Tópico do Windows Vista...

citação:Originalmente colocada por mundano

Já agora uma pergunta aos que dizem que o Windows Vista é barato...

O meu pai comprou há dias um portátil novo. Que vinha com o Windows XP home OEM e tinha um autocolante na caixa a dizer que era elegível para um upgrade gratuito para o Vista...

Agora vou ao site da Microsoft onde se fazem esses upgrades e para ter uma copia do Winodws Vista Home pedem-me mais de 75 euros..

Alguém me explica isto? É que eu começo a sentir-me roubado.. Porque se não fosse o upgrade supostamente grátis teria esperado mais uns meses e agora é isto?
75 euros? [:0]

Bem, até agora o que tenho visto a ser pago são portes de envio, mas nunca, nada perto desse valor.

O melhor é resolveres isso onde compraste o portátil...

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Novidade era aparecer alguém que sabe do que fala...

Clean install está sempre disponível, ter o SO anterior instalado é apenas para efeitos de validação.

E agora uma pergunta de ignorante...

Mas para que te serve um Windows Vista não activado? (especialmente quando ficar em modo de funcionalidade reduzida..)

e nada melhor que uma explicação da microsoft sobre a diferença entre upgrade e clean install no vista:

Upgrading vs. Clean Installation

Windows Vista provides upgrade paths from Windows Vista, Windows XP Professional, and Windows 2000 Professional. If you are using Windows 98, Windows 95, Windows 3.x, or another operating system you need to choose a clean install.

During an upgrade, existing user settings are retained, as well as installed applications. If you perform a clean installation, the operating system files are installed in a new folder, and you must reinstall all of your applications and reset user preferences, such as desktop and application settings.

You need to choose a clean installation of Windows Vista in the following cases:#8226;
No operating system is installed on the computer.
#8226;
The installed operating system does not support an upgrade to Windows Vista.
#8226;
The computer has more than one partition and needs to support a multiple-boot configuration that uses Windows Vista and the current operating system.
#8226;

A clean installation is preferred.

The most basic advantage of a clean installation is that all of your systems can begin with the same configuration. All applications, files, and settings are reset. You can use a single disk image or answer file to make sure that all of the desktops in your organization are standardized. In this way, you can avoid many of the support problems that are caused by irregular configurations.

http://technet2.microsoft.com/Windo...b950-4b62-9f0d-12f7933515231033.mspx?mfr=true

Já agora uma pergunta aos que dizem que o Windows Vista é barato...

O meu pai comprou há dias um portátil novo. Que vinha com o Windows XP home OEM e tinha um autocolante na caixa a dizer que era elegível para um upgrade gratuito para o Vista...

Agora vou ao site da Microsoft onde se fazem esses upgrades e para ter uma copia do Winodws Vista Home pedem-me mais de 75 euros..

Alguém me explica isto? É que eu começo a sentir-me roubado.. Porque se não fosse o upgrade supostamente grátis teria esperado mais uns meses e agora é isto?

eu paguei apenas os portes. 20 Euros + 4 Euros de imposto + 3 Euros pela transferência para a conta da Moduslink. Vem da Holanda.

Preenchi o formulário com os dados do portátil e do sistema operativo e depois enviei por e-mail a factura digitalizada.

Agora estou à espera que me enviem. Mas a Sony só vai lançar todos os drivers e actualizações de software em Março. Não sei se vou receber o DVD agora sem os drivers e actualizações da Sony ou se só em Março.

Tenho o Windows XP Media Center Edition 2005 e vou receber o Windows Vista Home Premium.

Mas isto ainda anda um pouco confuso porque os que já instalaram o Vista dizem que na partição de recuperação ficam os dados do XP, que era o que vinha instalado quando se comprou. E ao fazer a recuperação depois no Vista ele volta a meter o XP.
Tenho que esperar para ver o que vão dizendo lá no forum. Isto aínda está muito fresco.

Mas mesmo que não seja para ficar, pelo menos quero experimentar!
[8D]

75 euros? [:0]

Bem, até agora o que tenho visto a ser pago são portes de envio, mas nunca, nada perto desse valor.

O melhor é resolveres isso onde compraste o portátil...

Mas é precisamente quanto pedem... 50 e tal euros pelo Home Basic, ou quase 80 pelo Home Premium..

Na caixa dizia que era elegivel pra o Vista Home Basic ou Preium...

