OPA Sonae PT

Concordo a 100%!
Eu até ao fim do mês mando a PT e a Netcabo (Tudo grupo PT) às malvas.
E daqui a mais uns tempitos vai a TVcabo (grupo PT) tb às malvas .....
Vai dar uma dinâmica do catano!!!!!!!!!!

[:)][:)][:)][:)][:)] [:D][:D]

Qual a gasolina que metes no carro?

Seja Repsol, Galp ou BP... são 3, mas actuam como um monopólio. Não metes destas?

Por acaso até nem meto sempre na mesma, mas nesse caso tenho a possibilidade de escolher onde quero meter gasóleo.

No mercado das telecomunicações não posso escolher.
Para ter adsl em casa, tenho que ter contrato com a PT.
Se quero ter contrato com a PT, tenho que pagar uma assinatura para usar o serviço.

Isto sim é um monopólio, o caso onde uma única empresa detém a exclusividade de um serviço.

A minha argumentação é simples.
eu sou contra quaqleur deturpação do mercado.
potanto sou contra golden shares
sou contra esatutos com direitos de voto condicionados
poranto sou naturlmente contra vitorias na secretaria.
alem disso se a proposta da PT era melhor ela venceria no mercado[;)]
Se somos pelo mercado temos quer a coragem de acabar com estas coisas.

com a votação de hoje existia grande possibilidade de a opa cair na praça de capitais, mas teriamso dado sinais de sermos uma economia madura.

para mim é mais facil comprar vodafine no footsie que pt no PSI20

mas o estado nem sequer usou as acções douradas. a caixa votou contra por ter 5% do capital.

estava lá o armando vara a representar a caixa e estava lá outro fulano a representar o estado que até saiu antes da assembleia termina.

mas sejamos realistas, qual era a mais valia que a sonae vinha trazer ao mercado?

portugal não precisa de 5 mini-operadores com pouco peso doméstico e peso nulo internacional.

o que faz falta ao mercado é um regulador isento, determinado e que faça cumprir a lei.

quando arrastam sistematicamente o máximo possível a mudança da linha telefónica da central deles para a central de um concorrente, deveriam levar uma multa exemplar, daquelas que os deixassem a arder. tipo multas da comissão europeia.

a sonaecom o que tem a fazer é batalhar no mercado.

Podem fazer o que a TV Tel está a fazer nos suburbios de Lisboa que é instalar fibra óptica em casa dos clientes.

com o crédito que a sonae tem no mercado de capitais certamente terá muitos fundos para investir.

mas sejamos realistas, qual era a mais valia que a sonae vinha trazer ao mercado?

Deixassem o mercado responder a essa pergunta.
E mesmo que achassem que não... dissessem LOGO.
Perder UM ano e tal como se houvesse Vários Estados Concorrentes é um LOGRO.

Só existe um, quem manda é o Sr. José Socrates, tanto nos dois reguladores como na administração da Caixa Geral de Depósitos.

Assim.... NÃO.

[:)][:)][:)][:)][:)]
ha 1 ano e picos que ja não uso nenhum serviço da PT
Me too [;)]

E não que tenho saudades nenhumas [kiss]

P.S. - Quem é que via pagar os cerca de 250 milhões de euros que a Sonae gastou nesta OPA sem que obtivesse qualquer mais valia??

Last edited:
Boas.

Vi o abortar da OPA com um misto de satisfação e tristeza, e passo a explicar porquê:

Tristeza porque penso que havia aqui uma boa oportunidade para mudar algo no mundo das telecomunicações e do multimédia, caso os Azevedo assim quisessem.

Satisfação porque trabalho para uma das empresas do grupo que certamente iria ser desmantelada pois presta serviços às outras empresas do grupo, grupo esse que com o sucesso da OPA iria deixar de fazer sentido a breve trecho.

Em relação à OPA em si, não sei até que ponto seria bom a Sonae ficar com a Optimus e a TMN. Para quem fala em monopólio da PT esta situação iria ser a mesma.
Penso que os os dois grandes erros de onde resultou o monopólio da PT foi aquando da privatização da mesma o estado ter cedido a rede de cobre ao grupo. Acho que o mais sensato seria criar uma empresa estatal que gerisse a rede e a alugasse a todos os concorrentes. Assim sim, teríamos hipótese de concorrência. O outro erro penso que foi o facto do estado ter cedido o monopólio da cidade de Lisboa à TV-Cabo durante 15 anos. Isto foi acabar com a concorrência pois qual é a empresa que se vai dispor a espalhar cabo pela cidade com outra já bem implementada? O retorno do investimento nunca mais chegaria ...

