Deem corda aos dedos - Xantia Activa

A Citroën já tinha protótipos Activa com o DS. Ficaram de lado devido a questoes financeiras.

2qlfhux.jpg

Procura no google por Lotus Esprit Active Suspension e vê o que a Lotus fez num carro de estrada.

Depois, vem cá dizer o que achas da suspensão da Lotus e compara-a com a da Citroen, mesmo a actual (A do Lotus tem 20 anos, se não me engano).[;)]

Pois, e quanto é q custava? Um Activa podias comprar num simples HDi 110cv. De resto, o ActivaII Coupe estava "pronto" a ser comercializado, mas foi posto na gaveta, novamente, devido a questoes financeiras. Gerava inclusive rolamento negativo. O preço a que seria vendido é que, digamos, faria concorrência ao Esprit? Pois. Foi outro dos motivos que foi posto de lado.

activa2.jpg

Pois, e quanto é q custava? Um Activa podias comprar num simples HDi 110cv. De resto, o ActivaII Coupe estava "pronto" a ser comercializado, mas foi posto na gaveta, novamente, devido a questoes financeiras. Gerava inclusive rolamento negativo. O preço a que seria vendido é que, digamos, faria concorrência ao Esprit? Pois. Foi outro dos motivos que foi posto de lado.

activa2.jpg
Rolamento negativo?

Dirigir algo como isso deve ser demais!

Não me parece que o Xantia seja melhor que o Lotus Elan ou Focus RS.

No slalom, até um XM(1ª série) faz quase a mesma velocidade que um Elan, quanto mais um Xantia Activa -)

Nunca deves ter visto a comparaçao do Activa vs NSX pois nao? Lógicamente, apenas comparam a velocidade de passagem por curva.

Margalhau,

repara que eu apenas referi que a própria definição de suspensão activa é controversa.

A do citroen "apenas" regula de forma automática a dureza e contra-balança o adornar da carroçaria.

Aquele lotus em particular tem uma suspensão muito, mesmo muito parecida ao que se usava na F1. Um computador que regula actua em cada uma das rodas, controlando a sua actuação a cada milisegundo, por forma a que a roda não saia do contacto da estrada, adaptando-se ao contorno do piso.

Para mim, isso é que é uma suspensão activa.

É apenas uma suspensão Activa que faz com que um carro familiar tenha uma eficácia em curva superior ao de qualquer rival no seu segmento, e por ser tão eficaz a imprensa chega a elogiá-lo e a compará-lo com verdadeiros carros desportivos.

Se achas que a suspensão deste Xantia não é nada de especial... ;)

Não é disso que se trata o comparativo. Está-se a discutir a eficácia em asfalto entre 2 carros completamentediferentes, e numa pista cheia de curvas o Xantia com um motor mais fraco demonstrou-se mais eficaz que o Honda NSX.

Pois, já o Xsara VTS demonstrou ser mais eficaz que alguns carros que tinham motor bem superior....

Margalhau,

repara que eu apenas referi que a própria definição de suspensão activa é controversa.

A do citroen "apenas" regula de forma automática a dureza e contra-balança o adornar da carroçaria.

Aquele lotus em particular tem uma suspensão muito, mesmo muito parecida ao que se usava na F1. Um computador que regula actua em cada uma das rodas, controlando a sua actuação a cada milisegundo, por forma a que a roda não saia do contacto da estrada, adaptando-se ao contorno do piso.

Para mim, isso é que é uma suspensão activa.

Mas a Activa e a Hydractive , também fazem isso....

Creio que não estás bem a par do que a Activa faz...

Se isto para ti não é suspensão activa....

Last edited:
Depois de rever essas fotos do Activa II, voltei a lembrar-me do caso Xantia Coupé que também foi "engavetado"...

xancoup.jpg

Alguém consegue encontrar as semelhanças entre estes dois modelos e um Peugeot de grande sucesso nos últimos anos...??

Depois de rever essas fotos do Activa II, voltei a lembrar-me do caso Xantia Coupé que também foi "engavetado"...

xancoup.jpg

Alguém consegue encontrar as semelhanças entre estes dois modelos e um Peugeot de grande sucesso nos últimos anos...??

Só há que agradecer uma vez mais aos accionistas da PSA que não deixaram a Citroën por em prática alguns projectos que punham em causa os interesses da marca Peugeot...

Felizmente hoje as coisas estão a mudar e já se aperceberam que ganham mais com uma Citroën inovadora.

É apenas uma suspensão Activa que faz com que um carro familiar tenha uma eficácia em curva superior ao de qualquer rival no seu segmento, e por ser tão eficaz a imprensa chega a elogiá-lo e a compará-lo com verdadeiros carros desportivos.

Se achas que a suspensão deste Xantia não é nada de especial... ;)
Mas eu acho que ela é muito boa, especial até.

Mas não encaixa na minha definição de activa.[:)]

Realmente a suspensão activa desapareceu.
Será por ter sido banida da F1 ?
É que aquilo qdo dáva pro torto era despiste certo!

Rolamento negativo?

Nós aqui em portugal temos N carros que fazem isso. Chamam-se "carros em curvas com relevé ao contrário"[:D]

Back