Enfim... Já fiquei ****** com esta porcaria... O portátil em causa é um Fugitsu Siemens Amilo Pro comprado em Janeiro...

Novidade era aparecer alguém que sabe do que fala...

Clean install está sempre disponível, ter o SO anterior instalado é apenas para efeitos de validação.

E agora uma pergunta de ignorante...

Mas para que te serve um Windows Vista não activado? (especialmente quando ficar em modo de funcionalidade reduzida..)

exacto. ninguém diz que não é possível. passado 30 dias é que fica em modo de funcionalidades reduzidas. E para isso vai ser necessário introduzir uma chave válida. E a de upgrade nesse caso não é válida. É necessário fazer o upgrade do vista para o próprio vista.

Eu acho que nisto do Vista se está a caír em dois extremos: há quem ache o melhor do mundo, há quem diga cobras e lagartos.
Eu, como estou ligado ao mundo da informática, sou daqueles nerds que experimenta de (quase) tudo, distribuições de linux já foram umas quantas, tenho dois Macs em casa, volta e meia instalo um FreeBSD e ando lá às voltas a tentar aprender alguma coisa e, obviamente, já usei todas as versões do Windows desde a 3.11.
Testei a RC1 e a RC2 do Vista, em tempos cheguei a brincar com um Longhorn (que nada tinha a ver com o Vista de hoje, diga-se de passagem), enfim, até encarei tantos anos de demora a substituir o XP como um sinal que a Microsoft se preparava para fazer "the next big thing".
Na semana passada inclusive estive presente no lançamento do Vista (fui dos convidados a estar lá antes da meia-noite para ouvir umas palavras do sr. da Microsoft), e foi também na semana passada que desinstalei definitivamente o Vista e passei ao XP.
As minhas conclusões:
- O Vista é melhor que o XP? Obviamente que sim! E como agora vai vir de origem com todos os pc's novos certamente que vai ocupar o market share do XP e dentro de uns anos o Vista representará 90% do mercado, para o bem e para o mal, não há duvidas quanto a isto!
- O Vista é "aquela revolução"? Não! Eu próprio admito ter criado expectativas muito elevadas, como uso muitos sistemas operativos diferentes "sonhei" o Vista ia ser um apanhado do melhor que se faz na concorrência... mas sinceramente fiquei desiludido!
A minha principal frustração advém dos elevadíssimos requisitos mínimos! O meu portátil de guerra é um Centrino 1.7GHz, até já tem 2MB de cache, até já tem 1GB de RAM, mas mesmo assim a performance dos Vistas que testei era má!!
Também detestei o requisito do Vista no que a gráfica diz respeito, tem de ser uma ATI ou NVidia xpto, ora andam aí muitos portáteis com placas intel integradas (como o meu), que até correm efeitos do Linux razoavelmente, mas no Windows, ter o Vista ou XP, é graficamente a mesma coisa...
Depois esperava uma função de pesquisa instantânea melhor (é definitivamente menos eficaz que a do Mac), e esperava um sistema de ficheiros novo, ou melhorado em relação ao velho NTFS, esperava mais estabilidade (o Indexer do Vista crashou-me muitas vezes nas mais variadas versões), esperava uma versão do Vista a 64bits com bastante suporte a hardware, e um modo de compatbilidade transparente entre drivers e aplicações 32bits vs 64bits (agora os computadores vêm todos com processador 64bits).
Claro que quem vem do XP e nunca viu outra coisa acha o Vista o máximo, e é! Agora para o que eu esperava, desiludiu-me, até em termos gráficos, mesmo com a tal placa xpto o máximo que fizeram foi um Alt+Tab em 3D e meia-dúzia de transparências!
Se o Vista tinha saído em 2003 ou 2004 eu dizia WOW!!! Mas estamos em 2007... um ano onde os Linux cada vez estão mais fáceis de usar, cada vez com mais eye-candy, os Macs agora até têm processador Intel e um sistema operativo muito maduro, e cada vez mais surgem alternativas mais bonitas ou mais baratas...
O preço do Vista tambem podia ter baixado, era uma forma de desencorajar a pirataria, mas continua a custar um balúrdio, os virus para Windows já é algo considerado "normal" (a MS tem de fazer algo para resolver a questão da segurança eficazmente), o Windows não me parece ser assim tão fácil de usar quanto isso (acho certas partes do sistema operativo bem mais complicadas que noutros sistemas), enfim, ao fim de tantos anos de atraso, tantos biliões de dólares investidos, tanto marketing... não vejo assim nada que me deixe de boca aberta!
A cereja em cima do bolo: a MS anuncia que o SP1 do Vista sai ainda este ano! É que quem vai a comprar até fica logo com a sensação que eles sabem dos bugs que o sistema operativo tem e mesmo assim lançaram na mesma enquanto os tentam resolver, mais tarde sai o remendo... Acho isso gozar com quem compra, mal por mal... deixavam o pessoal na ilusão que aquilo era mesmo bom e anunciavam o SP mais tarde!
Desculpem lá o testamento mas é o que me vai na alma, eheh ;)

