OPA Sonae PT

Assumo sinceramente a minha ignorância sobre o assunto.
Nunca me manifestei a favor ou contra por nunca ter formado uma opinião minimamente consolidada sobre os prós/contras desta operação.

No entanto, sempre me pareceu que o Azevedo não apanharia moscas com vinagre: a arrogante criaturinha, a raiar a má-educação, dedicou-se mais à afronta que ao negócio.

Pois é: lidar com pessoas é bem mais difícil do que enriquecer recebendo a pronto e pagando a 6 meses...

O Marcelo Rebelo de Sousa não perdoa ao velho inimigo Belmiro!

Já aparece como o sorridente coveiro-anunciador da OPA...

O velho profeta é que deve estar a gozar o prato: foi mesmo o coveiro-anunciador da OPA.

Para mais o filho continua incólume no seu cargo na PT...

MarceloRebelo04.jpg

Bem..... agora tenho mesmo a certeza que até ao final do mês vou cancelar as assinaturas da Netcabo e da PT.... e até ao final do ano provavelmente da TV cabo......

Não estou para pagar um tusto a estes gajos ....

Accionistas da PT recusam desblindar estatutos e põem fim à OPA

Os accionistas da Portugal Telecom (PT) reunidos na assembleia geral extraordinária da empresa recusaram esta sexta-feira a desblindagem dos estatutos da empresa, pondo fim, na prática à OPA lançada pela Sonaecom.

DD

Morreu.

Ainda bem que foi uma decisão dos accionistas e não do «espírito santo»...

Pois pois..não se esqueçam que ele prometeu mundos e fundos aos accionistas se eles votassem contra.

Quero ver como..perdão..quem, pagará.

Então, pagam os assinantes de serviços PT...

Com um bocadinho de sorte fazem durante mais algum tempo o "milagre" de manter clientes e aumentar em muito os lucros (ainda não consigo perceber como)... continuam a ganhar bem (afinal a PT continua a ser de todos e de ninguém)... e assim andamos...

Não diria que foi uma decisão dos accionistas... afinal essa decisão seria desblindar os e esperar por sexta-feira... os accionistas são 100% e não +/-63%

Last edited:
Bem..... agora tenho mesmo a certeza que até ao final do mês vou cancelar as assinaturas da Netcabo e da PT.... e até ao final do ano provavelmente da TV cabo......

Não estou para pagar um tusto a estes gajos ....

apr:) apr:) apr:)

Para mim não foi bom para o país em geral.

Sempre quero ver como vão eles pagar o prometido aos actuais accionistas.....
E ainda por cima com a baixa de preços nas telecomunicações, que foi anunciada pela PT. O que sobresai daki?
Das 2 tres:
Ou andaram a brincar com todos (TODOS MESMO), durante todo este tempo, enxendo o ku de dinheiro, e a xular o ppl.
Ou vão fazer um milagre (diminuir os preços e aumentar os lucros)

Gostei de ouvir um comentador na SIC:
O estado teve uma brilhante postura nisto tudo (NOT)
O dinheiro não estica (para a PT)..

As comunicações vão continuar monoplizadas, o acesso de outras empresas a este mercado fica assim morto ( como está agora)

...
Não diria que foi uma decisão dos accionistas... afinal essa decisão seria desblindar os e esperar por sexta-feira... os accionistas são 100% e não +/-63%

Isso é análogo a dizer que os resultados das eleições não se devem aos eleitores se não forem tomados em unanimidade...

Já o disse e volto a dizê-lo.

Esta OPA foi previdencial para o futuro da PT. Creio que obrigou a reflexões profundas sobre o modo como gerir esse monstro que nunca, até aos dias de hoje, se viu confrontado com esta posição do mercado: Nós queremos que sejas rentável

Porque até agora as coisas aconteciam por acaso, mais por fruto das heranças dos monopólios e de uma Bolsa altamente especulativa. A partir de agora, os investidores vão quere houvir falar em dividendos e do modo de os conseguir, em vez de olharem para o PSI20 e descobrirem que estão um nadinha mais ricos, ou mais pobres. [:cool:]

A separação da tvcabo da pt é óptima, a tvcabo já arrancou com o voip e surge agora com uma verdadeira oferta triple-play, a par da artelecom, da cabovisão e da clix/novis. Ou seja, em determinadas zonas do país, o cliente pode escolher quatro serviços completos, isto sem falar da oni, pt, e da oferta de voz/dados dos operadores moveis.

