330 km/h em AE

Comigo é parecido. Só acrescento que para além de estar sempre atento ao que me rodeia tento antecipar as potenciais emboscadas, quando vou acima dos limites.

Claro [;)] Isso é algo que se nota perfeitamente no nosso próprio comportamento...está-nos nos genes, quando vamos mais depressa temos tendência para irmos mais atentos a qualquer coisinha do que quando vamos em ritmo de passeio que temos tentação por distrairmo-nos com mais coisas.

Aliás, e tal como disse logo no inicio, ainda continuo a achar que essa é a principal causa de acidentes.

One million dollar question: Quem teria (visto que não chegou a haver acidente) ali a culpa mesmo!? [;)]

Estou a falar do acidente apenas!!!

Há ali no video todo outras razões para multa, mas isso não quer dizer que sejam culpados daquele possível acidente

Exacto foi o que quis dizer na minha intervenção. Separando águas, e remetende-nos só àqueles segundos apenas, vemos um carro muito rápido que vai na faixa da esquerda e outro que se manda para lá sem justificação alguma, pois dá para ver que ele não ia a ultrapassar ninguém.

Mesmo que os do carro fossem a 120 km/h o outro mandar-se-ia para a faixa de igual forma.
Já ganhei one million dollar? [:D][;)]

Claro [;)] Isso é algo que se nota perfeitamente no nosso próprio comportamento...está-nos nos genes, quando vamos mais depressa temos tendência para irmos mais atentos a qualquer coisinha do que quando vamos em ritmo de passeio que temos tentação por distrairmo-nos com mais coisas.

Aliás, e tal como disse logo no inicio, ainda continuo a achar que essa é a principal causa de acidentes.

Eu estou totalmente de acordo ! e esse é um dos grandes problemas da velocidade "a menos"

Eu também discordo de tolerâncias.

O limite deve ser justo e não tem que haver tolerâncias.

Tolerância parece-me um bocado de facilitismo.

Marca-se uma reunião para as 15h00 e é "normal" chegar 10 min. atrasado, mas então os outros têm que estar à espera ? que sentido éque faz ?

Precisamente apr:)

É aquela mentalidade tipicamente tuga do "dá um jeitinho". À conta disso vamos ficando na cauda da Europa. À conta da cultura do jeitinho não nos destacamos em nada. Somos bons desenrascadores apenas lololol

Penso que com o exemplo da igreja já defini bem a minha posição em relação a estes "jeitinhos"...cá para mim as coisas ou são pretas ou brancas, ou és ou não és, etc.

Para mim, a principal causa de acidentes será sempre as manobras perigosas...que tanto podem ser feitas por um ferrari, como por um gajo de um Fiat Uno que se cansou de ir atrás de um camião, na EN1 durante 125 kms e que no meio da vurva é que resolve tentar a ultrapassagem...[;)]

Eu estou totalmente de acordo ! e esse é um dos grandes problemas da velocidade "a menos"

Exacto. Temos vários troços da A2, que são rectas que parece nunca mais acabarem...se ali formos a 120 km/h parece que quase adormecemos. Aquela zona da auto-estrada para mim poderia ter como velocidade máxima 160/180 km/h pois não acho que fosse inseguro tendo em conta serem rectas de grande visibilidade.

Exacto foi o que quis dizer na minha intervenção. Separando águas, e remetende-nos só àqueles segundos apenas, vemos um carro muito rápido que vai na faixa da esquerda e outro que se manda para lá sem justificação alguma, pois dá para ver que ele não ia a ultrapassar ninguém.

Mesmo que os do carro fossem a 120 km/h o outro mandar-se-ia para a faixa de igual forma.
Já ganhei one million dollar? [:D][;)]

E mesmo que ele fosse a ultrapassar alguém, e mesmo que o carro onde a camera vai fosse a 80km/h (na realidade nem sabemos a quanto vai, só parece que vai depressa porque faz muito barulho lolol)...nada disso mudava o facto que o Uno se mandou literalmente para cima do outro causando uma situação de muito perigo...vá-se lá saber porquê [8b]

PS: Não ganhas nada porque este concurso não é aprovado pelo Governo Civil de Lisboa [:p] [:)]

Muitas das vezes em que circulo a 140/150 nem sou dos carros mais rápidos na estrada, tanto que até nem fico tão atento a carros da BT ou radares porque vai TANTA gente a fazer o mesmo (ou "pior"), que seria quase impossível ser "caçado" nessas circunstâncias. Ou então tinha que ter um grande azar e ser alvo de uma ENORME injustiça [:D]

Aliás, apanhei uma multa de excesso de velocidade há uns 3 anos quando vinha, numa linda tarde de Agosto, de Fátima para Cascais.
Fui "controlado" na CREL a 180Km/h e, no fantástico video que me mostraram os guardas da BT, via-se a minha lata velha a circular sempre na faixa da direita (quase não havia carros na estrada), a usar sempre pisca para as ultrapassagens e a respeitar todas as regras de trânsito, menos a velocidade, claro está.
Só isso valeu-me uma atenuação de 50% no valor da coima a desembolsar, e mesmo que tivesse que pagar na íntegra, tinha-o feito sem protestar, porque estou consciente do que faço e da lei que se aplica.

Aliás, apanhei uma multa de excesso de velocidade há uns 3 anos quando vinha, numa linda tarde de Agosto, de Fátima para Cascais.
Fui "controlado" na CREL a 180Km/h e, no fantástico video que me mostraram os guardas da BT, via-se a minha lata velha a circular sempre na faixa da direita (quase não havia carros na estrada), a usar sempre pisca para as ultrapassagens e a respeitar todas as regras de trânsito, menos a velocidade, claro está.
Só isso valeu-me uma atenuação de 50% no valor da coima a desembolsar, e mesmo que tivesse que pagar na íntegra, tinha-o feito sem protestar, porque estou consciente do que faço e da lei que se aplica.

