ultima edição do AUTO-HOJE...faça favor de se informar...

:D:D:D:D:D

À mais de 13 anos, já havia 1.6 a gasolina com 160cv

Este aumento acontece não é assim tão brusco... o pessoal é que nos ultimos 10 anos habituou-se a só ver diesel e ai sim, as "arrastadeiras" evoluiram muito e agora têm muitos cavalos... mas isso são fases.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

E no segmento C , tinhamos motores de 80/90/100 cv mais que suficientes....

Hoje em dia 80/90cv num segmento C começam a ser insuficientes.

Eu tenho uma 307 SW 1.6 de 110cv e pesa 1400kg em vazio. Metes 5 pessoas e AC ligado e já começa a sentir problemas de andamento.

citação:Outra coisa essa do um carro potente é mais seguro porque faz ultrapassagems mais rapidas é tanga.
Se se tem um carro pouco potente espera-se ate ter espaco para ultrapassar, e depois faz-se em segurança.
O que acontece é que muitas "estrelas" como tem um carro potente ultrapassam nao um mas logo 3 ou 4 carros de seguida e depois dizem que tem azar.

concordo com esta, para não falar de que a maioria do pessoal que compra grandes potencias raramente as utiliza. talvez tenha tambem a ver com o status.:D

Os cavalos podem ser poucos, que ainda assim o carro pode ser bem rápido...

O peso é que também não pode ser muito...

citação:Taveirada
AHO Moderador

Portugal

14202 Posts
Colocado - 23/01/2007 : 20:44:12

Concordo com o que o silverarrow diz... eu tenho a filosofia que qualquer pessoa 200cvs é o limite... acima disso é para quem quer outras coisas... e diga-se... e com 200cvs chega e sobra... nao consigo perceber para que mais de 200cvs especialmente em carros do dia a dia... acho um desperdicio de cavalos...

Isto é tudo tão relativo... Para um S ou um 7, 200 cv não é nada de especial.

Por outro lado pegas num AX GT de 85 cv e é uma bombinha ...

citação:Originalmente colocada por VTEC

À mais de 13 anos, já havia 1.6 a gasolina com 160cv

Este aumento acontece não é assim tão brusco... o pessoal é que nos ultimos 10 anos habituou-se a só ver diesel e ai sim, as "arrastadeiras" evoluiram muito e agora têm muitos cavalos... mas isso são fases.

Lá tinha de vir uma referencia ao VTEC...

Sim sempre houve motores muito potentes. Tb tinhas o 206 T16 ou tinhas lancias Deltonas ou 037. Tinhas Alfas potentes, BMW's etc etc. Mas erram carros específicos, não eram carros de "dia a dia".

Hoje em dia a média de potência do nosso parque automóvel deve andar bem acima dos 100cv.

mas silver n é agradavel veres uma subida aproximar e saber q o carro onde vais facilmente sobe aquilo sem ter de ir a queimar mudanças?é mais nessas situações q gosto dos cv, n é tanto para a velocidade de ponta q essa nunca uso.

Pode ser impressão minha, mas parece-me que hoje em dia há aquela barreira psicológica dos 100cv, tudo o que tiver menos de 100cv "não presta"...mas como disse, pode ser só impressão minha. ;)

citação:Originalmente colocada por v7

citação:Taveirada
AHO Moderador

Portugal

14202 Posts
Colocado - 23/01/2007 : 20:44:12

Concordo com o que o silverarrow diz... eu tenho a filosofia que qualquer pessoa 200cvs é o limite... acima disso é para quem quer outras coisas... e diga-se... e com 200cvs chega e sobra... nao consigo perceber para que mais de 200cvs especialmente em carros do dia a dia... acho um desperdicio de cavalos...

Isto é tudo tão relativo... Para um S ou um 7, 200 cv não é nada de especial.

Por outro lado pegas num AX GT de 85 cv e é uma bombinha ...

FAlo dos carros normais... hoje em dia um golf de 170cvs é normal... eu acho um exagero... 200 é o limite.... 170 já está proximo... 150cvs chega e sobra...

