DC_242
Banido
citação:Originalmente colocada por PePa
De facto tem-se vindo a subir bastante a potência dos carros, mas devido ao seu peso
hoje temos utilitários a pesar 1200kg que é quase o dobro de há uns anos valentes.
Mas apesar da pontência os consumos conseguem manter-se aceitáveis, e existem novas
leis anti emissões, não digam que é só potência.
Se isso faz os carros mais seguros, e agradaveis de conduzir ainda bem, desde que não
os encareça.
Também existe o problema de mentalidade, ainda no outro dia estava a falar com um colega
meu sobre o serie 1 e ele é fã do 120d, e eu disse ah e tal 116i e ele, eh pá isso arrasta-se.
Considerando que ainda aí muito boa gente com motores com menos de 80 cavalos, acho que 115 é
bastante bom, mas dada a oferta de mais potência algumas pessoas nem vêm outra coisa.
Na generalidade, concordo contigo: a potência aumenta, os consumos sobem pouco (e nalguns casos até baixam) e as normas anti-poluição estão cada vez mais apertadas, portanto os motores estão cada vez mais eficientes, ou seja, aproveitam melhor cada gota de combustível que lá metem.
Havendo evolução na eficiência dos motores, claro que conseguem obter mais potência. Depois os construtores podem obter esse ganho no rendimento para fazer duas coisas: muitos cavalos, baixos consumos; ou então ainda mais cavalos e um pouco mais de consumos. E aí nascem o 118d e o 120d
(e não me venham dizer que um motor de 170cvs a gastar 7l gasta muito... pode não ser um motor super-económico tipo 1.3CDTI, mas também não é nenhuma esponja... e terá umas prestações simpáticas, digo eu).
E não me admirava nada que daqui a uns anos aparecessem motores de 170cv a gastar 5l, mas para aparecer esses, primeiro tem que aparecer os de 170cv a gastar 7 ou 8 litros aos 100.
Só mais uma coisa, os carros têm toda esta potência, mas ninguém vos obriga a andar sempre de pé a fundo [