E que outros assuntos mais são, quanto a vós, referendáveis?...

E que outros assuntos mais são, quanto a vós, referendáveis?...

• Eutanásia

Votes: 40 49.4%
  • Monarquia

Votes: 15 18.5%
  • Grandes projectos financeiros

Votes: 13 16.0%
  • Adopção por pares homossexuais

Votes: 10 12.3%
  • Legalização da prostituição

Votes: 18 22.2%
  • Regulação do poder paternal

Votes: 5 6.2%
  • Criação de uma base de dados genética

Votes: 7 8.6%
  • A Instituição Referendo

Votes: 9 11.1%
  • Descontos, sua natureza e sua obrigatoriedade

Votes: 5 6.2%
  • Outro tema (justifiquem)

Votes: 11 13.6%

• Total voters
    81
Votei Eutanásia, Grandes Investimentos Financeiros e legalização da prostituição.

Monarquia nem pensar. Todos devem ter oportunidades e não estarem seguros só pelo "sangue real".

Quanto aos grandes investimentos sou de apoiar um referendo para investimentos que ultrapassem o valor de 25% do salário mínimo. Estando o valor a referender indexado, seria automaticamente actualizado anualmente pelo salário mínimo.

Eu não sou grande apologista de referendos. Se existem exerço o meu dever cívico de cidadão e voto neles, mas oponho-me à realização de referendos...

Pela razão de que nós elegemos um Governo precisamente pare legislar no intuito do melhor interesse dos cidadãos.

Por isso, dou mais valor a um programa eleitoral completo e transparente e consequente eleição.

Por outro lado, também percebo que temas mais sensíveis como a despenalização do aborto ou a eutanásia não sejam do interesse dos partidos politicos em te-los no seu programa eleitoral, uma vez que iriam causar muita polémica em tempo de campanha, e que iria desviar a atenção da discussão verdadeiramente necessária para um país.

Os niveis de abstenção nestes actos eleitorais são eles também preocupantes e, estou em crer que a população portuguesa não tem conhecimentos nem preparação suficientes para decidir sobre uma diversidade de temas.

Ao menos concordamos numa coisa. ;)

Arranjaram maneira apenas de "sacudir a agua do capote".

Se correr mal nem sequer os podemos culpar a eles, afinal de contas "fomos nós" que decidimos...

Bem visto também!

Se ha coisa que me irrita é pagar porque pensei que ia ser bem servido e no final de contas não fui.

Se ha coisa que me tira do sério mesmo, é obrigarem-me a pagar por um serviço que eu já sei á partida que é uma trampa!!!!

Se ao menos me dessem possibilidade de escolher, eu escolhia logo não pagar!!!

Por alguma razão pago um seguro de saude, porque o nosso sistema de saude, que é obrigatorio pagar, é uma trampa!!

Se ha coisa que me irrita é pagar porque pensei que ia ser bem servido e no final de contas não fui.

Se ha coisa que me tira do sério mesmo, é obrigarem-me a pagar por um serviço que eu já sei á partida que é uma trampa!!!!

Se ao menos me dessem possibilidade de escolher, eu escolhia logo não pagar!!!

Por alguma razão pago um seguro de saude, porque o nosso sistema de saude, que é obrigatorio pagar, é uma trampa!!

Isso seria viver num puro egoísmo. Sou de acordo que se mantenha um estado social para que haja um mínimo de equilíbrio social.

O nosso SNS pode ser uma trampa, mas é a única trampa a que a maior parte dos portugueses têm acesso. Sou da opinião que todos devemos pagar o SNS gostemos ou não. Claro que deveremos também ser críticos no funcionamento do SNS.

Isso seria viver num puro egoísmo. Sou de acordo que se mantenha um estado social para que haja um mínimo de equilíbrio social.

O nosso SNS pode ser uma trampa, mas é a única trampa a que a maior parte dos portugueses têm acesso. Sou da opinião que todos devemos pagar o SNS gostemos ou não. Claro que deveremos também ser críticos no funcionamento do SNS.

Falei no SNS como exemplo:

Basta olhar para diversas areas, as estradas por exemplo: sou obrigado a pagar impostos que vão ser usados para termos condições nas estradas, mas essas condições não existem, e além de pagar os impostos, ainda me sai do bolso o "desgaste prematuro" do automóvel...

