Acabar com a Gasolina 98 "normal" por "especial" (Cambada de Chulos)

pois já tinha reparado nisso..........

na mota deito sempre 98..........agora com 5 € fica bem aquém de uns miseros 4 litros:sh)

Só se retira vantagens da gasolina de 98 ou de mais de 100 octanagem em carros com altas taxas de compressão, como nos carros desportivos. E não é mais rendimento... é apenas para garantir que a detonação é feita na altura certa!

Leiam isto aqui:

http://www.straightdope.com/columns/041008.html

Ou seja, a vantagem de meter 98 para motores de baixa compressão, como são a maioria dos carros europeus, é zero.

Bem, de facto o histórico das gasolinas da BP é como o Silver descreveu a pouco..

As gasolineiras neste momento são livres de venderem o que quisererem
ao preço que quiserem, e só lá é cliente quem quer.. Claro que eu estou a referir-me a atitudes individuais e não concertadas..
As grandes gasolineiras têm por norma quatro produtos divididos por categoria. Normal e Premium (as ditas especiais),
Os normais são a gasolina sc95 e o gasoleo, que têm uma margem diminuta, (já todos ouviram falar na % do Estado, não é?) são um produto barato para consumidores sem exigências e que só querem mesmo poder andar.
Porém, há consumidores mais exigentes, que querem um combustivel que não danifique tanto o motor, dê mais potência, não polua o ambiente, etc. etc. e para esses clientes de topo, há os produtos premium..
São produtos de melhor qualidade e mais caros. Não faz para mim qualquer sentido a tua "reclamação" Silver, ainda para mais virado para a BP, empresa totalmente privada.
Se a questão fosse a GALP, pertencente ao Estado, ainda seria de ponderar.. E mesmo assim não é exígivel ao Estado um produto de luxo.
Agora, se quiseres, se achares que não vale a diferença de preço há outras marcas.

O CZt usa e sempre usou 95.

O Boxster é que não... só usa 98.

Pois, sendo assim, para o CZT estás á vontade, eu na moto desde quase sempre que é 95, fez-se uns depósitos com V-power, ultimate 100 e 98, G-force, 98 normails só para ver os resultados e acabou-se por ficar na 95.

Tens que te converter a outras marcas e/ou outras paragens

Abraço

Só se retira vantagens da gasolina de 98 ou de mais de 100 octanagem em carros com altas taxas de compressão, como nos carros desportivos. E não é mais rendimento... é apenas para garantir que a detonação é feita na altura certa!

Leiam isto aqui:

http://www.straightdope.com/columns/041008.html

Ou seja, a vantagem de meter 98 para motores de baixa compressão, como são a maioria dos carros europeus, é zero.

Sabes que a diferença nestes combustíveis não são só as octanas certo? É que se assim fosse metia 95 e não notava perda de potência nem o motor tão ruidoso [;)] Já na passagem da BP100 (na altura) para Ge-Force98 não notava diferença nenhuma nas prestações do carro, só mesmo no consumo e no entanto lá faltavam duas octanas.

E depois o tipo de gasolina e o consumo que cada gasolina faz em cada carro depende bastante do carro, do condutor e dos percursos, por isso não generalizes que eu também não.

Concordo perteitamente contigo silver. Aqui por Setúbal apenas existe uma bomba Galp com sc98 normal e esta colocada quase em cima de quem ve a pressao dos pneus e da mangueira da água. Para quem é de Setúbal é a Galp do Bonfim.

A Bp acabou com 100ultimate para colocar 98ultimate mas ao mesmo preço!!!

ao preço que quiserem, e só lá é cliente quem quer..

Só para esclarecer que antes da liberalização só havia preço máximo para a 95 e gasóleo normal...

Se não me falha a memória, a saudosa Shell V Power, foi lançada ainda neste tempo.

A Bp acabou com 100ultimate para colocar 98ultimate mas ao mesmo preço!!!

Cada vez mais é o mercado que faz o preço..

Uma das teorias recentes da gestão é o target costing.. que muito resumidamente significa que só se deve gastar dinheiro com o que o cliente dá valor… Possivelmente para a maioria dos cliente 100 ou 98, é indiferente.. (não sei, digo eu)

Também tinha ideia que a 100 era mais cara que agora a 98, mas isso não tenho a certeza.

