Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol

Sim, mas o exemplo serve p demonstrar que, a 26o, os 0,5 seg que "gastas" p olhar p os dados do automóvel (combustivel, rotações), são 40 metros que fazes... e como não estão em pista e não teem telemetria nos vossos carros nem comunicação c exterior que vos dê as informações que necessitam (pelo menos no meu não tenho), acho que só em circunstancias mto especificas de optimas condições p velocidades elevadas e por curtos espaços de tempo, podem dizer que estâo a ser "responsaveis"...

Com o que disseste agora consigo estar razoavelmente de acordo.

O curioso deste tópico é que até 140 ou 150 de limite muita gente acha razoavel, daí para cima quase toda a gente acha excessivo.

Parece-me que cada um quer salvaguardar a sua forma de conduzir, como muitos conduzem a 140/150 acham bem, mas já condenam 180 ou 200. [8b]

Então acha os 120km/h em auto estrada um bom limite.?

Acho que é demasiado elevada para alguns e particularmente restritiva para outros. Como vivemos numa democracia - o que inviabiliza à partida leis diferenciadas, uma lei para cada cidadão - os 120km/h aceitam-se como média... (assim como se aceitariam 100 ou 140)

Ou seja, conheço pessoalmente pessoas que não conseguem circular a menos de 180km/h que pressionam sistematicamente outras pessoas - igualmente das minhas relações - a quem os 100km/h parecem velocidades dignas de um projéctil. O problema não existe individualmente, só acontece quando ambos se cruzam.

Interessante é apurar que quer uns quer outros chamam nomes aos outros. "Louco" e "Pastelão" são só os epitetos mais suaves, trocados - à guisa de mimo - entre eles.

Bem, eu não quero fazer considerações sobre o excesso de velocidade p condições, se 150 é mto ou pouco, ...
Na situação concreta que me levou a postar (260Km/h), é uma velocidade a que nunca conduzi por nunca ter carro para isso (já conduzi a 240 de velocimetro 2 ou 3 vezes, mas o erro devia ser ainda significativo. Se o sujeito foi apanhado no radar a essa vel, provavelmente iria prái a quê, 280, 290 de velocimetro?). E, francamente, a adrenalina que me proporcionou tais aventuras troco-a bem pela tensão e concentração extrema que circular a essa velocidade me provoca. Nos 10 kms que fiz uma vez, acho que as dores musculares no pescoço foram iguais a ter conduzido 200kms a 120...
Agora, em termos hipoteticos (será que alguem aqui saberá o que é conduzir a 260?), acho que só fazia um percurso a essa velocidade se: conhecesse mto bem o percurso previamente; tivesse feito previamente o percurso p excluir algo na estrada; e, para terminar, se antes inspeccionasse bem o carro. Não sei se quem conduz a essa velocidade faz isso antes, acho pouco provavel. Como pouco provavel será inspecionarem antes os pneus, concerteza. Logo, para mim, nunca seria uma situação motivada pelo momento, tipo "agora vou ver quanto dou"...

Voltamos ao mesmo.

São as atitudes das pessoas que fazem o perigo. Não a velocidade em si.

Por isso defendo que em Portugal, circular a 120km/h na AE pode ser um perigo.

Porque fazer Madrid-Fronteira a fundo é capaz de não se nada de especial, mesmo que se circule acima dos 300, mas Fronteira-Porto é uma tortura. Mesmo para carros fora de série. [:cool:]

Ora então diz aí qual é o modelo da tua carrinha onde andas à velocidade máxima. 190km/h não é? É capaz de ser um perigo, mas tu como piloto profissional sabes dominar perfeitamente as situações, não é?

quando quiseres vir dar uma volta liga!
trás fraldas senão já sabes o que tens de fazer!

nota: não a fazer nada de especial visto o carro em questão, mas tu deves ser um medricas... (da maneira como estás a falar...)

Last edited:
Ora então diz aí qual é o modelo da tua carrinha onde andas à velocidade máxima. 190km/h não é? É capaz de ser um perigo, mas tu como piloto profissional sabes dominar perfeitamente as situações, não é?

só os pilotos profissionais é que podem passar dos 140km/h :sh)
o resto já não tem aptidões! [8b]
como é que este país vai para a frente com gente a pensar assim???

Eu aplaudo essa decisão, acho que não é nada de mirabolante. Em muitos sítios, circular a 260 não será minimamente problemático.
Mesmo em Portugal, estradas como a A2 e a A6 (nalguns troços delas) permitem andamentos acima dos 200Km/h sem problemas. Claro que isso deve mudar (na cabeça de cada condutor) consoante as condições de visibilidade e circulação, aderência, etc... Mas os limites de 120 que se estendem por todas as autoestradas do país é ridículo. Os limites deviam ser dinâmicos: cetas zonas deviam ter limites de 200Km/h, por exemplo, ao passo que outras não deviam permitir mais de 100, porque temos estradas notoriamente mal construídas, também.
E, não obstante, esse limite deveria mudar de acordo com as condições: em caso de acidente em que se gere um abrandamento ou mesmo uma fila de trânsito parada, ou em caso de chuva ou nevoeiro, os limites deviam reduzir automaticamente, apesar de eu achar que essa deve ser uma preocupação do condutor, antes de tudo o resto.
Enquanto continuarem nesta lavagem cerebral às massas, com certos "traumatizados" a incutir o medo e a incentivar à repressão, não vamos a lado nenhum.