Preferia não pagar, e nem ter direito a reclamar, pelo menos poupava para "manter o carro em condições"...

Falei no SNS como exemplo:

Basta olhar para diversas areas, as estradas por exemplo: sou obrigado a pagar impostos que vão ser usados para termos condições nas estradas, mas essas condições não existem, e além de pagar os impostos, ainda me sai do bolso o "desgaste prematuro" do automóvel...

Preferia não pagar, e nem ter direito a reclamar, pelo menos poupava para "manter o carro em condições"...

Mas também terias de gastar muito mais por causa do estado em que ficariam as estradas.

Se fores para um país do chamado "3º mundo", em África, por exemplo, acho que conseguirás viver assim.

A maior parte deve ter uma deficiente administração pública que não consegue sequer cobrar impostos e os que cobra são desviados.

Escolhias um onde não fosse mesmo necessário pagar impostos e sujeitavas-te às condições de vida existentes.

É uma ideia (parece-me é que não vás aceitar)...

A OTA, O TGV, certos serviços de (in)utilidade pública, os carros com que a vil classe plutocrática que nos governa possui, enfim um rol de referendos que a haver mais valia estar quieto...:sh) [:cool:]

Para mim os mais urgentes (por implicarem problemas de conciência, saúde pública e uso pleno de direitos) são a EUTANÁSIA e a legalização da PROSTITUIÇÃO.

O problema da democracia directa é que exige, para a sua autocredibilização, uma qualidade de cultura política que em Portugal ainda não existe... e que aos políticos profissionais pouco ou nada agrada!...

Excelente sentido de oportunidade para esta poll, Pé Leve!

Last edited:
Votei "Outros".
E explico: já que tanto se preocupam com os referendos, e que tal fazer um referendo sobre se o governo está a cumprir as promessas e, caso vença o NÃO, po-los de lá a andar?
Sim, estou a falar muito a sério!!!

Votei "Outros".
E explico: já que tanto se preocupam com os referendos, e que tal fazer um referendo sobre se o governo está a cumprir as promessas e, caso vença o NÃO, po-los de lá a andar?
Sim, estou a falar muito a sério!!!

A isso não se chama referendo, mas eleições legislativas! Acontecem cada 4 anos! [:p]

Eutanásia é, aliás, o tema de maior concordância entre os users e um dos de maior importância a rever, quanto a mim no mais breve espaço de tempo possível, entre outros temas!... Entre eles estão, quanto a mim, as grandes decisões de política nacional, que nunca deveriam ser tomadas sem consulta...

Quanto a referendos, à forma como são realizados, à importância que os portugueses lhes dão e aos seus custos, penso que deveremos caminhar para formas de participação em democracia directa mais fáceis, céleres e seguras!

O voto electrónico, incompreensivelmente ainda não implantado por cá, seria uma solução. O voto via internet seria outra forma de agilizar esta participação e ainda não percebi sequer porque não foi equacionado!...

De facto eles, os políticos, são eleitos para realizarem a maior parte da gestão por nós, é isso que significa a democracia representativa, mas há matérias em que se deve tornar normal o referendamento da opinião geral!

Para mim os mais urgentes (por implicarem problemas de conciência, saúde pública e uso pleno de direitos) são a EUTANÁSIA e a legalização da PROSTITUIÇÃO.

O problema da democracia directa é que exige, para a sua autocredibilização, uma qualidade de cultura política que em Portugal ainda não existe... e que aos políticos profissionais pouco ou nada agrada!...

Excelente sentido de oportunidade para esta poll, Pé Leve!
Exacto. A democracia directa tem sido, parece-me, usada mais como propaganda política e "metida" nas alturas certas na discussão como forma de refrescamento da imagem e não, como deveria, inserida na cultura participativa dos portugueses!

O resultado, bem, o resultado é assistir-se a uma taxa de abstenção muito acima dos 50%, incompreensível e, deve salientar-se, sobretudo ainda mais estranha por ser precisamente a taxa de abstenção de um dos povos que mais reclama da vida...

Back