Bem, de facto o histórico das gasolinas da BP é como o Silver descreveu a pouco..

ao preço que quiserem, e só lá é cliente quem quer.. Claro que eu estou a referir-me a atitudes individuais e não concertadas..
As grandes gasolineiras têm por norma quatro produtos divididos por categoria. Normal e Premium (as ditas especiais),
Os normais são a gasolina sc95 e o gasoleo, que têm uma margem diminuta, (já todos ouviram falar na % do Estado, não é?) são um produto barato para consumidores sem exigências e que só querem mesmo poder andar.
Porém, há consumidores mais exigentes, que querem um combustivel que não danifique tanto o motor, dê mais potência, não polua o ambiente, etc. etc. e para esses clientes de topo, há os produtos premium..
São produtos de melhor qualidade e mais caros. Não faz para mim qualquer sentido a tua "reclamação" Silver, ainda para mais virado para a BP, empresa totalmente privada.
Se a questão fosse a GALP, pertencente ao Estado, ainda seria de ponderar.. E mesmo assim não é exígivel ao Estado um produto de luxo.
Agora, se quiseres, se achares que não vale a diferença de preço há outras marcas.
Claro que só é cliente quem quer...

Mas a Bp deixou de ter gasolina de 98 octanas "normal" assim como a galp. Se o carro só usa 98 octanas, pq raio é que eles vão obrigar a usar uma "premium" que de premium nada tem.

Já que uma vez deu na Tv uma directora da BP portugal que só dizia maravilhas da Ultimate, mas dizia que os locais para o seu armazenamento tinham de ser especiais. Tu viste obras nas bombas para terem os tais lugares especiais? Eu não vi nada.

E pq raio é que a BP mudou da 100 para a 98??? Se o preço é o mesmo? O que os fez mudar? Será pq a 100 afinal não era mais que um 98 com outro nome?

Trabalhas na BP?

Não, mas trabalho numa financeira, no departamento que presta serviços na área da energia e conheço muito bem a realidade BP, Total e Repsol.
Pela experiência que tenho na análise de performance de produtos, se acabaram com a 100, foi porque das duas uma:

Ou foi um fracasso de vendas;

Ou estava a haver reclamações de avaria.

Em relação a ser a mesma não acredito, pelo simples facto de qualquer laboratorio poder analisar o seu numero de octanas.

Aqui não há nehum.

Daqui a nada tenho de fazer 50km para meter gota.

Acho que vou passar para a Ultimate98.

Cada vez mais é o mercado que faz o preço..

Uma das teorias recentes da gestão é o target costing.. que muito resumidamente significa que só se deve gastar dinheiro com o que o cliente dá valor… Possivelmente para a maioria dos cliente 100 ou 98, é indiferente.. (não sei, digo eu)

Também tinha ideia que a 100 era mais cara que agora a 98, mas isso não tenho a certeza.

Por acaso ser 100 ou 98 é indiferente, o que interessa são os aditivos e a composição da gasolina em si [;)]

E que tal meter 98 nos hipermercados ?

Nos Hipers existe o problema a nivel de projecto das estações de abastecimento.

Eles desenharam os postos para serem o mais simples possivel, para dois tipos de combustivel com dois depósitos (pelo menos os poucos que conheço)

Para porem 98 tinham que instalar depósito extra e ou terminais extra ou modificar a tubagem de distribuição.
Um pouco à semelhança de disponibilizar GPL em bombas antigas.

Outro assunto pode ser mesmo os contratos com a Petrogal ou distribuidor com o qual têm contrato, mas isto já estou a falar de assuntos que desconheço

Abraço

Aqui não há nehum.

Daqui a nada tenho de fazer 50km para meter gota.

Acho que vou passar para a Ultimate98.

Silver, normamente a solução para estes problemas passa por abastecer mesmo sem necessidade de acordo com o que há por perto, ou seja mesmo que o depósito esteja a meio quando se passa por uma bomba "económica" aproveita-se para encher, em vez de se colocar combustivel quando o indicador indica um certo nivel ou autonomia, eu sei que é fácil criar padrões e dificil fugir a eles [;)]

Abraço

Eu, no swift, noto uma diferença brutal de 95 para 98!!!
O carro consome mais com a gasolina 95 do que com a 98!!!

E anda mais tb com a 98!

Por isso....ponho 98 (punha 100 e tb se notava diferença para a 98 mas era mais pequena)

Back