Enfim ...

Abraço,
McDriver

Mas não façam disto uma tragédia.

Não esqueçam que a blindagem de estatutos é uma mais valia para a própria empresa e não um atentado à livre iniciativa.

Assim, os pequenos/médios accionistas conseguem navegar num mar de tubarões. [;)]

PS: Há por esse mundo fora muita empresa com os estatutos blindados e ninguém se queixa. E algumas são do camândrio. [:D]

Caso da Telefonica que usa e abusa do preceito de Frei Tomás: «Olha para o que ele diz e não para o que ele faz!»

Por cá a Telefonica é contra a blindagem da PT, mas para o seu caso já acha a blindagem muito útil e justificada... Será a Telefonica a favor do «mercado», ou somente da dose de «mercado» que lhe for favorável?!...

E para quem ataca a posição do BES, CGD, Berardo e outros accionistas intervenientes que votaram contra a desblindagem, o que dizer: serão também contra o dito «mercado»?! Terão então os trabalhadores e demais críticos das plutocracias económicas razão quando afirmam que estes senhores são meros predadores sociais?!...

No que ficamos?!...

Last edited:
Penso que houve!
É preciso ter uma cota minima para ir a AG[:p]

O certo é que houve muita pressão para a OPA não avançar.
Para mim, e ainda não percebo, Joe Berardo à cerca de um ano veio para a imprensa dizer maravilhas de Belmiro de Azevedo, da Sonae, etc...

Menos de um ano depois, muda completamente o tom...
Para mim, como pessoa perdeu! obviamente como empresário não saiu nada abalado...
E claro, não percebi esta mudança... e porquê de ter adquirido mais de 2% da PT

Claro, como na generalidade das cotações em bolsa: só tende direito de voto se tiveres um mínimo de acções previamente estipulado. E depois tem a multiplicidade de votos em função dos múltiplos dos lotes mínimos que possuis.

Ficou bem patente que a Sonae perdeu por muitos votos e não por uma minoria como o «Público» tenta ardilosamente distorcer a realidade (até parece que os accionistas, independentemente do nº de acções, deveriam ter todos o mesmo peso de voto...). Mesmo que CGD e BES votassem do lado da Sonae, tal continuaria ser suficente par desblindar os estatutos,pois, como disse,a sonae perdeu por muitos e não por uma minoria...

O que a Sonae ficou foi pronta para ser apeada do negócio das telecomunicações, pondo-se a jeito para, por exemplo, a Vodafone adquirir a Optimus, suplantando a TMN e tornando-se no maior operador móvel nacional...

Finalmente sou contrário aos «joões das pressas» que por aí abundam que queriam a OPA realizada à pressa, sem objecções das partes, como se os proponentes da OPA tivessem um qualquer direito divino de verem os seus desejos rápida e incontestavelmente satisfeitos. O prolongar da OPA foi benéfico para a PT (que evoluíu e mais ofereceu aos accionistas) e para os próprios accionistas que se vêm em mãos com um produto que foi submetido a várias propostas que o tornaram ainda mais atraente, escolhendo a maioria, naturalmente, a melhor proposta. O que muita gente não quer ver é que os accionistas rejeitaram implicitamente na AG a oferta da Sonae por não a considerarem suficientemente atractiva em comparação à proposta da PT.

A PT à mais de 30 anos que tem o poder de mostrar as mais valias e criar valor para os accionistas... não me lembro de nada de muito especial...
Será pelo excesso de administradores (só de uma vez Granadeiro mandou 60 embora)?
Será que é o facto da PT ser de todos e não ser de ninguém?
Por acaso, ou Granadeiro vem a ser o "salvador" da empresa e aumenta os lucros sem aumentar clientes, ou a mais valia será.... quase nula!

Já agora, a actual PT vai cumprir o que prometeu com que dinheiro?:sh)
Que eu saiba, não será com o de Granadeiro ou qualquer funcionário da PT... Será com o dinheiro que já pertence aos próprios accionistas!!!
E onde anda o dinheiro que durante estes anos todos os accionistas não viram?

Obviamente que não interessava à Sonae ou a qualquer outra empresa ter a maioria das acções nos actuais termos...

Obviamente que, enquanto a PT tiver hipóteses de vender serviços directamente ao consumidor, as empresas concorrentes terão poucas hipóteses de sobreviver...

Boas.