A escalada da potencia é normal, pois o peso tambem aumentou, e hoje em dia os carros "domam" com muito mais facilidade maiores niveis de potencia, quanto mais nao seja com ajudas electronicas.

citação:Originalmente colocada por reiszink

Pode ser impressão minha, mas parece-me que hoje em dia há aquela barreira psicológica dos 100cv, tudo o que tiver menos de 100cv "não presta"...mas como disse, pode ser só impressão minha. ;)
Não é nada impressão tua.. era bom era...

citação:Originalmente colocada por cloterico

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

E no segmento C , tinhamos motores de 80/90/100 cv mais que suficientes....

Hoje em dia 80/90cv num segmento C começam a ser insuficientes.

Eu tenho uma 307 SW 1.6 de 110cv e pesa 1400kg em vazio. Metes 5 pessoas e AC ligado e já começa a sentir problemas de andamento.
Pois mas essa 307 pesa quase tanto como o meu C5 [8)]

para 1200 Kg , 90cv chega e sobra.. pelo menos para mim..

Hoje em dia há um problema de peso. Tudo concorre para fazer os carros pesados.

Recordo-me do meu pai ter tido um datsun 1200 cujo peso eram 726 kg. Ou seja com um motor 1.200 e 69 cv era um carro razoavelmente despachado, No fundo tinha melhor relação peso/potência que uma Accord 2.2 ICTDI de 140 cv ;)

citação:Originalmente colocada por v7

Hoje em dia há um problema de peso. Tudo concorre para fazer os carros pesados.

Recordo-me do meu pai ter tido um datsun 1200 cujo peso eram 726 kg. Ou seja com um motor 1.200 e 69 cv era um carro razoavelmente despachado, No fundo tinha melhor relação peso/potência que uma Accord 2.2 ICTDI de 140 cv ;)
Exacto...

E por ex, o AX 1.1i tem 60cv que são qualquer coisa de espetacular....

No C3 , o motor é o mesmo mas...nem parece..

Claro que o 1.6 da Honda tinha de aparecer... :)até porque era montado no Civic 4 e 5 portas, em tudo igual ao 1.4 e 1.5...

Não esquecer, p ex, que o pessoal começou a deixar de comprar carros a gasolina 1.4 e 1.6 de potencias de 90 e 110 cv para comprar carros de 80cv a diesel... Que agora, no caso da Reno, vai em 105cv... neste aspecto nem é assim tao grande até porque os carros sao mais pesados.

Noutros patamares, temos por exemplo um A4 TDI... 2.0 com 140cv... à anos que um 2.0 a gasolina tem mais que isso...

O que as marcas estao a fazer é aperfeiçoar uma tecnologia vantajosa que saca potencia sem penalizar consumos... mas isso é a evolução natural

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

é verdade .....e é uma realidade!!

mas para mim as "novas" potências já nada têm a ver com as antigas!

...150cv cavalos hoje.....com todas as ajudas electronicas.....são 150cv bem domaveis!

enquanto que 150cv há 15 anos...era preciso ter mãozinhas pa coisa!

penso que é tudo uma questão de "domabilidade" :D , quando fizerem 300cv domaveis num GOLf, então toca a vê-los por ai!:D

;)

o problema aí nem é tanto a electronica... é o peso!

um carro com 800kg e 150cv é um foguete! hj em dia um com 1300kg e 150cv nem mexe! lol

pois....e ainda tem isso! electronica mais peso! ...

façam lá uma equação para isso......pa vermos quanto é que equivale

150cv em cima de 1300kg com controle de tracção e 225/R18 ......e compararmos a 150cv vindos de dois carburadores em 1050kg sem electronica e 195/r14

:D

A teoria do "...passam 90 % do tempo de conducao a usarem so 60 cavalos..:" para mim também me faz rir, em especial se falarmos dos diesel (e novos gasolinas turbinados) e os seus binários montruosos em baixas eheh

Já tive vários carros com 55cv e sei bem do que falo quando digo que tenho uma sensação de condução muito mais relaxada com o meu actual carro (que não é sequer o mais agradável que tive neste aspecto).

É esta sensação de segurança que leva muita gente a gastar mais uns trocos e comprar diesel.

Malvados preços da zagolina e imposto automovel : (

Cump.

Back