Eu acho que nisto do Vista se está a caír em dois extremos: há quem ache o melhor do mundo, há quem diga cobras e lagartos.
Eu, como estou ligado ao mundo da informática, sou daqueles nerds que experimenta de (quase) tudo, distribuições de linux já foram umas quantas, tenho dois Macs em casa, volta e meia instalo um FreeBSD e ando lá às voltas a tentar aprender alguma coisa e, obviamente, já usei todas as versões do Windows desde a 3.11.
Testei a RC1 e a RC2 do Vista, em tempos cheguei a brincar com um Longhorn (que nada tinha a ver com o Vista de hoje, diga-se de passagem), enfim, até encarei tantos anos de demora a substituir o XP como um sinal que a Microsoft se preparava para fazer "the next big thing".
Na semana passada inclusive estive presente no lançamento do Vista (fui dos convidados a estar lá antes da meia-noite para ouvir umas palavras do sr. da Microsoft), e foi também na semana passada que desinstalei definitivamente o Vista e passei ao XP.
As minhas conclusões:
- O Vista é melhor que o XP? Obviamente que sim! E como agora vai vir de origem com todos os pc's novos certamente que vai ocupar o market share do XP e dentro de uns anos o Vista representará 90% do mercado, para o bem e para o mal, não há duvidas quanto a isto!
- O Vista é "aquela revolução"? Não! Eu próprio admito ter criado expectativas muito elevadas, como uso muitos sistemas operativos diferentes "sonhei" o Vista ia ser um apanhado do melhor que se faz na concorrência... mas sinceramente fiquei desiludido!
A minha principal frustração advém dos elevadíssimos requisitos mínimos! O meu portátil de guerra é um Centrino 1.7GHz, até já tem 2MB de cache, até já tem 1GB de RAM, mas mesmo assim a performance dos Vistas que testei era má!!
Também detestei o requisito do Vista no que a gráfica diz respeito, tem de ser uma ATI ou NVidia xpto, ora andam aí muitos portáteis com placas intel integradas (como o meu), que até correm efeitos do Linux razoavelmente, mas no Windows, ter o Vista ou XP, é graficamente a mesma coisa...
Depois esperava uma função de pesquisa instantânea melhor (é definitivamente menos eficaz que a do Mac), e esperava um sistema de ficheiros novo, ou melhorado em relação ao velho NTFS, esperava mais estabilidade (o Indexer do Vista crashou-me muitas vezes nas mais variadas versões), esperava uma versão do Vista a 64bits com bastante suporte a hardware, e um modo de compatbilidade transparente entre drivers e aplicações 32bits vs 64bits (agora os computadores vêm todos com processador 64bits).
Claro que quem vem do XP e nunca viu outra coisa acha o Vista o máximo, e é! Agora para o que eu esperava, desiludiu-me, até em termos gráficos, mesmo com a tal placa xpto o máximo que fizeram foi um Alt+Tab em 3D e meia-dúzia de transparências!
Se o Vista tinha saído em 2003 ou 2004 eu dizia WOW!!! Mas estamos em 2007... um ano onde os Linux cada vez estão mais fáceis de usar, cada vez com mais eye-candy, os Macs agora até têm processador Intel e um sistema operativo muito maduro, e cada vez mais surgem alternativas mais bonitas ou mais baratas...
O preço do Vista tambem podia ter baixado, era uma forma de desencorajar a pirataria, mas continua a custar um balúrdio, os virus para Windows já é algo considerado "normal" (a MS tem de fazer algo para resolver a questão da segurança eficazmente), o Windows não me parece ser assim tão fácil de usar quanto isso (acho certas partes do sistema operativo bem mais complicadas que noutros sistemas), enfim, ao fim de tantos anos de atraso, tantos biliões de dólares investidos, tanto marketing... não vejo assim nada que me deixe de boca aberta!
A cereja em cima do bolo: a MS anuncia que o SP1 do Vista sai ainda este ano! É que quem vai a comprar até fica logo com a sensação que eles sabem dos bugs que o sistema operativo tem e mesmo assim lançaram na mesma enquanto os tentam resolver, mais tarde sai o remendo... Acho isso gozar com quem compra, mal por mal... deixavam o pessoal na ilusão que aquilo era mesmo bom e anunciavam o SP mais tarde!
Desculpem lá o testamento mas é o que me vai na alma, eheh
Cumprimentos