Boxer INFELIZMENTE e INCOMPREENSIVELMENTE ainda há gente que não concorda contigo [8b]
é o tal ditado que ja usei e abusei neste forum!
cego não é aquele que não vê!
cego é aquele que não quer ver! :sh)

quando quiseres vir dar uma volta liga!
trás fraldas senão já sabes o que tens de fazer!

nota: não a fazer nada de especial visto o carro em questão, mas tu deves ser um medricas... (da maneira como estás a falar...)
Tenta elevar o nível da conversa. Já que tenho de te aturar, colocar as coisas numa outra base ajuda a não teres chatisses.

Mas ainda não disseste com que máquina exerces os teus dotes de pilotagem.

Vá lá, andas a 190 em quê ?

Porque se é para avaliar os outros, também o consigo fazer.

só os pilotos profissionais é que podem passar dos 140km/h :sh)
o resto já não tem aptidões! [8b]
como é que este país vai para a frente com gente a pensar assim???
A tua resposta é que demonstra o teu nível. Muito básico por sinal.

Vá lá, diz aí qual é a tua grande máquina com que andas a 190.

Deves ser um grande piloto... onde é que costumas andar?

Vá lá, não te acanhes.

Se nós soubermos (e acho que todos o sabemos) que se houver veiculos a circular mais ou menos á mesma velocidade no mesmo sentido, haverá menos hipoteses de acidentes, depreendo daí que, 120kmh ou 130kmh ou mesmo 140kmh (nunca vi ninguém ser autuado por circular a 140kmh na AE) é uma velocidade que praticamente todos os carros atingem. Agora fica a pergunta: Quantos atingem 200kmh? por isso o limite de 120kmh ou 130kmh, parece-me bom e já nem quero falar do problema ambiental que tais velocidades originam.

A tua resposta é que demonstra o teu nível. Muito básico por sinal.

Vá lá, diz aí qual é a tua grande máquina com que andas a 190.

Deves ser um grande piloto... onde é que costumas andar?

Vá lá, não te acanhes.

já te disse. quando quiseres aparece oh senhor proesa! (depois vês o que tenho e se é mentira de andar a 190km/h)
oh sabe tudo! :sh)

já agora oh sr sabe tudo, NEM A POLICIA CUMPRE OS 120KM/H

Tenta elevar o nível da conversa. Já que tenho de te aturar, colocar as coisas numa outra base ajuda a não teres chatisses.

Mas ainda não disseste com que máquina exerces os teus dotes de pilotagem.

Vá lá, andas a 190 em quê ?

Porque se é para avaliar os outros, também o consigo fazer.

quem está a avaliar quem? tb quero! [kiss] qual é a escala?
estupidez vai de quanto a quanto?
burrisse de quanto a quanto?

pilotagem... mostra a tua grande cultura.cada qual fala por si ;)
perdeste uma oportunidade de fikar calado!

Se nós soubermos (e acho que todos o sabemos) que se houver veiculos a circular mais ou menos á mesma velocidade no mesmo sentido, haverá menos hipoteses de acidentes, depreendo daí que, 120kmh ou 130kmh ou mesmo 140kmh (nunca vi ninguém ser autuado por circular a 140kmh na AE) é uma velocidade que praticamente todos os carros atingem. Agora fica a pergunta: Quantos atingem 200kmh? por isso o limite de 120kmh ou 130kmh, parece-me bom e já nem quero falar do problema ambiental que tais velocidades originam.

Ambiental e não só, que a minha carteira ressente-se qd tento andar um pouco mais depressa [:D]

quem está a avaliar quem? tb quero! [kiss] qual é a escala?
estupidez vai de quanto a quanto?
burrisse de quanto a quanto?

pilotagem... mostra a tua grande cultura.cada qual fala por si ;)
perdeste uma oportunidade de fikar calado!
Desses dois factores aí enunciados, pelo que escreves deves estar no limite máximo.

Ou será que estás apenas no médio?

Ehpá, eu não sou moderador, nem nada, mas que tal respirarem fundo e mudarem um bocado o rumo à conversa? Os dizeres e as posturas de cada um estão à vista de todos, não vale a pena bater mais no ceguinho. O que está feito, feito está. Ninguém tem que provar nada a ninguém, aqui fala-se, não se conduz [;)]

Vamos falar do assunto do tópico, yah?

Digam-me uma coisa, quem é que tem paciençia para fazer a A13 a 120km/h???

Aquilo é uma AE relativamente nova, tem condições é quase uma recta pegada, por exemplo nessa estrada os 120km/h são uma tortura a quem tem que lá passar, por exemplo a 170/180km/h não se faz mal a ninguem pois a estrada tem condições e se formos apanhados a essa veloçidade ficamos sem carta, sabemos que vamos a infringir a lei, mas vamos a infringir uma lei desactualizada, ou seja venha de lá o limite de veloçidade rectificado em tempo real nos tás placares das horas como na alemanha que depois quem quizer ir a 120km/h vai e quem quizer ir a 160km/h tambem vai e sem medo de trabalhar um mes para pagar uma multa e sem medo se ser despedido por ficar sem carta por causa de uma lei desactualizada....

Se as estradas são todas diferentes porque terem limites iguais em todas????

É que a questão já nem tem a ver com as velocidades praticadas, de facto, mas antes com a legalização das mesmas.

Isto já faz lembrar a questão do aborto: sempre se recorreu a ele. Mas dantes era ilegal, e agora é legal, desde que reunidos certos requisitos.

O mesmo se passa com a velocidade: quando vou para o Algarve pela A2 mantenho-me entre os 140 e os 160, na maior parte do tempo, e mesmo assim sou ultrapassado por "n" carros.
E muito sinceramente, até a 140 aquilo dá sono.

Claro que, se por um lado não critico nada quem pratique essas velocidades, e até acho normal, por outro sou o primeiro a sancionar esse tipo de comportamentos se houver muitos carros na estrada, se estiver a chover, se houver obras, etc...

Back