Quanto à OPA sou contra, porque a PT é a empresa que mais investe na investigação e as empresas do seu grupo são os que oferecem os melhores serviços, embora mais caros. Não há telefone como a PT nem serviço de net como a Telepac.

Quanto aos operadores moveis, se a três é o que é, a dois faço ideia.

[:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Isso é análogo a dizer que os resultados das eleições não se devem aos eleitores se não forem tomados em unanimidade...

Muito diferente!
Onde todos se podiam mostrar, era na venda das acções (e se isso acontecesse, havia grandes hipoteses da OPA ser bem sucedida).
A AG foi limitada!

Muito diferente!
Onde todos se podiam mostrar, era na venda das acções (e se isso acontecesse, havia grandes hipoteses da OPA ser bem sucedida).
A AG foi limitada!
Não é por seres tu a dizê-lo que eu vou acreditar, desculpa-me. [:cool:]

Para mim não foi bom para o país em geral.

Sempre quero ver como vão eles pagar o prometido aos actuais accionistas.....
E ainda por cima com a baixa de preços nas telecomunicações, que foi anunciada pela PT. O que sobresai daki?
Das 2 tres:
Ou andaram a brincar com todos (TODOS MESMO), durante todo este tempo, enxendo o ku de dinheiro, e a xular o ppl.
Ou vão fazer um milagre (diminuir os preços e aumentar os lucros)

Gostei de ouvir um comentador na SIC:
O estado teve uma brilhante postura nisto tudo (NOT)
O dinheiro não estica (para a PT)..

As comunicações vão continuar monoplizadas, o acesso de outras empresas a este mercado fica assim morto ( como está agora)

Se há coisa que a PT ganhou nos últimos anos foi dinheiro...

Até parece que isso é uma surpresa...

O Jornal de Negócios tem uma posição editorial sobre a desblindagem dos estatutos da Portugal Telecom: é a favor dela. Porque é, por princípio, a favor de todas as desblindagens. Porque é favor da democracia societária. Porque é favor dos grandes accionistas e dos pequenos accionistas.

Ser a favor da desblindagem da PT não é ser a favor da Sonaecom nem é ser da administração da PT. É defender o mercado, é defender a empresa. Não temos posição editorial sobre se é melhor a OPA ter sucesso ou fracassar, mas entendemos que devem ser os accionistas a decidi-lo. Todos eles.
Esta posição nada interfere com a forma como fazemos notícias e sabemos que pode ser mal interpretada. Mas não estamos a fazer campanha nem queremos convencer ninguém. Nem eleitores da PT, nem leitores do Jornal. Nem julgamos a sua posição: ser a favor das "blindagens", das "golden shares", de "poison pills" ou de quaisquer outros métodos proteccionistas ou de desequilíbrio accionista em favor de uma minoria poderosa não é ilegítimo. Só que não é essa a nossa maneira de ver o mundo. E isso fica aqui resolvido entre nós e você, caro leitor.
Quem defende as desblindagens de estatutos será primeiro acusado de liberal deslumbrado e, depois, de ser ingénuo. Porque a Europa, Espanha, Portugal estão cheios de empresas blindadas. Pois estão. Mas tal não significa que concordemos com isso. Nem que nos resignemos ao destino dos gestores que, quando chegam à liderança de uma grande companhia, troquem a camisa de liberais convictos porque a vida não é para ingénuos. Exemplo? António Mexia.
A proposta que hoje é apresentada à assembleia geral da PT é de desblindagem exclusivamente para a Sonaecom. Este argumento tem sido aliás usado para denunciar o cinismo da Sonae, que se faz amiga do mercado até ao momento que lhe convém. É verdade: a Sonae tem um passado cheio de desrespeito pelos direitos dos pequenos accionistas e não quer esta desblindagem senão para si. Mas haveria a Sonae de querer comprar mais de metade do capital da PT sem que os estatutos da Telecom fossem desblindados e abdicando do poder de controlo? Evidentemente que não.
O Estado tem portanto um papel difícil nesta assembleia geral. Se usar a "golden share", o que não fará, mostra o que vale: é um Governo com uma visão moscovita da economia. Se votar contra a desblindagem, então defendeu com vacuidade o mercado aberto e tem dele uma visão à apartheid. Se votar a favor da desblindagem, será acusado de se colocar ao lado de um grupo privado de má fama entre políticos. Mas se se abstiver, não será isenção, será cobardia táctica.
O que deve então o Governo fazer? Deve usar o poder que tem, que é todo, e destrunfar as propostas em cima da mesa, exigir que mudem a favor do que entende ser o interesse do País e, então sim, decidir se vende ou não vende. Desblindando os estatutos da PT.
Se a OPA morrer hoje na Assembleia Geral, não é apenas um negócio que acaba. É uma hipótese de modernidade económica de um País olhado de lado pelos seus parceiros europeus e investidores internacionais.
O mercado não é Deus. Nem o diabo. O mercado é o Homem, defeituoso e virtuoso. É por isso que o Jornal de Negócios é favor da desblindagem de estatutos. Mesmo sabendo que ela provavelmente não passará.