Vi o abortar da OPA com um misto de satisfação e tristeza, e passo a explicar porquê:

Tristeza porque penso que havia aqui uma boa oportunidade para mudar algo no mundo das telecomunicações e do multimédia, caso os Azevedo assim quisessem.

Satisfação porque trabalho para uma das empresas do grupo que certamente iria ser desmantelada pois presta serviços às outras empresas do grupo, grupo esse que com o sucesso da OPA iria deixar de fazer sentido a breve trecho.

Em relação à OPA em si, não sei até que ponto seria bom a Sonae ficar com a Optimus e a TMN. Para quem fala em monopólio da PT esta situação iria ser a mesma.
Penso que os os dois grandes erros de onde resultou o monopólio da PT foi aquando da privatização da mesma o estado ter cedido a rede de cobre ao grupo. Acho que o mais sensato seria criar uma empresa estatal que gerisse a rede e a alugasse a todos os concorrentes. Assim sim, teríamos hipótese de concorrência. O outro erro penso que foi o facto do estado ter cedido o monopólio da cidade de Lisboa à TV-Cabo durante 15 anos. Isto foi acabar com a concorrência pois qual é a empresa que se vai dispor a espalhar cabo pela cidade com outra já bem implementada? O retorno do investimento nunca mais chegaria ...

Enfim ...

Abraço,
McDriver

Colega???
Qual a empresa?

Com a Optimus e a TMN juntas, iria aparecer pelo menos mais um operador que seria implementado com a ajuda da Optimus/TMN (ainda por cima!). Por isso, não inventem problemas onde eles não existem.

Tenho muita pena que a OPA não tenha vingado pois perdeu-se aqui uma oportunidade de mudar o sistemae abanar um pouco as coisas neste país. Aliás, quem estiver atento pode constatar que depois desta ameaça já apareceram milhões e milhões de euros de euros para distribuir aos accionistas. Pergunto eu, onde andava todo esse dinheiro antes da OPA? [:)] Pois é, agora que se tem de pagar isso, já sabem quem é que vai contribuir não sabem? Além de que as coisas vão continuar como estão mais uns bons anos.

Enfim, só dá vontade de vomitar com tudo isto [:vm)] .

São as leis do mercado.

A PT deixou de subitamente estar num clima de protecção e passou a reger-se pela eficácia de Gestão.

E por histórias que fui ouvindo, (lembram-se dos meus comentários na altura do anúncio da OPA?) a PT era um naco muito acima dos dentes da SONAE, em que esta poderia estar a servir de testa de ferro de outros interesses.

E se quisermos especular, a facilidade com que a Banca Espanhola se posicionou no financiamento da OPA da SONAE e a posição algo ambígua da Telefónica, podemos ter um motivo para ficarmos satisfeitos por a OPA não ter passado na AG e que a PT mantenha esta blindagem.

Mas isso ninguém reparou. Estavam todos na vertigem do PSI20. [:D]

«A OPA não chegou ao mercado, pois 46,58% dos accionistas presentes votaram contra a desblindagem dos estatutos que era essencial para que a oferta prosseguisse. Dado que estiveram 67,5% dos accionistas representados, teria bastado que 22,2% desse capital presente votasse contra ou se abstivesse no ponto que precisava de maioria qualificada (66% dos presentes) para que fosse aprovado.»

O Estado não chegou a votar, mas a CGD votou contra.

Last edited:
E mesmo que a AG deixasse passar a alteração dos estatutos, a SONAE teria muita dificuldade em comprar os tais 50% + 1 acção.

E mesmo que a AG deixasse passar a alteração dos estatutos, a SONAE teria muita dificuldade em comprar os tais 50% + 1 acção.

mas ai sim a sonae perderia como deve ser no mercado.

assim perder na secretaria é ter medo de ir a jogo.
quanto ao facto dos interesses epanhois, não tenho nenhuma paranoia com isso.

Vamos aguardar os proximos capitulos, li num jornal qualquer que a Sonae podia-se aliar à vodafone e atacar a PT multimédia.

mas ai sim a sonae perderia como deve ser no mercado.

assim perder na secretaria é ter medo de ir a jogo.
quanto ao facto dos interesses epanhois, não tenho nenhuma paranoia com isso.
Os estatutos já existiam muito tempo antes da SONAE se lançar nesta aventura. Ninguém teve medo. São as regras.

Não há aqui paranóia nenhuma. Eu estou convencido que a SONAE não estava sozinha nesta aventura. Mas isso daria para uma novela. [:cool:]

Quero ver se a Telefónica que é tão gentil em aconselhar a desblindagem da PT se adopta a mesma regra em casa dela. [br:)]

Back