E que outros assuntos mais são, quanto a vós, referendáveis?...

E que outros assuntos mais são, quanto a vós, referendáveis?...

• Eutanásia

Votes: 40 49.4%
  • Monarquia

Votes: 15 18.5%
  • Grandes projectos financeiros

Votes: 13 16.0%
  • Adopção por pares homossexuais

Votes: 10 12.3%
  • Legalização da prostituição

Votes: 18 22.2%
  • Regulação do poder paternal

Votes: 5 6.2%
  • Criação de uma base de dados genética

Votes: 7 8.6%
  • A Instituição Referendo

Votes: 9 11.1%
  • Descontos, sua natureza e sua obrigatoriedade

Votes: 5 6.2%
  • Outro tema (justifiquem)

Votes: 11 13.6%

• Total voters
    81
Muitos dos princípios constitucionais, para estarem democrática e directamente legitimados (sem intermediação de deputados), precisariam de ser referendados.

Uma proposta que deviam colocar:

Concorda com a abolição do I.A. ? [:D]

SIM ou NÃO

Bem, ainda acabava por não ser vinculativo, com o automobilista-abstencionista português a funcionar neste paradigma:

«Ai sim?! então eu paguei IA sempre que comprei carro novo e agora essa malandragem que nunca antes o pagou também iam ficar sem nunca o pagar?! Nem pensar! Já que fui queimado antes, que outros se queimem também!»

Portugal é complicado...

Yep..e eu concordava que se fizesse outra vez este referendo mas noutros moldes..

Continuo a achar que o grande problema desse referendo (e do referendo do aborto também) é o português usado. Muito palavreado para colocar uma questão que até poderia ter sido bem menos polémica caso a pergunta fosse qq coisa do estilo "Concorda com a despenalização da mulher em caso de IVG?" Em vez do sim ganhar com 60% tinha ganho, quase de certeza, com quase 100%...

Já não me recordo da pergunta do referendo da regionalização, mas lembro-me que, salvo erro, quem estava de acordo com a regionalização teria que responder não...

Bem, ainda acabava por não ser vinculativo, com o automobilista-abstencionista português a funcionar neste paradigma:

«Ai sim?! então eu paguei IA sempre que comprei carro novo e agora essa malandragem que nunca antes o pagou também iam ficar sem nunca o pagar?! Nem pensar! Já que fui queimado antes, que outros se queimem também!»

Portugal é complicado...

Bom ponto de vista, não me tinha ocorrido esse pormenor! apr:)[:D]

Continuo a achar que o grande problema desse referendo (e do referendo do aborto também) é o português usado. Muito palavreado para colocar uma questão que até poderia ter sido bem menos polémica caso a pergunta fosse qq coisa do estilo "Concorda com a despenalização da mulher em caso de IVG?" Em vez do sim ganhar com 60% tinha ganho, quase de certeza, com quase 100%...

Já não me recordo da pergunta do referendo da regionalização, mas lembro-me que, salvo erro, quem estava de acordo com a regionalização teria que responder não...

«Concorda com a instituição em concreto das regiões administrativas ?» Não percebo a complicação desta pegunta. :sh)

Os resultados do referendo foram engraçados. O pessoal do norte e do interior, que dizem sempre que o dinheiro vai para Lisboa e que não vai nada para eles votaram todos no Não. Quem os percebe? [:D]

«Concorda com a instituição em concreto das regiões administrativas ?» Não percebo a complicação desta pegunta. :sh)

Os resultados do referendo foram engraçados. O pessoal do norte e do interior, que dizem sempre que o dinheiro vai para Lisboa e que não vai nada para eles votaram todos no Não. Quem os percebe? [:D]

Estava esquecido. Então não era essa a pergunta em que estava a pensar...

lol por acaso é mesmo engraçado..nao sei o que é que lhes passou pela cabeça..eu nessa altura n tinha idade para votar..

Outro tema: referendos locais!

Penso que este 3º referendo nacional, independentemente do juízo e do valor dos seus resultados, teve uma coisa em comum com os dois anteriores: o povo teve-se nas tintas (concorde-se ou não...)

Não vejo nenhum assunto relevante para referendar a nível nacional nos próximos tempos, agora a nível local, temos que chegue...:sh) :

Por exemplo, que tal um referendo aqui no burgo Tripeiro:

Concorda com o regresso da Baixa do Porto para os traços anteriores à actual remodelação criminosa[:vm)] ?
-Sim
-Não

Pois...

Porque para tal terias que conhecer os moldes do projecto de Regionalização proposto...

Aí talvez compreendesses melhor.

Portugal é complicado...
Muito mesmo.

Eutanásia/Pena de Morte são assim de repente os que proponha a referendo nacional com ou sem 50% de participação seriam vinculativos, quem quiser participar/exercer o seu voto que vá votarapr:) caso contrário submete-se ao valor da votação.

Os outros temas sao todos de grande importancia sem duvidas,mas eu escolhia a questao da legalizaçao de drogas leves nem que fosse so para casos relacionados como a saude.

Acho que nenhum. Há aí assuntos ainda mais complexos do que o da IVG, pelo que não se pode esperar que um povo com 55% de preguiçosos dê a sua opinião. Quando muito, há matérias que já deviam ter sido legisladas e aplicadas: eutanásia, legalização da prostituição, fim do sigilo bancário, proibição de fumar em locais fechados. Sou totalmente contra a monarquia pelos motivos que já citaram, e em relação aos outros nem consigo emitir uma opinião imediata, mas se o nosso Pé Leve quiser abrir as correspondentes sondagens e incentivar-nos à troca de ideias... [;)]

Back