Lá está...quando um país é dominado por uma pequena elite... e ninguem pode livremente...oferecer...comprar....vender...seja o q for...sem que os "srs" concordem...q se lixe...
Este triste episodio so serviu para internacionalmente sermos vistos como um país mto pouco cativante ao investimento... ja q ha entraves a tudo... desde q meia duzia de manientos "bem instalados" o queiram...
O mais triste disto ainda é fazerem disto guerra "norte sul" ...

Mas não façam disto uma tragédia.

Não esqueçam que a blindagem de estatutos é uma mais valia para a própria empresa e não um atentado à livre iniciativa.

Assim, os pequenos/médios accionistas conseguem navegar num mar de tubarões. [;)]

PS: Há por esse mundo fora muita empresa com os estatutos blindados e ninguém se queixa. E algumas são do camândrio. [:D]

Isto da posição da PT na OPA face aos seus acionistas...parece um cliente PT quando vai a PT deitar abaixo o serviço para mudar para a concorrencia...
Ate essa data...a PT caga quer nos clientes...quer no pequeno acionista...ate ao dia em q este ameaça manda la a fava
Mas triste, é quem numa altura destas volta com a sua posição atras e fica na PT...por meia duzia de promessas e ofertas dadas...so pq...pq...
Quem durante anos e anos...enche os bolsos de dinheiro a custa do cliente...e n é capaz de ser o minimo honesto, e ir progressivamente partilhando os lucros...quer investindo em melhorias de condiçoes aos clientes....quer em preço quer em qualidade e diversidade... n merece a fidelidade dos clientes...merece é um manguito...
Por isso...PT...NAO OBRIGADO... [;)]

Muito diferente!
A AG foi limitada!

Houve algum accionista com direito de voto impedido de o exercer?!...

A Sonae já devia ter percebido (até pela manobras de última hora de oferecer mundos e fundos, quando antes nem sequer pensavam em pagar dividendos em 2007!) que a maioria dos accionista não morria de amores pela proposta da Sonae, nem pela linha de sequência de propostas onde até o tom de brincadeira adoptado (encontrar diamantes ali, petróleo acolá...) pouco ou nada se coaduna com a contençãop verbal que o mundo da finança exige. Mas esse é o problema de Belmiro: ele não é um financeiro, e comporta-se nele como um elefante em loja de porcelana... Depois acontece o que acontece...

Uma derrota muito pesada para Belmiro e para um estilo que mostrou os seus limites óbvios na confrontação com um negócio financeiro de grande dimensão. Foi também notório que Paulo Azevedo não esteve ao nível que a situação exigia, talvez por também não ser um financeiro calejado, e sem dúvida muito pela sombra que Belmiro insiste em projectar ao pior estilko «eu é que sou o presidente!».

Houve algum accionista com direito de voto impedido de o exercer?!...

...

Uma derrota muito pesada para Belmiro e para um estilo que mostrou os seus limites óbvios na confrontação com um negócio financeiro de grande dimensão. Foi também notório que Paulo Azevedo não esteve ao nível que a situação exigia, talvez por também não ser um financeiro calejado, e sem dúvida muito pela sombra que Belmiro insiste em projectar ao pior estilko «eu é que sou o presidente!».
Tiveste muita bem. [;)]

Ao menos tentaram...e isso aplaudo...fizeram frente a uma cambada de srs drs q têm a mania q sao superiores a toda a gente...
E la esta numa coisa ganharam....fizeram ver a toda a gente... a realidade deste pais...e colocaram os parvos dos media sobre..."coitados" como o joe berardo...q n dão uma para a caixa...q ate da pena ouvir...e q no fundo parecem é todos com orgulhos feridos...e guerrinhas parvas... norte sul...
"Opa hostil" bah...

Back