Cumprimentos

O upgrade para o vista só é gratuito no caso do XP MCE e PRO, no home tens de pagar para o ter, nos restantes é so os portes

Eu não acho que isso de o SP1 sair este ano seja nenhum tipo de espanto...

A Microsoft há muito tempo que usa esta estratégia.. Lança o sistema quando está numa fase em que sinceramente não se pode considerar pronto.. Fz isso porque sabe perfeitamente que os vendedores OEM só começaram a vender computadores com o novo SO passado uns meses, e sabem que as grandes corporações só daqui a um ano no mínimo começarão com as migrações.. O utilizador casual e sem grande apetência para a informática, provavelmente também só trocará o sistema quando comprar um novo computador..

Assim, os early adopters serão na sua maioria power users, e entusiastas que não se importam de suportar os problemas iniciais para terem acesso as novidades... Isto dá-lhes uma grande base de beta testers para depois lançarem um SP1 que não é mais do que correcções de bugs e outros problemas..

Já com o Windows XP foi a mesma coisa, o SP1 serviu praticamente só para corrigir bugs e melhorar a compatibilidade do sistema com programas e jogos. Já o SP2 trouxe muitas novidades, e foi especialmente focado em novas funções na área da segurança...

citação:Originalmente colocada por Foliv

Memoria RAM não ocupada num computador é um DESPERDICIO de recursos e de performance!!!

O que o VISTA faz é ocupar inteligentemente o máximo possível de memoria com as aplicações mais utilizadas no computador, de forma a acelerar os tempos de carregamento e de operações multitasking...

sim, o problema é quando a RAM fica cheia e ao querer-se abrir um novo programa o sistema operativo tem que gravar as páginas de memória no ficheiro de swap em disco para libertar espaço para o novo programa. aí tem-se uma penalização.

eu gostava de saber é se são notórias ganhos de performance com aquele mecanismo do ReadyBoost (tem um nome assim parecido), em que são utilizadas flashs USB 2.0 para guardar o ficheiro de swap.

citação:Originalmente colocada por Unreal

O upgrade para o vista só é gratuito no caso do XP MCE e PRO, no home tens de pagar para o ter, nos restantes é so os portes

Ainda bem que fazem uma fanfarra em que avisam de tudo menos isso...

A Microsoft há muito tempo que usa esta estratégia.. Lança o sistema quando está numa fase em que sinceramente não se pode considerar pronto..
(...)
Já com o Windows XP foi a mesma coisa, o SP1 serviu praticamente só para corrigir bugs e melhorar a compatibilidade do sistema com programas e jogos. Já o SP2 trouxe muitas novidades, e foi especialmente focado em novas funções na área da segurança...

Eu sei que a Microsoft já tinha feito isto, mas com a rápida sucessão Windows Me, 2000, XP achei "normal"!
A minha frustração advém dos inúmeros atrasos que o sistema operativo sofreu, das notícias que diziam que o Vista estava a ser totalmente re-escrito, que o orçamento tinha derrapado e ia custar mais não sei quantos milhões, e destes últimos adiamentos devido ao facto de quererem ter a certeza que o sistema estava estável quando saísse para o mercado...
Conclusão: Afinal era tudo treta, tanto adiamento e no fim vou a ver e o SP1 já está aí na calha, então para que raio foram tantos adiamentos?
O meu problema com o Vista é que o acho obsoleto no momento do lançamento, como ouvi alguém dizer no lançamento e eu próprio também já o disse "A montanha pariu um rato!"...
Mesmo com os bugs que ele tenha, se tivesse saído há um ano ou dois atrás era uma coisa... agora em 2007, já tenho os olhos no Ubuntu 7, no MacOS Leopard e noutras novidades e rumores que se fala noutros produtos!
Onde está o factor "wow" ou factor novidade no Vista?