Claro, não tinhas grande saída, a lei existe e estavas fora dela. Agora que dá uma grande sensação de injustiça ser apanhado assim, quando "ao lado" (ao lado é uma forma de expressão, quero dizer no dia seguinte com chuva ou noutra AE com trânsito, etc.) vemos um caramelo qualquer a 120-140 (com a famosa tolerância) numa condução muito mais perigosa a não ser multado...ou colado ao da frente ou sem se chegar para a direita quando estava está livre -> estes 2 últimos são os meus cavalos de batalha [:D]

Mas seria bem melhor se a lei fosse "justa" [;)]

Uma questão para o v7 :
Já alguma vez levas-te com outro carro na traseira do teu e depois de saíres do carro, pior do que estragado, a pensar este filho duma grande senhora, etc e tal, ouvires da boca do gajo :
"Desculpe não o vi"

Eu já, e olha que ainda bem que o gaijo nem vinha muito depressa. Assim foram só 900 contos de arranjo.
Era um carro de firma, um dos tais que têm necessidade de se deslocar mais depressa.

Mudou a minha perspectiva da velocidade e até a maneira de conduzir, nunca mais me estiquei em cidade.

Em AE não me estico mais porque não posso ficar sem carta. É muito importante para mim para ir trabalhar.
A maior parte dos colegas de fórum pelos vistos não tem o mesmo problema.

Não evito ser multado mas reduzo a probabilidade.
Se os limites alterassem, também não mudava muito a minha velocidade de cruzeiro.

Mas agora quero colocar outra questão a todos :

Todos defendem que quanto melhor o carro mais depressa se pode andar.
Até aqui tudo bem.

Deixar ao critério do automobilista até onde pode ir, nem pensar, acontecia o mesmo do que numa estrada que não me recorda o local, mas onde tinha o limite deixado ao critério do automobilista.
Estrada essa que já não é assim, era só excessos de velocidade. Em cada 10 carros 11 iam a abrir.

Então se se deve aumentar o limite, e melhores carros maiores limites, tenho de concluir que as mulheres deviam ser habilitadas a poder conduzir a uma velocidade maior do que os homens.

Afinal é um facto que têm bem menores taxas de acidentes, logo é um facto que são melhores condutoras.

Até as companhias de seguros as premeiam, baseadas em factos concretos, e não na real percepção das capacidades de condução de cada condutor acerca de si próprio, que já vimos que é alta.

Last edited:
Acho que se nem houvesse limites as pessoas eventualmente até poderiam andar mais devagar pois sentiam-se com mais responsabilidade...não sei.
cumpts

Last edited:
Uma questão para o v7 :
Já alguma vez levas-te com outro carro na traseira do teu e depois de saíres do carro, pior do que estragado, a pensar este filho duma grande senhora, etc e tal, ouvires da boca do gajo :
"Desculpe não o vi"

Não !

Mas não creio que isso mudasse a minha opinião.

O que é que isso tem a ver com limites de velocidade ?

O Sr. ia depressa ? ia acima do limite ? não percebi e confesso que não vejo razão nenhuma. Todos unânimemente temos condenado a inadequação da velocidade ao meio envolvente, por isso ...

A minha questão acima do acidente é mesmo essa, não tem nada a ver com limites de velocidade.
Ele pura e simplesmente ia noutra onda, não me viu.

Voltando ao tema.

Como já disse anteriormente, para mim, para se aumentar a velocidade máxima, primeiro tinha de haver condições para se poder efectuar um controlo dessa mesma velocidade sempre que fosse necessário, como situações de chuva nevoeiro, etc.
E isso está longe de existir.

Cada vez que chove é só acidentes.
Eu já cheguei a vir na CREL, a chover, encostado à direita e ter mais de 500 metros à minha frente sem carros, e depois no meio cheio.

E nestes dias é normal ver-se um ou outro automobilista a andar bem mais depressa do que o recomendável.

Ou jipes e camionetas na faixa do meio, os quais me irritam bastante devido ao "spray" que levantam.

Eu gostava que os limites fossem superiores, 150 por exemplo.
Mas acima disto tinha de ser muito bem implementado e muita coisa mudar para poder dizer : sim senhor tenho condições para andar a 200 e garantias que não vou apanhar um a 110 que vai a ultrapassar o do meio que por sua vez vai a 100.

sim senhor tenho condições para andar a 200 e garantias que não vou apanhar um a 110 que vai a ultrapassar o do meio que por sua vez vai a 100.

Isso nunca podes ter nem com os actuais limites nem com outros nem com nenhuns.

Não há nenhuma solução tipo "piloto automático" tem que sempre haver intervenção humana [;)]

Quanto à parte sem ironia...é só isso que eu também estou a pedir [;)]

Nada mais. Com alguma ironia, há é que ter cuidado com as pescadinhas de rabo na boca [:D] [;)] -> é que se a autoridade, se o exemplo não vier de cima é dificil que sejamos tentados ao mesmo

........

Boas, só agora pude dar mais um pulo ao forum, o trabalho não perdoa [:D]

E é só para dizer que estamos na mesma onda, parece que o pessoal que conduz por fora com frequência e tem acesso ás autoestradas alemãs e a outras (as onde ando agora o máximo é 100, cruise control nos 110 e deixa andar), acaba por ter uma forma semelhante de vêr as coisas.

Abraço

Back