Cumprimentos

Jeandré.. Há quem diga que a Microsoft começa a ficar atolada na sua própria burocracia interna...

Um ex-engenheiro da Microsoft revelou há dias que só o desenho do novo menu iniciar levou praticamente dois anos em reuniões para decidir como ficaria e depois foi feito com umas centenas de linhas de código em pouquíssimo tempo..

Se para uma coisa assim simples é o que é.. Uma mudança radical, nem quero imaginar..

E acaba por ser compreensível.. Eles têm o mercado na mão. Não têm que apresentar coisas novas que tanto podem ser o factor WOW como uma fonte de problemas... Dai que naturalmente eles cada vez queiram arriscar menos, jogam pelo seguro, expandem o negocio a outras areas, gastam dinheiro só em publicidade e promoção que dava para fazer umas 50 distribuições linux da qualidade do Ubuntu.. E pronto.. É esperar pelas migrações do XP para o Vista e continuar a vida para a frente..

"Ah e tal o SO da Apple até é barato"

Pois é... pena que tenha que comprar um computador atrelado.

Como a tua fanboyice pela Microsoft (comprovada por vários posts teus que tenho lido em vários tópicos) "cega-te" tanto que nem consegues ler os posts direitos, vou escrever de novo uma parte do que disse no outro post pra que tu possas ver...

...Pode ser apenas compatível com máquinas da Apple...

Da próxima vez usa isto antes de postares...
3146.jpg

citação:Originalmente colocada por catalao

Da próxima vez usa isto antes de postares...
3146.jpg
Peço desculpa por não concordar com a redução da importância desse argumento [|)]

Pelos vistos os "fanboys" da Microsoft são obrigados a comer a mesma palha que vos dão.

Mas é normal. Se as músicas compradas no iTunes só funcionam num iPod porque razão iriam os SOs fugir à regra?

citação:Originalmente colocada por kolchak

já agora malta, o k é o windows sidbar xp?
screenshot_sidebar.jpg

citação:Windows Sidebar is a pane on the side of the Microsoft Windows Vista desktop where you can keep your gadgets organized and always available. Windows Sidebar makes great use of the space on widescreen monitors and also works smoothly on standard displays.

You can easily customize Windows Sidebar to suit your preferred location—always on top or resting below maximized windows. If you don't want to keep your gadgets docked on the Windows Sidebar, you can simply move them off, hide the sidebar, and place them anywhere on your desktop.

Existe uma versão (não oficial) para o XP.

Só outro pequeno pormenor que me irrita no Vista: muito WOW e gadgets, mas 8 anos depois da primeira placa gráfica "dual-head" sair para o mercado, o Windows ainda não suporta multiplas barras de tarefas nem esticar a barra de tarefas pelos 2 monitores.

O que interessa é decidir o design do menu iniciar...

citação:Detectada primeira falha de segurança no Windows Vista

A Microsoft está a averiguar a veracidade e o impacto de uma vulnerabilidade de segurança atribuída ao Windows Vista, a primeira detectada no novo sistema operativo da empresa americana, lançado para o mercado de consumo na última terça feira.

A falha permitirá a utilização da nova funcionalidade de reconhecimento de voz para correr código malicioso usando comandos verbais pré-gravados, admite a empresa, que apontava a segurança como principal trunfo da nova versão do seu sistema operativo.

Identificado por um investigador, esta primeira falha no Vista a confirmar-se terá pouco impacto já que para ser explorada exige uma acção directa do utilizador, que terá de consentir na instalação e ouvir um ficheiro de áudio no seu PC.

Por outro lado, só é possível explorar a falha se o utilizador do sistema visado tiver privilégios que lhe permitam instalar programas, situação que o Vista permite limitar através do sistema de Controlo de Contas de Utilizador, uma nova funcionalidade que configura perfis de utilizador por níveis. Além destas, é também condição necessária para um ataque bem sucedido que a funcionalidade de reconhecimento de texto esteja activada e o microfone e colunas estejam ligados.

Aos utilizadores mais preocupados com esta ameaça a Microsoft aconselha que desliguem a funcionalidade de reconhecimento de voz e desactivem o seu microfone. Caso identifiquem um ficheiro a tentar executar comandos de voz no seu sistema os utilizadores devem ainda desligar o Windows Medida Player.

http://tek.sapo.pt/4L0/720748.html

Back